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Avaliação NA – Volvo S60 T4 (1) – Fotos e detalhes do modelo

volvo-s60-t4-fotos-1 Avaliação NA - Volvo S60 T4 (1) - Fotos e detalhes do modelo

O Volvo S60 T4 é o passo de entrada no mundo dos sedãs premium, já que seus concorrentes diretos de marcas mais tradicionais, como Audi, BMW e Mercedes-Benz custam bem mais. Se trata de um sedã médio, mas com aquele emblema Volvo na grade, o que muda muita coisa.



Algum tempo atrás, seu preço era muito interessante, na casa dos 102.900 reais. Agora está custando 119.900, o que o deixa com uma vantagem menor perante os A4, Série 3 e Classe C da vida, mas ainda em vantagem. Seu motor é um 1.6 turbo de 180 cavalos de potência e 24,9 kgfm de torque, um motor que se estivesse em algum modelo Ford seria chamado de Ecoboost. O câmbio é PowerShift de seis marchas.

A unidade cedida para nós pela Volvo, por uma semana, é 2011, e tem em torno de 11.000 quilômetros rodados. Sua cor preta contrasta com os grandes faróis e as rodas, muito bonitas por sinal. Embora alguns detalhes sejam destaques em sua aparência, o S60 T4 não é cheio de firulas e mimos.

volvo-s60-t4-fotos-28 Avaliação NA - Volvo S60 T4 (1) - Fotos e detalhes do modelo

Afinal, é a versão de entrada. Mas é claro que aqueles que saem em busca de um modelo premium de entrada sabe que nessas versões não temos mesmo itens que são facilmente vistos em carros de marcas mais simples, na mesma faixa de preço. Ou você tem a marca ou os equipamentos.

Os bancos não tem acabamento em couro, as rodas são de 17 polegadas, e vários equipamentos das versões mais caras não estão disponíveis no T4. Ele conta com computador de bordo, tela de 5 polegadas no painel, sistema de som com oito falantes, seis airbags e controles de estabilidade e tração. O City Safety está presente também.

Mas, por outro lado, todos sabem que você está em um carro de marca superior, até mesmo aqueles que não entendem nada do assunto. Alguns por aqui até acharam que se tratava de uma Mercedes. A qualidade de construção é outra, e em questão de segurança, em um Volvo você sempre está muito bem servido.

O S60 T4 é imponente, e nas próximas matérias você verá que seu desempenho não é nada “de entrada” como a versão sugere.

  • rena587

    Lindo carro, pena que o IPI ferrou o preço bom que tinha.

    • Pedro_Rocha

      Muitos discordarão, mas nesse preço preferiria um Peugeot 508: importado por importado, pelo menos este tem uma rede de css maior.

      • Pedroms14

        Prefifro (EU) mais esse Volvo aí do que BWM Série 3, MB C180 e Audi A4

      • pegadasdamarcha

        estou na turma que discorda. Prefiro o Volvo

      • guintermf

        Eu nunca levaria em consideração numa compra o tamanho da rede de concessionárias, até porque o atendimento que se tem na Peugeot é muito inferior ao de um distribuidor da Volvo.

        • Pedro_Rocha

          Tenho que levar isso em consideração porque moro no interior do Estado do Rio e não estou disposto a ir à capital só para fazer uma revisão ou trocar um retrovisor, ainda mais depois da informação postada pelo colega "wfilippetti" um pouco abaixo acerca de preços de revisão.

      • Cristiano_RJ

        Já eu concordo com você, apesar de achar o S60 T4 um carraço! O que matou foi esse reajuste de preços…

        • wfilippetti

          na verdade, o que mata o Volvo é o preço da revisão. Levei um C30 T5 de um cliente para a revisão de 50 mil KM….10.800 reais de orçamento…cortei um monte de frescura. deixei o essencial, ficou 8mil…ridiculo isso…

          • Louis

            O loco, se me pedissem isso em uma revisão de um carro , eu cancelava a revisão e colocava o carro a venda na hora !

            • wfilippetti

              foi o que aconteceu…o carro era de um cliente meu…era muito bem cuidado, mas era revisado em oficina de importados, mas nao na css

          • epicentro01

            Sem contar o preço dos opcionais dele. Esses dias eu estava em uma CSS Volvo esperando um cliente, então estava lendo uns folhetos que tinham por lá. Se não me engano, o sensor de estacionamento deste carro aí (que não é de serie) custa R$ 2.400,00. A pergunta é: Se colocar um genérico eles mantém a garantia?

            • wfilippetti

              é absurdo…fora que essa C30 era de um cliente meu, ele tinha pago 130 mil quase, nela zero, vendeu por 60 e pouquinho…

              • Cristiano_RJ

                Uma curiosidade: Com quanto tempo de uso e com quantos km rodados?

                • wfilippetti

                  era de um cliente meu, sou corretor de seguros…era uma 2007/2008, e estava com 42 mil KM, mas ele queria fazer uma geral pra vender

                  • Cristiano_RJ

                    Uau! R$ 70 mil (53%) com apenas 42 mil km???!!! E o pior é que tem um cara lá em cima dizendo que desvalorização é irrelevante para quem compra um carro desses…

                    • wfilippetti

                      Faça o seguinte. Olhe o preço de uma C30 T5 Zero KM, na propria WebMotors…custa uns 110 mil, e a RDesign chega nos 129 mil…ai voce começa a olhar usada…as 2011 ja estao nos 90-95…e as primeiras, 2007 ou 2008 ja estao na casa dos 55 a 65.
                      Ja vi C30 2,0 manual por 44 mil. Fui comprar e ja tinham vendido…Volvo ja desvaloriza por natureza, mercado etc. Ela mais ainda, por ser um carro muito especifico, 2portas, pequeno, baixo…eu nao posso comprar uma zero, mas se pudesse, nao compraria, procuraria uma usada pouco rodada. Esse meu cliente vendeu ela e comprou um A4 zero KM, daquele com os farois de LED á lá R8…disse que o Volvo era muito mais carro rsrs

          • Cristiano_RJ

            Nosss… caí pra trás! Imagine só o incauto que comprou um desses C30 2.0 na época que era vendido por R$ 79.900… Em sete revisões teria comprado outro zero!

            Que a Volvo conseguia a façanha de ser mais exploradora que as demais premium alemãs eu já sabia, só não imaginava que uma reles revisão poderia chegar a um absurdo desse! :o

    • PedroXC

      Tem gente comparando com Pegeout e hyundai, esse carro compara com as alemãs e ponto final. Não se compara as matérias primas e produção desses carros com as marcas de grande volume. Digo isso porque já trabalhei na Mercedes-Benz e a diferença fica nos detalhes como folgas de porta, alinhamento, chapas todas zincadas e um controle de qualidade muito mais rígido. Comparando só motor e equipamentos aí e outra coisa… Ah e nenhum desses carros ai freia sozinho!

      • marciors01

        Deverias entrar em um 508, talvez mude de idéia, o interior é impressionante e o motor de primeiro mundo, apesar de andar menos, além disso não é duro como os volvo.

      • Pedro_Rocha

        Concordo com suas ponderações sobre qualidade, mas se compararmos uma versão TOP de uma marca comum com uma versão de entrada de uma marca premium, podemos colocar na ponta do lápis os benefícios de cada escolha. Nessa linha de raciocínio a coisa fica mais equilibrada. Particularmente, prefiro um Sonata ou 408 THP a um 318i, por exemplo.

  • Antonio_Brust

    Carro maravilhoso, transmite muita sensação de robustez e qualidade de construção.

    Em tempo: Não ficarei surpreso se em outros fóruns muitos avaliarem a potência do carro apenas pela capacidade cúbica, não pelos cavalos…

  • RafaelPimenta

    Podem me condenar, mas que traseira feia essa em kkkkkk. Mas parece ser um bom carro mas por essa faixa de preço eu iria de fusion v6

    • brunoxeca

      Falar que essa traseira é feia só pode ser brincanagem!

      • RafaelPimenta

        hahaha eu sabia que alguem ia falar alguma coisa. sei la eu só acho q essa traseira combina mais se o carro fosse um sedan grande. Num medio eu nao acho que fica muito legal. mas bom é questao de gosto ne. mas continuo com o argumento que por esse preço tem carros que valem mais a pena.

        • Edson Roberto

          Bem, pelo preço é uma coisa. Mas falando sobre o ponto principal da sua conversa: A traseira.

          Concordo com vc! Tambémacho meio retrograda, parece a traseira do C5 anterior ao atual. Ou seja, bem conservadora para um carro com "cara" agressiva.

      • victorporto87

        Não acho feia, mas acho q poderia ser mais moderna..
        Ela é identica ao C5 antigo..

    • Stark

      Sem sombra de dúvidas Fusion 2.5 ou V6!
      Não gastaria 30 conto a mais só pra mostrar que é um Volvo, mas é minha opinião.

      • Edson Roberto

        Se for pensar assim, poderiamos pensar nos médiose ver que não devem tanta coisa aos premium de mercado.

        Hoje em dia, muita coisa já foi "sugada" para carros digamos, mais simples. Eu hoje em dia, fico em duvida em ter um carro superior justamente pelo ganho de refinamento tecnico e também de itens de conforto. Tudo bem, sei que há soluções muito mais complexas para dar realmente a um carro premium itens que ajudam em tudo, mas penso até onde tudo isso vale a pena para mim. Principalmente eu, que tenho que usar um carro para tudo (apesar de ter dois, querodizer ter um carro de luxo para andar em transito com ele). Enfim, o Fusion V6 seria sem duvida um carro bem servido perante alguns premiuns.

        • Stark

          Perfeito comentário!

      • AndersonDak

        vou de jetta tsi com seus 200cv e cambio 2embreagens por 82.000 ou um hyundai azera 2012… porem se o preço ainda fosse 102 eu talvez o compraria….

      • pegadasdamarcha

        a grande descalorização do fusion é o que mata o carro.

        • Cristiano_RJ

          Já parou para saber o quanto desvaloriza um Volvo?

          PS. Veja sentado, para não cair com o susto!

          • Antonio_Brust

            Quem compra um Volvo pensa em desvalorização?

            • Stark

              Não pensa pois a emoção é muito grande e acaba anulando essa preocupação. Aliás muitos esquecem de desvalorização ao comprar um carro e depois de 2~3 anos com o carro acaba descobrindo que perdeu muito dinheiro.

            • Cristiano_RJ

              Meu camarada, em uma faixa de preço onde a desvalorização relativa (%) pode ser brutal em poucos anos, isso pode fazer a diferença sim, mesmo para quem compra carros premium. Audi, Mercedes e BMW indiscutivelmente depreciam menos do que Volvo.

              • Louis

                Tem gente que acha que todo mundo que compra esses carros é milionário. Não imagina que muitos estão financiados!

            • RafaelPimenta

              mas esse volvo nao é um volvo voltado pra ricos. é apenas um sedã medio premium. nda demais para custar o horror que ele custa. quem tem grana nao compra um carro desse pois na faixa de preços dele tem opçoes bem mais interessantes

            • Cristiano_RJ

              Antonio,

              Você viu a troca de mensagens com o Wfilippetti lá em cima? Ele é corretor de seguros e disse que um cliente dele comprou um Volvo C30 T5 zero km por cerca de R$ 130 mil e vendeu por aproximadamente uns R$ 60 mil com apenas 42 mil km rodados. Você acha que isso é desprezível, mesmo para quem compra um carro desse nível e faixa de preços? Será que isso não seria levado em consideração na hora da compra considerando que Audi, BMW e Mercedes desvalorizam muito menos?

        • Stark

          Ele tem uma desvalorização grande mesmo, como todo sedã-grande, mas quem deve preocupar com desvalorização é quem compra zero. Pra quem compra Semi-Novo (eu) com 2~3 anos de uso, não precisa preocupar com isso! ;) ;) ;)

          Por isso que peço: "Comprem a torto e a direito carros zeros e recheiem de opcionais e equipamentos para o mercado de semi-novos ficar com opções boas!" asusahsuauhsausa

      • marciors01

        S60 e camaro foram os carros mais seguros já testados pela nhtsa, os únicos que obtiveram nota máximo em TODOS os quesitos, não compare com fusion, é mais seguro e oferece uma qualidade bem superior.

    • ingale

      Eu acho a frente feia, me lembra o honda accord dos anos 90.

  • AventadorMan

    Então eu cheguei a ver no webmotors por R$ 99.900 numa css em SP antes da alta do IPI , achei muito atrativo, agora R$ 20 mil a mais, já fica um pouco complicado visto que o volvo não tem tanto mercado comparado com bm, audi e mercedes

    • Edson Roberto

      E também carece de concessionarias.

      • AventadorMan

        é verdade

    • blindzector

      Volvo é Volvo, e é caro até para qm e da Europa…

      Conversei com um proprietario e feliz, de uma XC90, ano 06, ele tava falando das peculiaridades, achei interessante o termo… " Volvo e um excelente e caro de se manter…" isso pq ele mora na Holanda!

      Imagine nos Brasileiros? Meu sonho e ainda ter a V40… 2.0 aspirada! Mas pense em um carro dificil de achar… e quando vc acha, ta so o coio!

      Mas com relação a preço, e complocado falarmos! O Eber vai até confirmar o que digo, Entre um Volvo, e um Cadenza… o valor e praticamente o mesmo, diferenças simples… Um tem 290 cvs… servidos de um otimo refinamento interno, um excelente carro, do outro lado, Volvo em termos " capado " ou versão de entrada!

      E ai… ai sim, Fusion e excelente… mas quando se paga 20 mil a mais em um carro ateh melhor… como o Cadenza… eu ficaria em pagar a mais e comprar um Cadenza… SEM DUVIDA!

      PS… O Cadenza q falo e o modelo Top de linha, esta sendo vendido aqui em brasilia por meros R$120.450, com teto solar panoramico.. ou seja o mais completo… Se for colocar na balança os valores, seria uma proposta e tanto!

      • Pedro_Rocha

        Concordo com o raciocínio, embora o Cadenza tenha uma falha de conforto interno inaceitável pelo preço: não vem com central multimídia.

        • blindzector

          Esse modelo em que eu vi aki em brasilia, e 0km, com o tao sonhada Central Multimidia!

          Por isso o valor ultrapassou o valor de tabela, q e 118 mil reais… e alem disso tbm vem com o teto panoramico qe e um MIMO só!

          Como as lojas aki de bsb as unidades sao vendidas as largas patas de barata, elas ficam estocadas, e pra dar um chama, colocaram a central multimidia!

          =)

          Afinal, muitos vao pela marca ainda… qerem pagar numa BMW ai suas 123 mil bagatelas, Mercedes 117 mil bagatelas, mas carros como Cadenza, ficaram meio de lado, sendo q e superior q muitos carros e modelos das marcas tradicionais com o mesmo valor!

          Qual e o modelo q tem teto duplo no mercado pelo mesmo valor…?

          • Pedro_Rocha

            Se a central está vindo agora, o Cadenza entrou na minha lista de opções de longo prazo.

            • blindzector

              E como eu disse aki em brasilia estao empurrando junto cm o carro…

              Pq sabem q foi uma tremenda besteira de nao terem colocado ele ja disponivel…

              Mas ta ai, eu acho o Cadenza uma otima opção de compra! Tem tamanho, segurança, conforto… e um belo motor!

  • Luiz FMS

    Se eu tivesse essa grana toda não teria medo de pagar, é um carro lindo, seguro e durável…

  • Caparroz

    Por mais que seja um Volvo, o preço atual é abusivo. O carro não tem nem farol de neblina!!

    • nightwishjp

      Tem carros que não precisam disso pela qualidade da iluminação. Alguns mercedes tbm não vem.

      • rpasini1

        Cara na boa, não é por que é um volvo que tem que idolatrar, esse carro ai nem farol elíptico tem, então não tem o que defender.

        • nightwishjp

          Esse farol elíptico que ele tem, vai junto com você nas curvas para garantir mais segurança. Repito, tem carro, mesmo sendo muito caro que não usa farol de neblina porque simplesmente não precisa. Inclusive, os led's diurnos tem feito esse papel.

          • rpasini1

            Cara, onde tu viu farol eliptico nesse carro? Tu pelo menos sabe o que é isso? Da pra ver que não.

            • nightwishjp

              Realmente, nessa versão não tem. Confundi com a outra. :P

    • Cristiano_RJ

      Nem farol de neblina, nem bancos em couro, nem sensor de ré, nem teto solar, nem sensor crepuscular, nem sensor de chuva ou até mesmo step!

      • VININITEROI

        Nem com farol de projetor

  • brunoxeca

    O único defeito deste carro é não vir com uma loira sueca no banco do passageiro!

    • andre_0102

      Não sei se sueca, mas muitas loiras e morenas, iriam adorar conhecer o banco do passageiro!

      • blindzector

        Suecas…. OMG… Blond's, beatiful's

        • ahsoliveira

          Emilio Surita que o diga

  • AmmmmmP

    A Volvo no Brasil tem uma ótima reputação, obviamente, mas! naõ consegue reverter a popularidade disso em vendas, pois as pessoas ainda consideram seus produtos inalcançáveis. É preciso reverter isso.. do que adianta lançar modelos e modelos interessantes e não ve-los espalhados pelas ruas??

    O público é restrito? ok… mas até entre o público "escolhido" a marca ainda patina…

    A Volvo já sinalizou em declarações que a saída seria o V40, dizendo que esperava vender por mês em V40 o que vende o ano todo com todos os modelos juntos.. mas o IPI-brother do Mantega sabotou os planos da Volvo no Brasil….

    Ainda sim, o preço do V40 está cogitado entre 85 e 110 mil reais…. mas se se confirmar, vai colidir com esse modelo, o S60 T4. Um risco a se pensar…

    Há também que se trabalhar o pós-venda, inclusive os usados, pois levam muuuuito tempo para serem passados para frente. Há S60 anunciados no WM há meses e não são vendidos…. eu quero um Volvo, mas se o V40 vier muito caro.. eu vou procurar um seminovo com precinho a combinar… traaaaaaaaaaaaaaaanquilamente.

    É carro pra casar. rsrs

    • Edson Roberto

      Bem, ainda é um negocio a se pensar. Pense que, quando vc for olhar um Volvo, certamente vc olhará outros modelos parrudos e premium que tem geralmente grande desvalorização. Apesar do consumidor que queira ou possui um Volvo comprar por caracteristicas unicas da marca, acredito que tradição, confiabilidade, pontos de atendimento, assistencia e ainda dizendosobre o produto, não acho que sejam caracteristicas tão superiores as demais e que podem lhe fazer abrir caminho para outros modelos.

      Eu enxergo assim:
      Volvo C30? Poxa, mas tendo Audi A3 Sport com motor 2.0 turbo e cambioDSG é pareo? Um é considerado de "marca mais segura", outro de "mais tecnologia" em construção (chapa de aço com aluminio na constituição do carro), ambos seguros e ainda um deles conta com maior poder "de fogo". Enfim… eu digopor mim que já me questionei muito a respeito desses modelos. Tantoque tenho vontade de ter por exemplo o Passat. Mas, até que ponto vale a pena te-lo?

    • RicardoSuroieck

      Não só no Brasil: no mundo a reputação é conhecida.
      E o que você falou realmente é verdade, não faz tanto sucesso quanto poderia fazer dentre os ricaços do país. A meu ver falta Marketing. Você vê até que muita propaganda de Mercedes e BM em revistas e jornais, mas da Volvo é mais difícil de achar. Além disso, o número de revendedores autorizados e oficinas que conheçam os carros é pequeno até em grandes cidades. E isso faz com que as pessoas não comprem, não comprando, elas não fazem boca a boca, não fazendo boca a boca, as pessoas não compram, e por ai vai. Todo mundo ouve falar que os carros são bons e duráveis, mas ouvir isso da boca de um dono amigo seu e que tem uma condição financeira parecida com a sua pode ser a diferença entre optar ou não pela compra. Eles precisam investir em todos esses pontos.
      PS: Talvez a estratégia dela seja reversa, e ela queira é vender pouco mesmo, para deixar os carros com aquele "quê" de exclusividade sempre. E o pior é que funciona. Um Volvo acaba chamando mais atenção do que um Mercedes porque o Volvo é mais raro de se ver do que o Mercedes. Então a Volvo deve ficar entre a cruz e a espada, pois se começar a "popularizar" os modelos (não abaixar o preço, mas a divulgar demais os carros), talvez perca o pouco público que já tem, que preza pela exclusividade. Vai saber.

      • Pedro_Rocha

        A questão da assistência pós-venda é importante, tanto que um colega chegou a olhar um desses para comprar, mas por conta da pequena rede de css acabou optando por um Jetta TSI.

  • Stark

    Belo carro, quanto à traseira comentada eu tem hora que acho bonita, tem hora que acho feia, mas nada de horrorosa.

    Eu estou super curioso pra ver quanto que esse vangloriado 1.6 turbo downsized vai fazer de de Consumo!

    • AmmmmmP

      E ele é GDi com dupla embreagem! o sistema proibido pela Hyundai na América Latina… :S

      • Cristiano_RJ

        Deve haver algum caso de amor das pessoas por aqui com a Hyundai. Seja qual for o tema, de esportivos a carros premium, passando por médios e populares, sempre existem aqueles que a citam. Deve ser a marca mais lembrada entre os frequentadores do NA. É uma atração inexplicável!

    • Edson Roberto

      E como ele responde também! Pois tal potencia é bem proxima doque o 1.6 do 408 possui. Dependendo dos mimos, é o caso que eu disse antes, de pensar em uma aposta "mais barata" (e com mais assistencia).

      Mas também estou bem curioso.

  • aebublitz

    Eber, se tu tiver acesso a essas informações, comenta do preço da manutenção nos próximos passos da avaliação, acho que ia enriquecer bastante a avaliação!

    • nightwishjp

      Logo adianto, a Volvo lançou uma tabela de revisões fixas!

  • spok

    "Ou você tem a marca ou os equipamentos."

    É ali que eu dizia… é nisso que esta a vantagem das coreanas. O que elas oferecem em comparaçao a esses de entrada dos alemaes e a volvo é mto maior pelo mesmo preço.

    Eu prefiro um carro para mim, do que um carro para os outros.

    Se eu realmente pudesse comprar um alemao ou sueco queria com o de melhor que eles possam me oferecer.

    • Pedro_Rocha

      Entre a marca Volvo e os equipamentos do 508, fico com o PSA.

  • SonataRio

    Já conheci e não achei nada de mais. Prefiro um Azera ou Classe C no mesmo preço.

    • zeuslinux

      Eu também. E adicionaria um Tiguan ou um Passat como alternativas também.

      Tudo bem que Volvo, Audi, BMW, Mercedes, etc são marcas boas e de respeito, mas acho besteira comprar os modelos de entrada de todas essas marcas. São modelos que geralmente têm motorização e quantidade de acessórios equiparáveis ou muitas vezes inferiores aos modelos mais topo de linha de marcas mais populares.

      É que nem roupa de grife. Uma coisa é pagar caro num terno ou um casaco, mas pagar caro por uma calça jeans ou uma camisa simples de malha, só pela marca e não pela qualidade do material ou acabamento, é burrice.

      Só compraria um carro da Volvo, Mercedes, etc se fosse um modelo que tivesse algum diferencial importante, como motorização mais forte.

      • xps1530

        quem pagar os modelos de entrada de essas marcas so quero uma LOGOB)

      • zeuslinux

        Se fosse comprar um Volvo, compraria o XC60 T5 Dynamic, por pouca coisa a mais (R$ 154.900)

  • Lulaotavio

    quem tem 120 mil pra dar nesse carro levanta a mão!! Quem tem dinheiro e coragem de pagar 120 mil nesse carro levanta as duas mãos. Um carro que custa 30 mil doletas completo lá é vendido a 120 mil Dilmas sem banco de couro e "sem mimos ou firulas". Absurdo de quem vende e burrice de quem compra.

    • ahsoliveira

      nem tanto de quem vende se fizermos comparações do preço em outros mercados e tirando os pequenos impostos nacionais o lucro dá Volvo é condizente com o que ela tem em outro mercados o que mata mesmo esse carro é a carga tributária antes era bem mais atrativo.

    • Landrutt

      30 mil doletas, como você disse…120 mil reais aqui. Caro sim.
      Se quem compra um é burro não quero nem saber qual adjetivo você daria pra quem compra um Hyundai Genesis, vendido nos EUA por pouco mais de 34 mil dólares mas aqui custa a bagatela de 220mil reais.

      • Lulaotavio

        uhauhauha, tem razão, quem compra o Genesis é pior ainda. BRAZIL, um país de TOLOS.

      • Cristiano_RJ

        Só lembrando que nos EUA o T4 não é comercializado. Por lá, eles começam no T5.

  • expresso222

    Com apenas 11000km a nossa alcoolina já está fazendo efeito no escapamento dele!

    • ahsoliveira

      negligencia da fábrica!

  • Filipe_GTS

    Falta apelo visual… Isso é essencial num carro (pra mim)

  • vitimsl

    Eber, as rodas deste exemplar são de 17 polegadas. No texto fala que são de 16". No caso, as de 17 são opc?
    No mais, acho um belo carro, mas por ser um Volvo, referência em segurança, deveria ter mais air-bags… Por 120 mil ter so 4 bags é foda…

    • ahsoliveira

      Mas vale lembrar que a quantidade de air bags não quer dizer muita coisa, alguns projetos tem dezenas de bolsas até mesmo por características construtivas, há carros que nem precisam de air bags de joelho devido a posição do painel no próprio site EuroNCAP há algumas considerações sobre isso no comparativo de modelos.

      • vitimsl

        Isso é verdade… mas como já disseram, parece que são 6 bolsas mesmo…

    • jpmocellin

      No site da volvo diz airbags frontais, laterais e de cortina. A soma daria 6, e em vários sites encontrei como 6 airbags. Acho que essa soma deve ser revista.

    • _Hofmann_

      Tem 6 airbags (como todo Volvo) e rodas aro 17. Depois os blogs reclamam que algumas marcas não cedem carros para avaliação… Aí vem uma notícia sobre detalhes do modelo, em que criticam a lista de equipamentos do carro com base em informações erradas, as quais era só olhar no site da volvo pra ter certeza… Me desculpe NA, mas não tem motivo pra cometerem esse tipo de erro.

  • GuilhermeTucson

    80% das pessoas que criticam e falam que vão de fusion, hyundai entre outros ou tem um mile fire ou nao tem CNH!

    • Landrutt

      É sempre assim. Só falta alguém dizer que comprava dois Nissan Sentra com esse valor. Até o odiado Peugeot 508 passou a ser uma ótima opção de compra.

      • Cristiano_RJ

        O Peugeot 508 mal chegou ao mercado e já é odiado? Não estava sabendo…

        • Landrutt

          Estava sem acessar a internet nos últimos tempos, Cristiano? Em TODOS os sites, blogs e afins sobre automóveis os comentaristas desceram a lenha no Peugeot. Inclusive aqui. Não estou dizendo nas matérias e notícias sobre o carro, mas nos comentários dessas matérias. Agora, em um passe de mágica, passou a ser excelente e melhor compra que o Volvo.

    • Cristiano_RJ

      Então eu estou nos outros 20%! :)

    • mho

      Quem tem Mille sonha com a Alfa 159 TBI. :D

  • xps1530

    VOLVO V60 muito mais lindo .,,,

  • Marciomaster

    Volvo é marca conceituada, de prestigio é premium, mas no Brasil é muito atrasada, poucas css, alta desvalorização e seguro inviavel. Apesar de gostar dos carros, jamais compraria. Na minha cidade ja houve css volvo, depois sumiu e agora voltou, por quanto tempo…sei lá. Cade a agresividade plubicitária da hyundai, cade as css top de linha como aqui tem BMW e mercedes. Volvo no Brasil, por enquanto piada.

    • O_Corsario

      Verdade, típico caso de produtos excelentes mas com operação meio bamba.
      Outro problema é a (sempre ela!) revenda… Conheço um cara que teve Volvo, e após alguns anos quis trocar por outro Volvo. A própria Volvo se recusou a aceitar o usado dele. Resultado: ele vendeu o carro por fora e saiu da marca para nunca mais voltar.
      Mãe que rejeita filho afasta qualquer um! rs

  • O_Corsario

    "as rodas são de apenas 16 polegadas"
    "apenas" 16 polegadas? A "febre das rodas" está em alta! Para que botar rodas imensas em todo carro?

    • thales_sr

      Pra mostrar pro vizinho, oras!
      Olhe os comentários acima, tem gente que acha que Volvo é só "marca" pra mostrar pro vizinho…. E já que é só pra mostrar, melhor pegar um dos "olhinhos puxados", todo purpurinado, o vizinho acha mais legal, pois entende tanto de carro quanto quem comprou… rs

      Fiquei espantado de não ter ainda a enxurrada de mimimi "só 4 airbags?? o i30 tem 6!!!", como se balão de nitrogênio fosse algo milagroso. A melhor segurança é não bater.

      • maurobt78

        O carro tem Air Bags Frontais + Laterais + Cortina! Aonde que isso dá 4 Air Bags? São 6!

        • thales_sr

          São seis? Legal, "peguei" esses 4 airbags do texto.
          "Ele conta com computador de bordo, tela de 5 polegadas no painel, sistema de som com oito falantes, quatro airbags e controles de estabilidade e tração. O City Safety está presente também."

          • maurobt78

            Pode ter certeza que são 6 (frontais + laterais + cortina) como qualquer sedan premium da mesma categoria, assim como ele vem com rodas R17 e não R16.

            Infelizmente a Volvo empresta o carro para avaliação e tentam "queimar" ele falando que vem com menos equipamentos do que realmente vem! Falta de conhecimento que se resolve em uma simples lida no site da volvo.

            • thales_sr

              O das rodas foi estranho mesmo. Tá na foto…

              • O_Corsario

                POis é, faltou uma segunda pesquisada da equipe do NA.

      • Cristiano_RJ

        Essa é a sua interpretação dos comentários. Pois o raciocínio é exatamente o contrário. É óbvio que marcas premium transmitem muito mais status do que modelos de marcas de volume, mesmo que estes sejam top de linha, como um Passat, por exemplo. Muitos optam por um Audi, um BMW ou um Volvo, ainda que percam em diversos aspectos, justamente para mostrar que podem. Ou, utilizando suas palavras, "mostrar para o vizinho".

        Como explicar, por exemplo, o BMW 118i antigo com um dos motores 2.0 mais fracos do mercado e com uma série de itens de conforto e conveniência ausentes ter sido um sucesso de vendas? O próprio S60 mesmo, há um ano atrás, possuía preços muito próximos ao do 118i, só que vendia absurdamente menos, já que a Volvo não tem o apelo da BMW…

        • O_Corsario

          Mas nem tudo é equipamentos ou potência. Pode parecer blábláblá mas me parece que estes carros tem materiais melhores, encaixes melhores, projetos melhores, etc etc…
          Agora concordo que a maioria compra não por estes atributos, que só se revelam em carros bem rodados, mas sim pelo logo na frente mesmo.

      • Cristiano_RJ

        Ou seja, é notório que um Azera, um sedan médio-grande muito bem equipado, entrega mais conforto do que um Volvo S60, um sedan médio, porém, entrega menos status que este também. Portanto, como disse anteriormente, é exatamente o contrário do que você falou. Em minha opinião, perceba, minha opinião, preocupa-se mais com os vizinhos aqueles que optam por compras menos racionais pelo simples fato de levarem uma marca famosa para casa.

        PS. Agora, apesar de respeitar o seu ponto de vista, ainda que discordando dele, foi impossível não notar sua insistência em se referir a carros orientais… quero dizer, coreanos… quero dizer, da Hyundai com certa ironia e preconceito. Perseguição mesmo, como está amplamente disseminado por aqui. Aí, entendo o porquê dessa sua conclusão sobre o tema.

        • thales_sr

          Seus dois comentários foram em série? Vou responder só por esse aqui..

          Bem, cito a Hyundai porque é a marca "da moda", só por isso. Acho os carros bons e os preços exagerados aqui no Brasil.
          Um BMW, Mercedes, Audi, não é barato nem no seu país de origem. Compare com um VW de lá (que são bons carros também), e a diferença de preço é considerável. E lá o consumidor é mais criterioso na escolha, tanto pelo maior número de opções quanto pela maturidade adquirida por eles (que iremos conseguir no futuro–acredito…), ou seja, eles são mais caros por terem uma construção realmente superior. Fazer um carro bom não é difícil, mas fazer carros voltados para a condução, pensando nos mínimos detalhes, dá mais trabalho e custa mais caro. São esses custos "que a gente não vê", ou seja, não dá pra botar na ficha técnica nem nos equipamentos do carro.
          Aí você diz que quem comprou o BMW estava atrás de status… Também, talvez. Mas esses carros têm motivos pra custar mais caro que os outros. Claro que importado aqui no Brasil sofre com imposto demais, então eles ficam mais caros do que deveriam. Mas aí não é culpa do fabricante, nem do revendedor.

          Você fala que o Azera entrega mais conforto que o S60… Baseado nos equipamentos que ele tem? Se o projeto do S60 for melhor, mesmo que tirem os equipamentos que tanto chamam atenção em folheto de concessionária, ele pode ser muito confortável e até melhor que um concorrente com mais equipamentos. Veja bem, é fácil sair pendurando equipamentos em carro. Dá pra ter Fiat Palio com um monte de equipamento, ele ainda vai ser menos confortável que o Vectra B com vidro a manivela. Muito equipamento é dispensável, até é interessante ter, mas se não tiver você acaba não sentindo falta. Mas um carro com projeto inferior vai mostrar as deficiências justamente na hora que você precisa, é um carro que cansa mais ao volante, não tão responsivo em situações mais extremas… E isso não dá pra mudar no carro. Equipamento ainda dá pra instalar.

          Novamente, não tenho perseguição com a Hyundai. Se ela lançar um carro interessante com preços coerentes eu considero a compra, certamente. Na verdade, se eu estivesse sem carro agora, cogitaria um i30 pra mim, gosto do carro e o preço está bem interessante (pois vai sair de linha).

          • maurobt78

            Azera de entrada nem ESP tem e o pessoal paga p@u pra quem enrola eles! eita brasilzinho!

          • Cristiano_RJ

            Então, não quero tornar esta uma discussão polarizada entre Azera x Volvo S60 ou muito menos Hyundai x Volvo. Eu citei o Azera devido à referência que você fez aos coreanos em seu outro comentário. Mas na verdade, o que estou defendendo aqui é que esse S60, em que pese o excelente produto que é, está sim com o preço muito acima do que ele vale e que este problema se agrava quando percebemos faltas inexplicáveis e inaceitáveis para sua faixa de preço.

          • Cristiano_RJ

            Já quando falo da maior entrega de conforto, não me refiro apenas em itens de conveniência não, refiro-me também ao espaço interno, tamanho dos bancos, suspensão, etc. É claro que tudo depende do perfil do consumidor e do tipo de automóvel que ele procura. Mas também é inegável que o convívio homem-máquina e a sensação de bem estar à bordo de um carro com mais recursos é muito superior a outro "basicão". Tenho um Jetta TSI e itens aparentemente "bobos" como sensor de chuva, sensor de obstáculos frontais, retrovisor eletrocrômico e bluetooh hoje me fariam falta. Ademais, sei da superioridade de um Volvo em relação a um Hyundai ou um Volkswagen, mas me questiono o quanto vale essa superioridade imensurável e subjetiva em alguns aspectos. Afinal, estamos falando de carros top de linha, com ótima qualidade construtiva e dirigibilidade que não deixa a desejar nem aos mais "enjoados".

            PS. Estas também são mensagens sequenciais. Não consigo escrever textos longos demais…

            • thales_sr

              Compreendo seu pensamento. Mas se você pensar em valores absolutos, realmente o Volvo perde apelo, por causa da montanha de impostos que paga. Aí a comparação começa a ficar injusta, porque como falei acima, o preço desses carros aqui no Brasil são compostos de preço do produto + muitos impostos.

          • O_Corsario

            E voltamos à questão das rodas! Até teria um i30 atual, carrinho sem graça mas com tudo no lugar, mas aquelas rodas cromadas aro 17"… Não dá! rs

            • thales_sr

              É, as rodas eu não curto tanto, mas nada é perfeito… O motor NÃO-flex, a boa ergonomia, carro bom de dirigir, e pelo preço que está, dá pra tolerar esse detalhe.

    • Cristiano_RJ

      Não em todo carro. Mas pelo menos em carro de médio para cima, principalmente quando possuem desempenho e preços acima, digamos, da média…

      • thales_sr

        Pra que…?

        • Cristiano_RJ

          Pra que rodas de liga leve?

          • thales_sr

            Rodas de alumínio transmitem melhor o calor, ajudando na dissipação de calor dos freios, permitem desenhos com raios mais espaçados, o que também auxilia na refrigeração do sistema, são mais leves, diminuindo a massa não-suspensa, preservando suspensão, e ser mais leve ainda diminui o trabalho dos freios, além de diminuir o esforço do motor para mover o conjunto.

            Agora, diz aí a motivação pras rodas maiores do que o necessário.

            • Cristiano_RJ

              Bem, para aumentar a aderência/ estabilidade? E por que não citar a melhoria estética, já que estamos falando de modelos de maior porte? Ah, falando nisso, sei que você sabe que minha pergunta não foi de quem buscava informação, mas fiquei curioso de saber por que você omitiu o ganho estético que elas (as rodas) promovem? Afinal, não seria este o maior motivador para sua aquisição aqui em nosso país? Nos EUA há carros como Fusion ou até mesmo mesmo CR-V com rodas em aço e funcionam igualmente, quero dizer, atendem ao uso a que são submetidas. Porém, a perda estética é gritante…

              • thales_sr

                Aderência quem aumenta é projeto de suspensão e borracha. Tamanho de roda não influencia em nada pra isso.
                Estética… Aaahhh a estética… Ou seja, comprometer conforto por causa de estética… Não, obrigado. E aprecio quem fabrica carros e não enfeites.

                Eu omiti o ganho estético porque esse é o fator mais motivante aqui no nosso país dos Gérsons, e também o fator mais inútil. Nos EUA existem consumidores conscientes. Quem sabe um dia nós aprendamos também.

                • _Hofmann_

                  Só pra exemplificar, nos EUA o Jetta 2.5 vinha com rodas de ferro 16" e calotas, mas vinha com 10 airbags (frontais, laterais dianteiros e traseiros, cortinas e de joelhos para motorista e passageiro), enquanto aqui, tinha 17" de liga leve, lanterna com leds, mas tinha apenas 6 airbags e custava o dobro do preço…

                  Questão de prioridade e inteligência mesmo. Essa importância que o brasileiro dá à estética do carro é típica de um povo com mentalidade tacanha, pequena e atrasada. É o que mais tem aí, gente andando num Chevette de R$4000 com rodas de R$8000, ao invés de comprar um carro melhor, mais seguro, confortável, moderno. Eu acho extremamente interessante ver uma BMW ou Audi pelas ruas da Europa portando rodas de ferro. Se houvesse por exemplo uma versão "Expression" do Fluence, com 6 airbags, ESP, ABS, mas com bancos de tecido, Ar manual, rodas de ferro 16" com calotas, sem controle de som no volante e sem aqueles cromados, digamos por R$49900, eu compraria facilmente. Brasileiro precisa evoluir demais…

                • Cristiano_RJ

                  Tamanho de roda maior, pneus de perfil mais baixo. Além do mais, muitas vezes esses pneus são mais largos. Então, chegamos ao fator apelidado por você de "borracha". Maior contato com o solo, menor deformidade dos pneus em curvas, maior aderência e maior estabilidade.

                  Quanto à estética, não a considero um fator desprezível. É natural do ser humano apreciar o que é belo (o que seriam das artes plásticas se não fôssemos assim?).Todos gostamos de um carro do qual nos orgulhamos e achamos agradável de olhar. E não há mal nenhum nisso. O problema, é quando a estética ganha prioridade em relação à segurança. Por exemplo, quantos brasileiros optam por air bags e ABS ao invés de rodas de liga leve? Eu já o fiz no passado, quando comprei um 307 1.6 em 2007 sem RLL mas com esses itens de segurança.

                  • thales_sr

                    Pneu de perfil mais baixo não indica tudo. Formula 1 usa roda aro 13 e pneu de perfil alto…
                    A largura do pneu também não depende do tamanho da roda. Veja que o Maverick usava pneu 215 em roda aro 14…

                    O lance é que pneus de perfil maior, com rodas menores, fazem o trabalho de calibração da suspensão mais fácil. O pneu pode absorver pequenos impactos, mas quando o perfil é mais baixo, e rodas maiores (e mais pesadas) acabam repassando tudo isso pra suspensão, que agora tem que lidar com mais um problema. Em suma, o carro fica mais duro desnecessariamente, fora todos os outros problemas que eu já citei acima.

                    • O_Corsario

                      Só acrescentando um item à discussão, outro fator que pesa muito é o custo do conjunto, e isso pouca gente vê na hora de comprar o carro, mas na hora de manter a diferença de preço tanto da roda como para pneus entre uma aro 15" para uma 17" ou ainda maior é enorme!
                      Meu pai tem um Jetta 2009 com aqueles pneus finos e roda enorme, coitado, troca pneu toda hora pq dá bolha… Se fosse uma roda 15" com pneus mais borrachudos, como eram em seu antigo golf, não teria este problema – nem este custo!

    • maurobt78

      Vem R17 de fábrica e na versão T6 é R18. Postaram a informação errada

  • JosemarFloripa

    tantas fotos e nenhuma do interior???…não gosto do painel dos volvos, acho muito pobres e design de gosto duvidoso…esse é automático???…sobre o carro no geral deve ser ótimo, volvo é volvo, mas vou de Audi ou Bmw

  • Landrutt

    Lindo carro, compraria de olhos fechados. Iria de T5, no mínimo.

  • Cristiano_RJ

    Acho esse carro belíssimo. Seu design foge ao tradicional "cara de tiozão" que toma conta do segmento de sedans médios. O desempenho é empolgante e a qualidade Volvo, inegável. A falta incompreensível de equipamentos básicos incomoda, mas o maior problema mesmo é o "precinho camarada". Se há alguns meses atrás, por R$ 103 mil era uma das melhores opções para que tem essa grana, hoje por R$ 120 mil é um micasso!

  • maurobt78

    A Roda do carro é R17, e o Pneu é 215/50R17. Está na foto!

  • maurobt78

    NÃO EXISTE VOLVO COM 4 AIR BAGS, qualquer volvo tem no MÍNIMO 6 AIR BAGS!

  • hugogyn94

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esses comentarios hein,todos preferem ir de fusiom,passat,jetta e outras,na boa vei,o volvo tem melhor desgner,tecnologia e segurança,eu vou de volvo e ponto final.

    • maurobt78

      DESIGN

  • diogo_rs6

    Não chega a ser um campeão no custo benefício este Volvo, mas conhecendo bem o padrão construtuvo deles parece ser algo muito bem resolvido. A parte de powertrain deve ser muito interessante….deve andar muito bem e o consumo deve surpreender…..

    E outra, Volvos ainda tem um fator legal de não serem carros de "posers" como acontece com o Fusion, Passat, alemães, etc……. Pra mim significa e muito este fator….

    O único fator que não gosto neste carro que aparenta na minha opinião e que gostaria que fosse confirmado durante a avaliação: a frente do carro "raspa" com facilidade?

  • rbergesch

    Gostei muito desse carro!
    Fiquei até afim de me endividar!

  • rdcotta

    Ainda bEm que tem nome e sobre nome de gente rica por que se fosse apenas pelo design e pela beleza do carro eu nem olharia para ele. Muito sem sal pelo preço que cobram. Nao compraria pela beleza.

  • chrcamargo

    Roda 16? É 17, 4 Airbags? são 6, mas nas coreanas estes seis são chamados de 8. Eu comprei este carro e é bem superior as chimbicas nacionais os superfaturados coreanos, a hyundai tem motores turbo de donwsizing, mas não traz aqui p os tupiniquins, falta de respeito aprópria Ford que desenvouveu omotor deste carro, despreza o consumidor brasileiro. Este carro em Portugal custa R$ 90.000,00 reais, na verdade é um dos menos super faturados. Não sinto falta das firulas neste carro, só instalei o sensor traseiro que deveria vir de fábrica pois é muito barato. O carro tem tudo que vc precisa e mais um pouco. Mas, sempre tem um mas, o atendimento ao consunidor no Brasil, é bem ruim, como se fizessemos um favor em comprar produtos.

  • Felix_S

    Os 4 air-bags num Volvo de 120 mil me deixou meio surpreso. E a fama de segurança?

  • Teixeiracar

    Tiraram tantas fotos do carro ressaltando seu design, suas linhas externas e, esqueceram do interior , que para mim é tão importante quanto. Tomara quando fizerem o detalhamento em video seja priorizado seu interior.

  • P_Junior

    Essa avaliação sera bem interessante! Outra avaliação interessante seria a do Renault Duster , afinal é o suv mais vendido.

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