Avaliações Sedãs Vídeos Volvo

Avaliação NA – Volvo S60 T4 (4) – Comportamento e consumo na estrada

volvo-s60-t4-estrada Avaliação NA - Volvo S60 T4 (4) - Comportamento e consumo na estrada

A performance do S60 T4 na estrada é muito boa, como seria de se esperar. E na aceleração de 0-100 isso é facilmente notado: são apenas 8,5 segundos. E o modelo tem algumas outras qualidades, como boa visibilidade, bancos confortáveis, espaço interno adequado, etc.



Nas curvas, vemos outra qualidade do Volvo: sua suspensão é bem firme, o que se traduz em curvas deixadas para trás com muita facilidade. O ruído do motor normalmente não é percebido dentro do carro, mas quando você pisa fundo aí sim dá pra escutar bem o motor trabalhando. E não dizemos isso como um ponto negativo. Parece que o ruído é passado para a cabine justamente com o objetivo de passar esportividade ao motorista.

Apenas as portas dianteiras tem um alto ruído aerodinâmico, o que denota que a vedação ali não é tão boa quanto poderia ser. Mas isso é um detalhe, juntamente com esse ruído nas portas você ganha um carro com dotes esportivos e também visual premium.

Um outro detalhe interessante do Volvo S60 T4 na estrada, além da suspensão firme nas curvas, é o consumo. Um motor 1.6 turbo acaba entregando o ponto exato entre consumo bom e desempenho legal. Comentei que achei o consumo dele na cidade, de até 7,2 km/l um consumo razoável, e muitos não gostaram. Mas temos de nos lembrar que se trata de um motor de 180 cavalos, não que é um motor 1.6. Motor 1.6 com turbo não tem mesmo o consumo que um motor 1.6 simples entrega.

Mas, voltando ao assunto de consumo na estrada: temos uma ótima combinação entre consumo e performance. Por que digo isso? Bem, pegue o consumo do Civic 2012, por exemplo. Ele consumiu na estrada algo na faixa de 14 km/l. E isso com pouco mais de 140 cavalos.

Passamos para o S60 com motor de 180 cavalos e desempenho bem melhor. O consumo, andando a 110 km/h na estrada com ar-condicionado ligado, ou seja, nas mesmas condições, foi de 14,6 km/l, um número até melhor do que o dono de um Civic tem.

Mas e o sistema EcoDrive? Na cidade ele entregou um consumo melhor, mas na estrada ficou pior. Caímos de 14,6 km/l para 14,2 km/l.

5.0

  • Stark

    Que gasolina será que foi usada pra conseguir 14.6 ?
    O Consumo praticamente foi 100% melhor, o número é mais que a metade de 6.5 da cidade !! Nas avaliações do Brum e da Qpatas na estrada ficou em 13.0 por litro mas também não sei qual gasolina foi usada.

    No mais, o consumo na estrada não tá ruim não. Boa avaliação que levou eu à uma conclusão se tivesse 100k na mão:
    "Nunca que compraria esse Volvo"

    • Felix_S

      Também estou curioso em saber qual gasolina está sendo usada.

    • Gasolina aditivada normal…

      • Edson Roberto

        Eber aproveitando, o mesmo foi usado para rodar na cidade?

  • Acelerando

    Muito bom o desempenho, 180 Cv com consumo de 140Cv. Esse motor num carro "não premium" seria ótimo.
    "Não premium" quer dizer, antes que alguém critique, preço menor.

  • MecanicoDigital

    Eu achei o consumo bom, compatível com o porte do carro, na cidade e mais ainda na estrada.

  • Edson Roberto

    Otimo consumo mesmo. Isso evidencia o que eu disse antes. As condições de onde o Eber mora, contribuem para um pessimo consumo na cidade. Creio que em cidades como São Paulo, ele faria um pouco mais. Diante da proposta do motor e modelo (que é pesado) ele parece ser bem economico.

    Se com gasolina aditivada comum ele faz isso, imagino com premium. Esse deve ser um carro que deve fazer seus 15~16km/l com um combustivel superior. Ainda que eu ache que não valha a pena a ter a gasolina superior, é só um exemplo que possivelmente esse motor deve trabalhar melhor, devido a ter injeção direta de combustivel. (a mistura de ar seria maior).

  • danielGT

    Nossa 8.5seg no 0-100 ?!??!!?! Poxa qual o peso do carro ???? fez menos que o Punto (tudo bem que esteé mais leve mais também com 28cv a menos e sei la eu quanto a menos de torque) e a mesma coisa que um Bravo (e o bravo é pesadinho) – Todos com motores 1.4T claro. Ele deve ser bem pesado.

    Dos numeros apresentados ai foi o que eu menos gostei, de resto poxa, conheço gente que faz 6 com Civic na cidade, se ele tem 40cv a mais e faz 1km/litro a mais ta mais do que bom. 14km/l na estrada é quase o que faz um Punto T-Jet, mais leve e mais fraco….achei em termos de consumo lindo os numeros.

    • dorovanius

      Pode acrescentar nas suas contas de aceleração o torque e a faixa de torque, contam muito pra esta comparação do 0-100. Não apenas a potencia em cv.

      • danielGT

        Pelo visto vc parou de ler no 28cv a menos….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend