Avaliações Sedãs Vídeos Volvo

Avaliação NA – Volvo S60 T4 (4) – Comportamento e consumo na estrada

Avaliação NA - Volvo S60 T4 (4) - Comportamento e consumo na estrada

A performance do S60 T4 na estrada é muito boa, como seria de se esperar. E na aceleração de 0-100 isso é facilmente notado: são apenas 8,5 segundos. E o modelo tem algumas outras qualidades, como boa visibilidade, bancos confortáveis, espaço interno adequado, etc.


Nas curvas, vemos outra qualidade do Volvo: sua suspensão é bem firme, o que se traduz em curvas deixadas para trás com muita facilidade. O ruído do motor normalmente não é percebido dentro do carro, mas quando você pisa fundo aí sim dá pra escutar bem o motor trabalhando. E não dizemos isso como um ponto negativo. Parece que o ruído é passado para a cabine justamente com o objetivo de passar esportividade ao motorista.

Apenas as portas dianteiras tem um alto ruído aerodinâmico, o que denota que a vedação ali não é tão boa quanto poderia ser. Mas isso é um detalhe, juntamente com esse ruído nas portas você ganha um carro com dotes esportivos e também visual premium.

Um outro detalhe interessante do Volvo S60 T4 na estrada, além da suspensão firme nas curvas, é o consumo. Um motor 1.6 turbo acaba entregando o ponto exato entre consumo bom e desempenho legal. Comentei que achei o consumo dele na cidade, de até 7,2 km/l um consumo razoável, e muitos não gostaram. Mas temos de nos lembrar que se trata de um motor de 180 cavalos, não que é um motor 1.6. Motor 1.6 com turbo não tem mesmo o consumo que um motor 1.6 simples entrega.


Mas, voltando ao assunto de consumo na estrada: temos uma ótima combinação entre consumo e performance. Por que digo isso? Bem, pegue o consumo do Civic 2012, por exemplo. Ele consumiu na estrada algo na faixa de 14 km/l. E isso com pouco mais de 140 cavalos.

Passamos para o S60 com motor de 180 cavalos e desempenho bem melhor. O consumo, andando a 110 km/h na estrada com ar-condicionado ligado, ou seja, nas mesmas condições, foi de 14,6 km/l, um número até melhor do que o dono de um Civic tem.

Mas e o sistema EcoDrive? Na cidade ele entregou um consumo melhor, mas na estrada ficou pior. Caímos de 14,6 km/l para 14,2 km/l.

Avaliação NA – Volvo S60 T4 (4) – Comportamento e consumo na estrada
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email