*Featured Avaliações Hatches Nissan

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

Brasileiro. Agora o Nissan March passa a ser fabricado no país e de quebra traz a primeira atualização visual desta geração. Com isso, o modelo mereceu um “New” à frente do nome e também mudanças importantes para voltar a ser um modelo desejado pelo consumidor daqui, assim como ocorreu no início de sua chegada ao mercado, quando era importado do México.


Para conhecer melhor essa nova fase do compacto de origem nipônica, testamos o New March na versão 1.6 SL com tudo dentro e ainda pintado na nova cor Azul Pacific, a tonalidade de lançamento. Com visual de acordo com o estilo global da Nissan e apresentando novo pacote de equipamentos, bem como uma reforma do interior e um conjunto mecânico bem acertado, o hatch promete uma boa briga com os demais nacionais do segmento.

O Nissan New March 1.6 SL não é exatamente barato. Custando R$ 42.990, ele oferece alguns recursos interessantes para amenizar o preço. Além disso, o motor HR 1.6 16V de 111 cv (não importando o que você colocar dentro do tanque) deixa o modelo bastante ágil e até econômico, graças também ao seu baixo peso. Vamos conhece-lo um pouco mais.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável


Por fora…

O New March possui um estilo bastante voltado para o uso urbano, sendo alto e ao mesmo tempo apresentando linhas que o deixam também mais robusto. A carroceria tem formato ovalizado e grande área envidraçada. A frente um visual felino, reforçado pela grade “V-Motion” com friso cromado, característica atual da Nissan em todo o mundo. A grelha tem elementos em forma de colmeia.

Já os faróis apresentam estilo em forma de seta, presente em outros modelos da marca, apesar de seu desenho no New March ser mais amendoado. A lente é simples e conta com lanterna e repetidor de direção. O para-choque tem grade ampliada com elementos hexagonais e friso cromado na parte inferior.

Os faróis de neblina circulares tem molduras cromadas. Entre o capô e o para-brisa, existe a tampa do reservatório de gasolina para partido a frio. A Nissan diz que em suas pesquisas os clientes não acharam necessário pré-aquecimento de combustível nos injetores, dispensando assim essa tecnologia.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

Os retrovisores não possuem repetidores de direção, algo que poderia ser revisto mais adiante, pois os piscas dianteiros ficam na parte mais interna do conjunto ótico e distante das extremidades da carroceria. As janelas são grandes e, apesar de não parecer, a linha de cintura é baixa. Isso ajuda na visibilidade, embora passe uma leve impressão de fragilidade da estrutura, apesar dos reforços estéticos da atualização.

A lateral é limpa e as maçanetas cromadas acabam se sobressaindo. Outro elemento que chama atenção é o conjunto de rodas de liga leve diamantadas com aro 16 e pneus 185/55 R16. O teto possui apenas uma antena e dois vincos em forma de meia lua – já presentes antes da renovação visual – que caracterizam o modelo. Sobre a tampa do bagageiro, um spoiler proeminente com luz auxiliar de freio em LED.

Na traseira, o New March preservou o estilo vertical e destacado do conjunto ótico, que remete à geração anterior do Micra, cujo visual retrô não agradaria muito os consumidores brasileiros. Assim como as janelas, a vigia traseira é grande e oferece boa visibilidade. A tampa do porta-malas ostenta o logotipo da Nissan, a nomenclatura do modelo/motor e uma importante câmera de ré. O para-choque é limpo e não dispõe de sensores de estacionamento.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

Por dentro…

Para o March, até que o interior do modelo anterior era aceitável, ficando de gosto duvidoso quando no Versa. Agora, o visual do painel ficou bem mais agradável e com direito aos itens que já existiam lá fora, tais como o ar condicionado automático com comandos em formato circular, por exemplo.

O material é de melhor qualidade e o destaque fica para o novo console com acabamento prateado e interior em preto brilhante. O display multimídia sensível ao toque de 5,8 polegadas apresenta várias funcionalidades, tais como imagem da câmera de ré, aplicativos para smartphone, navegador GPS, configurações de áudio, mídias e telefonia.

O Nissan Connect permite acesso ao Facebook e Google Search através de conexão Bluetooth com um aparelho móvel, oferecendo ainda navegação GPS integrada com os contatos do usuário. Os apps precisam ser baixados em um site exclusivo para funcionar. O dispositivo ainda oferece conexão SD Card, USB e Auxiliar, sendo os dois últimos em um slot acima do porta-luvas.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

O ar condicionado automático tem formato circular de comando, tendo ao centro um display digital. O novo volante tem formato em “V” com detalhes prateados e comandos de áudio/telefonia/computador de bordo. O quadro de instrumentos apresenta velocímetro, conta-giros e um display digital com nível de combustível e dados de consumo e viagem. Os retrovisores elétricos têm comando na parte inferior do painel, assim como as aberturas de capô e bocal do tanque.

As portas possuem revestimento em plástico duro com material texturizado no centro, além de apoio de braço com comandos dos vidros elétricos e puxador sobre base pintada de prata. As maçanetas (com travas embutidas) são cromadas e há alto-falantes nas quatro entradas. As portas dianteiras oferecem ainda porta-copos/garrafas. O porta-luvas tem espaço razoável e sobre ele um porta-objeto sem tampa.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

No console central há dois porta-copos e um porta-objetos, além de uma fonte 12V no lado direito. A alavanca de câmbio tem detalhe prateado, assim como a base do conjunto. Ao lado do freio de estacionamento há também um espaço retangular para pequenos objetos. Entre os encostos, um porta-copos.

Os bancos apresentam revestimento de boa qualidade com costuras duplas e acabamento central personalizado. Há ajuste de altura para o assento do condutor. O banco traseiro não é bipartido, o que é uma pena. Além disso, o New March 1.6 SL não dispõe do terceiro apoio de cabeça e o cinto de segurança central é apenas subabdominal. O porta-malas oferece 265 litros de espaço e o estepe é de aço.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

Por ruas e estradas…

O Nissan New March 1.6 SL é um carro bastante ágil na cidade. Pesando 985 kg e com 3,83 m de comprimento, ele não necessita de muito espaço para estacionar (a câmera de ré chega a ser um exagero nesse aspecto) e ainda é dotado de um pequeno raio de giro (4,5 m). O motor HR 1.6 16V Flex entrega 111 cv a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm tanto com gasolina quanto com etanol.

O propulsor é um pouco barulhento, mas entrega bastante força em baixas rotações. Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 3.200 rpm, o que é razoável, reduzindo o ruído do motor e garantindo economia de combustível, além de conforto ao dirigir. A transmissão de cinco marchas está bem escalonada para este motor, oferecendo engates precisos e macios, ajudando na agilidade descrita acima.

As saídas e as retomadas de velocidade são satisfatórias. É fácil perceber nestas ocasiões como o New March é leve e tem motor de sobra, o que ajuda muito em cidades com revelo acidentado. O consumo com etanol (combustível que veio no tanque) ficou em 7,5 km/litro na cidade e 10,4 km/litro na estrada, o que não é ruim para um carro flex.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

Na estrada, o modelo já não se sente tão à vontade quanto no meio urbano. A carroceria alta tende a ser bastante sensível aos ventos laterais e nas ultrapassagens de caminhões em alta velocidade. Além disso, apesar das rodas aro 16 com pneus 185/55 R16, o ajuste da suspensão foi desenvolvido para oferecer também algum conforto e por isso a inclinação nas curvas vai além do desejável.

Falando em suspensão, o conjunto é bem equilibrado para uma proposta urbana, mas com rodas grandes e pneus de série 55. Imperfeições do asfalto, costelas de vaca, alguns buracos, bloquetes e paralelepípedos não vão incomodar muito motorista e passageiros. O que incomodou mesmo foi a tampa do bagageiro.

Ela apresentou ruídos – como se estivesse aberta – durante todo o nosso teste. Ela é bem leve e nos trouxe más lembranças de outro compacto de origem asiática, cuja tampa também fazia barulho. Talvez seja uma questão de ajuste da trava, que pode ser feito por um concessionário. A tampa interna não apresentou ruídos.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

A posição de dirigir é agradável. A grande área envidraçada, reforçada pela linha de cintura baixa, reforça a aptidão do New March para o meio urbano, garantindo boa visibilidade para quase todos os lados. O teto é alto e mesmo pessoas de grande estatura não terão problemas na frente ou atrás, embora o espaço para as pernas na traseira seja bastante reduzido.

A direção elétrica tem ajuste de altura e é bastante leve em manobras e baixa velocidade, além de ser firme e precisa em altas velocidades. Os freios com ABS e EDB também são muito bons, atuando sempre de forma eficiente. De modo geral, o isolamento acústico poderia ser melhor, mas fica na média do segmento. O porta-malas tem espaço suficiente para uma família pequena, mas o banco inteiriço não ajuda quando as malas ou compras vão um pouco além dos 265 litros. Enfim, um bom carro para se guiar no dia a dia e fazer pequenas viagens.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

Por você…

Como já falamos no início da matéria, o preço do Nissan New March 1.6 SL não é baixo, mas infelizmente está num patamar onde os rivais também não ficam atrás. Poderia custar menos de R$ 40.000, apesar de existirem carros 1.0 que completos chegam no mesmo preço. Acima disso, ele se coloca dentro do segmento dos compactos premium, mas com um diferencial importante: ele é bem mais completo que as versões de entrada do nível superior.

Ar condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, câmera de ré, multimídia com apps para smartphone, CD/MP3/USB/SD/Aux, Bluetooth, navegador GPS, rodas de liga leve aro 16, freios ABS com EDB, airbag duplo, volante com controles de áudio, faróis de neblina, computador de bordo, entre outros, são oferecidos pelo modelo.

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável

Já que é para pagar R$ 42.990, o New March 1.6 SL poderia ter também repetidores de direção nos retrovisores, assim como sistema antiesmagamento nos vidros e alarme, sendo os dois últimos presentes em um kit de segurança que custa R$ 1.122 no concessionário.

Para quem pensa no pós-venda, a Nissan cobra R$ 1.784 em revisões do New March 1.6 até 60.000 km, o que é sem dúvida um dos menores custos com revisões do mercado nacional. A garantia é de 3 anos com assistência 24 horas.

Agora que virou nacional, o New March poderá mostrar realmente seu potencial no mercado brasileiro e desta vez com oferta de peças, algo que falhou muito no caso do modelo mexicano. É ágil, econômico e tem bom pacote de equipamentos na versão topo de linha. Se você considera um carro nessa faixa de preço, vale a pena considerar esta nova opção.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Nissan New March 1.6 SL

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, flex
Cilindrada – 1598 cm³
Potência – 111 cv a 5.600 rpm (etanol/gasolina)
Torque – 15,1 kgfm a 4.000 rpm (etanol/gasolina)
Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho
Velocidade máxima – 191 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,5 segundos

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 185/55 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 3.827 mm
Largura – 1.675 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.528 mm
Entre-eixos – 2.450 mm
Peso em ordem de marcha – 982 kg
Tanque – 41 litros
Porta-malas – 265 litros

Galeria de fotos do Nissan New March 1.6 SL 2015:

Avaliação Nissan New March SL 2015: modelo é ágil e tem consumo razoável
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email