Avaliação: Nova Oroch Turbo vai bem, apesar de simples

renault oroch 2023 avaliacao na 47

Renovada, a Renault Oroch se desprende do irmão Duster para seguir carreira solo. E faz isso ao ganhar coração novo para enfrentar as rivais.


Com ajustes pontuais, a Oroch Turbo simplificou até o nome e chega com proposta de ser uma alternativa às mais fracas VW Saveiro e Fiat Strada, ambas com motores aspirados.

renault oroch 2023 avaliacao na 50

Adotando o mesmo motor 1.3 TCe de Duster e Captur, a Oroch Turbo entrega até 170 cavalos e 27,5 kgfm, além de transmissão CVT, que foca mais na economia.

Custando R$ 137.100, a Renault Oroch Outsider perigosamente custa quase o mesmo que uma Fiat Toro Endurance e isso para a picape da Renault não é nada bom…

Por fora…

renault oroch 2023 avaliacao na 8

A Renault Oroch Outsider 2023 surge com a frente portando o bumper com faróis de milha, assim como a identificação do modelo estampada na frente, com faróis de neblina abaixo.

Com visual robusto, as laterais apresentam protetores adicionais nas saias de rodas e base das portas, com reforço na proposta com retrovisores pretos e barras longitudinais no teto.

renault oroch 2023 avaliacao na 9

Além das maçanetas pretas e grafismo lateral, a Oroch Outsider tem ainda vistoso santantônio com barra de proteção no vidro e capota marítima. As rodas aro 16 polegadas são exclusivas.

Já as lanternas traseiras possuem lentes escurecidas e a tampa renovada destaca o nome Oroch, firmando a mudança de perfil do produto, independente do Renault Duster.

Por dentro…

renault oroch 2023 avaliacao na 19

No interior, a Renault Oroch Outsider emprega o mesmo padrão de acabamento do Duster 2023, porém, o painel difere em alguns aspectos, como o display da multimídia.

Elevada, ela melhora a visão do sistema de entretenimento e navegação, com projeção sem fio para Android Auto e CarPlay, além da câmera de ré.

renault oroch 2023 avaliacao na 33

O novo arranjo fez surgir um porta-objetos na parte central, porém, a Renault manteve o ar condicionado automático com displays digitais nos botões, ainda que visualmente mais simples.

Já o volante com novo design não segue o Duster 2023, tendo comandos do piloto automático e limitador, mas o comando fica lado do ajuste dos retrovisores, no painel.

renault oroch 2023 avaliacao na 37

Os difusores de ar metalizados ajudam a dar um visual mais elaborado ao interior, que continua sendo muito simples, mesmo com acabamento em couro nas portas e assentos.

Na instrumentação, o quadro difere também do Duster, tendo conta-giros, nível de combustível e temperatura da água analógicos, com velocímetro e computador de bordo digitais.

renault oroch 2023 avaliacao na 34

A Oroch Outsider 2023 tem ainda apoio de braço para o motorista, enquanto o porta-luvas dispõe de iluminação. O porta-copos duplo é pequeno e coberto por um carregador wireless.

Este não vem de série, sendo um acessório da Renault. As portas têm pouco acabamento, mas apresentam elementos exclusivos para a picape Oroch 2023.

renault oroch 2023 avaliacao na 43

Atrás, o espaço é reduzido, suficiente para viagens não muito longas, tendo três lugares com cintos de 3 pontos e apoios de cabeça.

Na caçamba, seus 683 litros são suficientes para levar muita coisa, tendo proteção plástica e ganchos de amarração, além da capota marítima. A tampa, no entanto, não tem amortecimento.

Por ruas e estradas…

renault oroch 2023 avaliacao na 48

Já visto com 100% da força entregue nas rodas devido a um defeito no controle de estabilidade, o motor H5Ht é bem forte, mesmo com os sistemas ligados.

Com quatro cilindros, turbocompressor e injeção direta de combustível, o 1.3 TCe é um propulsor com 162 cavalos na gasolina e 170 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm.

renault oroch 2023 avaliacao na 45

Tendo um ótimo torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm nos dois combustíveis, o H5Ht tem 1.332 cm³ e usa uma arquitetura modular, como do motor Firefly da Stellantis.

Tendo respostas pontuais ao acelerador, mesmo com o modo Eco, o motor da Oroch Turbo garante excelente saída e torna a condução no trânsito ou na estrada, ótima.

renault oroch 2023 avaliacao na 32

As retomadas também dão à Oroch Turbo um diferencial enorme para as demais picapes leves, graças não só à potência maior, mas também ao torque.

O CVT com simulação de oito marchas tem boa calibração e apresenta deslizamento suave, sem segurar demais o giro e tornando as respostas mais imediatas.

renault oroch 2023 avaliacao na 17

Ainda assim, se fosse um automatizado de dupla embreagem, por exemplo, o motor entregaria toda sua força, mesmo com uma ou duas marchas a menos.

Para quem busca mais agilidade, existe o modo manual na alavanca de transmissão CVT, mas limitada pelo gerenciamento eletrônico do conjunto motriz.

renault oroch 2023 avaliacao na 7

O giro do motor alcança pouco mais que 5.500 rpm e corta, mas ele trabalha muito bem entre 1.500 rpm e 3.500 rpm.

Com oito simulações de marcha, o CVT é suficiente para a proposta da Oroch, que visa manter o consumo adequado. No etanol fornecido no tanque do carro de avaliação, ele rendeu 7,3 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.

renault oroch 2023 avaliacao na 18

Isso foi pouco abaixo do Duster 2023, porém, a Oroch é maior e mais pesada que o SUV da Renault. A picape roda a 110 km/h em 1.850 rpm, permitindo assim maior conforto ao dirigir.

Uma ressalva ao funcionamento do motor H5Ht é ser bem ruidoso, apresentando certos barulhos que parecem defeitos, ainda que não sejam de fato (espera-se).

renault oroch 2023 avaliacao na 14

Na condução, um ponto negativo é a direção eletro-hidráulica, que torna o volante pesado em manobras, mais que um hidráulico. Ao dirigir, a impressão ruim passa.

Robusta, a Oroch Turbo não tem o que reclamar, com suspensão traseira multilink e uma boa calibração, que filtra bem a buraqueira, mesmo as mais grotescas encontradas em nossas ruas.

renault oroch 2023 avaliacao na 3

Como tem acabamento espartano, a Oroch se beneficia de menos materiais que poderiam fazer barulho no interior e em pisos ruins, nada fica chacoalhando ou gerando vibrações.

A suspensão elevada também ajuda na condução, gerando boa estabilidade em curvas dentro e fora da estrada, bem como no conforto a bordo.

renault oroch 2023 avaliacao na 5

Os freios atuam bem, sem exageros, mesmo não tendo disco de freio nas rodas traseiras, que usam tambores. Sem ficar pulando ou quicando em ondulações, a picape se mostra agradável.

A Oroch Turbo dispõe de controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampa. Na segurança ainda, existem airbags laterais.

Por você…

renault oroch 2023 avaliacao na 2

A Renault Oroch Outsider 2023 se destaca por conta de seu potente motor, assim como pelo uso da caixa CVT, que confere uma condução linear e economia ao produto.

O pacote de equipamentos poderia ser mais generoso e eficiente, tendo por exemplo, uma direção elétrica no lugar da eletro-hidráulica.

renault oroch 2023 avaliacao na 20

O piloto automático antiquado, assim como algumas simplificações depõe contra o conjunto. A tampa da caçamba devia ter amortecimento, reduzido a uma haste sob o capô (o Duster tem duas).

Ainda assim as mudanças valeram a pena em comparação com o modelo anterior. Mas, o preço de R$ 137.100 é alto se comparado aos R$ 137.098 da Fiat Toro Endurance.

renault oroch 2023 avaliacao na 25

Maior e mais potente, a picape da Fiat só não tem capota marítima e rodas de liga leve, porém, o conteúdo é maior, em especial na segurança.

Assim, entre Oroch Outsider e Toro Endurance, fica difícil não optar pelo produto da Fiat.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Renault Oroch Outsider 1.3 TCe 2023

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 1.332 cm³

Potência – 162/170 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 27,5 kgfm a 1.600 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – CVT de 8 marchas simuladas com mudanças manuais na alavanca

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,8 segundos

Velocidade máxima – 189 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.850 rpm

Consumo urbano – 7,3 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 9,5 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Eletro-hidráulica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 16 com pneus 215/65 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.719 mm

Largura – 1.834 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.634 mm

Entre eixos – 2.829 mm

Peso em ordem de marcha – 1.432 kg

Tanque – 50 litros

Caçamba – 683 litros

Capacidade de carga – 650 kg

Preço: R$ 137.100

Renault Oroch Outsider 1.3 TCe 2023 – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.