*Destaque *Featured Avaliações Pickups Volkswagen

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Mudança de rumo é o que a Nova Saveiro 2017 está propondo. A tradicional picape leve da Volkswagen arruma as malas e parte para um caminho só seu, longe dos irmãos Gol e Voyage. Isso não é para menos, já que no futuro ela será independente dos compactos, que estarão em uma nova família.


Assim, a Saveiro Cross 2017 aposta em um visual mais robusto e sofisticado, representando essa mudança de direção. Apesar disso, a picape recebe também as melhorias que a dupla de passeio já adotou, tendo agora um painel muito melhor que o anterior e multimídia das mais completas do mercado.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Mais atraente visualmente e bastante conectada, a Nova Saveiro Cross CD ainda traz algumas modificações mecânicas, que realçaram sua robustez. Mas, como já se sabe, tudo isso tem um preço salgado de R$ 69.990. A versão avaliada pelo NA era completa e tem seu valor elevado para R$ 76.366.


O preço fica bem próximo da Fiat Toro Freedom e praticamente o mesmo da Renault Duster Oroch Dynamique automática, que é a novidade do modelo. E a Saveiro está perdendo terreno para a Toro, que faz dupla na liderança com a irmã Strada. Em relação à Renault, ela está bem folgada nas vendas.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Por fora…

A mudança visual da Volkswagen Saveiro 2017 foi para melhor. O novo conjunto ótico de dupla parábola e bom acabamento remete à Amarok. A grade redesenhada se harmoniza com o novo para-choque, que é exclusivo na versão Cross. Os faróis de neblina de tripla função (neblina, longo alcance e luz de curva) chamam a atenção.

O para-choque tem acabamento prateado na parte inferior, que se estende pelas laterais nos protetores adicionais, que também envolvem as caixas de rodas. Se a impressão é que a Saveiro 2017 cresceu na parte frontal, isso se deve ao novo capô, mais elevado e com vincos extras.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Retrovisores em tonalidade cinza, barras longitudinais e defletor de ar no teto, santantônio personalizado e exclusivo são outros itens que se destacam na versão Cross. As rodas de liga leve em cinza brilhante foram redesenhadas e ficaram mais bonitas, sendo que agora a Saveiro tem pneus mais voltados para o off-road e custam R$ 142 a mais.

Aliás, a suspensão ficou um pouco mais elevada, ajudando na transposição de obstáculos, tendo ainda bons ângulos de ataque e saída. Na traseira, as lanternas ganharam lentes com efeito 3D e a tampa da caçamba – que tem amortecimento a gás – apresenta novo layout.

Tudo parece bem, mas faltou uma câmera de ré, por exemplo. Afinal, são mais de R$ 70.000 em uma pickup compacta. A caçamba tem proteção plástica e capota marítima. O volume interno é bom: 580 litros e a capacidade de carga é de 621 kg. No geral, o estilo agradou.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Por dentro…

Como já foi dito, a Nova Saveiro compartilha com Gol e Voyage 2017 o novo painel, que deu outra vida ao ambiente. Com injeção de plástico personalizado, o acabamento do conjunto frontal é bem superior ao antigo, ainda presente na versão básica Robust.

Somando-se a instrumentação completa, o volante multifuncional em preto brilhante e a multimídia Discover Media, o painel da picape da Volkswagen revitalizou o interior. Mesmo os comandos do ar-condicionado foram alterados, assim como a iluminação. Mas a central de entretenimento é o grande destaque.

Ela vem com Android Auto, Car Play e MirrorLink, todos juntos no AppConnect, tendo ainda pareamento simultâneo de dois celulares, entradas USB e SD (2), entrada auxiliar, Bluetooth e navegador GPS com atualização gratuita.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

O suporte de celular só não é totalmente dispensável porque não há uma base adequada para o smartphone no console. Ele tem ainda um USB adicional para recarga do aparelho. Com os aplicativos do dispositivo móvel reproduzidos no display sensível ao toque e a gestos, o condutor fica mais tranquilo tanto em segurança como comodidade, pois pode ainda comandar funções por voz.

Faltou a câmera de ré, como já mencionado, sobrando um esquema visual de aproximação de objetos, onde o veículo em questão é uma Amarok Cabine Dupla… Se essa é a vontade real da Saveiro, ela está no caminho certo, já que utiliza um pacote de equipamentos bem próximo da irmã maior: ABS, EDB, TCS, ESP, HDC, HHC, etc.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Sopa de letrinhas, mas podemos destacar o controle de descida, novidade na linha 2017. No mais, controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial. Como se vê, nesse quesito a Saveiro Cross 2017 está bem servida. Mas, tem somente duas bolsas infláveis. Poderia oferecer mais airbags mesmo como opcional.

O ambiente com acabamento escurecido nas colunas e teto dá um ar de esportividade, assim como os bancos esportivos e exclusivos, onde o nome Cross aparece bem destacado. Os pedais de liga leve e as soleiras personalizadas realçam a proposta.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

O banco traseiro foi feito para três, mas apoia mesmo somente dois e com restrição para as pernas. O acesso até que não é ruim. As janelas basculantes tem um toque de saudosismo. Faltou apoio de braço para o condutor, mas de resto, com tudo dentro, a Saveiro Cross se apresenta bem completa.

Piloto automático, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular estão presentes em um pacote que custa R$ 2.680, que inclui ainda o couro Native dos assentos e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A proposta é interessante, apesar de conflitar com aquela oferecida pelas novas rivais de quatro portas.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Por ruas e estradas…

As pequenas mudanças alteraram muito pouco a performance da Saveiro Cross. O propulsor EA211 1.6 16V MSI Flex recebeu ajustes para redução de atrito e melhoria no consumo, assim como a suspensão teve parâmetros alterados, adicionados por um perfil mais off dos pneus, adquiridos separadamente.

O 1.6 MSI da Nova Saveiro Cross continua tendo uma boa performance, responde bem ao acelerador e fornecendo reações imediatas nas retomadas. Bem elástico, ele não vacila entre as marchas e garante uma condução prazerosa.

Seus 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm estão sempre disponíveis. Unido ao bom câmbio MQ-200 – cujas trocas são precisas, suaves e curtas – o conjunto está na medida certa para a proposta da picape.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 3.000 rpm. Bom para uma condução mais confortável e útil nas retomadas, onde em algumas situações nem é necessária redução. Mas, o consumo com etanol fornecido pela fábrica ficou abaixo dos resultados anteriores, sendo 9,9 km/litro na estrada. Na cidade, porém, foi melhor. Nossa média foi de 7,4 km/litro.

A alteração do ajuste da suspensão não interferiu na sensação de dirigir em relação aos modelos testados anteriormente. A direção hidráulica tem bom acerto, mas seria mais eficiente e confortável se fosse elétrica. Teremos de esperar um pouco mais por isso. Os freios são mais do que suficientes para a proposta (discos também atrás).

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

As respostas da suspensão agradam, oferecendo boa estabilidade, mas sem ser dura. A absorção de imperfeições do piso é regular, mas esperado. Nada de fim de curso. Carregada, ela apresenta bom comportamento. Em curvas mais agressivas, a tendência de sair de frente é atenuada com o controle de tração, enquanto o de estabilidade puxa a picape para dentro.

No fora de estrada, o bloqueio do diferencial é um item muito importante para não fica na lama, literalmente. O controle de descida é eficaz e permite que o motorista apenas controle a direção. Já o nível de ruído interno é condizente com a proposta. De forma geral, o desempenho é mais do que adequado para as pretensões da Saveiro Cross.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Por você…

Com bom desempenho, conforto, robustez, conectividade e design, a Nova Saveiro Cross 2017 com cabine dupla seria uma opção muito interessante se seu preço não estivesse pareado com os das novas picapes compactas de quatro portas.

Embora seja mais próxima de um carro do que as outras, ela deve em espaço interno e acessibilidade, não ficando necessariamente atrás em termos de equipamento ou capacidade de carga. O tamanho compacto ajuda na hora de estacionar ou de ocupar um espaço na garagem, mas apenas isso não é um argumento forte para evitar uma avaliação da concorrência.

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado

Se for a Strada Adventure CD como alternativa, o projeto da VW se mantém mais atualizado e em dia tecnologicamente. Apesar de líder, a rival da Fiat não tem mais de onde tirar coelho da velha cartola. Já a Montana nem é preciso dizer que se trata de uma carta fora do baralho.

Centrando-nos apenas no produto Saveiro, a picape da VW evoluiu bastante em uma atualização que não ficou apenas no visual. Mas, cabe agora ao consumidor avaliar se ainda é viável manter-se num segmento que atingiu seu limite de crescimento ou apostar na inovação de um nicho que tomou boa fatia do mercado para si em pouquíssimos meses.

Medidas e números…

Ficha Técnica da Volkswagen Saveiro CD Cross 2017:

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, Flex
Cilindrada – 1598 cm³
Potência – 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,5/10,0 s (gasolina/etanol)
Velocidade máxima – 178/181 km/h (gasolina/etanol)
Consumo estrada – 9,9 km/litro (etanol)
Consumo urbano – 7,4 km/litro (etanol)
Rotação a 110 km/h – 3.000 rpm

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção
Hidráulica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 15 com pneus 205/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.497 mm
Largura – 1.898 mm (com retrovisores)
Altura – 1.553 mm
Entre-eixos – 2.753 mm
Peso em ordem de marcha – 1.129 kg
Capacidade de carga – 621 kg
Tanque – 55 litros
Compartimento de carga – 580 litros
Preço: R$ 69.990 (R$ 76.366 versão testada)

Saveiro quadrada

Galeria de fotos da Volkswagen Saveiro CD Cross 2017:

Avaliação: Nova Saveiro Cross 2017 tem visual diferenciado
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email