Avaliação: Nova Sprinter 2022 tem versatilidade no VUC

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O mercado de veículos comerciais no Brasil é muito forte e um dos players importantes do segmento de vans e furgões é a Nova Sprinter 2022.


Na versão 314 CDI Street Longa, o modelo explora a versatilidade com a capacidade de circular por centros urbanos na categoria VUC, permitindo ainda a condução com CNH categoria B.

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Com potência suficiente, garantida por seu bom motor OM-651 2.2 litros, tem um baú com generosos 10,5 m³, largas portas de acesso e boa capacidade de carga.

No mercado, seu preço é de R$ 237.000, trazendo algumas inovações pouco vistas em veículos desse tipo, porém, com algumas ausências e detalhes a observar em seu uso no dia a dia.

Por fora…

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A Nova Sprinter 2022 não parece assim tão comprida como seu nome extenso sugere, mas ela tem 5,93 m e isso não é ilusão de ótica.

A frente tem um conjunto ótico novo e fluido, adquirido na mais recente atualização. Com grade e para-choque preto, a Sprinter tem ainda faróis duplos e faróis de neblina.

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Tendo rodas de aço com calotas parciais, a Sprinter conta com pneus 225/75 R16. Nas portas, retrovisores tem repetidores de direção e espelho duplo, com lente convexa, que ajuda muito.

Com teto alto (2,62 m), a Nova Sprinter 2022 tem porta dupla traseira com 270 graus de abertura e degrau no para-choque. As lanternas são grandes e há porta lateral corrediça.

Por dentro…

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A cabine da Nova Sprinter 2022 é elevada e tem alças para facilitar o acesso nas portas e no teto. Com degraus de acesso, o furgão tem um banco ajustável.

Nele há espaço para três pessoas, com o banco do motorista tendo ajuste de altura, além de direção elétrica com ajuste de altura e profundidade.

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O cluster é analógico com display do computador de bordo, enquanto o painel tem um rádio simples com USB-C e espaço para objetos, além de difusores de ar circulares.

Nota-se a ausência da multimídia MBUX, que está disponível apenas no pacote Hi-Tec. Ainda assim, abaixo, o ar condicionado é automático com comandos similares aos dos carros.

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Já a alavanca de transmissão manual de seis marchas fica bem próxima da direção. Ao lado, um porta-objetos e vão para locomoção na cabine.

Esta, bem alta, tem ainda dois porta-documentos elevados, assim como luzes de leitura e interna, além de porta-óculos e os para-sois.

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Com grande área envidraçada, tem ainda porta-copos no painel, mas longe das mãos do motorista. Além disso, o freio de estacionamento manual é muito baixo para acionar.

Nas portas, vidros elétricos one touch e retrovisores elétricos. Apesar de a proposta ser simples para o trabalho, a partida é por botão, mas sem entrada presencial.

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No baú de carga, cujo volume é de 10 m³, o acesso é fácil pela porta lateral e há luz no interior. Também existe um espaço sobre a cabine para pequenos objetos.

O espaço tem piso naval com ancoragem, com as paredes sem protetores, adicionados pelos clientes. A capacidade de carga é de 1.217 kg, inferior ao da Citroën Jumpy, por exemplo.

Por ruas e estradas…

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A Nova Sprinter 2022, na versão furgão, tem motor OM-651 2.2 litros de quatro cilindros com duplo comando de válvulas no cabeçote, acionados por corrente.

Com turbocompressor e injeção eletrônica Common Rail, o propulsor de 2.143 cm³ entrega 143 cavalos a 3.800 rpm, além de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm.

A transmissão é manual de seis marchas, tendo engates precisos e justos, tendo bom escalonamento. O propulsor tem boa força em baixa rotação e permite uma condução agradável.

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Com embreagem de acionamento macio, as trocas são macias e o desempenho é suficiente para operações urbanas e até mesmo rodoviárias. A velocidade permitida é de 110 km/h.

Considerada VUC — Veículo Urbano de Carga — a Nova Sprinter 2022 tem boa saída, com faixa de giro entre 1.500 rpm e 2.000 rpm, o que dá ao furgão a resposta ideal.

O motor garante subida rápida de giro, permitindo que a van de 2,3 toneladas tenha uma saída rápida e possa rodar na estrada com sexta marcha em boa parte do tempo.

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Mesmo em subidas de serra ou longos aclives, a Nova Sprinter 2022 sobra quando vazia, mantendo rotação em torno de 2.000 rpm, sua melhor faixa de atuação em rodovia.

Na cidade, a Sprinter é bem ágil e não se importa com ruas bem íngremes, depressões, valetas ou lombadas. Com boa altura livre do solo, pode passar por trechos parcialmente alagados.

Tendo boa resposta ao acelerador, exige poucas mudanças de marcha e tem consumo urbano de 9,8 km/l, enquanto na estrada, ela fez 10,9 km/l.

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Com giro em 2.200 rpm na estrada, a Nova Sprinter 2022 garante conforto ao dirigir, apresentando boa posição de dirigir e facilidade para obter ultrapassagens e retomadas pontuais.

Na aceleração, não há dados oficiais, mas a velocidade final é de 155 km/h. Obviamente, no limite da estrada, a Sprinter estará em uma condição boa de dirigibilidade.

No entanto, a Sprinter é suscetível a ventos laterais, ainda que tenha sistema eletrônico para atenuar ou evitar os movimentos involuntários da carroceria sob essa condição.

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Com progressão na direção, o furgão da Mercedes-Benz tem uma boa dirigibilidade para um furgão, especialmente com diâmetro de giro pequeno, suficiente até para conversões em avenidas pouco largas.

Tendo suspensão dianteira de braços triangulares inferiores, feixe de mola transversal e amortecedores, a Sprinter conta ainda com eixo rígido e feixe de molas semielípticas.

O conjunto é robusto e suporta bem as irregularidades, porém, os pneus altos e a própria resposta do conjunto, faz com que o veículo oscile muito em depressões.

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Ainda assim, apesar do balanço, a Sprinter se mantém como um veículo de carga adaptado para a realidade urbana, onde o próprio nome indica seu ‘habitat’.

Além disso, a Sprinter Furgão conta com freios suficientes, bem como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade contra o vento lateral.

O furgão da Mercedes-Benz dispõe ainda de um sistema de assistência com detecção de veículo frontal com alerta visual. Há sensor de fadiga também, o que contribui para segurança.

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No entanto, a Sprinter Furgão não dispõe de piloto automático, item que seria ótimo na estrada, dado que o modelo, apesar do foco na cidade, pode tranquilamente rodar na estrada.

Falta ainda sensor de estacionamento, porém, muitos clientes escolhem este e outros acessórios, como proteções internas, para personalizar a Sprinter Furgão segundo suas atividades.

Por você…

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A Nova Sprinter 2022 é um veículo versátil para sua função, com grande baú de mais de 10 metros cúbicos, com 3,375 m de comprimento e altura interna de 2.009 m.

Com portas amplas para acesso à carga, bem como piso baixo, a Sprinter Furgão tem um PBT de 3.500 kg e permite que motoristas com CNH categoria B possam trabalhar com ela.

Moderna e com propulsor bastante eficiente em consumo, a Sprinter Furgão é também um veículo com bom nível de segurança e custo-benefício interessante no mercado nacional.

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No mercado, sua maior rival é a Renault Master Gran Furgão L2H2 com preço de R$ 216.000, tendo 10,8 m³. A Fiat Ducato Cargo Médio tem 10 m³ e custa R$ 211.190.

O Iveco Daily 30-130 H2 tem 10 m³ também é um rival e sai por R$ 242.676. Com três concorrentes fortes, a Nova Sprinter 2022 é uma opção considerável.

Medidas e números…

Ficha Técnica Nova Sprinter 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 2.143 cm³

Potência – 143 cv a 3.800 rpm (diesel)

Torque – 33,7 kgfm a 1.200 rpm (diesel)

Transmissão – manual de seis marchas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – ND

Velocidade máxima – 155 km/h (diesel)

Rotação a 110 km/h – 2.200 rpm

Consumo urbano – 9,8 km/litro (diesel)

Consumo rodoviário – 10,9 km/litro (diesel)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo rígido

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Aço aro 16 com pneus 225/75 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 5.932 mm

Largura – 2.020 mm (sem retrovisores)

Altura – 2.620 mm

Entre eixos – 3.665 mm

Peso em ordem de marcha – 2.283 kg

Tanque – 71 litros/22 litros Arla32

Baú – 10,5 m³

Capacidade de carga – 1.217 kg

Preço: R$ 237.000 (versão avaliada)

Nova Mercedes-Benz Sprinter 2022 – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.