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Avaliação: Novo Cruze Sport6 não é esportivo, mas anda bem e bebe pouco

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Assim como o sedã, o Novo Chevrolet Cruze Sport6 2017 passou para a segunda geração, agora sobre a plataforma global D2XX que é, por exemplo, a mesma do Novo Chevrolet Equinox 2018. Com a mudança, o hatchback da GM ficou mais atraente, sofisticado, eficiente e, claro, mais rápido.

O Novo Cruze Sport6 2017 é oferecido nas versões LT e LTZ, sendo que a top de linha possui ainda um pacote adicional de tecnologia, que eleva a segurança e também o preço. Nesta unidade avaliada, o pacote é completo e o preço alcança R$ 113.090 (R$ 114.790 com pintura metálica).

Além do visual mais moderno, o Novo Cruze chama atenção pelo alerta de colisão, aviso de mudança de faixa com correção da direção, multimídia MyLink com Android Auto e Car Play, partida remota e estacionamento automático. Terceiro em seu segmento em 2016, o modelo vendeu 3.587 unidades.

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Por fora…

O Cruze Sport6 2017 ficou mais atraente em estilo. As linhas são bem equilibradas e a curvatura do teto deixou o carro com um aspecto bem mais fluído. A frente tem faróis dotados de LEDs diurnos, mas faltou um conjunto ótico com xenon ou LED.

Chama atenção também pela grade dupla e detalhes cromados. Sob o para-choque, um defletor de ar semelhante ao da Spin, que facilmente encosta no chão em rampas de garagem mais íngremes.

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Mais cromados estão presentes no entorno das janelas e nas maçanetas. Os retrovisores não possuem repetidores de direção, mas são rebatíveis eletricamente. A traseira apresenta lanternas grandes e bipartidas, mas novamente sem LEDs.

O para-choque tem desenho esportivo, mas um pouco exagerado. A intenção é dar um pouco mais de agressividade ao desenho do Novo Cruze Sport6, mas na nossa opinião passou um pouco da conta. Defletor de ar no teto e teto solar estão presentes, assim como belas rodas de liga leve aro 17 com pneus 215/50.

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Por dentro…

Apesar do esforço de deixar a traseira mais agressiva, conforme citado acima, o Novo Chevrolet Cruze Sport6 LTZ 2017 se apresenta bem sóbrio e elegante no interior. Nenhum detalhe faz alusão ao nome ou a qualquer proposta de esportividade. O ambiente é dominado por dois tons de cinza, desde o volante até o couro dos assentos. Os materiais, especialmente o couro no painel, ampliaram o requinte a bordo.

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De modo algum o ambiente é ruim. O volante tem boa empunhadura e aspecto moderno, enquanto o quadro de instrumentos é amplo e dotado de computador de bordo bem completo. Inclusive exibe os ajustes do sistema de estacionamento automático e dados presentes na multimídia. O alerta de colisão é sonoro e visual no cluster e sobre o painel, com luzes de alerta.

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A multimídia MyLink tem os bons sistemas Android Auto e Car Play, além de OnStar, navegador GPS e câmera de ré. O ar-condicionado não é dual zone e a partida é por botão, embora possa ser realizada de fora com a chave eletrônica. Da mesma forma, o sistema mantém o veículo travado, funcionando apenas a climatização. Outro item de tecnologia apreciável para quem tem um smartphone mais moderno é o carregador wireless entre os bancos dianteiros.

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Os bancos em couro são confortáveis, com ajuste elétrico no do motorista. O teto solar elétrico dá ao Novo Cruze Sport6 LTZ 2017 um ambiente mais iluminado em relação ao sedã, que não dispõe do equipamento. O espaço é bem generoso para quem vai atrás, mas sem difusores de ar extras. O porta-malas tem 290 litros até a altura dos vidros e 380 litros até o teto.

Pela pretensão, o ambiente poderia ser mais escuro em relação ao sedã, apresentando uma tonalidade mais adequada. No geral agrada bastante, mas indica que o Sport6 é de fato apenas a versão hatch do Novo Cruze, sem uma proposta mais esportiva.

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Por ruas e estradas…

Sem dúvida, o ponto alto das mudanças no Novo Chevrolet Cruze Sport6 2017 foi a introdução do moderno motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex que, além de ser bicombustível, traz também injeção direta e turbo compressor.

O propulsor garante vida nova ao Cruze hatch, já que entrega boa elasticidade com carga máxima de torque em uma faixa muito ampla de funcionamento, começando totalmente em 2.000 rpm. Durante a condução urbana, o ponteiro fica entre 1.500 e 2.000 rotações, mas em retomadas, a rotação alcança 3.000/3.500 rpm.

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Nesse regime, o Cruze Sport6 LTZ 2017 responde muito bem ao acelerador, mesmo que o câmbio automático GF6-3 de seis marchas não acompanhe tão bem a disposição do Ecotec Turbo. A GM ajustou o conjunto para oferecer mais eficiência energética, por isso a condução não será tão agressiva quanto se imagina.

Mesmo assim, com qualquer pisada mais forte no acelerador e o Novo Cruze Hatch decola na frente de muitos carros. As retomadas também são muito boas. Sem paddle shifts, o modelo pode ser tocado manualmente pela alavanca. Não há modo Sport, reforçando a ideia de que o hatch é apenas esportivo no nome. Mas não decepciona em performance, já que anda bem e bebe pouco.

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Rodando a 110 km/h, o ponteiro marca 2.000 rpm. Conforto e economia durante as viagens. O nível de ruído baixo também colabora. Na cidade, as mudanças ocorrem em momentos certos e a condução é bem prazerosa. Conseguimos 10,2 km/litro na cidade e 15,6 km/litro na estrada, com gasolina, números praticamente iguais aos do Novo Cruze Sedan já avaliado. Confira aqui no NA.

O sistema Start&Stop funciona de forma rápida e não produz engasgos no motor, ajudando na economia de combustível. Outro item é a função Eco no painel, que auxilia o condutor na eficiência. Até mesmo os itens que estão consumindo mais também são indicados. A direção elétrica tem boas respostas e ainda corrige o carro em caso de distração do condutor no alerta de mudança de faixa. Porém, deve-se utiliza-lo somente como um auxílio, já que não se trata de um sistema de condução semiautônoma.

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Os freios são bem eficientes, mas o Cruze Sport6 não dispõe de frenagem automática de emergência. Há somente o alerta de colisão, que é ajustável A suspensão tem ajuste mais para o conforto, absorvendo bem muitas irregularidades, mas a estabilidade e a dinâmica de condução são muito boas.

Nas manobras, o sistema de estacionamento automático garante entrar em vagas paralelas ou perpendiculares de forma bem intuitiva, passando assim mais confiança ao condutor e mais segurança ao veículo. E termos gerais, o hatch médio da GM tem performance e economia muito boas, mas sem nenhuma pretensão à esportividade. Embora isso não seja um demérito já que ele não é oferecido como um puro esportivo.

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Por você…

O Novo Chevrolet Cruze Sport6 LTZ 2017 tem um bom conjunto, tanto em termos de tecnologia embarcada, quanto em desempenho e eficiência energética. Há uma boa oferta de conectividade e entretenimento, além de muito conforto e espaço.

O pacote de segurança adicional é muito bom, mas faltaram alerta de tráfego lateral e frenagem automática de emergência. E mais, poderia ter também o controle de cruzeiro adaptativo. Afinal, já se dispõe da tecnologia para detectar um veículo à frente e medir sua distância.

Mais LEDs nos faróis e lanternas, bem como difusor de ar traseiro e repetidores de direção nos espelhos são desejáveis. Interior mais escuro também seria um diferencial em relação ao sedã, já que basicamente apenas o teto solar elétrico e a traseira diferenciada são exclusividades mais nítidas do hatchback.

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O preço agora alcança R$ 113.090 com pacote completo. É bem alto, mas se compararmos com o VW Golf Highline Tiptronic com teto e pacote Elegance, o hatch da GM sai mais em conta e tem um pacote mais atraente. Apenas o Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT tem um pacote equivalente com preço menor. Mas tem motor aspirado, apesar da injeção direta e maior potência.

Para quem quer um hatch médio com boa performance e economia, sem que este seja um esportivo, assim como os rivais citados acima, o Novo Chevrolet Cruze Sport6 LTZ 2017 é uma alternativa interessante. Dentro do seu segmento, vale a pena, apesar do preço.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Chevrolet Cruze LTZ 2017

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo e injeção direta

Cilindrada – 1399 cm³

Potência – 150/153cv a 5.600/5.200 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 24,0/24,5 kgfm a 2.100/2.000 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Automática com seis marchas e mudanças sequenciais

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 214 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 10,2 km/litro

Consumo rodoviário – 15,6 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 215/50 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.448 mm

Largura – 1.807 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.484 mm

Entre-eixos – 2.700 mm

Peso em ordem de marcha – 1.336 kg

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 290 litros até os vidros/380 litros até o teto

Preço: R$ 113.090 (versão LTZ completa)

Chevrolet Cruze LTZ 2017 – Galeria de fotos




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