Avaliação: Novo Duster Turbo vai bem, só falta recheio

renault duster turbo avaliacao na 2

O Novo Duster finalmente agora tem o motor turbinado, que tanto esperou chegar e reforça a proposta de ser uma alternativa mais barata em relação ao irmão Renault Captur Iconic.


Usando a mesma mecânica deste, mas somente na versão Iconic, o Novo Duster ganha fôlego para continuar sendo uma opção atraente no mercado, devido principalmente ao bagageiro.

renault duster turbo avaliacao na 11

Rústico e robusto, o Novo Duster peca, no entanto, em não oferecer mais além da motorização mais forte, ficando mais evidente em relação ao preço de R$ 136.090.

Mesmo sendo R$ 20.000 mais em conta que o Captur Iconic, poderia ter mais, além dos 170 cavalos e 27,5 kgfm do motor 1.3 TCe com câmbio CVT. Melhorou? Bom, veremos.

Por fora…

renault duster turbo avaliacao na 7

O Renault Duster Iconic 2023 não mudou nada em relação à versão 1.6 SCe, exceto pelo badge 1.3 TCe, que revela a motorização do SUV compacto nacional.

Visualmente, o Novo Duster avaliado tinha o pacote Outsider com overbumper dianteiro com faróis de milha, ligados com o farol alto. Ele também adiciona protetores nas portas.

renault duster turbo avaliacao na 15

Com faróis de neblina na frente, o Duster Turbo tem ainda rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/60 R17, além de escape com ponteira cromada.

Tendo barras longitudinais no teto, o SUV conta ainda com faróis dotados de luzes diurnas em LED, lanternas em LED. Há também repetidores de direção em molduras nas laterais.

Por dentro…

renault duster turbo avaliacao na 21

No interior, também sem mudanças em relação ao Iconic, tendo acabamento preto nos revestimentos das portas e painel, adicionando aplique metalizado nos difusores de ar.

O cluster é analógico e simples, tendo comandos do computador de bordo no volante. Falando nele, tem revestimento premium e ajustes do piloto automático e limitador de velocidade.

renault duster turbo avaliacao na 23

Com assistência elétrica, a direção conta com comandos de telefonia no volante e mídia em haste na coluna. O ajuste é em profundidade e altura, o que é bom.

O ar condicionado automático com displays digitais ainda chama atenção num carro tão simples, enquanto a multimídia com projeção para Android Auto e CarPlay precisa de fio.

renault duster turbo avaliacao na 28

Ela reproduz ainda as quatro câmeras externas, que atuam individualmente, dando o motorista a opção de olhar qualquer um dos lados independentemente.

Os bancos com revestimento premium são confortáveis, com o do motorista tendo ajuste em altura. Atrás, o espaço poderia ser maior dado seu porte, lembra o Peugeot 2008.

renault duster turbo avaliacao na 24

Sem teto solar, o Duster Turbo poderia dispor de mais itens de conforto e segurança, já que nem tem airbags laterais e cortina, mas tem sensor de ponto cego, pelo menos.

Ele apresenta ainda sensor presencial de aproximação para abertura de portas e também botão de partida, assim como duas entradas USB, uma para recarga.

renault duster turbo avaliacao na 38

Já o bagageiro com seus 475 litros é ótimo, porém, o espaço usado por ele ocupa em parte o que os passageiros teriam para colocar as pernas.

Por ruas e estradas…

renault duster turbo avaliacao na 6

O Novo Duster Iconic 1.3 TCe adiciona um propulsor muito importante para a Renault no mercado nacional, o quatro cilindros H5Ht com 1.332 cm³, turbo e injeção direta flex.

Com tecnologia em dia com o mercado, o 1.3 TCe é o mesmo motor usado nos carros menores da Mercedes-Benz e apresenta números interessantes, como torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm.

renault duster turbo avaliacao na 43

Entregando 162 cavalos na gasolina e 170 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm. O propulsor é acompanhado pela transmissão CVT Xtronic, que simula oito velocidades.

O conjunto da Renault, usado também na Nova Duster Oroch 2023 tem um comportamento ótimo, apesar de o ruído em baixa do motor H5Ht não ser assim tão apreciável.

renault duster turbo avaliacao na 39

Apesar da suavidade ao rodar, ele fica incorporado quando se exige mais, subindo rapidamente de giro e até atenuando muito a perda gerada pelo CVT.

Usando-se as trocas de marchas na alavanca, o Duster Turbo consegue um pouco mais de agilidade e o SUV desenvolve velocidade com muita rapidez.

renault duster turbo avaliacao na 10

Navegando em torno dos 1.500 rpm na cidade, o Duster Turbo rapidamente sobe de giro, mas também atinge quase 6.000 rpm, garantindo ultrapassagens rápidas e retomadas similares.

O propulsor garante muita força, mesmo em subidas longas, não exigindo assim giro alto para manter a velocidade. O mesmo ocorre nas demais situações do dia a dia.

renault duster turbo avaliacao na 18

Na cidade, se exige pouca troca, mantendo o giro baixo e garantindo assim economia, mas como se trata de um motor forte e o Duster pesa 1.353 kg, com etanol o consumo é até bom.

No trecho urbano, ele fez 7,5 km/l e na estrada alcançou 9,7 km/l, ambos com álcool. Tendo tanque de 46 litros, o SUV tem autonomia teórica de 446 km.

renault duster turbo avaliacao na 4

O Duster Turbo tem ainda Start&Stop, o desligamento automático do motor, que garante partida rápida para retomar a condução, mas apresentando um tranco incômodo.

Com suspensão robusta, o Duster Turbo filtra melhor as irregularidades do solo e mesmo os buracos mais terríveis no pavimento, ele encara com valentia.

renault duster turbo avaliacao na 17

Como o Duster tem acabamento enxuto, existem menos materiais para produzir barulho durante a condução em pisos ruins, o que é ótimo, nesse aspecto.

Tendo direção elétrica, o Duster Turbo mantém certa firmeza do antigo sistema eletro-hidráulico da geração anterior, porém, bem mais leve.

renault duster turbo avaliacao na 8

O SUV tem ainda freios com tambor nas rodas traseiras, que bem poderiam ser discos, o que melhoraria o espaço total de frenagem, mas o Duster cumpre bem sua missão nesse caso.

Com rodas aro 17 polegadas e pneus de boa medida, o SUV tem uma calibração mais firme da suspensão e garante boa estabilidade em curvas e desvios de direção.

renault duster turbo avaliacao na 9

Bem resistentes à realidade das ruas e estradas do país, o Duster Turbo até convence quanto a questão é ter um veículo robusto para o dia a dia ao volante.

Por você…

renault duster turbo avaliacao na 3

O Renault Duster Iconic 1.3 TCe 2023 é um carro com mecânica potente e conforto do câmbio CVT, mas que ainda deve em alguns itens que poderiam compensar além do conjunto motriz.

Tem conteúdo fraco em segurança, apenas com airbag duplo, apesar dos controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa.

renault duster turbo avaliacao na 37

Multimídia e monitoramento de câmeras fazem parte do pacote, assim como sensor de ponto cego, mas poderia dispor mais bolsas infláveis e teto solar elétrico.

Pelo preço, o Duster Turbo Iconic leva vantagem sobre o VW T-Cross 200 TSI (R$ 131.650), devido à motorização mais forte.

renault duster turbo avaliacao na 20

O Chevrolet Tracker Premier (R$ 138.850) também tem motor 1.0 Turbo, porém, o Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo tem até 185 cavalos e custa R$ 138.410.

Tirando o tamanho e o porta-malas, o Duster Turbo nesse caso perde em conteúdo e também é superado em desempenho. Então, é importante considerar opções antes de fechar negócio.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Renault Duster Iconic 1.3 TCe 2023

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 1.332 cm³

Potência – 162/170 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 27,5 kgfm a 1.600 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – CVT de 8 marchas simuladas com mudanças manuais na alavanca

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,2 segundos

Velocidade máxima – 190 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.850 rpm

Consumo urbano – 7,5 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 9,7 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 215/60 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.376 mm

Largura – 1.832 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.693 mm

Entre eixos – 2.673 mm

Peso em ordem de marcha – 1.353 kg

Tanque – 46 litros

Porta-malas – 475 litros

Preço: R$ 136.090 (base) R$ 137.590 (completa)

Renault Duster Iconic 1.3 TCe 2023 – Galeria de fotos

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.