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Avaliação: Novo Ford Ka+ SEL 1.5 mostra boa disposição

Avaliação: Novo Ford Ka+ SEL 1.5 mostra boa disposição

Na cobertura completa que o NA faz do lançamento do Novo Ka, apresentamos primeiramente as impressões ao dirigir do Novo Ka hatch com motor 1.0, depois vídeos de detalhes das duas versões e agora uma avaliação mais completa do sedã com motor 1.5, confira:


Nascido para ocupar o lugar do recém-destituído Fiesta Sedan (Rocam), o Novo Ford Ka+ promete manter a boa performance do modelo anterior no mercado nacional, ajudando o hatch a completar uma média mensal de 10.000 unidades.

A Ford espera que 70% das vendas do Novo Ford Ka+ sejam da versão com motor 1.5 Sigma, que com seus 110 cv, confere um desempenho agradável para um sedã pequeno. Fruto de um projeto global desenvolvido em Camaçari/BA, o mais novo produto da marca americana promete estar entre as opções que o consumidor considerará na hora de adquirir um três volumes compacto.

O Novo Ford Ka+ chega com preços entre R$ 37.890 e R$ 47.490, oferecendo versões SE, SE Plus e SEL. Além do 1.5 Sigma, existe a opção 1.0 3C de até 85 cv e que responde pelos preços mais baixos da gama. Visualmente adaptado ao layout global da Ford, o modelo também apresenta inovações para se diferenciar da concorrência. Vai valer a pena?


Avaliação: Novo Ford Ka+ SEL 1.5 mostra boa disposição

Por fora…

No exterior, a principal característica do Novo Ka+ é a frente com inspiração na marca inglesa Aston Martin, que já foi da Ford e hoje deixa sua herança no estilo mundial da marca americana. Os faróis apresentam lente simples com acabamento prateado, equipadas também com lanternas e indicadores de direção. O formato dinâmico agrada. O conjunto ótico difere do modelo hatch, que tem máscara negra.

Já a grade apresenta frisos horizontais cromados (SEL), que diferem também do hatch, cuja grelha é formada por elementos hexagonais. O para-choque tem aspecto simples e funcional, dotado de dois faróis de neblina circulares. A frente é alta e truncada, muito distante daquela encontrada no irmão maior, o New Fiesta.

A carroceria é alta (1,52 m) e o porta-malas é pouco proeminente. As laterais são bastante limpas e um vinco mais destacado liga as duas maçanetas, pintadas na cor do carro. Os retrovisores são grandes, mas não possuem repetidores de direção e nem ajustes elétricos de série, infelizmente.

Avaliação: Novo Ford Ka+ SEL 1.5 mostra boa disposição

A traseira chama a atenção por não ser muito elevada em relação ao corpo principal. No entanto, ela é bem curta e a tampa de abertura pantográfica (com amortecedores) tem mais vão vertical do que horizontal. O espaço no bagageiro é tímido, tendo apenas 445 litros, o menor entre os sedãs da categoria, mas suficiente para uma família pequena.

As lanternas parecem iguais às do Novo Ka, mas apresentam maior prolongamento nas laterais da carroceria. O para-choque é limpo e não dispõe de sensor de estacionamento de fábrica (apenas acessório) na versão topo de linha SEL. No teto, apenas a antena do rádio se destaca. Por fim, as rodas de liga leve com cinco raios duplos, aro 15 e pneus 195/55 R15 possuem desenho elegante.

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Por dentro…

O ambiente interno do Novo Ford Ka+ SEL 1.5 chama a atenção pela modernidade e boa aparência do acabamento, além da semelhança com o visual do New Fiesta. O painel apresenta material plástico duro com texturas suaves e revestimentos na cor preto brilhante no console central.

O quadro de instrumentos é simples e compacto, tendo ali velocímetro, conta-giros e nível de combustível, além de um display multifuncional com autonomia, hodômetro, consumo, indicador de marcha (modo Econo), entre outros. Já o volante tem ajuste de altura e detalhes na cor preto brilhante, bem como comandos de áudio e telefonia.

As hastes na coluna de direção acionam os piscas/farol alto e limpador/lavador do para-brisa com ajuste de velocidade. Mais abaixo, no lado esquerdo, existe um botão para acionamento das lanternas e faróis baixos, bem como faróis de neblina e abertura elétrica do porta-malas.

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Na parte central, a multimídia SYNC apresenta no topo um display com grafismos na cor Ice Blue, bem como CD player, controles das funções e teclado para discagem. O dispositivo agrega no geral CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth/Comandos de voz e assistente de emergência, que liga diretamente para o 192 do SAMU.

O ar condicionado apresenta comandos funcionais e logo abaixo há espaço para objetos (que bem pode servir para colocar um smartphone). Entradas USB e Auxiliar ficam ao lado da fonte 12V. O porta-luvas tem pouco espaço. Os difusores de ar são circulares nas extremidades e junto com os centrais, conferem boa vazão de ar. A alavanca de transmissão tem acabamento em tom preto brilhante.

Entre os bancos, existem nada menos que quatro porta-copos. Além destes, outros quatro ficam nas portas dianteiras, que ainda possuem dois porta-objetos. As entradas dianteiras apresentam ajustes manuais dos retrovisores, que bem poderiam ser elétricos em um carro de R$ 47.490.

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Os comandos dos vidros elétricos (sem one touch) estão bem posicionados, mas a trava central fica no centro do painel. O tecido do centro das portas não é muito suave ao toque, mas o friso pintado de preto brilhante agrada. No assoalho, uma pequena alavanca abre o bocal do tanque.

Banco do motorista e cintos de segurança dianteiros são ajustáveis em altura. A padronagem é agradável e o tecido também. Oferecem bom conforto para a categoria. O assento traseiro não tem encosto bipartido e o cinto central é subabdominal.

Não há apoio de cabeça para o quinto passageiro, outro item a ser revisto pela Ford. Esta, dispensou o sistema Isofix, pois em pesquisa, descobriu que o custo das cadeiras infantis com esse dispositivo possui preço elevado demais para o perfil do comprador do Novo Ford Ka+. Caso isso seja reduzido, provavelmente a empresa adotará o engate. No teto, para-sóis com espelho, mas sem iluminação e luzes de leitura individuais na frente.

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O espaço para quem vai atrás é bom e mesmo dois adultos de 1,90 m podem acomodar-se nos assentos dianteiros e traseiro sem prejuízo para as pernas, algo raro no segmento. A altura interna é boa, mas o passageiro acima de 1,80 m raspa a cabeça no acabamento traseiro. A visibilidade geral é boa.

Como comentado, o porta-malas dispõe de apenas 445 litros. No entanto, seu acesso é facilitado por uma tampa pantográfica e o estepe ocupa pouco espaço, apesar de ser 175/65 R14. Aliás, ele é limitado a 80 km/h, assim como um de perfil estreito.

Já conhecemos bem a história de alguns lançamentos no Brasil e sabemos que com o passar do tempo, o Novo Ford Ka+ SEL 1.5 ganhará os itens que estão faltando e mais alguns outros para enfrentar a concorrência, que não vai dar trégua para o novo oponente no mercado nacional.

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Por ruas e estradas…

O motor 1.5 16V Sigma ficou bem ajustado aos 1.048 kg do Novo Ford Ka+ SEL. O propulsor é econômico e oferece boa disposição em baixas rotações, que ao entregar 14,6/14,8 kgfm a 4.250 rpm, sendo a maior parte a partir de 2.000 rpm, garante uma condução prazerosa.

O novo sedã da Ford se mostrou bem esperto, especialmente em trechos urbanos. As retomadas foram satisfatórias e o bom escalonamento das marchas, aliado à precisão e maciez nos engates, deixou o modelo bastante agradável ao volante. A direção elétrica é firme e tem boas respostas.

Os freios são eficientes e a suspensão é firme, mas sem deixar de oferecer conforto. O conjunto entrega boa estabilidade nas curvas, reforçada pela atuação do Advance Trac, que consiste de controles de estabilidade e tração.

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Outro ponto positivo é o HLA (assistente de partida em rampa), que mantém os freios acionados por uns 3 segundos, garantindo que o condutor possa acionar a embreagem e o acelerador sem se preocupar em manter o carro firme nas ladeiras.

O nível de ruído a bordo é bom e o barulho do motor invade muito pouco o interior. O ajuste de molas de amortecedores também é digno de nota, absorvendo a grande maioria dos buracos e defeitos da via. Enfim, um carro bem ajustado para o dia a dia do brasileiro, seja em que parte do país ele estiver.

O Novo Ford Ka+ SEL 1.5 reproduziu praticamente os mesmos números de consumo do Inmetro, fazendo 7,8 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada com etanol. O giro em torno de 3.000 rpm a 110 km/h confere mais conforto durante as viagens e preserva por mais tempo os 52 litros do tanque de combustível.

Avaliação: Novo Ford Ka+ SEL 1.5 mostra boa disposição

Por você…

O Novo Ford Ka+ SEL 1.5 infelizmente sofre do mesmo mal crônico que afeta outros modelos no mercado nacional, o preço elevado. Na versão topo de linha, os R$ 47.490 de fato parecem muito para um sedã compacto que – apesar de ter ESP, TCS, Hill Holder, multimídia e SOS embarcado – merecia estar bem mais próximo dos R$ 40.000. Mas hoje quem está na faixa dos R$ 40.000 são hatches 1.0, então a realidade está se tornando outra.

Ele não é todo incompleto, apresenta ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, Advance Trac, Assistente de Emergência, SYNC com App Link, rodas de liga leve aro 15, entre outros. Para talvez compensar, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, piloto automático e banco traseiro bipartido com cintos de 3 pontos e apoio de cabeça já reduziria esse gap no custo-benefício.

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A Ford anunciou revisões com custo de R$ 1.664 até 30.000 km, além de assistência 24 horas e garantia de 3 anos. Enfim, serviços e suporte que o consumidor hoje em dia exige mais. E não poderia ser por menos, pois a batalha para levar o cliente ao concessionário está cada vez mais acirrada.

Vale a pena? Se levarmos em consideração os rivais mais próximos, até que o Novo Ford Ka+ está bem, mas o tamanho do porta-malas – apesar de ser razoável para uma família pequena – pode atrapalhar na hora de fechar negócio, pois o consumidor desse tipo de veículo precisa colocar tudo e mais alguma coisa no bagageiro e a comparação com os demais é inevitável.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Novo Ford Ka+ SEL 1.5

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, flex
Cilindrada – 1498,52 cm³
Potência – 105/110 cv a 6.500/5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 14,6/14,9 kgfm a 4.250 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de cinco marchas
Tração – Dianteira

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – ND
Velocidade máxima – ND

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 15 com pneus 195/55 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.254 mm
Largura – 1.695 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.525 mm
Entre-eixos – 2.491 mm
Peso em ordem de marcha – 1.048 kg
Tanque – 52 litros
Porta-malas – 445 litros

Rotação a 110 km/h – 3.000 rpm
Consumo urbano – 7,8 km/l
Consumo rodoviário – 9,9 km/l

Galeria de fotos do Novo Ford Ka+ SEL 1.5:

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