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Avaliação: Novo Fox 2015 é parecido com o Golf, mas tem personalidade própria

Avaliação: Novo Fox 2015 é parecido com o Golf, mas tem personalidade própria

O Novo Fox 2015 surgiu com a cara do Novo Golf, mas a receita “face family” da Volkswagen não tirou do compacto brasileiro a sua identidade. Com formato “hatchvan” preservado, o modelo agora sobe de nível para preencher um espaço que em breve estará vazio, o do Polo Hatch.


Claro que a pretensão é grande e nem dá para cumprir todos os requisitos que o velho hatch preenchia com louvor. Então, a receita para o Novo Fox 2015 é ser diferente nas versões mais caras, onde a Highline é a topo de linha. Nesta versão avaliada pelo NA, o modelo ainda veio totalmente completo e com câmbio automatizado I-Motion, e mais do que isso, também vem com o novo motor 1.6 16V MSI de até 120 cv, o que é muito bom.

Se esses itens todos e mais alguns opcionais forem adicionados ao pacote básico, o preço naturalmente vai subir para patamares que só mesmo quem deseja muito ter o carro na garagem vai se dispor a pagar. E o valor é bem alto: R$ 64.615 com tudo dentro e a pintura metálica Azul Aqua do modelo testado. O preço sugerido do Novo Fox Highline I-Motion é de R$ 52.780.

Notou que o valor sugerido aumentou? Pois é, embora tenha sido apresentado em agosto, o Novo Fox 2015 só passou a estar disponível nas concessionárias em outubro e já com reajuste de preços (Confira aqui o reajuste). A nova moda é aumentar o preço de um modelo antes mesmo de entregar as primeiras unidades dele no mercado. Certamente o preço influencia no desempenho das vendas.


De janeiro a outubro, o Novo Fox 2015 vendeu 84.274 unidades, sendo o oitavo entre os automóveis em 2014. Então, vamos ver como se comporta essa nova versão do compacto “altinho” da Volkswagen.

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Por fora…

O visual sem dúvida é a parte marcante do Novo Fox 2015, ainda mais na bela pintura Azul Aqua. O estilo emprestado do Novo Golf o deixou muito mais sofisticado e antenado com a filosofia global de estilo da Volkswagen.

Na frente, destaque para os faróis de dupla parábola de formato quadrado e frisos internos cromados, assim como um interessante filete cromado horizontal que se une ao da grade do motor, que possui acabamento em preto brilhante na parte superior. Ela é menor e dá um “plus” no visual. O capô também é novo e desce um pouco mais sobre a frente.

Algo que positivamente mudou para melhor foi o para-choque, que adotou um visual mais esportivo, especialmente quando o Novo Fox 2015 é pintado na cor vermelha, já que os filetes pretos nas laterais – que lembram garras – remetem ao Golf GTI.

Um “U” formado pelo acabamento preto também vai de encontro ao hot hatch germânico. O conceito Fox Peeper explorou bem essa semelhança… Por fim, sensores de estacionamento e faróis de neblina com aros cromados fecham o estilo frontal.

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Nas laterais, frisos cromados enfeitam as bases das portas junto com a nomenclatura Highline, igualmente brilhante. Os retrovisores apresentam repetidores de direção e as colunas B acabamento preto. As novas rodas aro 16 com pneus 195/50 R16 são elegantes.

Na traseira, o Novo Fox 2015 volta a ter mais semelhanças com o irmão médio, ganhando lanternas horizontais bipartidas pela tampa e chanfradas na parte interna, que tiveram um resultado final não tão positivo quanto a dianteira. Estas lanternas traseiras têm iluminação que lembra LEDs.

O acesso ao bagageiro teve a parte inferior modificada, tendo apenas um vinco suave na base e outro pronunciado na altura do logotipo, que agora também tem a função de abertura do porta-malas. Com motor mais potente, o Novo Fox Highline 2015 ganhou escape duplo, facilmente perceptível.

O para-choque é limpo e dotado de sensores de estacionamento. No alto, defletor de ar sobre a tampa prolongado e antena. O Novo Fox 2015 pode ter também teto solar elétrico, conforme visto no veículo de teste.

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Por dentro…

A repaginada “a la Golf” também teve no interior do Novo Fox 2015 mais um detalhe, ou melhor, dois detalhes para o proprietário se lembrar do grau de parentesco entre os dois. Na versão Highline, o volante é o mesmo do hatch médio, tendo um estilo mais sofisticado e acabamento na cor preto brilhante, assim como com frisos cromados e revestimento em couro.

A coluna de direção tem regulagem em altura e profundidade, ajustando-se bem à qualquer motorista. O quadro de instrumentos vem com dois mostrados circulares duplos com frisos cromados e um bem legível display digital na parte central, agregando desde hodômetro até informações de navegação e mídia.

Outro diferencial é o sistema de áudio com navegador GPS integrado. Similar ao dos modelos mais caros, o dispositivo agrega várias funções, entre elas reproduzir CD e MP3, bem como possui entradas USB, SD e auxiliar, contando ainda com Bluetooth. O item é um opcional que custa caros R$ 3.072…

Falando em opcionais, o Novo Fox Highline 2015 também estava equipado com o pacote tecnológico, que inclui piloto automático, função curva nos faróis de neblina, retrovisor eletrocrômico, faróis e luzes com temporizador e sensores de chuva e crepuscular. Tudo isso por mais R$ 1.924. Estranho é que o ESC – controle eletrônico de estabilidade – é pago à parte, mas a função curva dos faróis de neblina vem junto.

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Voltando ao interior, o Novo Fox 2015 agora tem duas opções de combinações de cores internas, sendo uma com painel e console central em cor preta quando o ambiente de forma geral for cinza claro e vice-versa, também sendo vista no acabamento das portas. Apesar de alguns itens de conforto presentes em carros mais caros, o modelo não dispõe de câmera de ré e nem ar condicionado automático.

Os bancos revestidos em couro Native e em dois tons de cinza tem bom aspecto e são confortáveis, tendo os assentos dianteiros “plataformas” para manter as pernas mais elevadas. A posição do motorista conta também com ajuste de altura. Os comandos dos vidros e retrovisores continuam em ótima posição, apesar da alteração no visual das portas. O porta-copos junto à alavanca de transmissão é pequeno, mas os espaços para garrafas nas portas compensam esse detalhe.

As maçanetas das portas são cromadas e assim como elas, os pedais de freio em alumínio se destacam. A alavanca do câmbio automatizado ASG também tem aplique em alumínio. No teto, comandos de teto solar, luzes de leitura e para-sóis com espelhos iluminados.

Os cintos de segurança dianteiros possuem ajustes de altura, só que o cinto central traseiro deveria ser de três pontos, o que é uma falha grave em um carro com esse preço e proposta. O banco traseiro também poderia ser bipartido, já que possui até ajuste de distância para ampliar o porta-malas. Este último dispõe de 270 litros, que podem ser ampliados em mais 40 litros com esta regulagem.

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Por ruas e estradas…

O Novo Fox Highline 2015 vem com motor 1.6 16V MSI, que em realidade é o chamado EA211, a segunda geração do pequeno propulsor da Volkswagen, que apesar de chegar agora, deve conviver por mais um bom tempo junto do EA111 de 8V (ex-VHT e agora também MSI) e até com o futuro 1.0 TSI, já visto no Salão do Automóvel e que será uma pedra no sapato do MSI se for disponibilizado no modelo.

Bom, mas de volta à realidade atual, o 1.6 16V MSI entrega 110/120 cv a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Apesar da rotação alta no caso do torque, o propulsor da Volkswagen não deixou a desejar em termos de força, respondendo prontamente em baixas rotações.

A cavalaria adicional é perceptível no dia a dia, mas nada que surpreenda tanto. O que dá para sentir de fato é uma melhor sincronia entre motor e transmissão, já que no caso do I-Motion, o ASG recebeu nova programação, embora mantendo as cinco marchas. O gap entre as mudanças diminuiu levemente, mas ainda está longe de oferecer o mesmo conforto de um câmbio automático.

Rodando a 110 km/h, o Novo Fox Highline 2015 trabalha a 2.900 rpm e oferece uma boa condução na estrada, onde conseguimos 10,8 km/litro com etanol. As retomadas foram satisfatórias e com piloto automático fica ainda melhor de guiar no ciclo rodoviário. O nível de ruído é moderado e a estabilidade nas curvas muito boa, auxiliada ainda mais pelas rodas grandes com pneus largos e ESC.

Nas cidades, o modelo se mostra bastante ágil e o modo automático ajuda a manter o condutor mais descansado no trânsito pesado. Faz falta a função de rolamento do veículo, o que ajuda nas subidas – apesar do assistente de partida em rampa – mas principalmente em manobras feitas em ruas inclinadas. É necessária atenção para não deixar o carro rolar sem estar com o pé no freio.

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No ciclo urbano, fizemos 7,3 km/litro de etanol, o que é razoável para um carro flex…. Para uma condução mais rápida e/ou esportiva, assim como todo automatizado (que possua o item, é claro), o uso dos paddle shifts no volante é essencial para explorar todo o potencial do motor, que fica “amarrado” na programação automática. Não há como evitar o desconforto do acionamento da embreagem nas trocas de marchas, mas é o que dá para fazer.

A direção agora é elétrica e bem mais leve do que a anterior, deixando a condução mais prazerosa. As manobras ficaram mais fáceis de realizar e as respostas mais rápidas, com boa progressividade em velocidades mais altas.

Os freios se mostraram bem ajustados, mas a suspensão ganhou um ajuste bem mais rígido do que o desejável, prejudicando o conforto. Buracos e defeitos no asfalto ficaram mais perceptíveis durante a condução, infelizmente.

A posição de dirigir é confortável e a visibilidade é boa, exceto pelas grossas colunas A. A altura interna continua sendo a principal característica do modelo, enquanto o espaço para as pernas atrás é apenas razoável. De forma geral, o Novo Fox 2015 melhorou bastante, mas ainda há muito espaço para oferecer mais e cobrar menos.

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Por você…

Sem dúvida o Novo Fox Highline 2015 é um carro que muitos gostariam de ter na garagem, mas seu maior problema não é a inconveniência nas trocas de marchas da versão I-Motion – já que a manual tem seis velocidades – e nem em detalhes do banco traseiro ou a presença maciça de plásticos duros. A questão é o preço.

Custando quase R$ 65.000 nessa configuração, ajudada por praticamente R$ 12.000 de opcionais, o Novo Fox Highline 2015 fica bem perto de seu irmão maior, aquele do segmento médio e que agora vem do México. Claro que são de categorias diferentes, mas é uma comparação que o consumidor anda fazendo e não deixa de ter razão. Afinal, não tem nem comparação um Golf com motor 1.4 turbo e o nosso Fox.

O Novo Fox Highline 2015 tem um bom visual e é gostoso de dirigir no dia a dia, mesmo com o I-Motion, tendo também um bom comportamento dinâmico e oferecendo um bom nível de equipamentos de segurança e conforto, quando completo. Valeria mais a pena se custasse uns R$ 10.000 a menos. Concorda?

Medidas e números…

Ficha Técnica da Volkswagen Fox Highline I-Motion 2015:

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, 16V flex
Cilindrada – 1598 cm³
Potência – 110/120 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Automatizada ASG com cinco marchas e modo Sport

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,3/9,8 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima – 183/189 km/h (gasolina/etanol)
Rotação a 110 km/h – 2.900 rpm
Consumo estrada – 10,8 km/litro (etanol)
Consumo urbano – 7,3 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 195/55 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 3.868 mm
Largura – 1.904 mm (com retrovisores)
Altura – 1.552 mm
Entre-eixos – 2.467 mm
Peso em ordem de marcha – 1.105 kg
Tanque – 50 litros
Compartimento de carga – 270 litros

Galeria de fotos do Volkswagen Fox Highline I-Motion 2015:

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