_Destaque _Featured Avaliações Peugeot SUVs

Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-28 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Ele sempre pareceu uma minivan com ar de crossover, mas agora em sua segunda geração, o Novo Peugeot 3008 2018 traz um visual e proposta mais de SUV, embora não seja completamente esse o caso. Essa mudança visou aproximar o produto de um consumidor que busca por um veículo com aparência mais robusta e focado no fora de estrada, embora não necessariamente vá coloca-lo em uma condição de 4×4 fora-de-estrada.



É aí que a Peugeot decidiu converter seu crossover monovolume em um SUV, porém, não fez mudanças no sentido de adotar um perfil mais off road e nem mesmo adicionar elementos mecânicos que o tornasse apto para a tarefa. Assim, o Novo Peugeot 3008 2018 vai mais na aparência, mas cumpre bem a missão de atender seu consumidor-alvo.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-34 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Com uma plataforma modular EMP2 que cortou em torno de 100 kg em relação ao anterior, embora seja mais pesado devido a eletrônica a bordo, o Peugeot 3008 2018 ficou mais eficiente e ganhou mais em dirigibilidade. O pacote mecânico é bem conhecido e provado: 1.6 THP com 165 cv e câmbio automático de seis marchas. Da mesma forma, a suspensão traseira ainda não é multilink.

Além de um conjunto motriz sem novidades, o novo Peugeot 3008 2018 reserva muito mais em comparação com o anterior. Agora o SUV veste o condutor com uma roupa bem mais exclusiva que a média da categoria. Dá muito mais gosto ver (e sentir) o que tem dentro. Com preço de R$ 139.990, o utilitário esportivo teve boa pré-venda, mas estranhamente não há números de emplacamento na categoria da Fenabrave.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-4 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Por fora….

O Novo 3008 vem com um design bem marcante e agressivo, possuindo elementos que remetem ao leão, símbolo da marca francesa. Os faróis full LED têm chanfro bem acentuado, invadindo a lente nessa versão Griffe.

Luzes diurnas e repetidores de direção possuem o mesmo conjunto de LED, de aspecto visual muito bom. Há também luzes de convergência estática embutidos no conjunto otico. A grade possui belos elementos cromados e curvatura negativa da grelha, enquanto o para-choque tem um aspecto sofisticado e vem com dois faróis de neblina em LED.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-21 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Cromados vistosos na grade e nas molduras dos faróis de neblina ampliam a boa impressão da frente. Com ela bem alta e volumosa, o Novo Peugeot 3008 2018 não aparenta desequilíbrio em suas linhas. Nas laterais, um cromado vai das colunas A até as D, que possuem vigias integradas e um corte bem acentuado, dando ainda mais identidade ao SUV francês.

Na traseira, as lanternas com desenho remetendo às garras do leão são de LED e estão bem elevadas, reforçando a impressão de um veículo muito maior que a realidade. Uma barra em preto brilhante dá ao novo utilitário esportivo um toque mais esportivo.

Proteções laterais e o para-choque traseiro possuem vistosos cromados. Barras prateadas no teto, que ainda tem teto solar e panorâmico, juntamente com belas rodas aro 19 com pneus 235/50 – tudo completa o bom conjunto visual do Novo Peugeot 3008 2018, que no Brasil não vem com a pintura em dois tons.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-90 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Por dentro….

Se por fora o Novo 3008 2018 tem um aspecto mais esportivo, por dentro, a sofisticação assume e dá à motorista e passageiros um ambiente luxuoso e aconchegante. Para o condutor, a atenção é naturalmente maior. O i-Cockpit atualizado para o SUV traz um moderno display digital de 12,3 polegadas para a instrumentação. Pode-se escolher três estilos de apresentação, sendo uma minimalista, outra mais clássica e uma pessoal, todas configuráveis através da multimídia com tela de 8 polegadas.

Esta, por sua vez, vem com visualização de 180 graus na traseira, Android Auto e Car Play, bem como outras configurações. Ela poderia incluir também um navegador nativo, visto que no dispositivo da Apple não há essa opção de integração e nem o Waze está disponível para ele, sendo oferecido apenas no Android. O MirrorLink é oferecido, mas somente smartphones coreanos conseguem atuar bem com esse sistema.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-62 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Mas, ainda na central de entretenimento, de operação intuitiva, há também o ajuste de massagem dos assentos dianteiros. Sim, o Peugeot 3008 2018 trata bem quem vai na frente. São oito bolsas de ar com cinco tipos de movimento nos encostos, incluindo três níveis de intensidade.

O banco do motorista do Novo Peugeot 3008 tem duas memórias, ajustes elétricos (inclusive lombar) e aquecimento, item presente também no do passageiro. Ambos possuem extensores de assento, dando ainda mais conforto para quem vai na frente. Mas de volta ao painel, a tela destacada da multimídia chama atenção por não ser mais retrátil como a anterior. Se for para lembrar do antigo, então temos de falar que o i-Cockpit com seu cluster elevado põe fim ao HUD no para-brisa.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-52 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Não é um demérito, já que a instrumentação fica logo acima do belo e pequeno volante Sport Drive, com formato ovalizado, paddle shifts fixos (apenas o revestimento cromado aciona as marchas), revestimento em couro e comandos de mídia, telefonia e display do cluster, mas controlador e limitador de velocidade ficam na coluna.

Botões estilizados na parte central remetem ao modelo anterior e possuem diversas funcionalidades, mas logo abaixo fica um espaço bem interessante, onde a base possui tecnologia de carregamento indutivo (sem fio) para certos modelos de smartphone. Há também uma fonte USB bem próxima.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-55 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Com botão de partida ao lado, a alavanca de transmissão é bem estilosa e tecnologicamente avançada. Ela tem comandos elétricos para acionamento do câmbio Aisin. De movimentos longitudinais, ela parece indicar uma opção de mudança manual (apenas o botão M), mas na realidade isso só ocorre nos paddle shifts. A base metalizada dá ao conjunto uma aparência bem luxuosa. Freio de estacionamento eletrônico e modo Sport acompanham o conjunto.

Uma das coisas boas do Peugeot 3008 era a geladeira entre os bancos, que permanece no modelo novo, oculto por apoio de braço bipartido. O porta-luvas tem um bom espaço e no teto, além do vidro com abertura elétrica e a área panorâmica, o SUV vem também com persiana automática. Mas, um detalhe chama atenção: iluminação em LED nas bordas do vidro.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-86 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Falando em luzes, essa tonalidade é azul e também está presente nas portas, console e base da instrumentação, mas bem que ela poderia ter opção de outras cores e ser inserida no excelente acabamento do painel, que tem materiais soft touch na parte superior e um tecido suave e de ótima qualidade na parte central, que se estende sobre as portas. O cuidado da Peugeot com esse detalhe do acabamento – e também no geral, diga de passagem – merece elogio.

O espaço geral é bom, inclusive na parte traseira, onde há difusores de ar e banco bipartido com todos os itens obrigatórios em um SUV desse porte e preço. Luzes de leitura em LED e acabamento claro na parte superior completam o bom ambiente do Peugeot 3008 2018. O bagageiro tem 520 litros e estepe simples. Em resumo, o SUV francês encanta quem está ao volante e não esquece do passageiro, pelo menos o dianteiro.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-42 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Por ruas e estradas….

Como pode um carro mais pesado que a geração anterior, ser mais leve? Pois é, o Peugeot 3008 2018 parece realmente ter menos 100 kg em comparação com o antigo, quando se está ao volante. Mas a impressão é falsa, já que a diferença chega a 87 kg a mais. Ou seja, é como se alguém resolvesse morar em tempo integral dentro do SUV.

Mas o peso adicional se traduz em tecnologia inserida no utilitário esportivo, embora nenhuma delas seja referente ao conjunto motriz, que continua a ter o bem conhecido motor 1.6 THP com 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm. O propulsor é movido – felizmente – apenas com gasolina e dispensa aqueles cavalos a mais do flex “nacionalizado”.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-93 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Sobre a plataforma mais leve do Peugeot 3008 2018, o THP parece bem mais disposto que no modelo anterior, embora a aceleração de 0 a 100 km/h seja 0,1 segundo mais lenta que no modelo velho, a final é um pouco mais longa. O foco das mudanças é a eficiência energética.

De qualquer forma, o THP dá conta do recado e sobra nas pretensões do Peugeot 3008 2018, funcionando de forma suave e com disposição em qualquer rotação. Nas retomadas, o SUV apresenta a pegada esportiva que seu visual propõe. No modo Sport, a rotação se eleva bem mais e dá ao condutor uma sensação de carro até certo ponto esportivo.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-73 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

O câmbio Aisin de seis marchas responde muito bem e oferece trocas suaves, tendo pouca perda entre as marchas. Rodando a 110 km/h, o ponteiro digital aponta para 2.000 rpm, o que dá ao conjunto um bom nível de ruído em cruzeiro e consumo de 15,6 km/litro, o que é ótimo em relação anterior, que fez apenas 12,1 km/litro em situação semelhante.

Na cidade, o conjunto THP-Aisin dá ao Peugeot 3008 2018 um comportamento muito agradável e uma frugalidade não vista anteriormente. Conseguimos 10,1 km/litro, o que surpreendeu dado os números de peso mais expressivos.

O antigo fez 6,9 km/litro de média e 5,5 km/litro em trânsito pesado, onde o modelo novo cruzou com 7,9 km/litro, inclusive em aclives longos. Detalhe: não há Start&Stop. Com isso e mais um Aisin de oito marchas, teríamos o SUV ainda mais econômico.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-65 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Intervenções manuais ajudam a tirar um pouco mais desse leite, mesmo com proteção da eletrônica. Serve tanto para dar aquela pegada extra como para poupar um pouco mais de gasolina.

Mas o Peugeot 3008 2018 não se comporta bem apenas no consumo. O SUV tem uma dirigibilidade superior ao anterior, com um comportamento bem neutro nas curvas e com controle dinâmico mais esportivo.

Mais rígido, o utilitário esportivo deixa o condutor numa posição muito agradável durante a condução, graças também à direção elétrica bem adaptada ao carro, sendo mais direta, muito leve e bem progressiva.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-12 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Com acelerador de resposta imediata, freios bem atuantes e um equilíbrio dinâmico muito bom, passam a impressão de leveza. O mesmo já percebido a bordo do Citroën C4 Picasso 2018, com o qual ele compartilha a plataforma.

A suspensão tem um ajuste misto entre conforto e performance, mas com enormes rodas de liga leve aro 19 polegadas com pneus 235/50 R19, o conjunto acaba privilegiando mais a estabilidade, que é muito boa, mesmo sem a atuação do controle eletrônico de estabilidade. Bom no asfalto, o conjunto apresenta um rodar suave e agradável.

Em pisos irregulares, porém, se começa a sentir um pouco mais. Ruas esburacadas, esqueça. O SUV vai bater bem em nosso detestável pavimento. Mas tirando trechos lunares, no restante ele se comporta razoavelmente como esperado. Off road? Também não é a praia dele.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-23 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

O Novo Peugeot 3008 2018 nem mesmo possui o Grip Control, com os modos de tração vistos no Peugeot 2008. Além disso, a suspensão traseira ainda é a de barra de torção. Mesmo assim, o comportamento no asfalto, que é o playground do modelo, é bom.

No geral, o novo SUV tem dirigibilidade muito boa, oferta de força em alta e baixa rotações igualmente aceitável e eficiência energética de SUV compacto, isso sem acrescentar sistemas mais ativos.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-71 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Por você….

A Peugeot não se intimida com a presença de marcas premium na mesma faixa de preço do Novo 3008 2018 e parte para o ataque com pós-venda revisto e um pacote de tecnologia embarcada para conquistar os clientes. Não se trata apenas de apelo visual ou conteúdo extra para contrabalançar possíveis limitações diante dos rivais de marcas luxuosas.

O Peugeot 3008 2018 realmente apresenta um bom conjunto, que é equilibrado e eficiente em sua proposta. Ele não busca a esportividade, embora seu estilo e configuração possam indicar isso, mas não deixa de ter uma performance boa para a categoria. A dirigibilidade é o ponto alto.

peugeot-3008-2018-avaliação-NA-89 Avaliação: Novo Peugeot 3008 2018 não é um SUV em sua totalidade, mas agrada muito

Ainda assim, não dá para deixar de lado os cuidados on board para parte dos ocupantes e a conectividade em dia. O espaço interno e o porta-malas são suficientes para o dia a dia e as férias da família, que ainda pode contar com o e-Kick, um patinete elétrico para lazer. Em manutenção, são R$ 4.470 em revisões até 60.000 km, pouco acima, por exemplo, do Jeep Compass Flex: R$ 4.296.

Iluminação de solo e desdobramento dos espelhos retrovisores, bem como acendimento das luzes de LED dão as boas-vindas ao motorista, convidando-o para uma experiência um pouco diferente na categoria de utilitários esportivos de porte médio. Mesmo não sendo um SUV em sua totalidade, o Peugeot 3008 2018 agrada muito e é totalmente recomendável.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Peugeot 3008 Griffe THP 2018

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo, injeção direta

Cilindrada – 1598 cm³

Potência – 165 cv a 6.000 rpm (gasolina)

Torque – 24,5 kgfm a 1.400 rpm (gasolina)

Transmissão – Automática com seis marchas e trocas manuais no volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 8,9 segundos

Velocidade máxima – 206 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 10,1 km/litro

Consumo rodoviário – 15,6 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 19 com pneus 235/50 R19

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.447 mm

Largura – 1.906 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.625 mm

Entre eixos – 2.675 mm

Peso em ordem de marcha – 1.567 kg

Tanque – 53 litros

Porta-malas – 520 litros

Preço: R$ 139.990

Peugeot 3008 2018 – Galeria de fotos

5.0

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend