_Destaque Avaliações Híbridos Hatches Toyota

Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

novo-toyota-prius-avaliação-NA-12 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Com mais de 4,7 milhões de unidades vendidas e cerca de 19 toneladas de CO2 cortadas da atmosfera, o Toyota Prius mantém a reputação de ser o híbrido mais vendido do mundo, tendo começado sua carreira em 1997.

Nestes quase 20 anos, o modelo passou por várias mudanças até chegar à quarta geração, que está sendo oferecida no Brasil com preço sugerido de R$ 126.600. O Novo Toyota Prius traz não só eficiência energética, mas propõe uma consciência ambiental através da frugalidade, sempre aliada com muita tecnologia e agora com um visual bem chamativo.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-13 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

O preço ainda é alto, mas em comparação com os poucos híbridos oferecidos no mercado nacional, o Novo Toyota Prius é o de menor valor. Embora a marca japonesa não se arrisque em outros segmentos, alguns que até dariam mais retorno, sua proposta de carro verde para o Brasil se mantém firme desde a terceira geração, que já circula também como táxi.

Nesta quarta geração, o Novo Toyota Prius apresenta também um pacote de preços fixos para revisão e garantia longa, a fim de mostrar ao consumidor que um carro híbrido no Brasil não é coisa de outro mundo. Em realidade, de mercados consolidados que incentivam o segmento, diferente do visto por aqui.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-2 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Por fora…

O Toyota Prius evoluiu em tecnologia e também design. De um simpático sedã, o híbrido se converteu em um liftback sóbrio, que foi melhorado na terceira geração. Mas, agora a Toyota imprimiu um design mais agressivo e chamativo, que atrai os olhares em todo o lugar onde passa.

Os faróis triangulares duplos são de LED e possuem LEDs diurnos. Os faróis de neblina também apresentam o mesmo estilo, embora verticais. O capô forma um nariz com o logotipo da marca nipônica. Na traseira, o Novo Toyota Prius possui lanternas de LED em estilo bumerangue, além de vigia dupla, uma característica do modelo. Há um defletor integrado à tampa.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-7 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Com 0,24 cx de coeficiente aerodinâmico, o Novo Toyota Prius mantém o estilo liftback para reduzir o arrasto e ampliar a eficiente energética. Até as rodas de liga leve aro 15 são diferentes, sendo equipadas também com calotas metálicas. Os retrovisores possuem rebatimento elétrico e a antena é em estilo barbatana.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-14 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Por dentro…

O Novo Toyota Prius tem um ambiente amplo e com informações centralizadas ao condutor, assim como na geração anterior. O cluster na parte superior apresenta duas telas TFT de 4,2 polegadas. Sim, são as mesmas do Etios 2017, mas com layout completamente diferente. O condutor tem uma visão do funcionamento do sistema híbrido, bem como diversas outras funcionalidades.

Pode-se até calcular o custo com combustível, bem como verificar a pontuação de eficiência energética, um incentivo à consciência ambiental proposta pelo híbrido desde seu lançamento nos anos 90. O velocímetro, gráficos de consumo, histórico de eficiência, registros pessoais de desempenho, entre outros, são apresentados ao motorista.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-30 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Para a condução mais segura, o Novo Toyota Prius dispõe de HUD colorido com gráfico de eficiência energética, reproduzido a partir do quadro de instrumentos central. Ele permite ao motorista saber se o veículo está recuperando energia, atuando em faixa de economia (dois níveis) e utilizando mais o motor, a faixa vermelha.

O Novo Toyota Prius tem multimídia com tela de 7 polegadas, além de DVD, GPS, TV Digital, câmera de ré e Bluetooth, além de sistema de som JBL. O ar-condicionado é automático e dual zone, tendo ainda a função S-Flow, que permite interromper a ventilação nos bancos traseiros para poupar energia quando só existe motorista e/ou passageiro dianteiro. O sistema ainda possui três modos de atuação para reduzir consumo.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-17 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Entre os bancos, um carregador wireless – somente para smartphones com essa tecnologia – tem acabamento branco, assim como o volante multifuncional, que tem ainda a tradicional alavanca do piloto automático.

Abaixo da multimídia, fica a alavanca de transmissão com as posições D, N, R e B. Esta última é a Boost, que permita força máxima do propulsor elétrico e motor em caso de necessidade. O botão P (parking) é separado. Ao lado, botões para os modos de condução. Já o freio de estacionamento é antigo, sendo acionado por pedal.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-23 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Embora amplo e espaçoso, o interior do Novo Toyota Prius é um tanto simples e funcional. Há bons porta-copos e garrafas, bem como bancos em couro com aquecimento nos dianteiros e ajuste lombar (condutor). O acabamento tem materiais em soft touch e detalhes em preto brilhante, contrastando com o branco de outras partes.

Atrás, o espaço é muito bom, assim como a altura. O banco traseiro é bipartido e há saídas de ar-condicionado. Isofix e cintos completos estão presentes. O porta-malas tem 412 litros, sendo apenas suficiente para a proposta do modelo. O estepe é de liga leve e na mesma medida que os demais.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-5 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Por ruas e estradas…

Assim como o primeiro, o Novo Toyota Prius requer um pequeno ritual para iniciar a condução. Com entrada sem chave física, o híbrido convida ao assento do condutor com tela de boas-vindas. O botão de partida – se a bateria estiver acima de 20% – liga somente o sistema elétrico.

Basta colocar em Drive, liberar o freio de estacionamento com o pé esquerdo e deixar o motor elétrico ir levando suavemente o Novo Toyota Prius. O híbrido japonês é equipado com o chamado HSD (Hybrid Sinergy Drive), composto de um quatro cilindros 1.8 16V DVVT com 98 cv a 5.200 rpm e 14,2 kgfm a 3.600 rpm.

Ele trabalha com um elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, ambos a 0 rpm. Ou seja, entregam tudo de forma instantânea. No combinado, a potência alcança 123 cv, suficientes para que o Novo Toyota Prius vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos e tenha máxima de 165 km/h.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-37 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

O Novo Toyota Prius possui basicamente três modos de operação: Eco, Normal e Power. Há também o modo EV. No Eco, o híbrido é o mais eficiente possível, reduzindo os gastos de energia com sistemas periféricos, incluindo o ar-condicionado, suavizando o funcionamento do HSD a fim de buscar o melhor resultado.

O motor elétrico é utilizado na maior parte do tempo, mas qualquer pisada um pouco mais forte no pedal, o propulsor entra de forma imediata, mas silenciosa, bem diferente do percebido no Ford Fusion Hybrid, por exemplo.

Com esse modo, conseguimos excelentes 25,2 km/litro no uso urbano e 20,0 km/litro no rodoviário. Números bem melhores que os do Inmetro e que garantem autonomias teóricas de 1.083 km na cidade e 860 km na estrada. Ou seja, ausência do posto de combustível por um bom tempo.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-28 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

No modo Normal, a performance melhora, mas a eficiência cai um pouco, mas nada que prejudique a proposta do carro. O motor 1.8 é usado mais frequentemente. Por fim, o Power é para uma condução mas esportiva, onde o torque combinado entrega boas saídas e retomadas de velocidade. Até o painel muda de cor, focando nesse aspecto. A eficiência, porém, cai bastante, mas ainda assim aceitável.

No modo EV, apenas com a bateria com pelo menos a metade da carga. A velocidade pode ter passar um pouco dos 50 km/h, mas a autonomia é muito pequena, mesmo com tudo desligado. Um mínimo de exigência no pedal e adeus emissão zero. No dia a dia, se mostrou pouco eficiente. O modo Boost dá um gás a mais na performance, mas também pouco necessário.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-31 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

A visibilidade geral é boa, exceto atrás – mesmo com as duas vigias – e a posição de dirigir confortável. O HUD ajuda a manter a visão na estrada, enquanto a direção elétrica proporciona uma pegada melhor. Os freios são bem eficazes e ajudam na regeneração de energia. Desder uma Imigrantes, por exemplo, garante bateria 100% nos primeiros quilômetros. Mas no plano, quanto mais se roda, mais a carga vai sendo elevada.

Durante a condução, o esquema com o funcionamento do HSD chama atenção para o fato de que, em alguns momentos, o motor 1.8 chega a impulsionar o carro sozinho, sem transferência de energia para o elétrico ou bateria. Da mesma forma, o elétrico chega a estar 100% na propulsão, mesmo acima de 100 km/h. A alternância é grande durante a operação.

O silêncio a bordo é muito bom, ainda mais com o elétrico funcionando. Já a suspensão tem um ajuste firme, mas bem calibrado para a realidade brasileira. O curso é pequeno, porém, não raspa nas lombadas, o que é muito bom. A estabilidade também é muito boa, assim como a dirigibilidade. No geral, é agradável de conduzir.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-3 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Por você…

Observando-se os preços da Toyota, mais especificamente do polêmico Corolla Altis, a diferença de R$ 18.600 parece bastante, mas se o consumidor quiser um carro bem mais completo e tecnologicamente mais avançado, sem se preocupar com a desvalorização, é claro, o Novo Toyota Prius se mostra mais adequado.

Ainda mais por ter as ausências sentidas no sedã feito em Indaiatuba, que no caso são os controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa, tendo os mesmos 7 airbags. Claro, a diferença ainda não compensa, mas há outros equipamentos incluídos no Novo Toyota Prius, assim como a evidente eficiência energética superior.

novo-toyota-prius-avaliação-NA-10 Avaliação: Novo Toyota Prius amplia eficiência com visual chamativo

Apesar do pequeno comparativo, a proposta do Novo Toyota Prius é outra. Não chega a ser luxuoso como o Ford Fusion Hybrid, mas também não desaponta em itens de conforto e segurança. Para chamar a atenção para o custo de se manter um híbrido, a marca fixou preços e apresenta revisões com custo total de R$ 3.395,11 até 60.000 km, menor do que muitos carros comuns.

Feito sobre a plataforma modular TNGA e pesando 1.400 kg, o Novo Toyota Prius é um carro para quem quer estar em sintonia com a evolução tecnológica e deseja conduzir um veículo de forma eficiente e ecologicamente mais correta que um carro normal. Seu estilo não é discreto, mas sua performance silenciosa pode fazê-lo se aproximar com o menor ruído possível, no caso, apenas provocado pelos pneus. É uma proposta interessante e que vale a pena, se os objetivos acima estiverem em primeiro lugar.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Toyota Prius 2017

Motor/Transmissão/Elétrico
Número de cilindros – 4 em linha, híbrido
Cilindrada – 1798 cm³
Potência – 98 cv a 5.200 rpm (gasolina)/72 cv a 0 rpm
Torque – 14,2 kgfm a 3.600 rpm (gasolina)/16,6 kgfm a 0 rpm
Potência combinada – 123 cv
Transmissão – CVT

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 11 segundos
Velocidade máxima – 165 km/h
Rotação a 110 km/h – ND
Consumo urbano – 25,2 km/litro
Consumo rodoviário – 20,0 km/litro

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve com calotas metálicas aro 15 com pneus 195/65 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.540 mm
Largura – 1.760 mm
Altura – 1.490 mm
Entre eixos – 2.700 mm
Peso em ordem de marcha – 1.400 kg
Tanque – 43 litros
Porta-malas – 412 litros
Preço – R$ 126.600

Novo Toyota Prius 2017 – Galeria de fotos




Send this to friend