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Avaliação: Peugeot 5008 reúne conforto para sete com boa performance

Avaliação: Peugeot 5008 reúne conforto para sete com boa performance

Após a chegada do Peugeot 3008, a expectativa era pelo desembarque do Peugeot 5008, irmão maior e derivado direto do crossover de porte médio que chegou bem ao mercado brasileiro. Compartilhando quase tudo do modelo médio, o SUV de sete lugares tem estilo próprio na parte traseira e reúne conforto com boa performance.


Feito sobre a plataforma modular EMP2, o Peugeot 5008 é exatamente igual ao 3008 até as colunas B, pois a partir daí, o entre-eixos alongado e as portas traseiras maiores dão o ar da graça, ampliando o acesso às fileiras do meio e traseira. A traseira ganhou um arranjo novo em design e a carroceria, de modo geral, se apresenta volumosa, mas bem aerodinâmica.

Avaliação: Peugeot 5008 reúne conforto para sete com boa performance

A proposta da versão Griffe Pack vem bem recheada e traz o chamado pacote ADAC, com vários sistemas de segurança ativa e passiva, aumentando a proteção dos ocupantes. Mais que isso, o Peugeot 5008 tem outros atributos interessantes, especialmente em termos de habitabilidade e condução. Espaço? É o que mais sobra neste SUV pouco convencional.


Na versão completa, avaliada pelo NA, o preço alcança R$ 166.490, mas com a pintura branco Nacré e teto preto (que em realidade é gratuito), ele fica R$ 2.790 mais caro. No mercado, ele pretende bater de frente com o VW Tiguan Comfortline 1.4 TSI, que também tem sete lugares. E então, qual é a do Peugeot 5008?

Avaliação: Peugeot 5008 reúne conforto para sete com boa performance

Por fora….

Como já dito acima, as coisas não mudam entre 3008 e 5008 até as colunas B. O SUV da Peugeot tem um visual agressivo, inspirado no leão que se tornou símbolo da histórica marca francesa, marcada pelos faróis duplos de LED com DRL’s e repetidores de direção igualmente em diodos emissores de luz.

A grade invertida possui belos elementos cromados e o para-choque vem com chanfros bem acentuados que quase cortam os faróis. O interessante é que tanto grade quanto conjunto ótico são diferente na versão Allure que, por ora, não é vendida no Brasil. Com capô alto e pronunciado como um nariz de felino, o 5008 parece querer mostrar suas garras.

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A proposta do crossover de sete lugares não é assim tão ameaçadora, mas impõe respeito. Afinal, trata-se de um carro relativamente grande, com 4,64 m de comprimento e entre-eixos com longos 2,84 m. As rodas aro 19 polegadas também contribuem. Isso significa que a Peugeot conseguiu explorar bem a área envidraçada, assim como um teto reto com abertura panorâmica.

Frisos cromados nascem nas colunas D e envolvem toda a parte superior, criando um aspecto visual fluído, reforçado pelo teto, colunas e retrovisores em preto brilhante. Na traseira, as garras aparecem nas discretas lanternas em LED, inseridas em uma moldura preta que se torna marca da Peugeot para os próximos lançamentos. Mais truncada, ela destaca o leão e o para-choque com apoio de alumínio.

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Por dentro….

No interior, o Peugeot 5008 Griffe Pack não difere em nada do 3008, pelo menos na parte dianteira. O painel i-Cockpit é realmente atraente e funcional. A instrumentação digital e configurável com a tela de 12,3 polegadas exibe quatro visualizações diferentes, inclusive uma própria para usar o ADAC. O volante é pequeno e lembra o de um kart. É bonito e gostoso, mas poderia dispor do controle de cruzeiro à vista do condutor.

Este, por sua vez, fica na coluna de direção e é preciso sensibilidade para decorar as funcionalidades. O painel tem um bom acabamento e revestimento em tecido muito macio e diferente do que normalmente vemos em carros. O ambiente é muito agradável, luxuoso e funcional. A iluminação em azul em partes do acabamento e no teto realçam o bem-estar a bordo.

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A multimídia com tela de 8 polegadas é intuitiva, mas peca em não oferecer um navegador nativo. Pelo menos os sistemas Android Auto e Car Play estão disponíveis, assim como o MirrorLink. É nela que se ajusta o ar-condicionado dual zone com ajustes independentes na segunda fileira ou a massagem dos assentos dianteiros, que fornecem cinco tipos de movimentos nos encostos. Ou seja, o 5008 é para rodar e relaxar.

Os bancos possuem uma boa ergonomia e são revestidos em couro, sendo que o do motorista tem ajustes elétricos com duas memórias, enquanto os da segunda fileira são ajustáveis individualmente. Extensores dos assentos da frente ampliam o conforto, enquanto o compartimento refrigerado de 32 litros entre os bancos amplia a comodidade.

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Os da terceira fila são retráteis. O teto solar panorâmico deixa o ambiente muito bem iluminado, mas as luzes de leitura em LED traseiras ficam mais próximas dos que vão atrás. Há difusores apenas centrais e não existem na terceira fileira. O porta-malas é bem generoso com 780 litros em configuração de cinco lugares, mas com sete cabem apenas duas ou três mochilas e nada mais.

Por fim, a não menos atraente alavanca elétrica do câmbio chama atenção tanto quanto as teclas de piano do console e o carregador indutivo de smartphone. Mas, faltam entradas USB, ali existe apenas uma. No geral, o acabamento e o habitáculo são bem generosos. E quem vai atrás? No meio, só alegria com o bom espaço. Já atrás é preciso ajustar o assento da frente se a pessoa for alta, sendo apenas suficiente em conforto para viagens que não sejam muito longas.

Avaliação: Peugeot 5008 reúne conforto para sete com boa performance

Por ruas e estradas….

O Peugeot 5008 se beneficia de duas coisas em termos gerais. A primeira é o uso da plataforma EMP2, que é mais leve e resistente que a antiga PF2, apelidada de “mutante”. A segunda é o uso do moderno e eficiente conjunto THP/AT6, que garante performance adequada. Assim, o conjunto não poderia ser ruim, de forma alguma.

O propulsor é largamente usado pela PSA no Brasil e na Europa, utilizado no Peugeot 5008 apenas com gasolina, embora exista versão flex para os modelos feitos no país. Importado da França, o crossover chega com um desempenho aceitável, indo de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. Não é uma maravilha, mas atende bem quando a proposta é levar a família com conforto e segurança.

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Em nenhum momento, o Prince (nome do projeto junto com a BMW) se ressente de carregar os 1.632 kg do 5008, andando com desenvoltura e respondendo prontamente ao acelerar, sem a necessidade de se exigir o modo Sport. Na maior parte do tempo, fica entre 1.500 e 2.000 rpm, atingindo essa marca na estrada a 110 km/h. Interessante também é que o SUV da Peugeot, a exemplo do irmão menor, não oferece um modo Eco.

Ele também não diz quando você está andando de forma econômica, mas isso não parece ter sido uma negligência da marca, pois rodando na cidade, o consumo ficou em bons 9,5 km/litro. Menos que o 3008, é claro, mas igual ao que o Inmetro divulgou. O lado bom é que isso significa otimizar o volume do tanque, que poderia ser maior, pois tem apenas 56 litros. Na estrada, o SUV conseguiu marcar 15,1 km/litro, mas quando carregado com ocupação máxima, a frugalidade diminuiu para 12,5 km/litro, uma marca ainda muito boa para seu porte e peso. Não tem Start&Stop, mas precisa?

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Nas retomadas, o THP mostra que seus 165 cavalos a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm não estão lá de enfeite. Seu funcionamento suave reforça essa impressão de força sem esforço, o que agrada bastante. Mas, se a pegada for um pouco mais nervosa, nada como o giro subir bem além dos 5.000 rpm para ver o enorme 5008 andar como esportivo. O motor 1.6 THP não dá mole e arranca forte se for exigido.

Já o câmbio é bom, tem engates suaves e precisos, mas bem que poderia ter oito marchas para aproveitar ainda mais o potencial do THP. As trocas manuais podem ser fixadas no botão M da estilosa alavanca, mas as mudanças são no paddle shifts, fixos na coluna de direção. Na condução, a dirigibilidade do Peugeot 5008 é excelente como no 3008, que mais parece um hatch médio.

Avaliação: Peugeot 5008 reúne conforto para sete com boa performance

A direção estilo kart é muito agradável e passa a impressão de um carro menor e mais leve. A carroceria rígida garante um comportamento bem neutro nas curvas, com praticamente nenhuma saída de traseira, devido ao entre-eixos longo. Mas, o que difere o 5008 e seu irmão dos demais é o fato de não ter suspensão multilink, algo que a Peugeot está corrigindo com o 508.

 

O eixo de torção traseiro, apesar de seu comportamento natural, não denigre o comportamento do crossover, deixando-o à vontade durante condução na estrada e na cidade, sendo muito confortável em pisos irregulares e com boa estabilidade em curvas, mesmo na estrada. As enormes rodas aro 19 com pneus 235/50 ajudam muito nisso, além dos controles ativos.

Avaliação: Peugeot 5008 reúne conforto para sete com boa performance

E falando em atividade, o Peugeot 5008 Griffe Pack vem com o ADAC (Advanced Driver Assistance System), que possui controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, alerta de faixa com correção, alerta de tráfego lateral com correção, aviso de atenção e parada para descanso, farol alto automático, visor de 180 graus e leitor de placa.

Três coisas chamam atenção nesse monte de dispositivos. O primeiro é o controle de cruzeiro com recuperação de velocidade gradual nas curvas, o que ajuda a evitar aceleração indevida em locais de risco. A segunda é que ao fazer um movimento involuntário, se houver um carro ao lado, a direção retorna para evitar uma colisão lateral. Na terceira, basta dois toques no botão memória do ACC para que a velocidade fique igual ao da placa sinalizada.

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Por você….

O Peugeot 5008 reúne sem dúvida um bom pacote de equipamentos, uma estrutura leve e rígida e um conjunto motriz adequado para sua proposta. Com espaço de sobra, o crossover dispensou tração nas quatro rodas e até mesmo múltiplos braços na traseira, mas para rodar aonde a maioria estará, ou seja, no asfalto, ele cumpre muito bem sua missão.

Muito mais completo que o mencionado no texto, o Peugeot 5008 é elogiável, sem dúvida, na dirigibilidade, que herdou de seu irmão 3008, muito bom de guiar. O conforto a bordo é para família nenhuma botar defeito, ainda mais para pai e mãe, que terão o direito de uma massagem especial nos assentos aquecidos da frente.

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Para os demais, faltaram mais portas USB, mas, pelo menos, existem outras duas fontes de 12V para adaptadores. Belo de visual, ainda mais com um bom conjunto de rodas, o Peugeot 5008 atrai olhares e até eclipsa outros SUVs de marcas de luxo, alguns com, pelo menos, o dobro de seu preço. E então, tudo isso, vale a pena? A resposta é sim, vale mesmo.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Peugeot 5008 Griffe Pack 2018

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 1598 cm³

Potência – 165 cv a 6.000 rpm (gasolina)

Torque – 24,5 kgfm a 1.400 rpm (gasolina)

Transmissão – Automático com seis marchas e trocas manuais no volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,5 segundos

Velocidade máxima – 206 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 9,5 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 15,1 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 19 com pneus 235/50 R19

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.641 mm

Largura – 1.906 mm (com retrovisores)

Altura – 1.646 mm

Entre eixos – 2.840 mm

Peso em ordem de marcha – 1.632 kg

Tanque – 56 litros

Porta-malas – 780 litros

Preço: R$ 157.490 (básico) – R$ 166.490 (versão avaliada)

Peugeot 5008 Griffe Pack 2018 – Galeria de fotos

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