Avaliação Yaris Sedan: consumo bom, nível de ruído ruim

toyota yaris sedan avaliação NA 24

Ele chegou com dois rivais para enfrentar. Oriundo do Sudeste Asiático, o Toyota Yaris Sedan agora é nacional e quer tirar o brilho de VW Virtus e Fiat Cronos. Com aspecto elegante e equilibrado em relação ao irmão hatch, este sedã pretende voar alto no país.

Com uma dose bem medida, a Toyota quer emplacar um sedã que não tem pretensões tecnológicas, mecânicas e muito menos estéticas para sobrepujar a concorrência. O Yaris Sedan quer o seu espaço e fidelizar mais clientes para a marca, o que faz bem o Corolla.

Para isso, traz um conjunto econômico, confortável e com o nível de conectividade desejado. Seguindo a linha da GM, o Toyota Yaris não veio para brigar por porta-malas e nem por potência, oferecendo o mesmo 1.5 do Etios pouca coisa mais forte.

Com até 110 cavalos, o Toyota Yaris Sedan não surfa pela “onda dos 128 cavalos” de alguns concorrentes e parte para uma oferta de força mediana, suficiente para o dia a dia. Equipado com CVT, o sedã se mostra um carro econômico e prático.

Preço? Nessa versão XLS, nada menos que R$ 79.990. Nisso a Toyota não quis deixar de lado a prática sua e também das rivais…

toyota yaris sedan avaliação NA 27

Toyota Yaris 2018: uma proposta melhor que a do Etios

Por fora….

A Toyota anda imprimindo em muitos dos seus carros um visual mais expressivo para chamar a atenção e o Yaris Sedan não foge à regra. O compacto traz faróis grandes e puxados, cerrando a visão de um produto que quer mesmo impactar.

A grade diminuta na parte superior apenas reforça esse aspecto, que é completado por uma grade enorme que domina quase todo o para-choque. Nele, o Yaris Sedan na versão XLS avaliada, apresenta luzes diurnas em LED (que são vendidas como acessório na rede Toyota) e contornos bem delineados nas laterais, onde estão os faróis de neblina.

Nas laterais, retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico, além de maçanetas cromadas. Na traseira, as lanternas em LED apresentam um aspecto visual harmonioso com o conjunto traseiro, que tem porta-malas não muito proeminente.

As rodas de liga leve são de aro 15 polegadas e possuem um design interessante, mesclando preto brilhante e diamante, mas o tamanho das rodas destoa do conjunto, parecendo pequenas demais para o porte do carro. No teto, abertura elétrica na versão top dá um ar de requinte.

toyota yaris sedan avaliação NA 29

Por dentro….

No interior, o Yaris Sedan XLS apresenta um padrão de acabamento interessante, apesar de ter muitas partes plásticas. As texturas são suaves ao toque, mesmo com o revestimento costurado no painel.

O conjunto do painel é bem melhor que aquele visto no Etios, sendo mais tradicional e elegante, mas nada surpreendente.

Cumpre sua função de tornar o ambiente agradável. Os instrumentos são de fácil leitura e boa impressão visual, tendo um computador de bordo que faz jus ao nome.

toyota yaris sedan avaliação NA 39

Nele é possível calcular os gastos com combustível durante o mês, dando assim mais noção das despesas em longo prazo, assim como um score com “pódio” para melhor média de consumo. O volante em couro é o mesmo do Etios e possui comandos remotos para mídia e telefonia, já que o piloto automático ainda é a clássica alavanca na coluna de direção. Os paddle shifts são discretos.

O console central tem apliques em cinza e multimídia Toyota Play da Harman com tela de 7 polegadas e diversas funcionalidades, entre elas GPS da TomTom e Waze. A Toyota promete atualização para Android Auto e Car Play.

Há também câmera de ré e Bluetooth, mas somente uma entrada USB entre os bancos.

O ar-condicionado automático tem bom visual e garante comodidade, enquanto os porta-copos garantem garrafas pequenas e latas, mas a alavanca do câmbio fica muito em cima quando está na posição P. Falando nela, escada no seletor e possibilidade de trocas manuais.

O interior do Yaris Sedan conta com bom posicionamento dos vidros elétricos (one touch geral) e dos retrovisores, incluindo o já mencionado rebatimento. Há também comandos laterais para controle de estabilidade e ajuste de faróis.

toyota yaris sedan avaliação NA 36

O porta-luvas é bom e tem compartimento lateral separado, bem útil para se colocar um smartphone, por exemplo. Os bancos são confortáveis e apresentam revestimento em couro com boa densidade da espuma, seguram o corpo de forma razoável.

Atrás, o espaço para as pernas é bom e a altura é mediana, podendo-se encostar a cabeça no teto no caso de um adulto de mais de 1,80 m. Há apoio de braço central com porta-copos e todo o conjunto de segurança exigido.

O teto solar elétrico ajuda a mudar um pouco o ambiente bem sóbrio.

No caso do porta-malas, sem briga com a concorrência, o Yaris Sedan oferece 473 litros, que são sim suficientes para uma família de tamanho médio, mas para os mais exigentes nesse item, o melhor então é procurar a dupla da Fiat e VW.

Por ruas e estradas….

Seria muito bom em vários aspectos, mas peca em um deles, o que destoa muito da proposta. Afinal, paga-se R$ 80 mil por um carro que quer ser um “mini Corolla”. Mas antes de falarmos dele, vamos ao que interessa, a performance.

O Yaris Sedan não inovou em motorização, mantendo o conhecido 1.5 Dual VVT-i Flex já usado no Etios Sedan, mas recalibrado para ter números um pouco melhores e nesse caso estamos falando de 105 cavalos na gasolina e 110 cavalos no etanol, ambos a 5.600 rpm.

A Toyota também não quis um torque alto demais, e nem teria como com esse propulsor aspirado, por isso ele alcança 14,3 kgfm no primeiro e 14,9 kgfm no segundo combustível. Isso em 4.000 rpm.

toyota yaris sedan avaliação NA 68

Apesar do giro alto, boa parte da força se encontra na faixa de 2.000 rpm, que é onde esse 1.5 é mais agradável em todos os sentidos. Bem disposto, ele é suficiente para um desempenho mais moderado, nada esportivo, mas precisa de 3.000 rpm ou mais para saídas mais animadas e ultrapassagens nem tão exigentes.

Para um uso mais agressivo, o Yaris Sedan mostra que esta não é sua praia. É necessário um giro muito alto, lá na casa dos 5.000 rpm e as respostas são lentas, pois o CVT vai escorregar até que o resultado seja condizente.

Mesmo com trocas manuais, o câmbio mostra que seu foco é a economia e o conforto, não uma pegada mais esperta. Para o perfil de muitos dos clientes da marca, o resultado será agradável em termos de cotidiano, sem exigências adicionais.

Os paddle shifts são um recurso mais para ter do que para usar.

Em tudo isso, porém, o consumo é bom. Com gasolina conseguimos 12,3 km/l na cidade e bons 15,4 km/l na estrada. Assim, o Yaris Sedan atende bem quando o assunto é consumo. Com tanque de 45 litros, ele rende teoricamente quase 700 km. Nada mal.

Mas, o que não agrada é o nível de ruído. É alto para a proposta do carro. Até 2.000 rpm, por exemplo, numa condução urbana, ele é extremamente silencioso. Mas, basta qualquer acelerada um pouco mais forte para que o ruído se eleve muito.

Nesse aspecto, a soma de um motor pequeno e aspirado com um isolamento acústico mediano, resulta em um ronco mais presente no habitáculo.

Na estrada, a 110 km/h, a rotação se mantém nesse nível, o que é bom, mas também qualquer elevação mínima joga o ponteiro para 3.000 rpm e o ruído vem junto.

Fora isso, o Yaris Sedan cumpre bem sua proposta ao volante, tendo direção firme e agradável. Falta, porém, ajuste em profundidade. Os freios são bem atuantes e garantem equilíbrio nas frenagens fortes e um espaço bem reduzido para parar.

Já a suspensão tem uma calibragem que mescla bem conforto e estabilidade. Mesmo em curvas bem fechadas, o sedã se mostra bem à mão. A traseira tende a puxar um pouco, mas totalmente dentro do esperado.

toyota yaris sedan avaliação NA 15

Em pisos irregularidades, o conjunto filtra uma parte dos buracos e remendos, no geral é suficiente mesmo para regiões onde o pavimento é bem ruim.

O Yaris Sedan mostra, no entanto, uma estranha movimentação de revestimentos de teto e colunas, cujos ruídos pontuais dão a impressão que o carro está recebendo as gotas iniciais de chuva pesada e isso andando em asfalto “bom”.

Não há encaixes aparentemente fora do lugar.

Por você….

O Toyota Yaris Sedan XLS é a proposta mais completa do sedã da Toyota, mas custa muito.

O valor é o mesmo de um sedã médio como o Corolla de dois ou três anos atrás, mas não oferece o mesmo nível de conforto e desempenho.

Até tem conteúdo para se aproximar dos médios, entre eles retrovisor eletrocrômico, entrada sem chave, botão de partida, sensor de chuva e crepuscular, sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, alarme volumétrico e perimétrico, entre outros.

toyota yaris sedan avaliação NA 56

Em termos de performance, o Yaris Sedan XLS bem que poderia ter um propulsor mais potente para exigir menos em condução mais esportiva ou onde se exige força.

O nível de ruído precisa melhorar para ser adequado em um carro desse porte e preço. Infelizmente, os sedãs médios saíram da faixa para que estes pequenos tenham mesmo preço, mas conforto inferior.

No geral, a proposta é aceitável para seu segmento, mas é preciso observar a concorrência, em especial o Virtus TSI.

O Yaris Sedan oferece algum conteúdo a mais para compensar o desempenho inferior, mas a valorização da Toyota e seu bom pós-venda são argumentos que pesam para muitos.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 CVT 2019

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1.496 cm³

Potência – 105/110 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 14,3/14,9 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – CVT com trocas manuais na alavanca e no volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 12 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 186 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 12,3 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 15,4 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 15 com pneus 185/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.425 mm

Largura – 1.730 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.490 mm

Entre eixos – 2.550 mm

Peso em ordem de marcha – 1.150 kg

Tanque – 45 litros

Porta-malas – 473 litros

Preço: R$ 79.990 (versão avaliada)

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X