Avaliação: VW Polo 2019 responde bem (com motor 1.6 MSI)

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Você já viu como anda o Polo Highline 200 TSI em nossa Avaliação NA e agora temos aqui o Volkswagen Polo MSI 2018. Essa é a opção de acesso do novo hatch compacto da VW no Brasil, mas não é a mais em conta, visto que ainda há o motor 1.0 MPI como entrada.

Por ora, este ainda não está disponível para testes da imprensa, segundo a VW.

Mas então como se comporta o Polo MSI no dia a dia? No lançamento oficial do modelo, demos preferência ao motor 1.6, pois já havíamos provado o 1.0 TSI. Numa primeira impressão, o desempenho no meio urbano com o carro carregado não agradou muito.

Porém, como se tratava de um simples test drive, onde o tempo é curto e a experiência é limitada, deixamos para ver melhor como ele realmente se comportaria no cotidiano numa avaliação mais longa, de uma semana, necessária para conhecermos melhor o produto no uso diário. No caso do Polo MSI, ele surpreende positivamente.

Com preço sugerido de R$ 54.990, mais o pacote Connect Pack, que adiciona alguns dispositivos importantes, o Volkswagen Polo MSI 2018 alcança altos R$ 57.590 e não passa disso, exceto pela opção de cores.

Mas o valor até que é competitivo numa comparação com o rival Fiat Argo e o conjunto geral é bom. No mercado, o hatch vendeu 4.623 unidades desde o lançamento e fechou novembro em 14º lugar.

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Por fora….

Não há muita diferença entre Polo MSI e Polo TSI na parte exterior. O Volkswagen Polo 2019 é um carro com linhas de certo modo esportivas, mas, ao mesmo tempo, bem contemporâneas, não portando exageros estéticos para chamar a atenção.

Mesmo que lembre o Gol ou o Golf, o modelo é reconhecido facilmente nas ruas por sua própria identidade.

Uma boa mescla de estilos com um conjunto ótico duplo e escurecido, passa uma impressão mais agressiva, assim como a grade com friso único e para-choque com vincos e aberturas laterais bem pronunciadas.

Mesmo mais simples que o Highline, o MSI chama atenção, talvez por ser novidade. As rodas de liga leve são elegantes e correspondem à proposta da versão.

Sem muitos detalhes, o Volkswagen Polo MSI passa uma boa impressão visual no conjunto traseiro, onde as lanternas compactas apresentam lentes com baixo relevo, enquanto tampa e para-choque apresentam vincos marcantes, que criam um DNA estético próprio para o modelo, assim como os laterais, que saltam facilmente à vista.

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Por dentro….

Por dentro, funcionalidade e simplicidade se alternam. Embora tenha menos detalhes brilhantes que no Highline, o Polo MSI 2018 não chega a ser de todo ruim em acabamento.

Os materiais são bem encaixados e os detalhes são pintados em tons foscos, tal como a parte central do painel e o acabamento do volante.

Deve-se lembrar que é uma versão de acesso, mas, ainda assim, o Polo MSI 2018 tem boa instrumentação e computador de bordo completo nessa versão avaliada, sendo ele controlado pelo volante, que ainda tem comandos de áudio e telefonia.

Na parte central, a multimídia Composition Media traz os sistemas Android Auto e Car Play, além do MirrorLink, embora não tenha navegador nativo. Mas, afinal, quem vai usar este se a aplicação do Google tem Maps e o famoso Waze?

Além disso, o Polo MSI 2018 vem com o suporte de celular com USB de fonte, apesar de também dispor de outra porta USB. O rádio é bem intuitivo, mas uma câmera de ré ia bem. Aliás, bom seria um sensor de estacionamento, inexistente nessa versão. Sim, o modelo não tem nem câmera nem sensor.

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Se é para apontar os pecados, então que apontemos também a falta de ajustes elétricos nos retrovisores, que logicamente surgirão como “novidade” na linha 2019, como sempre acontece. Outro item é o banco traseiro inteiriço, mais um destaque em atualização futura.

Infelizmente, sabemos que as marcas não lançam todos os itens quando um novo carro surge, mesmo que sejam bem óbvios.

No caso dos bancos, o tecido é bom e o conforto idem. O espaço para quem vai atrás é destaque – sem atualização de ano/modelo, diga-se de passagem – e podemos encontrar alguns contrastes, como as luzes de leitura na parte traseira, assim como na frente.

Além disso, os espelhos nos para-sóis possuem iluminação, algo que não vemos nem no caro Honda Fit, por exemplo.

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Nesse toma lá dá cá, o Polo MSI 2018 tenta ser um básico um pouco mais refinado. No dia a dia, o ambiente serviu bem e merece elogio, assim como o tamanho do porta-malas, que atende bem.

Mas, os detalhes faltantes são importantes demais para terem ficado de fora. Aqui, fazemos uma enorme ressalva em relação à falta de sensor de pressão dos pneus.

Na avaliação, o pneu dianteiro esquerdo furou na estrada e só percebemos quando o ruído do mesmo nos alertou, pois a direção do Polo MSI 2018 não acusou o problema. Infelizmente, o local era de risco e paramos mais adiante, mas já era tarde, o pneu se destruiu.

Indicada a baixa pressão antes, teríamos com antecedência parado em local mais seguro para efetuar a troca.

Por ruas e estradas….

O Volkswagen Polo MSI 2018 tem um desempenho que, digamos, atende bem à proposta da versão. Obviamente, as versões mais baratas, quando dotadas de motores tecnologicamente ou numericamente inferiores, tendem a entregar menos que o esperado na versão topo de linha.

No caso do Polo MSI 2018, a regra não é diferente, mas há ressalvas importantes. O motor EA211 1.6 MSI é forte e tem bom torque em baixa, nada como o antigo EA111 1.6 MSI com seu torque em 2.500 rpm, mas atende bem ao propósito dessa opção.

De qualquer forma, nem um dos dois se aproxima do 1.0 TSI, que continua a ser o melhor de dois mundos.

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Mas, o 1.6 MSI do Polo 2019 não decepciona. Apesar da impressão inicial de falta de força, motivada pela calibração do acelerador, o propulsor é bem esperto e surpreende após ajustar a aceleração de acordo com a resposta do EA211.

Sim, se não for dessa forma, ele não atende como o indicado pela Volkswagen, onde o mesmo permite ao Polo MSI ter tempo de 0 a 100 km/h igual ao do 1.0 TSI. Claro, o câmbio manual ajuda bastante quando se sabe que o 200 TSI não tem um DSG de sete marchas, mas um Tiptronic comum com seis.

Mas colocando isso tudo de lado, o Polo MSI 2018 se mostra muito bem equilibrado, tanto que até não seria ruim imaginarmos ele com um câmbio automático Tiptronic, focando naturalmente sua disposição de não ser a estrela da gama, como o 200 TSI.

Para a dia a dia, seria muito interessante em termos de conforto.

Com o que tem agora, o VW Polo MSI 2018 tem boas saídas e retomadas condizentes, necessitando naturalmente de giros mais altos para compensar o torque em rotação mais elevada, mas nada que saia fora do normal ou incomode e, melhor, sem prejudicar o consumo.

Dotado de relações de marcha bem distribuídas, engates macios e precisos, o modelo tem uma tocada muito prazerosa. Não é um carro que cansa ou gera vícios, entregando o que é pedido sem delongas.

Rodando na estrada a 110 km/h, ele marca 3.000 rpm.

Nisso, o nível de ruído é adequado e em subida de serra ou aclives longos, poucas vezes sobe para a casa dos 3.500 rpm ou 4.000 rpm, demonstrando sua força. Pena não ter um piloto automático, o que não exigiria muita intervenção no câmbio quando em quinta marcha na estrada.

Rodando na estrada, fizemos 14,4 km/litro na gasolina, o que está de bom tamanho.

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Na cidade, o Polo MSI 2018 se mostra disposto no anda e para. Carregado com 4 pessoas e mais bagageiro cheio, ele naturalmente acusa a ocupação quase total, mas dá conta do recado ao buscar a força necessária em giros um pouco mais altos.

No consumo, 9,8 km/litro quase empatam com o resultado do Polo TSI, que fez 10,1 km/litro.

Mesmo lotado, o novo VW suporta bem paralelepípedos e alguns buracos. A suspensão tem ajuste mais para a firmeza, mas de modo geral apresenta conforto aceitável. Nas curvas, mantém o Polo MSI 2018 firme e na mão.

Sua direção elétrica é leve e muito precisa, além de apresentar progressividade excelente. Apesar dos tambores traseiros, os freios cumprem o prometido. Em resumo, um conjunto bem aceitável.

Por você….

O Polo MSI é, para quem não gosta de câmbio automático ou não faz questão da versão com trocas manuais, a opção obrigatória. Aliás, não há outra, senão a inferior 1.0 MPI. Naturalmente, o ganho do 1.6 será em performance numa comparação ao motor menor.

De qualquer modo, ele não anda tão bem quanto o TSI, mas não depõe em termos de consumo, pelo menos.

Sua performance não é nada má. O motor empurra bem e é econômico. Com foco na frugalidade, o Polo MSI 2018 – assim como as versões mais potentes – primeiramente bebe menos para depois entregar o que tem.

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Em conteúdo, o Polo MSI 2018 chega com preço razoavelmente competitivo de R$ 54.990, mas com R$ 2.600 a mais, itens importantes como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, rodas de liga leve aro 15, computador de bordo e volante multifuncional são acrescentados.

Sem dúvida, o pacote Connect tem na multimídia com Android Auto, Car Play e MirrorLink outro destaque importante nos dias atuais, onde a conectividade não é apenas uma comodidade, mas uma necessidade.

Faltam sim, retrovisores elétricos, banco traseiro rebatível, e, pelo menos, sensor de estacionamento e o imprescindível alerta de pressão dos pneus. Ainda assim, no conjunto da obra, o Polo MSI 2018 vale a pena.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Volkswagen Polo 1.6 MSI 2018

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1598 cm³

Potência – 110/117 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 15,8/16,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,6 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 193 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 3.000 rpm

Consumo urbano – 9,8 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 14,4 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga Leve aro 15 com pneus 185/65 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.057 mm

Largura – 1.751 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.468 mm

Entre eixos – 2.565 mm

Peso em ordem de marcha – 1.083 kg

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 300 litros

Preço: R$ 54.990 – Versão avaliada: R$ 57.590

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X