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Avaliação: Volkswagen up! 2018 melhora em visual, preservando a boa performance

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Reposicionado para ficar acima do Gol, o Volkswagen up! 2018 ganha uma interessante repaginada no visual e, de quebra, revisão do painel e melhoria da conectividade, embora com algumas ressalvas.

Posicionado no segundo pelotão dos 20 carros mais vendidos do país, o Volkswagen up! Continua perdendo em vendas para seu maior rival, o Fiat Mobi. Ainda assim, ajuda a marca a colocar quatro modelos nesse grupo.

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Com arquitetura moderna e projeto em sintonia com a Europa, o up! foi um ponto de virada na proposta de um carro de entrada, apresentando estrutura com 75% de aços de alta resistência e deformação geral estável, o que o levou a ganhar cinco estrelas no Latin NCAP. Além do frugal 1.0 MPI, o modelo vem também com o elogiado 1.0 TSI, que reúne o melhor de dois mundos: performance e economia.

É claro que tudo isso nunca custou o que o consumidor deseja, desde seu lançamento. Se já estava acima do peso em termos de preço, agora ficou ainda mais com as alterações que fizeram o Volkswagen up! 2018 iniciar em R$ 37.990. No renovado pacote Connect, o subcompacto alcança R$ 56.390 completo, e ainda assim nem é a opção mais cara da gama.

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Por fora….

As alterações no Volkswagen up! 2018 padronizaram as versões com motores 1.0 MPI e 1.0 TSI. Isso fez com que o comprimento aumentasse para 3,68 m, mas sem qualquer mudança no espaço interno e porta-malas. O conjunto ótico foi repaginado, mas se mantém simples e sem LEDs.

Para-choque e a diminuta grade foram os que mais mudaram, ganhando um spoiler no protetor e redesenho das entradas de ar com um preenchimento central todo preto, além de um acabamento em preto brilhante, que identifica as versões com motor TSI. Aliás, além disso, o logotipo pode ser visto nas colunas B e na tampa traseira. Um friso vermelho na grade também identifica o TSI.

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Estas duas últimas, mais teto e retrovisores com repetidores de direção, estão sempre na cor preto brilhante quando com o pacote Connect, que está associado ao move up!. Os faróis de neblina não possuem a função curva nessa versão. As rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/60 tem um bom aspecto e preenchem bem o visual do Volkswagen up! 2018.

Mas não para por aí. As lanternas traseiras ganharam uma estranha moldura preta, que infelizmente não caiu bem, muitos comentam que de uma certa distância parece fita isolante. Mesmo o conjunto anterior teria ficado melhor. O para-choque traseiro lembra a solução empregada para tornar o Fox mais “premium”… Faixas decorativas Connect reforçam o apelo mais visual desta proposta limitada.

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Por dentro….

Assim como ficou diferente por fora, o Volkswagen up! 2018 também mudou por dentro. O painel agora é semelhante ao europeu, ganhando um quadro de instrumentos com conta-giros e nível de combustível maiores, assim como um novo display do computador, mais completo e com grafismo de melhor visibilidade.

Chama atenção, entre as novidades, uma luz de LED branca sob o recém-alterado acabamento do painel. O item dá um ar de mais qualidade ao ambiente, o que a VW quer realmente passar ao up! com relação ao Gol. O volante passa a ser o mesmo do Golf, exceto na versão take up!, oferecendo comandos de mídia, telefonia e computador de bordo.

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O ajuste continua apenas em altura, mas o acabamento em couro com detalhes em preto brilhante dá uma impressão bem melhor. Teto e colunas são escurecidos nesse pacote Connect, que ainda traz bancos com padronagem exclusiva e soleiras personalizadas com o nome up!. Vidros dianteiros, travas e retrovisores (com Tilt Down) são elétricos, tendo ainda ar-condicionado. Não há sensor crepuscular e nem de chuva como nos high up! e cross up!, mas pelo menos tem sensor de estacionamento.

O porta-malas não tem o separador de bagagens s.a.f.e., mas o espaço não é nada ruim para o porte do carro. O espaço interno é aceitável para o tamanho do modelo, melhor que no concorrente ítalo-brasileiro, por exemplo. Porém, o banco traseiro é inteiriço e tem cinto central de dois pontos., apesar do Isofix e do TopTether para cadeiras infantis.

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O conjunto frontal recebeu um novo formato, ganhando textura central de melhor toque e visual, mas preservando o difusor de ar fixo sobre o painel e os laterais circulares. Na parte central do painel, o rádio Composition Phone tem um aspecto muito melhor que o rádio anterior.

Integrado ao novo acabamento central em preto brilhante, que acompanha o formato modificado do painel, o dispositivo possui Bluetooth, entrada auxiliar e SD, bem como opção de mudanças de cores do display e conexão com o app Maps & More.

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No Maps & No More…

Em um aparelho intermediário da LG, por exemplo, o aplicativo instalou perfeitamente, assim como a conexão Bluetooth se estabeleceu como se deve. Porém, quando a integração entre app e rádio foi executada, falhou. Após inúmeras tentativas, simplesmente desistimos.

No evento de test drive, vimos apenas aparelhos da Apple. Isso pode ter sido feito devido a estas falhas com outros aparelhos. Para um sistema projetado para facilitar o uso do computador de bordo através do smartphone, o Maps & More com o Composition Phone falhou. O app até funcionou na parte de mídia, reproduzindo no carro os sons do aparelho móvel.

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Em consulta ao site da VW na Europa (porque não há informação aqui), apenas aparelhos topo de linha são compatíveis, tais como Moto X Force, iPhone 6 e 7, Galaxy S7, Nexus 6P, Lumia 950 e Xperia X, por exemplo.

Se o app e o sistema não funcionam, pelo menos o usuário terá um suporte de smartphone com entrada USB para dados e energia, podendo assim usar os mais eficientes Google Maps e Waze no lugar do navegador da Tom Tom, que precisa de 2 GB de espaço para rodar off-line.

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Por ruas e estradas….

As mudanças no visual, acabamento e proposta de conectividade não alteraram a parte mecânica do Volkswagen up! 2018, mas os novos pneus de baixa resistência à rolagem ajudaram a melhorar a economia, um dos destaques do up! TSI desde seu lançamento em fevereiro de 2014.

O Volkswagen move up! Connect 2018 vem com o famoso propulsor EA211 R3 1.0 TSI com 101 cv na gasolina e 105 cv no etanol, ambos a 5.000 rpm. Já o torque é de 16,8 kgfm a apenas 1.500 rpm. Com turbocompressor, injeção direta flex e intercooler no coletor de admissão, o pequeno três cilindros entrega uma performance que é só elogio.

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Trabalhando em baixa rotação, o 1.0 TSI pode ser conduzido até a 1.000 rpm em quarta marcha, dependendo do ritmo do trânsito. Entre 1.500 e 2.000 rpm, ele vive bem no meio urbano e – apesar da impressão de falta de força em regimes baixos, reforçado pelo trepidar dos três pistões, ele não fraqueja em nenhum momento e sempre está disposto para chegar até a faixa vermelha, se necessário.

Na estrada, rodando a 110 km/h, o 1.0 TSI está mansamente em 2.500 rpm, não sendo ruidoso e muito menos gastão, já que o computador de bordo chega a exagerar com incríveis 21,1 km/litro a 100 km/h. Detalhe: o tanque estava com etanol. Com engates curtos, macios e relação focada na economia, o Volkswagen up! TSI 2018 fez 11,1 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada.

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Os números estão de acordo com o esperado e sem exageros, sendo um pouco melhores que os anteriormente obtidos e também em comparação com os do Inmetro. Com gasolina, realmente o Volkswagen up! 2018 deve ficar bem mais frugal com os novos pneus.

No move up!, o conjunto mecânico cai muito bem, fazendo com que o carro desenvolva uma performance animadora em ultrapassagens e retomadas, mesmo com o foco na frugalidade. No dia a dia, o TSI é um carro gostoso de dirigir, pois não fica devendo força quando necessário, especialmente em regiões com muitos aclives, onde um 1.0 aspirado sofre enormemente.

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Seguindo o indicador de marcha, um tanque de 50 litros vai durar bastante no uso diário. Rodamos mais de 600 km, o que seria muito mais se estivesse apenas com gasolina. Além disso, o Volkswagen move up! 2018 ficou mais equilibrado com rodas aro 15 e pneus série 60, porém, sendo mais firme, ele reproduz mais as imperfeições do solo e não agrada muito em ruas de piso defeituoso.

De qualquer forma, com a performance que o 1.0 TSI oferece, o move up! Connect 2018 apresenta boa dirigibilidade em condução mais esportiva, mantendo-se mais neutro nas curvas e tendo uma resposta melhor ao volante, cuja direção é elétrica, leve e precisa. O entre eixos curto ajuda bastante na desenvoltura do up! nessas condições.

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Os freios, nessa situação, são apenas suficientes. Em saídas rápidas, o controle de tração M-ABS corta parte da força, mas não o suficiente para evitar que os pneus cantem com facilidade. A embreagem, porém, é alta. Então, em subidas íngremes ou rampas acentuadas, sempre primeira marcha e um giro mais alto para sair do lugar. Mesmo em lombadas comuns, o motor pede uma primeira.

Mesmo com o EA211 R3 em sua versão TSI mais comedida (o TSI do Golf tem um ajuste superior), o Volkswagen up! 2018 consegue ainda ser um carro bem rápido e veloz, muito mais do que seu tamanho sugere, alcançando 183 km/h e indo de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, ambos com etanol. Então, assim como no modelo anterior, o pequeno da VW continua oferecendo um conjunto mecânico com o melhor de dois mundos.

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Por você….

R$ 56.390. Esse é o preço que se paga pelo Volkswagen move up! TSI Connect 2018 completo. Nele, além do teto preto, todos os itens atribuídos ao pacote e mais a cor Azul Lagoon. Como já mencionamos acima, não há parte das novidades, entre elas sensores de chuva e crepuscular, faróis de neblina com função curva ou mesmo o separador s.a.v.e. no bagageiro.

O pacote de equipamentos oferecido é apenas básico, falhando em um cinto central traseiro de três pontos, por exemplo, assim como os itens acima. Vidros traseiros manuais ainda denotam um carro de baixo custo e sem aspiração premium, como a VW quer. O preço básico do move up! É de R$ 52.790, acrescido dos R$ 3.600 do pacote Connect.

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Para um carro com a performance do 1.0 TSI, mas com proposta urbana, ter controles de tração (de fato) e estabilidade, além de assistente em rampa seria importante. Se é para ficar acima do Gol e – um dia – substituir parte da faixa hoje ocupada pelo Fox, por causa do retorno do Polo, o Volkswagen up! 2018 terá de fazer um pouco mais.

Enquanto isso não acontece, seu preço já configura num segmento acima do que se espera de um hatch urbano em essência. Mesmo com custo baixo de revisões em comparação com o 1.0 MPI – reforçado pelo pacote de R$ 999 por três revisões – e seguro de R$ 1.685, seu preço ainda está acima do desejado. Sem esse detalhe – muitíssimo importante – do preço, o Volkswagen up! TSI 2018 é um carrinho que vale a pena ter na garagem.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Volkswagen up! TSI Connect 2018

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 3 em linha, turbo, injeção direta flex

Cilindrada – 999 cm³

Potência – 101/105 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 16,8 kgfm a 1.500 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Manual de cinco marchas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,3 segundos

Velocidade máxima – 183 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.500 rpm

Consumo urbano – 11,1 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 13,7 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 15 com pneus 185/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 3.689 mm

Largura – 1.645 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.504 mm

Entre eixos – 2.421 mm

Peso em ordem de marcha – 951 kg

Tanque – 50 litros

Porta-malas – 285 litros

Preço: R$ 52.790 (move up!) R$ 56.390 (pacote Connect)

Volkswagen up! TSI Connect 2018 – Galeria de fotos

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