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Avaliação: Volvo XC40 Momentum anda bem mas poderia oferecer mais

Avaliação: Volvo XC40 Momentum anda bem mas poderia oferecer mais

O Volvo XC40 é a proposta de SUV de acesso da marca sueca para o mercado global. A responsabilidade do modelo é enorme, pois ele terá a missão de ser o mais vendido do fabricante nórdico, captando novos clientes para esse segmento de utilitários esportivos.


No Brasil, a tarefa para o XC40 é a mesma e a estratégia foi oferecer o produto com preços mais competitivos, abaixo de R$ 200 mil. Começando a partir de R$ 169.950, mas na versão T4, que ainda não está disponível. Mas no momento, a aposta é mais sobre a versão Momentum T5, que custa R$ 194.950.

Avaliação: Volvo XC40 Momentum anda bem mas poderia oferecer mais

Equipado com motor Drive-E 2.0 com 252 cavalos e transmissão automática de 8 marchas, o Volvo XC40 Momentum T5 vem com tração nas quatro rodas. Feito sobre a plataforma modular CMA, a mesma da sino-sueca Lynk & Co, o novo SUV da marca nórdica e tem porte médio e peso bem menor que o XC60, que é feito sobre a base SPA.


Pelo preço oferecido, muitos itens do XC40 só são oferecidos na versão R-Design, que tem preço sugerido de R$ 214.950. Porém, o corte de equipamento é maior do que poderíamos esperar num carro de quase R$ 200 mil. Mas será só isso mesmo? Vejamos.

Por fora….

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O Volvo XC40 reproduz o design dos demais irmãos da marca, tendo um porte bem robusto, truncado e com linhas que reforçam a ideia de proteção, que é uma característica importante da fabricante escandinava. Na frente, o SUV europeu apresenta faróis com o “T” em LED chamado Martelo de Thor, mas o visual geral do conjunto é, digamos, bem sóbrio.

Nas laterais, chama atenção o reforço das colunas C, bem grossas, reforçando a proposta de robustez e segurança do XC40, que por falta de vigias laterais e ainda mais com a linha de cintura elevando-se na traseira, parece ser bem menor que seus 4,42 m. Mesmo ao vivo, essa impressão existe, o que tira do modelo a impressão de family face, um “mini XC60”, o que é muito bom para a identidade do produto.

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Na traseira, lanternas compactas, seguindo o mesmo estilo bumerangue dos irmãos maiores, mas aqui mais comedido. O conjunto com tampa do porta-malas com o nome Volvo bem destacado, também não prima pela exibição de linhas arrojadas ou qualquer tentativa de chamar atenção para si. Para quem prefere um carro até certo ponto discreto, o XC40 é uma opção interessante.

As rodas de liga leve aro 19 polegadas possuem desenho igualmente discreto e se harmonizam perfeitamente com a proposta intermediária e menos chamativa do XC40 Momentum T5. No teto, duas barras longitudinais metalizadas e só. É aí que o carro parece perder parte do encanto, não vem com teto solar panorâmico. Pelo seu preço, é um item obrigatório.

Por dentro…

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O ambiente do XC40 é agradável. A reprodução do mesmo visual encontrado nos XC60 e XC90 não é de todo completo e não depõe contra o carro. A Volvo quer priorizar a conectividade – a assinatura de serviço ao invés de compra, lá fora – por isso, a tela vertical de 9 polegadas, que funciona como um tablet, é um item que não poderia faltar.

O interessante é que, se você manipulou ela num outro modelo da Volvo, não terá dificuldade em fazê-lo no XC40. É fácil, intuitivo e se o motorista desejar, pode ficar com uma cara de aparelho móvel com o fundo branco. É nessa tela onde se pode mudar a visualização do cluster digital de 12,3 polegadas, com três temas para grafismos e um para cor (vermelha), que não interfere na condução.

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O acabamento preto é muito bem montado e reflete o luxo que a Volvo sempre imprimiu em seus carros. Minimalista, o XC40 Momentum tem menos botões, sendo mais prático de “usar”. O volante, que para alguns lembra levemente o do Uno, não tem paddle shifts, uma primazia da versão R-Design. Uma pena, pois esse motor não está aí de enfeite.

O câmbio é uma pequenina alavanca sem qualquer atenção para impressionar o motorista. O console central vem com carregamento indutivo de smartphones e demais conexões obrigatórias, inclusive com carregamento para dispositivos móveis atrás.

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Os bancos são envolventes e revestidos em um bom couro. O do motorista tem ajustes elétricos e duas memórias. A textura do aplique cinza não impressiona, mas é aceitável pela proposta da versão. O que não se pode dizer a iluminação interna, pois atrás não existem luzes de leitura. Mas os furos para suportes são obrigatórios.

O espaço geral é bom e quem vai atrás tem um bom conforto. Já o porta-malas está dentro do esperado para um SUV de porte médio com seus 460 litros. No geral o interior é bom, mas a falta de alguns itens denota a preocupação em cortar equipamentos para privilegiar a versão mais cara e aumentar os lucros. Afinal, pagar quase R$ 200 mil para não ter pelo menos um teto solar?

Por ruas e estradas….

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Como falamos acima, o motor Drive-E 2.0 do XC40 T5 não é um enfeite. Ele é bem potente, tem muito torque em baixa e disposição para converter o “pequeno” XC40 em um carro bem mais divertido de andar. E ele cumpre bem isso, pena que os paddle shifts deem lugar a uma alavanca, cujas trocas manuais são feitas de lado…

Aliás, esse quase joystick merece uma certa atenção. Ao mudar de marcha para sair (D) ou dar ré ( R), é preciso ficar de olho no painel para ver se engatou de fato alguma dessas ou as outras posições, pois ela não vai passando as posições, parando na próxima que encontra, diferente da maioria dos automáticos eletrônicos.

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Assim é fácil querer sair e o câmbio cair em neutro. Então, a dica é dar dois toques para que a posição certa seja acionada. Já esse motor sueco é algo desejável em qualquer carro. Ele responde de forma suave se a tocada for acomodada, mas rapidamente ganha giro e força se a pegada for mais nervosa. O ronco é agradável e muito baixo no interior, impulsionando com vigor o XC40 T5.

Com um bom casamento entre motor e câmbio, o XC40 T5 vira aquilo que você quiser. Seja frugal ou esportivo, o SUV nórdico é serviço por um conjunto que até sobra, dada a proposta da versão Momentum. Se este tivesse menos potência, não seria assim tão ruim, dado que o modelo pesa 1.733 kg, bem menos que as mais de 2 toneladas do XC60, por exemplo.

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Diante disso, não seria diferente o fabricante informar aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e máxima de 230 km/h. Sim, ele anda bem, muito bem. As retomadas, mesmo no modo econômico, são boas. No Dinâmico, o motor fica cheio o tempo todo e há muita diversão ao volante, mesmo que Momentum queria passar outra ideia.

Apesar disso, seus 252 cavalos a 5.500 rpm e 35,7 kgfm a 1.500 rpm atuam bem diante das novas regras de emissão e por isso consegue-se uma boa média na estrada, onde conseguimos 13,8 km/l, enquanto na cidade ficamos com 9,9 km/l. Rodando a 110 km/h, o ponteiro virtual marca 1.800 rpm, bom para os números acima e em conforto.

Falando nisso, o XC40 tem uma suspensão tem bom ajuste para conforto e firmeza, mas tendendo mais para a segundo. Não se compara ao XC60 – com seu feixe de molas de elastômero – mas é aceitável pela pegada mais jovial.

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Com pneus 235/50 R19, ele segue firme nas curvas, tendo como aliado uma plataforma bem rígida e estável, além de uma direção que é sonho para muita gente. Ela parece entender o que você quer e é uma das melhores coisas do carro.

Já os freios…. Pense num carro que tem um poder de frenagem de um esportivo, mas sua proposta é totalmente oposta. Só que mais do que isso, sem ser bruto, suave, progressivo e forte, muito forte. Pode-se dizer tudo do XC40, menos que tem freios ruins.

E tem mais, a menos que se desligue no Sensus (multimídia disfarçada de tablet), o City Safety continua ativo e continuará pinçando ou freando mesmo o carro em situações que o computador entende onde há perigo.

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Então, se você passa por ruas estreitas, onde tem que ficar desviando de carros parados e o faz em velocidade considerável ou não, pode se assustar com o repentino alerta de colisão e freada forte. É tão seguro que quem não é acostumado vai querer desligar, mas não adianta. Ele também detecta bem ciclistas, pedestres e animais. E isso é ótimo.

Mas o que falta? Sente-se muito a falta de um controle de cruzeiro adaptativo, no mínimo, e nem estamos falando do Pilot Assist, que vem junto com controle de direção, freios e aceleração.

Ele é opcional é custa R$ 5.000, fazendo o XC40 Momentum T5 chegar a praticamente R$ 200.000. É um benefício que, depois que você usa uma vez, parece faltar em qualquer versão da Volvo.

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Por você….

O Volvo XC40 é um SUV bem interessante e que poderá mesmo tirar o brilho do XC60 em vários mercados, mas poderia ter mais itens nas versões menos caras. É claro que ainda assim o nível de conteúdo é bom, não podemos desprezar.

Ok, não ter teto solar facilita a blindagem num país tão inseguro quanto o nosso, mas não ter o item também é confirmar esse fato de forma prática. Todos os outros SUVs então estão errados… Bom, de qualquer forma o XC40 Momentum é agradável de dirigir, tem muitos outros itens que se espera dele e conta com um nível de segurança “estelar”.

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O acabamento não deve nada para os alemães e o sistema de som é suficiente para a missão do XC40. A conectividade e as diversas funcionalidades embutidas no “tablet” vão satisfazer o desejo dos amantes de tecnologia, sem dúvidas.

Mas, nem tudo são flores. A garantia é de apenas dois anos, não que se queria usá-la por conta de problemas, mas o custo de revisão é muito elevado. Chega-se a gastar mais de R$ 10 mil em revisões até 60.000 km. Pode-se até comprar revisões até 150.000 km. No final, esse é o preço a pagar pela exclusividade e a segurança que a Volvo propõe. Se recomendamos? O XC40 sim, mas vá de R-Design.

Medidas e números….

Ficha Técnica do Volvo XC40 Momentum T5 2018

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1.969 cm³
Potência – 252 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque – 35,7 kgfm a 1.500 rpm (gasolina)
Transmissão – Automática com oito marchas e trocas manuais na alavanca

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 6,5 segundos
Velocidade máxima – 230 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.800 rpm
Consumo urbano – 9,9 km/litro (etanol/gasolina)
Consumo rodoviário – 13,8 km/litro (etanol/gasolina)

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 19 com pneus 235/50 R19

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.425 mm
Largura – 1.863 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.652 mm
Entre eixos – 2.702 mm
Peso em ordem de marcha – 1.733 kg
Tanque – 54 litros
Porta-malas – 460 litros
Preço: R$ 194.950 (versão avaliada)

Volvo XC40 Momentum T5 2018 – Galeria de fotos

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Nota média 5 de 3 votos

  • Filipo

    Pagar quase R$ 200.000,00 por um veículo pequeno desses? Para mim, o XC40 é um Compass “premium” (melhor acabamento e montagem), e nada mais.

    • Leonardo

      Também acho muito dinheiro para um carro tão pequeno e nem bem equipado é para compensar…

      • Wilson Junior

        “Porém, o corte de equipamento é maior do que poderíamos esperar num carro de quase R$ 200 mil. ”
        Imagina então uma Hilux…..

      • Incitatus

        Pequeno é o limite do meu cartão.

      • Carlos Henrique Kroeber

        “nem bem equipado” O K7 do carro dirige sozinho e pára sozinho. Você deve ser um daqueles que paga 250 mil em SW4 que nem teto solar tem e fica reclamando quando aparece um carro que dá uma surra em tecnologia e equipamentos

    • Guedes

      carro agora vale pelo tamanho? compra uma Scania kkkk

      • Filipo

        Não, carros não valem necessariamente pelo tamanho. Mas, para mim, seu tamanho é um de seus principais pontos negativos, junto com o preço. Se o XC40 fosse menos caro, não teria essa opinião. Para não falares que estou implicando com marca X ou Y, penso que ocorra o mesmo com o Audi A1 Sportback Attraction, que custa R$ 116.000,00. É um Audi, é muito bom, mas não acho que valha a pena. Tem plataforma do Polo anterior (a PQ25, que não tivemos por aqui) e motor de 125 cv com 20,4 kgfm. É um carro bem caro, mas menor que um Polo atual, e com desempenho semelhante, apesar de 1,4L.
        Se eu quisesse carro grande, compraria uma Mercedes-Benz Sprinter Van 515 Luxo que mede 7,34 m, pelo preço desse XC40 de entrada ou uma Sprinter Van 415 TA, que custa R$ 158.000,00 e a transformaria em um motor home, por um pouco mais que os R$ 215.000,00 pedidos por um XC40 R-Design. Mas carro grande e vans não fazem meu estilo de veículo. kkk…

        • Guedes

          Veja só, eu li uma matéria no autoesporte que falava da V60 que é enorme e custa pouco mais que XC40 e o jornalista achava mais jogo comprar um XC 40 do que a perua…

          • Evandro

            Mas se vc pensar racionalmente, e levando em conta o Brasil que vivemos, o jornalista tem razão, e digo isso pelo simples fato da revenda, e sei que ninguém compra carro pensando em vender, mas uma xc40 vc venderá mto mais fácil que um v60 aqui no BR, não digo que o v60 seja melhor ou pior que o xc40, só digo que aqui para se vender uma perua tem que ser pela metade do preço pra menos…..

            • Wilson Junior

              Realmente,
              Se tem quem paga mais de 200 numa Hilux……
              SW4 já passou de 240….
              Volvo tá de graça.

              • Evandro

                pois é

          • Speed Racer

            V60 é mil vezes superior, jornalista louco…

        • Cláudio Modesto

          Até o fim do ano o pólo custará 116 mil. O Audi tá barato.

        • Evandro

          amigo, quem quer um maior pega uma xc60 por 230k, simples…

      • Leonardo

        Para carros se passeii, normalmente essa é a regra.

    • Ⓜ️arcelo

      Esse e o Jaguar E-PAce são os piores custo benefício da atualidade.

      Eles tipo pensaram assim, se a Evoque consegue vender horrores a um preço altíssimo, por que nós também não podemos???

      Só que a Evoque foi projetado para ser um suv super premium em todos os mercados e estes são suvs normais em todo lugar mas, somente no brasil, pega troUXA, estão querendo colocar eles na mesma categoria. Lamentável.

      • Cláudio Modesto

        No Brasil isso cola geral. Volvo aqui é super luxo. Vai vender o que trouxer, pelo preço que pedir. Mercado imaturo e fechado é assim, infelizmente.

        • Evandro

          Não acho, veja as vendas dos modelos da volvo aqui, eu considero bem baixas….

        • Ⓜ️arcelo

          Não acredito nisso, pois baixaram o preço da XC60 pelo menso em descontos

      • Wilson Junior

        Na verdade todos carros no Brasil tem um péssimo custo beneficio.
        Onix automático 60 mil
        HRV 90 mil
        Hilux 200 mil
        SW4 passando de 250 mil
        Etc, Etc, Etc……….
        Se listar todos passo o dia aqui escrevendo………..

        • Ⓜ️arcelo

          Sim , aqui temos o ruim e o péssimo. Não temos o bom e o ótimo custoxbenefício.

          Este é péssimo e e-pace está pior que péssimo.

          Quem comprou XC60 no lançamento perdeu dinheiro

      • Carlos Henrique Kroeber

        Você é louco. Land Rover nos EUA NÃO VENDE NADA. São considerados carros descartáveis. São considerados os piores carros de luxo. Carros a diesel que fumam

    • André A

      Carro não é imóvel, filhote. Não é vendido por m².

      • Filipo

        Saiba interpretar, meu jovem. O problema não é ele ser pequeno, o problema é ser pequeno e bem caro, com poucos diferenciais em relação a um Compass Limited, por exemplo, para custar o que custa. Se eu quisesse carro por tamanho, compraria uma Mercedes-Benz Sprinter Van 515, que tem 7,34m de comprimento e custa menos que esta versão do XC40.
        Mas carros grandes ou vans não fazem o meu estilo.

        • Incitatus

          se o cara pode pagar sorte dele. se não pode fica só na vontade. é igual ao carinha que quer sair com uma gata e ela não tá nem aí. Daí o cara fala mal dela, que é isso, aquilo, é só dor de cotovelo.

          • Filipo

            Não se trata de poder pagar, mas de custo benefício. É claro que carros “premium” sempre serão mais caros, mas, para mim, está mais caro do que deveria. Mas é apenas a minha crítica/opinião. Cada um faz do seu dinheiro o que bem entender, é claro.

        • Vitor Santos

          Nossa cara. Comparar esse carro com o Jeep Compass é um tanto inusitado. Só o pacote de motorização e tecnologia, deixa o compass a 10 anos pra trás. Fora segurança etc. A única coisa que o Compass ganha deste carro realmente é em tamanho. Mas dependendo do tamanho da família, creio que não vai ter problema nenhum.

          • Evandro

            falou tudo

        • Vitor C

          Sinceramente só a construção, a segurança, dirigibilidade e acabamento desse carros na minha opinião já valem.
          Mas é como dizem, tem gente que prefere generalista completo a premium básico, eu sou mais o premium básico por valorizar os itens que citei.

    • cepereira2006

      Na verdade ele não é pequeno como as fotos sugerem. Ele tem 4,42, o mesmo tamanho que uma CR-V.

      • Filipo

        Uma CRV mede 4,59m. O XC40 é do tamanho do Compass, que mede 4,41m.

        • cepereira2006

          Verdade, confundi. Mas ela parece ao vivo bem maior.

          • Leonardo

            Eu achei o contrário, ao vivo parece bem compacto.

      • th!nk.t4nk

        O XC40 é bem pequeno. Apesar de ser contra a ideia de comprar “carro por metro”, esse é um caso em que a Volvo está praticando um assalto mesmo. Estao forçando a barra porque nesse carrinho apostando na compra emocional.

        • Wilson Junior

          quem não ta praticando assalto no Brasil???
          Cobra oque quer e o povo faz fila……

        • Carlos Henrique Kroeber

          Bem pequeno é a sua honestidade. Você odeia a Volvo. Sempre malha os carros dela, Esse carro é super equipado e excelente. Até a cars US News o colocou em primeiro lugar. Custo benefício incrível. Ninguém nesse preço dirige, pára e estaciona sozinho. Engraçado que ninguém reclama quando aquele LIXO da BMW X1 cusa 194 mil

    • darwin

      pois é, acho que uma outlander diesel tá isso aí.

      • Gustavo

        Exatamente esse valor aí!

    • F30FLORIPA

      Pelo visto vc NUNCA viu o XC40 de perto.
      Ele é MAIOR (interno e externo) que X1, GLA e Q3.
      Se não acreditar, pesquise.

      • Filipo

        Pesquisei: o XC40 é 1cm menor que a X1, 1 cm maior que a GLA e 4 cm maior que a Q3 (comprimento externo). E agora, o que devo fazer? Sei que são da mesma categoria e de preços semelhantes, mas se você quer saber o que acho deles, te digo que não os acho muito diferentes do XC40, pequenos e bem caros, apesar de ter preferência por BMW, Audi e Mercedes.
        Acho que devo ser ignorante ou pobre por preferir um Tiguan Allspace R-Line, por exemplo, a estes ai. Mas é a minha opinião!

        • Willian Gabriel

          Quem compra carros de marcas premium tá pouco se F###### pra custo beneficio, como tu mesmo citou uma Tiguan é basicamente um Q3 com um pouco menos de refino no acabamento e outro logo na grade, nenhum carro premium tem bom custo beneficio porque simplesmente não é o foco de quem consome esse tipo de marca.

          • Filipo

            Será mesmo que eles não ligam nada para custo/benefício? Não concordo, mas respeito sua opinião.

            Eu disse que a Tiguan é uma Q3 com acabamento menos refinado e outro logo na grade? Quando eu disse isso?

            O que eu disse é que prefiro uma Tiguan Allspace R-Line! E não é verdade que a Tiguan seja basicamente uma Q3 com menos refino de acabamento. A Tiguan é do tamanho da Q5. É 4 cm mais comprida que a Q5.

            • PEDAORM

              Q3 ainda usa a antiga plataforma PQ35, que é a base da antiga Tiguan… Essa nova já usa MQB, é um carro melhor e completamente diferente da atual Q3, o William não sabe nem do que tá falando…

          • PEDAORM

            Q3 é um carro antigo feito sobre a quase falecida plataforma PQ35, não faz nenhum sentido hoje escolher esse carro em detrimento a Tiguan MQB, que é maior, oferece mais intes e tem segurança, acabamento e motorização tão boa quanto, em alguns casos melhores que o já antigo Audi.

          • Wilson Junior

            Realmente se for ver ficha técnica e itens de série nas marcas “Premium” ninguém compraria.
            Oferecem menos por mais.
            Mas tem o “status” que as outras não tem. É isso que vende.

          • Carlos Henrique Kroeber

            Só a Volvo que traz custo benefício. Compara qualquer carro da Volvo com os equivalentes da Audi,BMW MB. Vão tomar uma surra em equipamentos e desempenho

        • Evandro

          Tá ai o pq, comprador de Tiguan, que daqui a 2 anos não irá valer metade do preço que foi pago…..

          • Filipo

            O que te faz pensar que uma Tiguan não irá valer metade do preço pago e um Volvo será diferente? Verifique a desvalorização média dos VW importados e dos Volvo e volte aqui para conversarmos. Ou melhor, veja por ai (pode até ser na Webmotors) os Volvo com 3 anos, o quanto estão valendo.
            Não sejas “fãboy”.

            • Evandro

              Amigo, não sou fã boy de marca alguma, até mesmo pq já tive muitas marcas de carros, tiguan valia 120 poucos mil em 2013, pois fui ver pra trocar o meu jetta na época, agora a mesma vc compra por menos de 50k, e o preço dela hj, qto é que custa? deve ser algo perto dos 200k, um volvo é basicamente a mesma coisa, nos modelos de entrada, como é o caso do meu v40, mas em uma xc60, mesmo tendo desvalorização grande, não acompanha do mesmo modo que a tiguan…. Sem contar que os carros da VW a diferença de valer e de realmente vender é complicada, fui ver pra trocar o meu v40, tive uma desvalorização até que grande em relação à tabela, que está em 121k e o melhor lugar pagaram 113k, no entanto, um amigo queria ficar com meu carro e me dar um jetta dele como parte de pagamento, o melhor valor foi de 75k e o valor de tabela do jetta é 96k, desvalorização na vw pode ser baixa nos carros de entrada e de maior saída, nesses de maior valor de de pouca saída a desvalorização é maior sim….

        • F30FLORIPA

          Oq vc deve fazer é comparar TODAS as medidas externas e principalmente o entre-eixos, q é oq define o espaço interno.
          Vou comparar apenas com o X1 pois é oq mais se aproxima do XC40:

          Comprimento: X1 – 4,43 / XC40 4,42 (diferença de 1 cm)
          Largura: X1 – 1,82 / XC40 – 1,86 (diferença de 4 cm)
          Altura: X1 – 1,61 / XC40 – 1,65 (diferença de 3 cm)
          Entre-eixos: X1 – 2,67 / XC40 – 2,70 (diferença de 3 cm)

          Ou seja, o XC40 não tem nada de “pequeno” como vc comentou.

          • Filipo

            Eu não falei que não é espaçoso, irmão. Falei que é pequeno. E com 4,42m de comprimento, é sim um carro pequeno!
            O XC60 sim, não é pequeno mais. Não entendo defenderes tanto o XC40. Tens um ou é só fâ da marca mesmo?

            • F30FLORIPA

              Se o XC40 é maior que os seus concorrentes (X1, Q3, GLA) da mesma categoria (XC60 é outra categoria), então ele não é pequeno.
              Não estou defendendo o XC40, apenas contradizendo o seu comentário de que é um carro pequeno.
              Não sou fanboy de marca, minha escolha de SUV nessa faixa de preço nem seria o XC40.

              • th!nk.t4nk

                Todos esses modelos citados são SUVs compactos, e todos apertadinhos sim. Lembrem-se de que a classificaçao de tamanho pra SUVs é diferente de carros convencionais. Na prática, um XC40 na minha opiniao passa bem longe de ser um carro familiar, embora possa sim atender um casal sem filhos (ou com uma criança pequena). Mas assim como seus concorrentes, ele nao foi pensado como carro pra família, de jeito nenhum. É sim apertadinho, infelizmente nao dá pra negar. Como um segundo carro, porém, é interessante.

    • Alexandre

      Pra mim é um Ecosport. Nem chega aos pés de uma X1… Esse carro deveria custar 120 no máximo. Até o Hatch da Volvo é mais bem apresentável.

      • Evandro

        X1? pelo amor, só no motor e ítens de segurança deixa a x1 no chinelo, pode apostar…. Agora falar que deveria custar 120k no máximo, vc é comediante né? Corolla top de linha tá custando isso, cruze ltz tá custando isso, vc está exagerando e mto…

        • Alexandre

          Olha, acho que 120 ainda é muito. Olha esse interior. Parece de Sandero, sinceramente. Não parece carro premium. Pode ter equipamentos e tudo, mas não tem nenhum requinte. Entra na X1 e nesse carro e compara. Fiquei muito decepcionado com este Volvo. E pra mim é só um carro alto com menos luxo que o V40, por isso acho que poderiam ter o mesmo preço sim. Esse negócio de SUV é enganação. Fazem um carro alto e quadrado pra cobrar mais…

          • PEDAORM

            Procura opções de inteiro de outras cores com mix de metais ou Madeira e facilitará a percepção do primor que é esse acamabamento, apesar de eu considerar isso fácil de identificar até mesmo por fotos nessa versão pretinho básico, matérias claramente de alta qualidade e pelo que li tudo forrado e soft touch, olha o esmero do acabamento das saídas de ar, que até para os bancos traseiros se mantém.

          • Evandro

            Amigo, torno a repetir, inclusive qto a interior, vc fala de x1 com aquele cluster antiquado, de luz laranja, feio pra burro, isso sim é falta de requinte, aquela central mm da bmw que mais parece uma adaptação, na boa, a única coisa que eu acho feio no xc40 e bonito da x1 é apenas a alavanca de câmbio e a chave…..

          • Marcos Vinicius Bittencourt

            X1 com aquele interior anos 90 com luz laranja no painel?

            • Alexandre

              Talvez isso que falte ao Volvo. Tradição, qualidade, robustez, esmero… mesmo que pareça antigo o painel das BMW, mas é tradicional e isso tem valor. Não é esse painel chinês, parece que tudo é plástico. A Volvo depois que virou chinesa popularizou, infelizmente.

              • Wilson Junior

                Ta faltando o painel dos anos 90 no Volvo?
                Ou a iluminação laranja antiquada?

      • PEDAORM

        Hatch da volvo é o modelo mais antigo da famílias, utiliza plataforma ainda baseada no antigo Focus que é boa, mas bem datada já, sem falar no interior cheio de botoes, esse XC40 já é um legítimo carro da nova família 40, e o hatch vai buscar muito desse carro, principalmente em plataforma, interior e tecnologia.

      • Carlos Henrique Kroeber

        Compara o lixo da X1 em equipamentos,preço,tecnologia e desempenho e depois volta aqui. Por 194 mil,o carro perde em tudo para o XC40

    • Evandro

      Tbm acho que deveria ser mais barato, mas comparar a um Compass é exagero demais, entra em um e entra em outro, dirige um e depois o outro, não tem nem como comparar….

      • Filipo

        Ja dirigiu os dois?

        • Evandro

          Sim, e vc?

    • Marcelo Amorim

      Realmente,vi um ao vivo e fiquei impressionado pelo tamanho tao compacto,nao tem imponência.

    • Incitatus

      Vai confessa ai cara. Você morre de saudades da variant II. Espaçosa, um motorzão potente, econômica e boa de curva.

    • Eric PB

      Na boa, não tem nada de Compass. Fui ver um e é outro nível. Compare ele com GLA 250sport motor de 211cv por 230mil e Q3 2.0 por 214mil (que é o mesmo carro a 5-6 anos) (…) um Peugeot 3008 já está beirando 170k!!!

  • Licergico

    o que mata é esse pneu perfil 50 …

    • Gustavo

      O que mata é o preço!

      • Licergico

        no preço ele desliga o ” City Safety ” e atropela o cidadão sem piedade …

  • Alexandre TRE

    Não me apeteceu

  • Paulino Lino

    Esse carro é muito lindo e tecnológico. Com certeza eu iria de XC40 do que de Evoque.

  • Ailton Maschio Gomes

    Por esse valor pelo menos eu , iria de compass diesel.

    • Guedes

      a nao ser que a int3nção for mesmo off road, não trocaria esse Volvo pelo compass nunca

      • Charlis

        Nem se o Compass fosse folheado a ouro.

        []s

    • Evandro

      São propostas bem diferentes essas motorizações, se for pra ir de compass diesel eu prefiro uma toro volcano, que tem o mesmo conjunto mecânico e custa 50k a menos com o cnpj

  • Phantasma

    Volvo sempre teve manutenção preventiva caríssima. Esse é um carro lindo, mas por esse preço eu seguiria meu coração e iria de X1.

    • Evandro

      Amigo, a manutenção da volvo é preço fixo, tenho e sei como é, cada uma é em torno de 1.000,00 a cada 10.000km, vc já viu qto custa a revisão na bmw? e de qto em qto tempo é? melhor vc se informar….

      • Phantasma

        1- Leia o texto: “Mas, nem tudo são flores. A garantia é de apenas dois anos, não que se queria usá-la por conta de problemas, mas o custo de revisão é muito elevado. Chega-se a gastar mais de R$ 10 mil em revisões até 60.000 km. Pode-se até comprar revisões até 150.000 km. No final, esse é o preço a pagar pela exclusividade e a segurança que a Volvo propõe. Se recomendamos? O XC40 sim, mas vá de R-Design.”

        2.Eu não disse que BMW tem manutenção barata, eu disse que é meu gosto.

        • Evandro

          Eu não acho caro 10k em 60 mil km, a duster da minha esposa fica em quase 5k até 60 mil km e não é 1/10 do que é o volvo em quesito carro, a garantia é uma porcaria mesmo por ser 2 anos, mas o meu por exemplo, 90 dias antes de acabar a garantia e o serviço volvo on call, é oferecido uma extensão do período, preço? 2.700 para mais 12 meses de garantia ou 5.300 para 24 meses, tbm não achei caro, o meu deu problema na persiana do teto panoramico, levei na css e fizeram a troca dele na hora, não foi nem questionado se daria ou não conserto, vi a nf, quase 10k uma persiana de nada, então pagar 2700 ou 5300 vale a pena….

          • Phantasma

            Que bom então! Felicidades pra vc!

            • Evandro

              Pra nós dois, preço e necessidade são co-relativos, e tbm acho ridículo o cara pagar 180k, 200k em um carro e reclamar de pagar uma revisão de 1k / 2k, como se fosse somente o carnêzão e as revisões que ele fosse pagar. Além disso vai gastar ai mais uns 5/6k por ano de seguro e uns 8k de ipva por ano, mas gozado né, ninguém ai fala que é caro, vc paga por ano, basicamente o que pagaria em 3 anos de revisão se levar em consideração que vc rode 20 mil km por ano, fazendo assim 2 revisões….

              • Phantasma

                Mas se alguém paga isso e não reclama é problema dele não? se te incomoda vá reclamar na porta da css! fica aí tentando achar mimimi que não existe…

                • Evandro

                  Amigo, não é mimimi, pago mais que isso em meus carros todo ano e não reclamo não, quem tá reclamando de pagar 10k em 6 revisões não sou eu não, acho que vc deveria ler novamente a discussão….

                  • Phantasma

                    E eu repito, se você pensa assim boa sorte pra vc, não queira mudar opinião alheia. respeite apenas.

                    • Evandro

                      Meu amigo, não quero mudar a opinião de ninguém, estou dando a minha apenas, simplesmente isso….

                    • Phantasma

                      Tá bom então chega de repetir, já falou tá falado.

  • Rodrigo Martins

    Desempenho
    Aceleração de 0 a 100 km/h – 230 km/h
    Velocidade máxima – 6,5 segundos
    Rotação a 110 km/h – 1.800 rpm
    Consumo urbano – 9,9 km/litro (etanol/gasolina)
    Consumo rodoviário – 13,8 km/litro (etanol/gasolina)

    NA, os dados estão trocados

    • Incitatus

      e faz diferença num país que só se pode andar a 120? ou a 50 na cidade? aqui não tem autoban, e até lá quando tem algum trânsito (nos horários de hush) o limite baixa pra 80. Qualquer carro, de UP a RS10, se chegassem a 150 já tava bom demais.

  • Natán Barreto

    O XC60 quando foi lançado tinha um excelente preço. Aí a Volvo seguiu Mercedes, Audi e BMW fazendo um hatch altinho e colocou como SUV de entrada. Isso fez os preços dos SUVs de entrada (Q3, X1, GLC) dispararem.

    Agora esse carro não tem esse borogodó tudo pra estar custando isso tudo sem itens essenciais.

    • Renato Pilotto

      A xc60 a 1 ano atrás custava 160 mil na versão t5 e 180 na t6. Um absurdo dos mais discarados o que foi feito, um aumento de 100k na mudança de geração.

      • Filipo

        Pois é, faz parte do que estou tentando explicar para essa galera aqui, mas só tem apaixonado. Por esse tipo de gente que no nosso país as fabricantes deitam e rolam. Eles acham bom a Volvo cobrar praticamente 200k na versão intermediária de um XC40.
        Mas o errado sou eu. Segue o jogo!

  • Joaquim Grillo

    Ficou feio

  • AlbertoNeto

    Só eu que achei bem feinho esse carro? Parece que pegaram o XC60 (que por sinal ficou belíssimo) cortaram a frente a atrás e colocaram no mercado.. ficou com entre-eixo muito grande.. sei lá.. estranho! Pode ser que ao vivo mude de opinião!

    • Mambo Ted

      Ao vivo é muito bonito . Só que esta muito caro. Acabamento inferior aos Audi e mb superior apenas a X1 . Concordo com o texto sem teto solar parece um carro inferior, entrando na r design muda muito , porém 220 mil assusta sem contar com preço ridículo das revisões.

  • André A

    Criticar o carro pela falta de equipamentos, nível de acabamento etc. é plenamente aceitável.
    Agora ler comentário do tipo “R$ 200.000 em um carro pequeno desses?” é de doer. Até quando BR vai achar que carro é vendido por m²?

    • Leonardo

      Qualquer mercado do mundo é assim. Aceite ou deixe o mundo.

      • André A

        Que mercado do mundo é assim? Desconheço mercado em que um carro caro deve ser grande para justificar o preço. Isso só no pensamento de bobão leigo. Já vi uma pessoa achar que um Duster custava mais que um Golf GTI MK7 porque era maior.
        As marcas deveriam retirar do mercado o Mini, o A1, o Miata etc. porque são caros e pequenos. É cada uma…

        • Leonardo

          Têm-se que analisar dentro do segmento. Em QUALQUER LUGAR DO MUNDO uma BMW série 7 é mais cara que a 5 que é mais cara que a 3. Carros pequenos nos EUA, Canadá e na China por exemplo, não tem vez, são fadados a serem de nicho.

          • André A

            Isso não é regra. A BMW X2 é menor que a X1 e é mais cara. O Up é menor que o Gol e é mais caro. Os carros que você citou não são mais caros por serem maiores e sim por terem mais equipamentos, maior luxo, mais tecnologia etc. Nada a ver atrelar tamanho a status.

          • Filipo

            Deixa, ele pelo visto não conhece o mercado norte-americano. No dia que ele vir a lista dos 50 mais vendidos de lá, vai parar com essa ladainha de metro quadrado.

          • Evandro

            amigo, mas um série 7 oferece mta coisa a mais que o série 5 e qto mais o série 3, não é nem de perto somente tamanho!!!!

            • PEDAORM

              Exato, inclusive uma série 3 pode custar mais que um série 5, basta comparar uma 340i com uma 528i, por exemplo, evidencia que não é só o tamanho que conta aí.

              • Evandro

                Exatamente

          • Willian Gabriel

            Sem fundamento nenhum isso que tu disse, tem serie 5 mais cara que série 7, tem serie 3 mais cara que serie 5, é tudo uma questão de configuração de opcionais e motorização.

    • Guedes

      Renault Duster e Hilux, SW40 agradecem

  • alex freire

    MAL DO BRASILEIRO É OPINAR SEM CONHECER O ASSUNTO…FALAR QUE XC 40 É MAL EQUIPADO FAZ-ME RIR … É SÓ COMPARAR COM BMW X1 , MB GLA, AUDI Q 3 ,SEUS CONCORRENTES DIRETOS,ENTREM NO SITE DA VOLVO E ANALISEM O QUE COSNTA NOS ITENS DE SÉRIE DESTE XC 40 MOMENTUM , QUE NEM É O TOP DE LINHA … VEJAM O NÍVEL DE EQUIPAMENTOS ,NOTAS DETALHADAS EM TESTE DE COLISÃO, VEJA SE ALGUM CONCORRENTE TEM FRENAGEM AUTÔNOMA, MESMO COMO ACESSÓRIO…SE TEM BANCO DE COURO LEGITIMO , RODA ARO 19 , PARTIDA E ABERTURA SEM CHAVE , CARREGAMENTO CELULAR INDUÇÃO, PAINEL 100% DIGITAL, SISTEMA PROTEÇÃO DE LESÃO DE COLUNA CERVICAL, ALERTA COLISÃO FRONTAL, SISTEMA DE MANUTENÇÃO EM FAIXA , FAROIS FULL LED COM AUTO AUTOMÁTICO, MOTOR 252 CV , DENTRE OUTROS ….

  • Vitor Almeida

    Se XC40 é caro e mal equipado, não quero nem ver quando alguém for analisar os concorrentes… o tombo é grande!

    • Faheina

      Seria o Q3, X2….

  • Fabio Marquez

    Pelo menos esse ai deve ter retrovisor eletrocromico, item capado do Jaguar E-Pace… No mais esse carro foi feito para os clientes fieis da marca, pois com essa lista magra de equipamentos e preço elevado, só para quem gosta mesmo.

  • Leonardo azevedo

    Pra mim a falta de um teto solar não é o problema… agora não ter farol de neblina é economia de mais

    • Guedes

      farou de neblina está caindo em desuso na europa. estão sendo substituídos por faróis mais potentes

    • Alexandre

      kkkkk…. farol de neblina é coisa de Gol. Carros de luxo não têm. Vem tudo nos faróis principais.

      • Leonardo azevedo

        O XC40 R-Design tem o farol porque a momentum não pode ter?

    • VW_Freak

      Pra que farol de neblina se o farol principal é de LED? #Nãointendo

  • CanalhaRS

    Preços absurdos, mas como tudo no Brasil…

  • Walber Menezes

    Caraca que mundo é esse onde 170k são quase 200k ?!?!?! Muita diferença 30k / 18% na minha humilde carteira rsrsrs

    • Filipo

      Recorte do texto: “Começando a partir de R$ 169.950, mas na versão T4, *que ainda não está disponível*. Mas no momento, a aposta é mais sobre a versão Momentum T5, que custa R$ 194.950.”

  • Adriano Cardoso

    Interior muito simples para um carro desse nível.

  • Audi a5

    Poderia ser o melhor e mais barato, depois que vi essas portas em carpete, me lembrou os gol G3 com interior g2, que eram assim. Desanima qualquer compra.

    • Mambo Ted

      Realmente , de extremo péssimo gosto . Lembra o porta mala do chevett . Esse detalhe , o programa desvalorizando com a volvo e o absurdo valor das revisões assusta muita gente.

  • Daniel dos Santos

    Dados de desempenho estao errados…corrijam

  • afonso200

    capa de motor feia demais

  • Thiago

    Fui conferir de perto esse fds o Volvo Xc40, e pasmem o interior é com material reciclado, parece de garrafa pet horrível.
    Peço desculpa aos ambientalistas, nada contra, mas cobrar R$ 200.000,00 por um interior feito de material de reciclagem? Se querem fazer bonito junto ao meio ambiente, pelo menos acertem no preço, ou entreguem a qualidade premium que se espera de um veiculos de R$ 200.000,00, sem contar o design dele, a lateral desse carro é muito estranho. Nesse segmento acho o E-Pace muito mais negocio, mais bem construido e acabado.

    Agora não tem como comparar o Volvo, com qualquer Jeep, honda e afins, esse carro é superior em dinâmica de condução, segurança, acabamento( mesmo sendo interior de garrafa pet) é superior a qualquer nacional ou japonês, a minha critica é que não condiz com o preço de R$ 200.000,00 e pertence a outro segmento, o premium, para quem não sabe ser premium não é somente um adjetivo de algumas marcas, é caracteristica do projeto, desde isolamento acustico, construção elétrica, módulos eletrônico com inteligência artifical e afins…

    Minha opinião, é que o E-PACE vai dominar o segmento de Suv/crossover nesse patamar de preço, assim como ocorre hoje com o X1 e que ocorreu com o Q3, que vem perdendo terreno por ser um projeto datado, precisando de renovação.

    • th!nk.t4nk

      Aleluia, um comentário sensato. Também torço pra que o E-Pace abale esse segmento. Temos de lembrar ainda que dentro de poucos meses chega o novo Q3, vamos ver no que vai dar.

  • yurieu

    Se a GM lançasse o Traverse, ia vender menos que esse carrinho pão com ovo.

  • Speed Racer

    Feio demais! Um Compass piorado e absurdamente caro.

  • VW_Freak

    Foco no teto solar porque? haha O carro oferece muito mais do que um simples teto solar! Fora que chama sim atenção por onde passa. Matéria bem detalhada, mas faltaram alguns pontos importantes desse carro! Mas tudo bem, o teto solar é bem mais importante, saquei!

  • VW_Freak

    Para quem lembra que itens de segurança, hoje obrigatórios, eram opcionais em marcas nacionais e os importados (como a Volvo, Mercedes, etc) traziam e cobravam por isso. Possivelmente reclamar pelo preço que se cobra em um Volvo é quase não dar valor à vida! Hoje um carro que para para ciclistas, pedestres, etc etc é um absurdo mesmo! Pra que tanta segurança? Vamos cortar tudo isso e deixar SÓ airbag duplo e isofix!! ta ótimo! haha

  • Carlos Henrique Kroeber

    Só gente com dor de cotovelo comentando…
    Volvo XC40 é um ESPETÁCULO de carro. Na Europa,passou ninguém menos que a Land Rover Evoque em vendas. Nos Estados Unidos, ultrapassou a BMW X1. Ainda nos EUA,a Cars US News o colocou em primeiro lugar. BMW X1 virou nacional perdeu muito em qualidade de acabamento,refinamento e equipamentos. Custa 194 mil. Não tem nem um freio autônomo,sistema de permanência em faixa… nada. Nada que o diferencie em equipamentos de um sedan médio.
    Enquanto o XC40 já sai da Bélgica a 169 mil com Freio autônomo,Park Assist opcional,motor turbo vigoroso,acabamento primoroso. Estão criticando seu preço. Engraçado que ninguém reclama dos 194 mil de uma X1 pelada. Os 184 mil de uma Q3 1.4… 190 mil de CR-V 1.5 ou os 180 mil de Tiguan AllSpace.
    Vocês são um bando de hipócritas,fan boys e tendenciosos.

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