_Destaque Avaliações SUVs Volvo

Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-57 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Lançado em 2008, o Volvo XC60 é um dos modelos de maior sucesso que o fabricante sueco já produziu. O utilitário esportivo ainda está em sua primeira geração, tendo recebido uma atualização há pouco tempo atrás, mas sendo ainda uma das referências mundiais em termos de qualidade e especialmente em segurança.



Na linha 2017, a Volvo decidiu introduzir no Brasil pela primeira vez a opção diesel no XC60, que chegou às mãos do NA para avaliação na versão mais completa, a D5 Momentum. Esta custa R$ 241.950 atualmente, pois na época de seu lançamento (fim de junho), o preço promocional era R$ 199.950 na versão Kinect e R$ 224.950 na Momentum até setembro. Bom, já estamos em outubro e quem não aproveitou agora pagará mais caro, como sempre acontece em nosso país.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-6 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

De janeiro a setembro, o Volvo XC60 vendeu 1.560 unidades, o que dá uma média mensal de 173 veículos e se continuar assim, chegará ao final de 2016 com quase 2.080 vendidos, número bem abaixo dos volumes anuais nos tempos áureos do mercado brasileiro. Mas a situação não está boa para ninguém no segmento, onde o sueco ocupa a vigésima posição.

Mas e o Volvo XC60 alimentado por diesel? A resposta vem com outra pergunta: Por que não lançaram ele há mais tempo no Brasil? Performance e eficiência aliadas a um potente propulsor diesel de cinco cilindros com 220 cv e 44,9 kgfm é um prato cheio para quem gosta de prazer ao dirigir e muitos, muitos quilômetros dispensando as bombas de combustível. Mas o XC60 D5 Momentum não é somente isso, confira abaixo.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-1 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Por fora…

Esqueça a idade dele. O Volvo XC60 D5 Momentum 2017 continua bem atual em seu estilo exterior. As linhas elegantes e fluídas deixam o SUV mais leve, porém, alguns traços indicam que há muita robustez no conjunto. Só o nome Volvo já significa que a segurança a bordo é de primeira linha.

A atualização mais recente deu ao modelo faróis mais retangulares, que no caso do Volvo XC60 D5 Momentum 2017 possuem projetores de xênon direcionais, além de LEDs diurnos. Há também LEDs no para-choque. A grade apresenta frisos cromados e o famoso logotipo masculino da Volvo.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-3 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

O para-choque tem desenho aerodinâmico e protetor central em cor cinza. Já o capô, como é conhecido do XC60, é feito em material leve, reduzindo peso e atenuando o impacto contra pedestres. Os retrovisores possuem rebatimento elétrico e repetidores de direção, enquanto as bases dos vidros possuem frisos cromados. As barras no teto são de alumínio.

Marca registrada do XC60, as lanternas traseiras envolventes possuem iluminação de LED. Câmera de ré, sensores de estacionamento e escape duplo integrado ao para-choque estão presentes. O teto solar panorâmico é outro destaque, assim como as rodas de liga leve aro 18 polegadas com pneus 235/60 R18.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-27 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

 

Por dentro…

No interior, o Volvo XC60 D5 Momentum 2017 entrega sua idade. O conjunto frontal tem excelente acabamento com materiais emborrachados e detalhes em alumínio. Mas o design reflete a filosofia anterior da marca sueca, refletida no painel “suspenso” com elemento vazado e na pequena tela da multimídia, levemente deslocada em direção ao condutor.

O próprio volante também não é novo, mas é bastante completo e funcional. Ele vem até com paddle shifts de alumínio, assim como parte de seu acabamento. Com regulagens de altura e profundidade, ele se mantém bem distante do painel. Este, por sinal, ainda é bem atual, tendo display TFT central configurável com três temas: Eco, Performance e Elegance.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-42 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Eles não são decorativos, mudando as funcionalidades de posição na instrumentação ou sua tonalidade, por exemplo. Cada um altera alguns parâmetros de funcionamento do Volvo XC60 D5 Momentum 2017, sendo um adicional ao modo Sport da transmissão. Além disso, o condutor ainda pode reforçar o contraste em cada um.

Na parte central, acabamento metalizado com frisos de alumínio sustentam o clássico teclado numérico para discagem e os vários botões para diversas funções da multimídia e também de climatização, tais como arquivos de mídia, navegação, câmera de ré, ajuste do ar-condicionado dual zone, posições de ventilação e internet, onde o proprietário pode inserir um cartão SIM para ter acesso à rede a bordo do Volvo XC60 D5 Momentum 2017.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-45 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Apesar de ter 7 polegadas, a tela da multimídia Sensus parece menor, mas não menos eficiente. As informações são acessadas de forma intuitiva no botão de navegação no console. Aliás, falando em navegação, o GPS dá informações de tráfego, pontos de interesse e indicação de radares fixos.

A alavanca de câmbio tem pomo com detalhe em alumínio e posição de marchas iluminado. Já o freio de estacionamento eletrônico fica do outro lado, próximo da porta do motorista, junto com os ajustes de faróis, iluminação do painel e abertura do tanque e do porta-malas. Entre os bancos, porta-copos com cobertura retrátil e porta-objetos sob o apoio de braço, contendo entradas auxiliar e USB.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-46 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

O porta-luvas tem bom espaço e as portas chama atenção pela grande quantidade de alumínio nos frisos e maçanetas. Há couro e materiais emborrachados em quase todo o conjunto de entrada, além dos assentos, sempre dotados de bom desenho e envolventes. Contam com ajustes elétricos, incluindo lombar, e o do condutor possui memórias.

Atrás, excelente espaço para pernas e altura adequada, além de assento dividido em três partes com conjunto completo de cintos e apoios de cabeça, todos retráteis. Há difusores de ar nas colunas B e o acabamento das portas é igual ao das dianteiras.

Mas, há uma observação. No site da Volvo, a versão Momentum possui assento para criança embutido no banco traseiro, que no veículo avaliado não existia. O item é uma criação da marca desde 1978 e faz muita, muita falta para quem tem criança pequena.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-26 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

O teto e as colunas possuem acabamento preto e o teto solar panorâmico possui persiana elétrica. O ambiente fica bem iluminado quando aberto. Há também retrovisor eletrocrômico junto com os botões de SOS e do Volvo On Call, serviço de concierge já bem conhecido.

Já o porta-malas tem bons 495 litros até o teto, contando também com separador de bagagem, tomada de 12V e ganchos para carga. O estepe é fino e em caso de troca, saiba que no porta-luvas há sempre um par de luvas para evitar sujeira nas mãos.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-59 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Por ruas e estradas…

Até agora, o Volvo XC60 D5 Momentum 2017 pode não ser surpresa para alguns leitores, especialmente aqueles que tem ou já tiveram o utilitário esportivo nórdico, que nesta versão diesel surpreende positivamente.

O motor é o D5244T5 da família D5 – a outra com diesel na Volvo é a VEA com quatro cilindros – entrega 220 cv a 4.000 rpm e ótimos 45,9 kgfm entre 1.500 e 3.000 rpm. O grande propulsor de cinco cilindros em linha é posicionado de lado e traz injeção Common Rail, turbina de geometria variável e sistema EGR (recirculação dos gases de escape).

Apesar de seu porte e característica básica (ciclo Diesel), tem funcionamento suave e é de certo modo até silencioso quando se está do lado de fora. Ele é casado com uma caixa automática de seis marchas – no XC60 a gasolina, o câmbio é de oito marchas – e despeja sua força nas quatro rodas.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-54 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Seu funcionamento a partir do interior é bastante silencioso, surpreendendo o bom isolamento acústico do Volvo XC60 D5 Momentum 2017. Rodando com o som ligado ou em uma conversa, a impressão é de estar dirigindo um carro movido por gasolina, dado o excelente filtro do ruído do propulsor.

O D5 chama atenção também pela disposição logo ao ligar. O propulsor enche rapidamente e não apresenta um delay significativo, como é de se esperar de um motor diesel. Nas saídas, o Volvo XC60 D5 Momentum 2017 não fica devendo para um equivalente à gasolina, dando uma boa sensação de segurança e força.

As retomadas são bem adequadas para sua proposta, assim como o uso do freio motor, que evita muito o uso dos freios em descidas longas. Normalmente o D5 funciona na faixa dos 1.500 rpm, onde está toda a sua força. As mudanças de marcha ocorrem por volta dos 2.000 rpm.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-47 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Para uma condução mais esportiva, os 3.000 rpm já estão de bom tamanho, mas se necessário for, pode-se rodar a 4.000 rpm com 100% do motor nas mãos. O limite de rotação é de 5.200 rpm. Mesmo em giro elevado, o ruído do motor é bem atenuado no Volvo XC60 D5 Momentum 2017.

Para quem gosta, abrir os vidros e sentir o ronco do D5 é muito interessante, especialmente pelo silvo característico da turbina, que não é nem um pouco atenuado como em propulsor turbo a gasolina, vistos em automóveis de passeio mais recentes.

No modo Sport, a rotação fica mais lá em cima e garante uma condução mais animada, mas independentemente dela, pode-se optar pelo modo Performance, que deixa o cluster bem mais de acordo com a situação. Mesmo no modo Eco, o Volvo XC60 D5 Momentum 2017 entrega muita força e disposição, mesmo em uma emergência, pode-se enfiar o pé no acelerador que a resposta vem imediata.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-43 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Rodando na estrada, conseguimos 13,1 km/litro, o que é bom, dado o tamanho do motor, câmbio de seis marchas apenas e o peso do Volvo XC60 D5 Momentum 2017, que é de 1.903 kg. Na cidade, melhor ainda: 9,9 km/litro.

Se tivesse uma caixa de oito velocidades, poderia facilmente passar de 14 km/litro na estrada e dos 10 km/litro na cidade. Com tanque de 70 litros, o Volvo XC60 D5 Momentum 2017 dá para rodar teoricamente 917 km na estrada e 693 km na cidade. Ou seja, posto de combustível só depois de vários dias ou semanas, dependendo do uso diário do veículo.

Outro ponto interessante do Volvo XC60 D5 Momentum 2017 é o Start&Stop. Sim, o grande cinco tem desligamento automático, que chama atenção pela eficiência. Pouco antes do veículo parar completamente, o motor é desligado, podendo ainda rodar um metro ou mais apenas com o pé levemente pressionado no freio. O religamento é bem rápido e o D5 arranca com vigor.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-15 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Tudo isso gera um bom nível de conforto ao dirigir. A posição de conduzir é muito boa e o motorista tem inúmeros ajustes. A direção é eletro-hidráulica e gera ainda mais comodidade nas manobras e segurança durante a condução, sendo bastante precisa nesse aspecto.

Os freios são igualmente fortes e correspondem ao esperado. A suspensão tem um misto de conforto e estabilidade muito bons, especialmente nas curvas. Em pisos irregulares filtra bem a buraqueira e no geral atende muito bem. A dirigibilidade de um modo geral é muito boa.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-67 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

Por você…

O D5 Momentum 2017 não vem com tudo o que se espera de um Volvo XC60. Ainda assim, o conteúdo a bordo não é de todo ruim, mas ele não é exatamente completo como outras versões, não tendo tampa do porta-malas elétrica e nem o banco para criança na parte central, por exemplo.

Nos tempos atuais, nota-se a falta de um controle de cruzeiro adaptativo, assim como de alertas de mudança de faixa, mas há o City Safety a bordo, pelo menos. Um Park Assist também não seria ruim. Afinal, são R$ 241.950 por um SUV que já está há bastante tempo no mercado.

volvo-xc60-d5-momentum-avaliação-NA-17 Avaliação: Volvo XC60 D5 2017 mostra a força do diesel

O pacote de segurança é excepcional e vem com uma sopa de letrinhas até a borda do prato. O Volvo XC60 D5 Momentum 2017 também possui um sistema de climatização com filtragem excelente, impedindo odores e gases de escape externos. O conforto geral continua bom como sempre foi, assim como o espaço para todos e mais bagagem. Na manutenção, custo de R$ 10.444 até 60.000 km.

No geral, vale a pena experimentar o Volvo XC60 D5 Momentum 2017 antes de comprar um SUV diesel nessa faixa de preço. O propulsor D5 é excelente em funcionamento e performance, além de bastante eficiente, resultando em um conjunto que poderia ser ainda melhor, mas que agora já surpreende muito. Como diz o ditado, antes tarde do que nunca.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Volvo XC60 D5 Momentum 2017

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 5 em linha, turbo

Cilindrada – 2400 cm³

Potência – 220 cv a 4.000 rpm (diesel)

Torque – 44,9 kgfm a 1.500 rpm (diesel)

Transmissão – Automática de seis marchas com mudanças manuais no volante e alavanca

Tração – Integral nas quatro rodas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 8,2 segundos

Velocidade máxima – 210 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 9,9 km/litro

Consumo rodoviário – 13,1 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Eletro-hidráulica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 18 com pneus 235/60 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.644 mm

Largura – 1.891 mm

Altura – 1.713 mm

Entre eixos – 2.774 mm

Peso em ordem de marcha – 1.903 kg

Tanque – 70 litros

Porta-malas – 495 litros

Preço: R$ 241.950

Galeria de fotos do Volvo XC60 D5 Momentum 2017:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend