O mundo automotivo está em transição e a Volvo atravessa esse período com a hibridização de sua gama, chegando mesmo à proposta esportiva, o XC60 Polestar Engineered.
O SUV, que é o carro mais emplacado do fabricante nórdico, tem na versão Plug-In Hybrid T8 o suprassumo da eletrificação na gama global e vem para unir dois mundos.
Empregando o motor Drive-E 2.0 junto com um elétrico, o XC60 Polestar tem 407 cavalos combinados, mas isso é o que a Volvo diz, pois ele tem um pouco mais: 415 cavalos.
Apesar da pequena diferença, o ajuste da conterrânea Polestar transforma um XC60 T8 comum num carro bem diferente de dirigir, muito mais arisco e ágil, quando você quer.
Custando R$ 416.950, o XC60 Polestar Engineered reúne alguns diferenciais em relação às demais versões, lembrando que a Volvo tem seu portfólio nacional 100% híbrido.
Índice
Por fora…
O Volvo XC60 Polestar Engineered não é um carro chamativo, sendo até bastante discreto para sua proposta.
Se não fosse pelas belas rodas esportivas aro 22 polegadas, com pneus 265/35 R22 e dotadas de pinças de freio amarelo-ouro da Akebono, o SUV nórdico passaria despercebido.
Aliás, a Volvo oferece mais duas opções de rodas aro 22 polegadas, cada modelo custando a bagatela de R$ 38.200. O mais estranho é que a roda mais radical visualmente é exatamente a que vem de série no carro.
Ele vem ainda com grades, molduras das janelas, barras longitudinais no teto, retrovisores e para-choque traseiro com duas bocas de escape, tudo em preto.
Na frente, o logotipo da Polestar marca a proposta do SUV esportivo, que apresenta também teto solar panorâmico, antena barbatana e os faróis full LED com o “Martelo de Thor”.
Por dentro…
Diferente de outras propostas esportivas, a da Volvo não foca muito no visual para diferenciar seus produtos, sendo que o interior segue a mesma linha do exterior.
Por dentro, todo o acabamento é preto e não há outra opção, mas os cintos em amarelo-ouro são um diferencial e tanto para o XC60 Polestar Engineered.
Os bancos possuem desenho esportivo, inclusive o traseiro, com encostos individuais nas laterais. Na frente, são elétricos e totalmente ajustáveis por botões ou pela multimídia.
Eles têm inclusive extensão de assento e memória, mas não se deixe levar, visto que a coluna de direção infelizmente é ajustável manualmente, uma das peculiaridades da Volvo.
O volante é o mesmo das demais versões, mas com apliques em preto. Minimalista, ele traz também paddle shifts em alumínio, permitindo trocas manuais.
No painel, acabamento metalizado e couro, assim como nos assentos, volante, portas e manopla do câmbio. Ali, botão cromado dos modos de condução e de partida. Há também um vistoso HUD colorido multifuncional.
Já o cluster não tem nada de especial se você já viu um XC60 híbrido de versões mais comuns. Econômetro, medidor de nível e autonomia da bateria, conta-giros nos modos esportivos, etc.
Não há nada especial como em outros esportivos, mantendo ele as quatro opções de grafismos comuns, mas com a instrumentação modificada conforme o modo escolhido.
Ainda assim, um visual esportivo em cor vermelha pode ser usado mesmo com o modo Polestar, o mais forte desse XC60 T8. A multimídia Sensus já está com os dias contados.
Sua tela de 9 polegadas, semelhante em aspecto e usabilidade a um tablet, logo terá um sistema operacional Android e trará um mapa 3D em tela cheia, que não existe no atual.
Com 1.001 utilidades, a Sensus reúne tanta informação que em alguns casos, é melhor parar o carro e buscar o que deseja. Tem projeção de Android à CarPlay, mais câmera de ré, etc.
Tendo um bom espaço interno, o Volvo XC60 Polestar Engineered vem com assento infantil integrado com elevação nas laterais do banco traseiro, item importantíssimo desde 1977.
Já o porta-malas tem tampa de abertura e fechamento elétricos, com sensor de aproximação com o pé, quando as mãos estão ocupadas. O bagageiro tem 468 litros e pode ser ampliado.
Por ruas e estradas…
Ao volante, o Volvo XC60 Polestar Engineered é um carro bem interessante de guiar, especialmente por ir da água ao vinho num apertar de botão, ou melhor, deslizar de dedo.
Seu motor é o Drive-E 2.0 já conhecido, todo feito em alumínio, com turbocompressor e injeção direta de combustível, sendo abastecido apenas por gasolina.
Com 1.969 cm3 de deslocamento, o B4204T35 entrega 320 cavalos a 5.700 rpm e 40,8 kgfm a 2.200 rpm. Se fosse há outros tempos, sem eletrificação, certamente seria um 2.0 tri-turbo de 454 cavalos!
Mas, com o Drive-E da realidade (a Volvo realmente fez o motor citado, mas nunca o usou), o XC60 Polestar tem ainda um motor elétrico de 87 cavalos e 24,5 kgfm, no eixo traseiro.
Ele vem com uma transmissão automática de oito marchas da Aisin, além de bateria de lítio de 10,4 kWh, entre os bancos dianteiros e sob o túnel central.
Com esse conjunto, ele oficialmente vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, mas limita-se a 230 km/h. Num pacote compartilhado, a Polestar entra nos detalhes.
Indo para a cereja desse bolo, o modo Polestar é de fato o esportivo, deixando a direção mais direta e a suspensão com amortecimento (da Öhlins e também em amarelo-ouro) mais rígida.
A programação dos dois motores mais o câmbio também é alterada, mas além da comunicação, indicando a mesma no painel, nada além da sensação do motorista se apresenta.
Com conta-giros no lugar do econômetro, o Volvo XC60 Polestar tem uma arrancada muito forte, exibindo excelente controle de tração para não girar em falso.
O conjunto de 407 cavalos e 65,3 kgfm confere ao SUV escandinavo (produzido na China, mas não parece…) saídas explosivas, mas sem um ronco avassalador.
Devemos lembrar que na frente há um 2.0 e o conjunto elétrico traseiro não emite nada, ainda assim, a sensação de colar no banco envolvente é ótima.
Há tanta força que é possível perceber o carro buscando dominar a energia imediata do conjunto híbrido. Nas retomadas, o tempo é muito curto e a resposta imediata.
Com os paddle shifts, pode-se explorar um pouco mais, deixando subir mais o giro e buscando a energia que vem do eixo traseiro, que não é pouca, embora sejam 87 cavalos.
Nesse modo, esqueça de economia, pois tudo e um pouco a mais é direcionado para as rodas. Se estiver numa estrada sinuosa, o prazer ao volante é ainda maior.
Com excelente dinâmica de condução, o XC60 Polestar contorna as curvas mais apertadas com agilidade de um carro pequeno, tendo para isso o retardamento da freada com Akebono.
Enquanto isso, os Öhlins deixam o conjunto bem grudado ao chão, ainda mais com imensas rodas aro 22 polegadas com seus pneus 265/35 R22.
Mesmo com tendência de sair de traseira, o SUV fica à mão sempre e se torna divertido em buscar trazê-lo de volta. O equilíbrio entre as duas forças motoras é exemplar.
Para lembrarmos, o XC60 não tem suspensão pneumática e no eixo traseiro nem há molas helicoidais, mas um feixe elastômero que liga as duas rodas, algo impressionante e engenhoso.
Com giros batendo na casa dos 6.000 rpm, o XC60 Polestar Engineered é diversão garantida para quem quer acelerar, entretanto, ele também serve para momentos mais tranquilos.
No modo Hybrid, ele se torna o mais eficiente possível, tendo um bom desempenho também e usando mais o motor elétrico. Rodando na cidade, ele consegue boa marca de 21,4 km/l.
Já na rodovia, fica em torno de 19,9 km/l. No Hybrid há opção de usar a frenagem regenerativa para ampliar a economia de combustível e recuperar mais rapidamente a carga da bateria.
Nesse caso, basta tirar o pé para que o freio-motor atue, aproveitando a energia do uso dos freios. Por fim, há o modo Pure, onde os 45 km de autonomia do XC60 Polestar se apresentam.
Bom, apenas se a bateria estiver 100%. Em uma estação de recarga elétrica, após duas horas, conseguimos 28 km de autonomia ou ¾ do total indicado no painel.
No porta-malas há uma bolsa com um plugue extra para instalações sobre o plugue original de recarga. Não vimos serventia para isso e o ideal seria um cabo completo para 220V aterrado.
Andando no Pure, o XC60 tem um desempenho surpreendente para apenas 87 cavalos e 24,5 kgfm, empurrando bem o SUV europeu. No XC40 Hybrid são 82 cavalos e 16,3 kgfm.
Mas não é somente isso. O Volvo XC60 T8 Polestar tem o modo Constant AWD, que mantém a força nas quatro rodas, como se fosse um 4WD permanente, bom para asfalto molhado e liso.
Já o modo Off-Road atua melhor na areia, lama e relva, sendo ativado apenas com o carro parado e modulando bem a força nas quatro rodas.
No dia a dia urbano, o XC60 é excelente, assim como na estrada, onde ronca suave a 1.800 rpm quando rodando em cruzeiro. Em qualquer dos modos, exceto AWD e Polestar, o motor entra em ação quando precisa.
Há uma função de recarga da bateria, com o motor girando alto durante a condução ou mesmo parado. Outra é a de proteção de carga, que segura a energia para uso posterior.
Por você…
Sóbrio, o Volvo XC60 Polestar Engineered surpreende nos detalhes pouco aparentes e na boa dinâmica de condução. O desempenho é incontestável, mesmo com um 2.0…
Com Auto Pilot, que permite controle parcial de direção, além de aceleração e freios até 130 km/h, o XC60 T8 é excelente para viagem ou mesmo para o trânsito carregado das cidades.
Os faróis adaptativos à noite dão um show e o teto panorâmico é um convite para respirar fundo e sentir o vento invadindo o habitáculo, apesar dos tempos atuais…
Com preço razoável na proposta, o XC60 Polestar é um brinde para quem quer mais que apenas um SUV esportivo, um carro para a família e uma visão do futuro, que logo será 100% elétrico.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Volvo XC60 Plug-In Hybrid T8 Polestar Engineered 2021
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1.969 cm³
Potência – 320 cv a 5.700 rpm (gasolina)
Torque – 40,8 kgfm a 2.200 rpm (gasolina)
Potência elétrico – 87 cv a 0 rpm
Torque elétrico – 24,5 kfgm a 0 rpm
Potência combinada – 407 cv
Torque combinado – 65,3 kgfm
Transmissão – Automática de oito marchas com trocas manuais na alavanca e volante
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 5,3 segundos
Velocidade máxima – 230 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.800 rpm
Consumo urbano – 21,4 km/litro
Consumo rodoviário – 19,9 km/litro
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 22 com pneus 265/35 R22
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.688 mm
Largura – 1.902 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.658 mm
Entre-eixos – 2.865 mm
Peso em ordem de marcha – 2.174 kg
Tanque – 70 litros
Porta-malas – 468 litros
Preço: R$ 416.950 (versão avaliada)