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Avaliação Volvo XC60 T5 R-Design: Luxo e conforto por R$ 179.950

volvo-xc60-t5-r-design-avaliacao-NA-14-700x454 Avaliação Volvo XC60 T5 R-Design: Luxo e conforto por R$ 179.950

Um dos maiores sucessos da Volvo, o crossover XC60 recebeu atualização recentemente para manter a boa imagem no segmento de utilitários e crossovers de luxo, onde chegou a reinar por algum tempo como um dos mais vendidos. De janeiro a outubro, o modelo sueco vendeu 1.690 unidades. Ou seja, não tem mais o mesmo desempenho de antes por causa do IPI majorado para carros importados, aliviado com cotas de importação que reduzem o volume disponível com o “incentivo”.



Ainda assim continua resistindo bem em nosso mercado, mesmo sem previsão de ser produzido aqui. A Volvo está focando no mercado chinês e por isso as importações continuarão para o Brasil. Disponível nas versões T5 Dynamic, T5 R-Design (versão avaliada), T6 R-Design e T6 Top, o Volvo XC60 apresenta basicamente dois motores, sendo um 2.0 Turbo de 240 cv e um seis cilindros em linha 3.0 Turbo de 304 cv.

O Volvo XC60 T5 R-Design é o segundo na hierarquia de versões de acabamento/equipamento e está sendo oferecido no mercado nacional por R$ 179.950. Nessa faixa de preço, podemos encontrar BMW X1, Audi Q3 e Range Rover Evoque (aparentado no conjunto propulsor), por exemplo. Mas por que ter um crossover nórdico com visual mais agressivo ao invés das tradicionais escolhas alemãs e inglesa?

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Por fora…

A atualização visual manteve o dinamismo da primeira versão, deixando o Volvo XC60 T5 R-Design mais robusto e menos formal, ao contrário dos S60 e V60, por exemplo. Além disso, o pacote R-Design introduz mais esportividade, equilibrando bem as coisas. O formato musculoso, mesclado com formas ainda muito fluídas e aerodinâmicas, chama atenção pela beleza.

Na frente, a grade ficou maior e mais imponente. Ela ostenta quatro frisos horizontais pintados em preto brilhante com o logotipo R-Design e a famosa barra cromada com o símbolo masculino, características únicas da Volvo. Mas o público feminino veste bem o XC60, que não é algo exclusivo dos homens. Os faróis ficaram menos afilados e ostentam corpo retangular com farol baixo em xênon.

O para-choque possui formato mais aerodinâmico no Volvo XC60 T5 R-Design, incluindo spoilers na parte inferior e desenho mais agressivo. LEDs diurnos em posição vertical ficam nas extremidades. A luz intensa garante boa visualização do veículo em distâncias consideráveis. Partes pintadas de preto envolvem a grade colmeia inferior e os corpos das luzes diurnas. Ainda na parte frontal, destaque para o capô feito em material leve e bem resistente.

Na lateral, destaque para as rodas “Cratus” R-Design aro 20 polegadas com cinco raios e pneus 255/55 R20. As letras “XC” estão gravadas no aro. O visual lateral é limpo e não há saias proeminentes, apesar da proposta mais esportiva. Maçanetas são pintadas na cor do carro, enquanto os retrovisores com repetidores de direção oferecem acabamento prateado e as barras longitudinais no teto são cromadas. Existe um friso cromado na base das janelas e as colunas são em preto brilhante. A antena é do tipo tubarão e o teto solar panorâmico tem tamanho menor que a média.

O Volvo XC60 T5 R-Design tem a parte traseira com spoiler e luz auxiliar de freio no alto da tampa do porta-malas, câmera de ré integrada, friso cromado sobre a placa, lanternas em LED (exceto piscas), cujo desenho fluído se eleva até o alto das colunas C, além de para-choque com escape duplo com ponteiras redondas e cromadas, além de difusor pintado de preto com acabamento exterior em cinza metálico.

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Por dentro…

Com belo conjunto exterior, o Volvo XC60 T5 R-Design agrada ainda mais no interior (preto na versão testada). O acabamento superior do painel e toda a parte externa dos painéis das portas é revestido por material emborrachado de ótima qualidade. O painel mantém o estilo da versão anterior, destacando-se o console, que possui um elemento vazado atrás.

O conjunto tem acabamento com frisos de alumínio, que também envolve o CD player, acabamento em plástico liso preto e faixa metalizada do lado direito, uma característica do pacote R-Design. O console oferece teclas para telefonia, navegação, mídia, configurações do veículo, rádio e também ar condicionado, que é do tipo dual zone e possui comandos circulares mais abaixo. Botões com o formato do condutor sentado regulam os fluxos de ar do sistema de ventilação.

A alavanca de transmissão tem acabamento cromado com preto brilhante nas posições de marcha. Na parte superior do console, difusores de ar quadrados e o display de LCD com 7 polegadas para multimídia (com DVD), telefonia, navegação e demais configurações do veículo. O Volvo XC60 T5 R-Design possui sistema de áudio com 8 alto-falantes.

O volante possui acabamento em couro e alumínio, contando ainda com comandos para o piloto automático e multimídia/telefonia. Na parte inferior, a peça metálica possui a marca R-Design gravada. As alavancas na coluna de direção agregam comandos do painel, farol, indicadores de direção, computador de bordo e limpadores/lavadores. Próximo à coluna direção, no lado direito, existe um botão de partida e abaixo dele o conector para a chave eletrônica.

Do lado esquerdo do painel vemos botões para abertura do tanque e do porta-malas (com acionamento elétrico), farol (Auto, lanternas e facho baixo), iluminação do painel (confira mais abaixo os detalhes do Painel Digital Personalizável) e lanterna de neblina. Um pouco abaixo, há o comando para travamento eletrônico dos freios. Um toque e ele trava. Puxando-se, libera as rodas.

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O console da transmissão também é envolvido por friso de alumínio e possui capa de couro no corpo da alavanca. Um porta-copos com fonte de 12V fica oculto sobre uma cobertura retrátil com detalhe cromado. O local dos copos tem iluminação por LED âmbar. O apoio de braço central é revestido em couro com costura dupla de cor branca, enquanto o porta-objetos interno possui conexões para USB e Auxiliar.

Falando em conexões, o porta-luvas – que possui iluminação e refrigeração – oferece slots para SD Card (mapas do navegador), USB (dois, sendo um para modem de comunicação Volvo On Call/SOS) e três entradas A/V. O espaço do compartimento é razoável. Nas portas, o Volvo XC60 T5 R-Design tem acabamento emborrachado na parte externa, como já foi dito, enquanto a base dos comandos dos vidros elétricos é feita em material liso. Há couro no apoio de braço e parte central, enquanto as maçanetas e friso do apoio são de alumínio. O acabamento é muito bom.

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Os bancos tem formato esportivo próprios da versão R-Design, inclusive com o nome bordado no couro preto com costura dupla de cor branca. Totalmente envolvente, seguram muito bem o corpo e oferecem conforto, apesar de serem um pouco mais firmes que o normal. Os assentos dianteiros possuem regulagens elétricas (com três memorias para o condutor), enquanto o ajuste lombar é manual nos dois casos. Os apoios de cabeça tem formato sinuoso e elegante.

Na parte traseira, os assentos laterais possuem uma parte móvel, que se eleva para acomodar melhor crianças de até 12 anos. Os encostos oferecem comandos para rebatimento dos apoios de cabeça (laterais, pois o central fica encaixado no banco e se eleva através de um botão). Do tipo 1/3 ou 2/3, a configuração permite acomodar objetos grandes dentro do Volvo XC60 T5 R-Design. No entanto, o encosto do passageiro dianteiro não é rebatível para frente.

Existe ainda um apoio de braço central e retrátil, que entrega dois porta-copos e duas bandejas, sendo uma com tampa. O porta-malas possui tampa com acionamento elétrico para abrir e fechar, além de sensor de presença no processo de fechamento, garantindo segurança. O volume interno é de 495 litros e sob o assoalho há estepe, ferramentas e kit de primeiros socorros.

A comodidade ainda continua com difusores de ar nas colunas B e luzes de leitura. Aliás, são luzes comuns, inclusive na frente. Poderiam ser de LEDs, deixando o ambiente com teto preto ainda mais aconchegante e sofisticado. Ainda no acabamento superior, temos luzes gerais, comando para o teto solar e persiana interna, bem como os botões de SOS e Volvo On Call. O retrovisor é eletrocrômico e há alças em todos os lados e suportes para acessórios. Não há porta-óculos. Todas as portas podem levar garrafas e copos. Atrás, apenas uma fonte de 12V.

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Painel Digital Personalizável

O cluster é chamado pela Volvo de Painel Digital Personalizável, oferecendo informações virtuais, exceto nível de combustível e indicador de marchas. Ele possui três modos de visualização: Performance, ECO e Elegance. Cada modo escolhido altera as configurações do veículo.

O modo Performance tem fundo vermelho e o mostrador circular é convertido em um conta-giros com velocímetro digital ao centro. Nas laterais, “Power” para intensidade da aceleração e nível de temperatura da água do motor. No modo ECO, o fundo tem um tom verde claro e substitui o conta-giros por um velocímetro analógico.

Os giros do motor são registrados no lugar do “Power” e um econômetro “Eco Guide” fica no lado oposto. Por fim, a opção Elegance apresenta fundo em tom de azul com velocímetro circular, conta-giros do lado direito e temperatura da água no esquerdo. Velocidade e consumo médios podem ser retirados da tela. O efeito visual é muito atraente.

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Por ruas e estradas…

O Volvo XC60 T5 R-Design anda muito bem. O motor 2.0 GTDi (EcoBoost da Ford) entrega 240 cv a 5.500 rpm e 32,5 kgfm entre 1.800 e 5.000 rpm. Turbocompressor, intercooler e injeção direta deixam o crossover sueco esperto em qualquer situação. Já pouco acima de 1.000 rpm, o condutor já sente a força do motor e a impressão de disposição sempre.

No modo Performance, o giro sobe muito rapidamente e o controle de tração tem que atuar durante mais tempo, tentando evitar o giro em falso das rodas dianteiras (tração integral apenas no T6 R-Design). Ainda assim, facilmente você ouve o som do cantar dos pneus. O mesmo é possível até no modo ECO, embora com bem menos frequência.

Como pesa 1.821 kg, o ideal seria ter tração integral na T5, o que garantiria melhor equilíbrio nas saídas, especialmente em curvas. A Volvo divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 s e velocidade máxima de 210 km/h. O câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem com seis marchas permite rápido ganho de velocidade com suavidade e precisão. Não há mudança manual no volante, apenas na alavanca de transmissão, mas no dia a dia nem é necessário, dada a eficiência do dispositivo.

As retomadas são muito rápidas, com ganho de velocidade impressionante para o tamanho do veículo e seu peso. As rodas aro 20 com pneus 255/45 R20 e a suspensão com ajuste mais voltado para performance, garante ótima estabilidade para seu porte. Em condições de asfalto ruim, paralelepípedos ou bloquetes de concreto, o conjunto de molas e amortecedores atuam bem, sem ser excessivamente dura, apesar do ajuste esportivo, absorvendo bem os impactos leves e filtrando ruídos indesejáveis. Durante condução em estradas, o conforto a bordo é muito bom e rodando a 110 km/h, o giro do motor fica em 2.200 rpm.

Apesar do bom desempenho, o Volvo XC60 T5 R-Design não é exatamente econômico, mesmo no modo ECO. Foi nessa opção que conseguimos registrar 6,2 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada, este último rodando a 110 km/h com ar condicionado ligado. A direção é firme e transmite muita segurança e total controle nas manobras, da mesma forma que os freios, com grande capacidade de atuação e com bom comportamento da carroceria, sem oscilações. Enfim, é um carro para se andar sem medo de acelerar.

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Por você…

O preço sugerido para este sueco é de R$ 179.950. O valor está no mesmo nível do Range Rover Evoque Pure, que também compartilha o conjunto motor/transmissão. O Volvo XC60 T5 R-Design poderia ser mais barato se não fosse a decisão da empresa de não investir em fábrica no Brasil, o que obriga a importação através de cotas e por consequência, o pagamento de IPI majorado de 30% para o excedente. Sem dúvida as vendas não serão mais como antigamente, quando foi um dos destaques do segmento. A cesta de peças alcançou valor total de R$ 16.118,15.

O Volvo XC60 T5 R-Design é um carro grande e espaçoso, tem até bom comportamento em pisos ruins, apesar da vocação para asfalto bom. Além disso, tem um belo desenho e é recheado de equipamentos de série, destacando-se abertura elétrica da tampa do porta-malas, bancos elétricos, ar condicionado automático, faróis de xênon, LEDs diurnos, rodas aro 20, teto solar panorâmico, três modos de condução, painel personalizável, acabamento em couro e alumínio, assentos e detalhes esportivos, multimídia com navegador e DVD, câmera de ré, City Safety, entre outros.

Para quem quer um crossover com bom desempenho, que garanta emoção nas acelerações e ofereça conforto e sofisticação, além de segurança acima de média, o Volvo XC60 T5 R-Design é uma opção que deve ser considerada com razão e emoção, valendo a pena nos dois sentidos, apesar do preço inflacionado.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Volvo XC60 T5 R-Design

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo e injeção direta
Cilindrada – 1999 cm³
Potência – 240 cv a 5.500 rpm
Torque – 32,5 kgfm entre 1.800 e 5.000 rpm
Transmissão – Automatizada de dupla embreagem com seis marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 6,9 segundos
Velocidade máxima – 210 km/h

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos dianteiros nas quatro rodas com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 20 com pneus 255/45 R20

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.644 mm
Largura – 1.891 mm
Altura – 1.713 mm
Entre-eixos – 2.774 mm
Peso em ordem de marcha – 1.821 kg
Tanque – 70 litros
Porta-malas – 495 litros

Cesta Básica de Peças

• Farol (dir) Xenon adaptativo = R$ 6392,37
• Retrovisor (esq) completo = R$ 1649,00
• Bico injetor (cada) = R$ 1608,16
• Pastilha de Freio (par) dianteira = R$ 528,80
• Pastilha de Freio (par) traseira = R$ 361,83
• Palheta do limpador do para-brisa (par) = R$ 202,98
• Para-choque (tras) = R$ 3669,98
• Amortecedor – (dianteiro) cada = R$ 1052,77
• Amortecedor – (traseiro) cada = R$ 652,26

Total = R$ 16.118,15

Galeria de fotos do Volvo XC60 T5 R-Design:

[Imagens ilustrativas]

5.0

  • pauloreis

    Ecoboost e powershift – união conhecida aqui, economia não é la muito bem relatado, porém todos são unâmines em diversão – na minha opnião quem dirige não consegue andar sem afundar o pé, mesmo em modo eco rsrs dai o resultado sempre negativo. Engraçado que o paddle shift no volante não é sentido pelo jornalista aqui "Não há mudança manual no volante, apenas na alavanca de transmissão, mas no dia a dia nem é necessário, dada a eficiência do dispositivo." Outros ja dizem que esse recurso é ridiculo pelo preço e proposta do carro, bla bla…
    Enfim, gosto é gosto

    • rufus, o lenhador

      poizé, o jornalista errou, não viu o paddle shift, ou não fez o review, ou as fotos estão erradas, sei lá né, vai saber…
      esse conjunto motor/transmissão dessa xc60 e da evoque, não inspiram confiança, compraria qq coisa alemã em vez disso.
      ou pensando melhor, por esse preço, uma land rover diesel de verdade.

      • Michel

        Ou não tem paddle shifters, acredito que só a top de linha T6 possua.

      • A foto de divulgação mostra a versão topo de linha.

    • EuMeSmObYmYsElF

      eu gosto mais das trocas na alavanca do que nas paddle shifts

    • Andrex2501

      De quem é essa avaliação??? Do Hairton, do AutoPress do Éber, não tem mais o nome de quem faz no fim da matéria?

      • O nome no fim da matéria é só no caso da Auto Press, que não é um autor dentro do nosso site. Quando é de um autor do NA, o nome fica abaixo do título do post.

  • Anderson_sp

    Sinceramente, batendo de frente com o queridinho Evoque não dá pra ele não, pelo menos aqui em SP vende Evoque pra c…………

    • mcrabs

      O problema do Evoque é que ele foi "camarizado".

      • Arthiola

        EXATAMENTE!
        Como previu Jeremy Clarkson, mas quando eu li a matéria dele não pensava que isso seria algo ruim. Sério, já tem até sertanejo universitário com Land Rover agora. Até perco a vontade de virar o pescoço quando vejo um…

    • schweinerei

      Melhor não baterem de frente, senão o estrago vai ser grande.

  • adrisev

    Faltou apenas ter o preço parecido ao do X60 da Lifan… O nome até que tá bem clonado… e antes que falem mal dos chineses…. é bom lembrar que a Volvo agora é chinesa…. KKK

    • Arthiola

      A Volvo é sueca. A dona da Volvo é chinesa.

      • wilian

        "é bom lembrar que a Volvo agora é chinesa…. KKK" Eu sei que é dificil… mas lê de novo… o "agora" quis dizer isso que você falou amigo… quando alguém compra uma empresa, não se espera que ela seja "arrancada" do chão e vá voando para o país de quem comprou. As vezes muda mas não é regra, pq tem um custo nisso.

    • Rafael_rec

      Só existe um pequeno detalhe. O Volvo foi lançado em 2007 enquanto que o Lixan em 2013, logo quem copiou o estilo de vários carros e tentou roubar um nome famoso foi a carroça chinesa com pouca rigidez torcional.

  • Rafael_rec

    Olha o preço desse bico injetor….

    Sem dúvida alguma é um baita carro. Entre o feioso X1 e Evoque da modinha, com certeza a minha escolha seria o XC60.

    • EuMeSmObYmYsElF

      e o farol? 6300 só o direito. não é nem o par..

      • Rafael_rec

        O farol eu até entendo, afinal tem xenon adaptativo.

        • EuMeSmObYmYsElF

          mesmo assim… definitivamente é um carro não tão caro de comprar mas bem caro de manter.. 1600 por um retrovisor.. complicado haha

          • Michel

            Qualquer carro premium tem estes preços de peças, seja Volvo, LR, BMW, MB. Vá ver o preço de um farol xênon de um impreza 2.0, carro que você acha usado por 36mil reais.

      • Rafael_rec

        Lembro sim, outro absurdo isso ai. Na hora da manutenção a Volvo enfia a faca e gira sem pena alguma.

      • Lembrei na hora dessa matéria quando li sobre os bicos injetores… eita Volvo do Brasil filha da p*

  • cesar

    Gosto muito das avaliações de vocês, mas dessa vez faltou as fotos do carro testado. Essas fotos de estúdio não passam a real impressão.

  • Kyoung Jon

    Tenho um Volvo XC60 T5 2011, com mesmos motores. Apesar do motor ser bom, na hora da aceleração há um delay relativamente grande, fazendo o seu carro dar uns trancos de vez em quando, e também uma demora na resposta na hora de por na ré. ( mais ou menos 1 segundo se nao me engano). Peças da volvo também são absurdamente caras! tentei comprar esse kit R-design, onde me cobraram 7000 reais ( apenas plasticos nas molduras externas, e saida de ar em aço cromado, esse separado custa 900 ). Enfim… quem busca segurança e conforto na hora de dirigir, esse carro dispensa comentários!

    • pauloreis

      verifique a atualização do software, muitos problemas do powershift são resolvidos com a reprogramação deste. vide foruns americanos e eurpeus de possoas reclamando do câmbio e ficando felizes depois da atualização…

    • Vellored02

      Eu gosto muito do carro, quando tenho oportunidade de dirigir é ótimo, minha mãe possui uma 2013 T6 R-design e o carro é muito bom, mas quem compra um carro desses tem que se preparar para com o valor das peças de reposição. Enfim recomendado pra quem quer um carro dessa faixa de preço e não se importa com modinhas e quer um carro rápido, seguro e confortável

  • tjbuenf_

    Completando o Título:

    Avaliação Volvo XC60 T5 R-Design: Luxo , conforto E ALTO CONSUMO por R$ 179.950

  • Andre

    Gosto é gosto, mas esse carro é maior e mais belo que o Evoque. Sinceramente, o design (que era o ponto alto) do Evoque já dá sinais de cansaço e ficou enjoativo. Fora que em qualquer bairro nobre das grandes cidades, vc vê um Evoque em cada esquina, popularizando o modelo…. Já o design do XC60 continua atual e de um bom gosto discreto incrível. Em resumo, Evoque para quem quer aparecer, carro de new rich. Xc60 R-Design para o traditional chic, uma pouco mais discreto. Quer pagode, funk ou sertanejo? Vá de Evoque… Quer Lounge, Rock ou Bossa? Vá de XC60…

    • AugustoSeide

      Bem nessa, o design do Volvo eh bem menos cansativo que o do Evoque, que mais parece o Gol, de tantos que tem na rua.

  • Michel

    Essa matéria veio prontinha do setor de imprensa da Volvo né? Cadê as fotos? Videos?

    • Não. Assim como todas as nossas avaliações, ficamos com o carro por uma semana e depois publicamos nossas impressões. Não nos acuse de algo sem ter provas. Sobre fotos, não fazemos fotos de todos os modelos que testamos, apenas alguns.

      • Michel

        Ainda to desconfiado, mas obrigado pela resposta Eber!

  • Jonas

    Vi direito? Não tem o terceiro apoio de cabeça?

    • Andre

      Tem sim, é retrátil e encaixa perfeitamente no banco quando recolhido. Engenharia e Qualidade sueca, amigo….

  • fpfor

    Preço de X1 e Q3… Tamanho de X3 e Q5

  • Eu li a matéria e discordo completamente do capítulo sobre como o SUV anda. Dirigi um desses em 2012 e achei muuuito lento. Tenho um A3 T nacional que é bem mais rápido (original) e não consigo entender como esse Volvo pode ser classificado como um SUV para se andar rápido. Muito pelo contrário. É feito para andar normalmente, dentro das normas de trânsito, mas com extrema segurança. O Kit aero exterior só tem UMA finalidade: mostrar para os outros que o seu veículo APARENTA ser dinâmico, de alta performance. Só isso. Compensa 1000x mais comprar a versão Dynamic ou partir logo para a Top V6.

    • Andre

      O cara quer comparar um A3 com uma SUV que pesa 2 vezes mais….

      • Michel

        Realmente, perdeu qualquer credibilidade nessa comparação. Mas o 0-100 do XC60 T5 está errado (no site da própria volvo também), 6,9s pode ser o 0-100 da T6, mas JAMAIS a T5 faria este tempo.

  • WagnerSCS

    É, Volvo é Volvo e esse aí é uma maravilha de carro.
    Gosto da descrição minuciosa dos detalhes externos e internos nessas avaliações, muito bom!

  • Luiz Henrique

    Andem na T6 e me falem o que é diversão

  • Alessandro Rodrigues

    Só falta mesmo é um encosto de cabeça para o passageiro do meio, no banco traseiro.

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