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Aventureiro, Ford Ka Freestyle chega com seis airbags por R$ 63,5 mil

Aventureiro, Ford Ka Freestyle chega com seis airbags por R$ 63,5 mil

Não dá para negar que os holofotes estão voltados atualmente para os crossovers e SUVs não só no mercado brasileiro, como também no restante do mundo. Logo, as fabricantes estão dançando conforme a música e “dando seus pulos” para atender os desejos dos consumidores. A Honda, por exemplo, não se contentou com as vendas do HR-V e lançou o WR-V, que é praticamente um Fit de “salto alto” e com visual exclusivo. E a Ford acaba de anunciar o novo Ford Ka Freestyle, que segue quase a mesma receita aplicada pela rival japonesa.


Como você pode notar logo de cara, esta receita aplicada no Ford Ka Freestyle leva um pouco menos de ingredientes e também um preparo mais rápido. Ao contrário do WR-V, o Ka Freestyle é quase que uma versão pseudo-aventureira do Ka normal, com direito a mudanças sutis no visual com plásticos pretos por todos os lados, suspensão mais alta, decoração diferenciada no interior e outras alterações na parte mecânica. Mas vale ressaltar que o hatch compacto é o primeiro da gama a trazer o visual reestilizado do Ka, marcado ainda pela inédita tela sensível ao toque do sistema SYNC 3 posicionada no centro do painel.

Dá para dizer que o Ford Ka Freestyle foi mais bem pensado que o antigo Ka Trail, que inclusive deixa de ser oferecido. As mudanças se resumem a uma grade com formato redesenhado e o logotipo da Ford no centro, faróis com lentes inéditas, para-choques redesenhados com vincos mais marcantes e uma fenda em “C” abrigando os faróis de neblina na peça frontal, aplique em plástico cinza na parte inferior dianteira, molduras pretas nas caixas de roda, saias laterais, rodas de liga-leve aro 15 escurecidas com pneus 185/60 R15, capa dos retrovisores em preto brilhante, rack de teto (que pode levar até 50 kg) e lanternas traseiras escurecidas.

Aventureiro, Ford Ka Freestyle chega com seis airbags por R$ 63,5 mil


Por conta dessas mudanças, o Ka Freestyle está quase 7 centímetros mais longo, fechando com 3,95 m. O entre-eixos segue com 2,49 metros, bem como o porta-malas, com 257 litros.

O interior, por sua vez, agora tem painel quase que totalmente pintado num tom de marrom escuro. O destaque, porém, vai para o novo console central que agora abriga o sistema SNYC 3 com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e recursos Apple CarPlay e Android Auto. Há também bancos revestidos em couro e tecido canelado, detalhes nas portas em tons de marrom e cinza e teto forrado em tecido preto. Peca, porém, por não dispor de alças de segurança para os passageiros.

Se sobressai, contudo, o novo motor 1.5 litro flex de três cilindros herdado do EcoSport. Assim como no irmão maior, ele desenvolve até 137 cavalos de potência, a 6.500 rpm, e 16,2 kgfm de torque, a 4.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 128 cv e 15,6 kgfm, respectivamente, com gasolina. Em comparação com o 1.5 de quatro cilindros, ele tem 27 cv e 1,2 kgfm extras.

Aventureiro, Ford Ka Freestyle chega com seis airbags por R$ 63,5 mil

Este propulsor está associado ao novo câmbio manual MX65 de cinco marchas, que é 9 kg mais leve que o antigo AB5. Há ainda a opção da transmissão automática 6F15 de seis velocidades, com conversor de torque, inédita na linha Ka e também herdada do EcoSport, que dispõe de opção de trocas manuais por meio de um botão na alavanca.

De acordo com a Ford, o Ka Freestyle vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos com câmbio manual ou 11,2 s com câmbio automático. Já o consumo no ciclo misto (cidade e estrada) é de 12,9 km/l para o manual e 11 km/l para o automático, dados aferidos com gasolina no tanque.

Ainda na parte mecânica, o Ford Ka Freestyle estreia com direção elétrica com sistema progressivo, que deixa ela mais pesada em velocidades mais altas. Segundo a Ford, a sensibilidade em curvas teve um aumento de 20%. Há também suspensão com amortecedores e molas recalibrados para lidar melhor com buracos, lombadas e valetas, barra estabilizadora mais grossa em 23 mm, bitola 3 cm mais larga e eixo de torção traseiro mais rígido em 30 por cento. Isso rendeu um aumento de 1,7 cm na distância em relação ao solo, chegando a 18,8 cm.

Aventureiro, Ford Ka Freestyle chega com seis airbags por R$ 63,5 mil

Na segurança, a nova versão do Ford Ka passa a dispor de novas barras protetoras nas portas dianteiras e aços mais rígidos (chapas mais espessas em até 1,2 mm) na coluna B, pilares do teto e assoalho na parte traseira.

O Ka Freestyle agora dispõe também de novos equipamentos de série. Além do SYNC 3 com tela touchscreen, o Ford sai de fábrica com airbags frontais, laterais e de cortina, totalizando seis bolsas, além de controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, Isofix, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, retrovisores com indicadores de direção, rodas de liga-leve, volante multifuncional, bancos parcialmente em couro, alarme, entre outros.

O Ford Ka Freestyle chega às revendas em julho com preço inicial de R$ 63.490 com câmbio manual e R$ 67.990 com câmbio automático. Para reservar um exemplar do carro, o cliente precisa pagar um sinal de R$ 2 mil. Ainda não se sabe, porém, quando o Ka 2019 e o Ka Sedan 2019 convencionais serão lançados no mercado.

Galeria de fotos do Ford Ka Freestyle

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138 Comentários

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  • Aventureiro? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 63k? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Isso deve ser piada ou marketing de guerrilha pras pessoas pararem de falar da greve dos caminhoneiros e começar a falar do Ford Kakakakakakakakakakakakakakakakakaka

    • Na época do Fiesta Rocam o pessoal reclamava que o acabamento era extremamente porco, motor ultrapassado e beberrão, segurança zero, e pediam carros melhores. Agora temos carros que tanto pedíamos mas pessoal reclama do preço.
      Estamos no Brasil gente, só de imposto tem uns 40% nesse valor, fora a energia caríssima, transporte, custo de maquinários.
      Foi-se o tempo em que se produziam caixas de fósforo como Mille e Ka Rocam, que eram tão pelados e inseguros que eram baratos até com a elevada carga tributária que sempre existiu. Se considerar a inflação hoje os carros estão mais baratos, em 1994 uma caixa de fósforos como o Uno Mille, 830kg de ferro e plástico vagabundos (tive um), custava equivalente a 35.000 reais básico. Um Fiat Tipo com nem um décimo da tecnologia desse Ka Freestyle custava o equivalente a 80.000 reais etc etc.
      Tá caro? Sim, mas não é a Ford que gosta de cobrar caro, é o conjunto de custo brasil e inflação que traz esse resultado.

      • Se alguém acha que Ka aventureiro por R$ 63 mil manual e R$ 68 mil automático assusta, é porque está desinformado.

        Cross Up! manual completo – R$ 62.500
        Onix Activ automático completo – R$ 68.900
        HB20X automático completo – R$ 72.350
        CrossFox i-Motion saiu de linha custando cerca de R$ 70 mil SEM opcionais.

      • As opções são pagar isso ou mais num Onix Activ 1.4 ou HB20X que não têm os equipamentos do Ka. Ou então, pagar mais caro e levar hatch aventureiro chinês manco. Pense bem no que é doença séria.

    • Pacote de segurança completo, reforços estruturais, central multimídia, acabamento melhorado e câmbio automático, tudo que sempre pediram na linha Ka. Agora que tem tudo, vão chorar o preço? Mimimi dos infernos…

      Vai ver o preço do Onix Activ e HB20X… Sem falar que tem “aventureiro” chinês, MANCO, mais caro que isso aí, com menos itens.

    • Uai, se já viu quanto custa os outros populares concorrentes do Ka?
      Cross Up por mais de 60
      HB20 X por quase 70
      Onix Active 60 e poucos…

      Ou seja, qualquer popular mais equipado está custando esse preço então não tem pra onde correr, ok?
      Lembrando que são 6 air-bags e outros itens de segurança que os citados acima não tem!

      Caro todos carros no Brasil estão!

            • Agora sao dois carros “B”. Muito mais coerente. Nao existe magica no preco – impostos do Huezil.
              Uma boa escolha pra quem gosta do design da VW, visto que UP eh minusculo, Gol e Fox sao jurassicos e Golf eh outra categoria “C”.
              Mas nao me agrada. Excesso de vincos laterais e muita semelhanca com Gol.
              Precisa de mais grana para adicionar todos os equipamentos do KA, mas eh valido.
              Nao leva air bag de cortina (inexistente no Polo) e camera de re, sensores, sao opcionais.
              Agora sim, FIM.

    • Caramba! Peguei uma Oroch Express em março e coloquei todos os opcionais de sobrevivência, fui no ML, comprei a CMM original, camera de ré, etc; e montei todo o som dela (JBL) com módulo, e ainda saiu mais barato que esse Ka.

      Tá caro? Pra car****!

      • Cruze foi lançado em 2012 por R$64.900 na versão manual, não tem como um ano e meio depois estar mais barato, a não ser por descontos. Aí não entra, não faria sentido comparar preço de tabela com valor com desconto.

        • Sim, descontos, acho que a tabela o Cruze 13/14 era um pouco mais de 65k, também sabemos que a Ford costuma dar bons descontos, o ultimo carro que comprei com a Ford foi um Ka 1.5 SE Plus que na tabela era uns 50 ou 51k não lembro e saiu por 43.900.
          Então é esperar uns 4 ou 5 meses e esse modelo já vai aparecer com uns 5 ou 6k a menos.

          • Se o Freestyle tá 63 no manual, da pra esperar uns 60 no SEL manual.
            Tira os descontos da Ford, 54-55k por um Ka equipado assim não está tão absurdo.
            É o preço de um Polo MSI com calotas e sem ESP. Resta saber como ficou o crash test desse Ka..

    • Época boa, focus, cruze, golf highline por um pouco mais que isso, jetta 2.0 TSI e fusca por pouco mais que 80k, DS3 na mesma faixa de preço.
      É, inflação não existe.

      • O Jetta TSI foi lançado em 11/12 por R$ 89.500.
        Esse valor corrigido para hoje dá R$ 139.000.
        A inflação é até maior que o preço dos carros, pois o mesmo Jetta hoje custa uns R$ 110.000

      • A inflação pode existir mas não justifica os preços. Ai tem lucro Brasil escancarado. De 6 em 6 meses se lê aqui que o carro x aumentara r$ 900…ai em menos de 1 ano se aumenta quase 2mil.

        Ai eles mudam a grade frontal e as luzes do farol e dizem q é reestilizacao e sobem mais R$1 mil.

        Aí um carro que chegou por 40 mil apos 3 anos já vai estar custando 50/55 mil.

        Culpa de quem paga quanto pedem.

    • O mínimo aumentou 31,76% neste período de R$ 724,00 para R$ 954,00, e o Focus hoje custando na versão 2.0 SE A/T R$ 84.900,00, aumento de 30,8%, praticamente mesma coisa, o problema é que os salários da classe média não subiram tanto, complicado viu.

  • Acho que da categoria, é o mais seguro, 6 bags, esp/tsc, ponto para a Ford, ruim se ela fizer que nem fez com a eco, menos de 1 ano do lançamento, tirou os bags e ainda aumentou o preço

  • Podiam ter dado uma melhorada no painel que é simples demais, talvez colocar o painel do Fiesta já que estão “subindo o nível” do Ka (pelo menos em prosperidade de valores)

    • Pior! Linda, né? Achei que eu era o único ser da face da terra que gostava dessa cor para carro… hahaha! Já viu o Focus Fastback nessa cor? Fica absurdamente lindo.

  • Este é o custo de querer seguir uma modinha.
    Custa o preço de um Polo Comfortline 200 TSI oferecendo menos, sendo menor e etc…

    Estamos cada dia mais perdidos com a escalada completamente absurda do preço de carros no país.
    No mais, eu quero é um crash test para comprovar que não é só conversa este reforço estrutural. A FIAT comentou que seguramente o Cronos/Argo tira nota 4, pelo menos e até hoje, zero testes…

            • Nascer antes não tem absolutamente nada a ver, ele tem o mesmo posicionamento em qualquer lugar do mundo, abaixo do golf, não desmerecendo o carro, pois acho o mais atual entre os hatchs… Mas ele tem cara de gol, fucinho de gol, tamanho de gol (obviamente que atualizado póis estamos falando de um carro de 2008) inclusive a plataforma do gol vem do polo…repito o Polo deveria ser o gol atualizado.

              • Tem absolutamente tudo a ver. Não existe um único degrau abaixo do Golf. Toda a história do Polo deixa evidente a superioridade dele se comparado ao Gol, em qualquer aspecto que se compare. Não tem como você pegar um carro superior e colocá-lo como sendo a próxima geração de um inferior. Como você bem lembrou, “a plataforma do Gol vem do Polo”, pra mostrar como o Gol é um carro atrasado frente ao Polo (pois a plataforma que o Polo estreou em 2002 só veio a ser adotada no Gol em 2008, e é a mesma até hoje). Pega a quinta geração do Polo (a que surgiu em 2009 e não veio ao Brasil) e você verá que o desenho dele foi a base pras reestilizações de outros Volks que temos aqui, como o Fox “G2” que chegou no mesmo ano e o Gol “G6” de 2012. Se hoje você acha o Polo a cara do Gol, é porque o Gol remeteu a ele bem antes.

  • Esses pseudo-aventureiros….Minha parati 84 tem maior altura do solo que esse ka ai
    Sensacional essa receita..pega um popular, encha de apliques plásticos e venda a preços exorbitantes

  • Q mania!Os holofotes estão voltados pra Suvs e veículos com carroceria q parecem um.Daonde q uma versão “aventureira” de um hatch pode ser considerado?Nem porte tem.
    E as vendas deles estariam melhor q suas versões “Civis”.

    • Tive um Ford Ka da segunda geração de janeiro de 2008 até junho de 2016. Foram 9 anos de uso, e nesse período gastei R$ 3.255,00 de manutenção,. Pequenos defeitos que não deixaram o carro mofando na oficina.
      Execelente carro.

  • Querem um carro com estrutura reforçada, 6 Airbags, ESP, Hill Holder, bem acabado? Tá aí, agora paguem o preço kkkk
    Brincadeiras a parte, se for comparar com o Onix Active o preço está “”bom””, pois traz ESP e 6 airbags além de um motor bem mais forte e moderno, o “problema” para a Ford é que o Onix é vendido com bons descontos.

      • Vi uma avaliação no Youtube dizendo que esta versão especificamente está com acabamento melhor pois será exportada. Mas para ter certeza só vendo ao vivo mesmo.

      • Ja entrei e achei bem na media…
        Nada que impressionasse ou demeritasse.
        Faltava a tela, que agora vira no reestilizado.
        O Onix com aqueles “buracos” nao simetricos no painel me dao ansia. O painel do HB20 com a parte central demasiadamente alta tambem.
        Resumindo, todos estao na media. E o nivel de ruido do Ka eh menor que HB20. E pau a pau com Onix. Mas o Ka anda mais.

  • E o acabamento, continua da mesma forma? Pois tenho um e os vidros se soltam e ficam fazendo barulho, os plásticos da porta vão se soltando e fazendo barulho, cinto de segurança fazendo nhac-nhac, acabamento de pano se soltam… enfim.. motor/cambio/direção muito bons… não tem do que reclamar mas o acabamento é lastimável…

  • Esperava o mesmo painel de instrumentos do novo EcoSport. Esse painel é muito simples, lembra carrinho popular do comeco dos anos 90. Muito básico, simples e feio. Já que o carro vai pegar versosv do Fiesta, deveria ter melhorado o acabamento.

    • O que eu já acho caro… kkkk

      Eu, que não ganho dinheiro deitado(como diria minha progenitora), não pago nem 40 mil reais num ká… Sabe quanto tempo eu preciso trabalhar pra fazer sobrar 40mil reais? No mínimo uns 2 ANOS!!!

      Por isso nunca possuí carro zero! 40mil eu paguei num Honda City com 4 anos de uso e 15mil km rodados…

  • Se eu chegasse na ford e visse esse KA AT6 por 68 mil, eu pensaria no Fiesta 1.0 ecoboost mesmo com powershift. Se fosse pegar o KA MT5 por 63 mil, iria de Fiesta SEL 1.6 MT5

  • Vamos lá, então:
    Me preocupa o consumo… não gostei.
    Outra coisa: Cambio tipo Chevrolet… Pô… àquele botãozinho para troca manual… Huuuuummmm….
    Além disso… Eles colocaram esse cambio nessa versão, provávelmente porque sabem que vende pouco. Isso me cheira a: “Coloca nesse que vai vender pouco e aí então vamos testar esse cambio nele pois se der problema, dará em poucos!”
    Tudo bem que é praticamente o mesmo conjunto do EcoSport, mas mesmo assim, é isso que me passa, pois, NÃO TEM SENTIDO NÃO LANÇAR TAMBÉM NAS OUTRAS VERSÕES.
    Sobre o preço… bem, nós sabemos que no Brasil não existe carro barato. Notícias Automotivas acabou de publicar uma matéria mostrando os carros populares mais baratos e lá tem,… Chery QQ, tem Kwid, etc, etc, etc,… É só comprar esses, pronto! São mais baratos!!!

  • Se cair o preço para menos de R$60mil, vai vender muito bem…nesse preço, fica difícil concorrer. Antes que comparem com Polo e Argo, acho que a Ford quer mirar direto no Ônix Activ.

  • Interessante os comentários dos leitores dos sites de automóveis. Geralmente eles não podem ter um carro ou tem carros muito melhores, só que usados e acham que essa é a única verdade admissível.

    Queria que alguém apontasse um carro com todas as caracteristicas do KA pelo mesmo preço.

    Infelizmente o mercado está ruim para todos. Todos os carros estão com valores maiores do que todos gostariam de pagar.

    Entretanto num mundo de carros caros, o Ford KA está bem posicionado.

    Espero que venda bem e ajude a Ford a sair da situação que se encontra no momento.

  • Sobre as alças do teto que faltam no carro deve ser devido ao Air bag de cortina… O carro melhorou muito e tem preço de HB20X e Onix Activ que não possuem os controles de tração e estabilidade, partida em rampa e controle anti capotamento e os air bags de cortina…Pelo menos o ka é um projeto global que vende em outros países… HB20 e Onix são tupiniquins….

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