Elétricos Europa Tecnologia

AVL transforma Wankel em gerador de energia para carros elétricos

avl-transforma-wankel-em-gerador-de-energia-para-carros-eletricos

A austríaca AVL desenvolveu um gerador para ampliar a capacidade de alcance das baterias de lítio dos futuros carros elétricos.

A empresa decidiu utilizar a tecnologia Wankel criada nos anos 60 na Alemanha para construir o motor a combustão do gerador.

Esse motor é acoplado ao alternador que fornecerá energia elétrica adicional às baterias do veículo, aumentando sua autonomia.

Com 254 cm3, o motor Wankel desenvolve dois níveis de potência, sendo 21 cv a 5.000 rpm e 34 cv a 7.000 rpm.

Em um carro elétrico com baterias que consomem 10 kw/h e autonomia de 30 km, com o gerador Wankel e apenas 10 litros de gasolina, a autonomia pula para 200 km.

Todo o conjunto motor rotativo/gerador/eletrônica/refrigeração pesa apenas 194 kg. Só o motor 1.4 de 100 cv do Chevrolet Volt pesa cerca de 270 kg.





  • Rafael Marinheiro

    Muito Inteligente esse Projeto, Agora esse Wankel é SHOW…

    • Christiano

      Nunca entendi pq esse WANKEL não "vingou" !!!

      A 4 Rodas testou uma CHEVROLET CHEVY 500… Equipada com este motor há muitos anos atras…

      Comparando com a versão original… Realmente melhorou MUITO o desempenho e os números de consumo foram espetaculares !!

      Vai ver que tem problemas com durabilidade… Sei lá !!!

      • André

        Essa Chevy não usava Wankel, mas sim o Elko, da alemã Elsbett, um motor de pistão que funcionava com qualquer óleo vegetal sem precisar da transesterificação necessária para fazer biodiesel.

        • Christiano

          Valeu ! Então, eu confundi !

  • Só assim p/ salvar essa porcaria de Wankel… Bebe muita gasosa, torra óleo como se ñ tivesse amanhã e ainda por cima ñ dura porcaria nenhuma.

    • Rafael Marinheiro

      Nada é Perfeito..

      este motor trás várias vantagens se comparado aos motores de cilindros normais, que utilizam os clássicos pistões, bielas, etc. Para começar nota-se a diferença de tamanho. Normalmente os motores Wankel são menores, reduzindo assim peso e espaço necessário para a sua alocação no cofre do motor. Facilitando a vida de engenheiros na questão da aerodinâmica e na relação peso X potência do veículo. Além disso, como seu processo de funcionamento é muito simples, apenas uma peça girando, estes motores geram muito poucas vibrações, provocando assim um menor desgaste das peças e um maior conforto ao dirigir o veículo. Mas a principal vantagem para apaixonados por potência vem agora, os Wankel proporcionam muito mais potência e torque do que um motor convencional de mesma cilindrada, isso ocorre porque cada lado do rotor central encontra-se em uma fase do ciclo, sendo assim em uma única volta do eixo virabrequim são geradas mais explosões.

      • +1 :P

      • Pois é mas será que compensa ter um motor que provavelmente se acabará antes dos pneus?

        • bart

          isso de fato aconteceria ha uns 10 ou 20 anos atraz.. hoje nao existe mais isso. Nao conheço nenhuma midia especializada que condene o RX8 pelo seu motor. Mto pelo contrario. Com a tecnologia e processos disponíveis hoje, nao existe mais essa falta de durabilidade.

        • Xandao

          fala isso pros mazda RX7 e RX8, ficaram anos e anos em linha e nao se ouviu nenhum recall nada, inclusive correu 24h de le mans. Ele queima mais óleo sim, mas eu estaria completamente disposo a queimar um pouco de óleo pra ter um motor 1.3l de 280cv (RX8).
          Se os fabricantes gastasse um pouco do que gastam hj para desenvolver esse motor, acredito q já teriam chegada a uma soluçao definitiva. É Wankel na cabeça !!!

  • bart

    De fato.. pq q nunca pensaram nisso antes? da certo sem duvida.

    e o motor wankel.. sempre quis ver esse motor ter investimento pra colocar em carros de rua (e nao so num carro de desempenho como o mazda RX8). Acho que daria mto certo. Economico, potente, mais eficiente, teoricamente, mais dificil de quebrar (menos partes móveis).. enfim.

    • bart

      falei errado ai em cima. é teoricamente menos dificil de quebrar xD

      • Discordo com o nosso mercado sober isso. Para quem quer saber sobre tal motor, tem que saber cuidar. E brasileiro não sabe o que é isso (pelo menos a maioria).

        Um dos problemas já conhecidos pleo motor do Marea, é justamente isso, a falta de prevenção que causou a má fama do motor.

        Coloque um Wankel para um carro desses 1.nada e você vai ver que vão falar que foi a pior coisa no mundo porque esse motor "exige" manutenção em dia.

        Concordo que é muito bom, alias eu sou um defensor da tecnologia para melhora de consumo, porém sabendo como é o brasileiro, essa ideia não vinga.

        Abraços
        Edson

  • esses motores wankel são extraordinarios, mas tem esses problemas q agente ja conhece…

  • quem sabe agora acharam a verdadeira vovação deles… Impulsionar os elétricos!

  • massa

    Os projetas dos motores wenkel da mazda levaram 20 anos pra resolverem o problema da durabilidade, hoje seus motores conseguem ter uma vida útil superior a 200.000km !
    Não é tão ruim assim !

  • remember remember

    boa noticia!

  • Marco

    Deixa eu ver se entendi… me corrijam se eu estiver errado… se usando esse motor wankel pra auxiliar com a energia do motor eletrico, ele gasta 10 litro a cada 200km, isto é, 20km por litro… de que adianta ter ele + o motor eletrico, não seria mais facil apenas um motor normal 1.0 pra impulsionar o carro, que em muitos casos, faz quase 200km com os mesmo 10 de gasolina?

    • Sua logica é miope…

      A engenharia de um carro eletrico é muito mais simples e elegante. Toda a mecanica pode ser melhor distribuida no veiculo e possuem peso infinitamente menor que os conjuntos mecanicos a combustão.
      O conjunto Wankel +gerador serve pra recarregar as baterias de um veiculo eletrico. A fonte principal de energia dele são as baterias e portanto energia eletrica. Esse conjunto de apenas 200 kilos serviria pra expandir a autonomia. Portanto quem dita o desempenho do veiculo não é esse motor de 34 cv, e sim o conjunto eletrico.
      Imagine vc um Tesla com consumo de uno mil, e desempenho de uma ferrari 458… e com uma autonomia semelhante. Fala que não seria interessante.

  • Wankel Viola

    acho esse motor o maximo!!!!! pode se dizer… meu pai gosta mais que eu….

  • como lemos aí: mazda rx8 diz tudo sobre esse motor! Imagina acelera um carro com corte de giro em 9500rpm!!!! show!



Send this to friend