Hyundai Azera: anos, versões, motor, consumo, manutenção, equipamentos

Considerado por muitos como o sedan mais luxuoso da Hyundai aqui no Brasil, o Azera já completa 32 anos em 2018. O Azera foi lançado originalmente na Coreia do Sul em 1986 como uma versão local do Mitsubishi Debonair.

Ele dividia com o Mitsubishi a base e o motor, um 2.0 litros usado na primeira geração Sonata da Mitsubishi, sendo que um motor 2.4 litro foi adicionado em 1987.


Um modelo com motor V6 3.0 litros foi lançado em 1991 para competir melhor com o Daewoo Imperial.

Hyundai Azera: anos, versões, motor, consumo, manutenção, equipamentos

Vamos falar primeiro do Hyundai Azera e todas as suas gerações, para depois falar do modelo que gerou o Azera, que era o Grandeur.

Hyundai Azera 2006 – 2011

Um velho conhecido dos brasileiros, o Hyundai de primeira geração aqui, era na verdade a quarta geração do modelo que começou sua vida dividindo motores e plataforma com o Mitsubishi Debonair.

Agora vendido também no mercado norte americano, o modelo ganhava status e novos motores para poder se aliar as rígidas leis do consumidor daquela região.

Embalado com ainda mais recursos de luxo e segurança, o Azera retorna em 2007 para definir melhor como os consumidores norte-americanos – principalmente, pensam sobre os sedans Premium.

Com seu novo interior aprimorado, novos recursos de conveniência adicionais e tecnologias de segurança padrão, o Azera lançado na terra do Tio Sam em 2007, era uma alternativa luxuosa, e muito mais barata para os consumidores, que tinham antes apenas opções como o Lexus ES 350, Mercedes Benz E-Class e BMW 760i.

Hyundai Azera: anos, versões, motor, consumo, manutenção, equipamentos

A Hyundai aprecia o poder de primeiras impressões, e um olhar mais atento no Azera de 2006, revela que ele é claramente um sedan extraordinário. As proporções eram graciosas, propositais e aerodinamicamente eficientes para reduzir o ruído do vento, maximizar a estabilidade na estrada e criar uma cabine espaçosa e confortável para motorista e passageiros.

A engenharia aprimorada do Hyundai Azera (comportamento e consumo do Azera na cidade) de 2006, fornecia um alto nível de precisão durante todos os aspectos da condução, e era bem apoiada pelo Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) – padrão e casava com um Sistema de Controle de Tração (TCS) que fornece uma rede de segurança dinâmica importante.

Analisando continuamente a velocidade da estrada, direção de entrada, posição do acelerador, taxa de guinada lateral e outros fatores, como um microprocessador interno, que determina se o veículo está começando a sair das faixas, e automaticamente aciona os freios e reduz a potência do motor para ajudar o motorista a se manter dentro do caminho pretendido.

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Na estrada, o Hyundai Azera 2006 oferecia um desempenho animado graças ao seu novo motor DOHC V6 de 3.8 litros, feito todo em alumínio, que oferece 263 cavalos de potência e 35,26 kgfm de torque.

Para maximizar o espalhamento de potência, o motor utiliza um sistema de variação contínua de válvulas (CVVT) e um sistema de admissão variável, que ajuda os cilindros a respirarem com eficiência tanto em baixa quanto em alta rotação.

O motor usa um bloco de liga e cabeçotes de cilindro para eficiência leve e térmica, e possui correntes de distribuição sem manutenção programada (em vez das correias encontradas em muitos V6s, que devem ser substituídos em intervalos definidos).

Hyundai Azera: anos, versões, motor, consumo, manutenção, equipamentos

Os engenheiros da Hyundai compararam alguns dos melhores carros da categoria antes de projetar o sistema de suspensão independente unibody nas quatro rodas da Azera.

A utilização de aço de alta resistência em áreas críticas no corpo único aumenta a rigidez e garante uma resistência formidável à flexão, melhorando as qualidades de condução e reduzindo os níveis de ruído no interior do veículo.

Para esta estrutura rígida é anexado uma suspensão dianteira de double-wishbone e sistema de suspensão traseira multi-link completo com amortecedores de gás-tubo gêmeo especialmente sintonizado e barras de estabilizador dianteiras e traseiras.

O corpo rígido permitiu que os engenheiros pudessem entregar um pacote muito mais dinâmico e de condução que deixou pouco compromete, a fase de ajuste de choque e bucha. O resultado final é um Azera com direção e manuseio precisos e um passeio bem controlado e confortável.

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Mantendo a ênfase da Hyundai no fornecimento de tecnologia de segurança líder, o Azera de 2007 possuía impressionantes recursos de segurança ativa e passiva para proteger seus ocupantes em caso de quaisquer tipos de colisão – ajudando a obter as melhores classificações de teste de colisão mais rígidos do mundo, para impactos frontais.

O Azera continua a estabelecer novos padrões, criando tecnologias de segurança ativa que salvaram vidas, como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), com o padrão TCS (Sistema de Controle de Tração).

Também era padrão no modelo de 2007, a suspensão traseira independente, na dianteira do tipo dupla com multi-link.

Freios a disco grandes nas quatro rodas e o Sistema de Travagem Anti-bloqueio (ABS) com Assistência à Travagem e Distribuição Electrónica de Travagem (EBD) eram itens de série do sedan coreano de luxo.

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O Azera de 2007 oferecia itens de luxo e espaço que rivaliza com as melhores marcas concorrentes. Ele oferecia um interior com muito espaço para as pernas para dos passageiros do banco traseiro.

Os engenheiros da Hyundai, criaram soluções eficientes para maximizar o volume interior – com o 2007 Azera oferecendo mais espaço interno do que os sedans como o Toyota Avalon, Mercedes-Benz E-Class e o BMW 760i.

Veja também tudo sobre o Hyundai i30 da mesma época.

Hyundai Azera 2012 – 2017

Para a quinta geração do Azera/Grandeur, a Hyundai apresentou o modelo no Salão do Automóvel de Los Angeles, já como modelo 2012. A nova linguagem de design Fluidic Sculpture que o Azera adotou permite que o sedan de luxo seja mais longo, mais leve e mais baixo.

Com essas mudanças, o modelo oferece mais espaço para as pernas e mais conforto para os passageiros do banco da frente.  Em termos de dimensões, o Azera e o Sonata, passam a ter tamanhos semelhantes e a tração traseira veio emprestada do Hyundai Genesis.

Os concorrentes da Azera, agora incluem carros como o Ford Taurus, o Dodge Charger, Chevrolet Impala e carros de luxo (ou quase luxuosos) como o Buick LaCrosse, o Nissan Maxima, o Toyota Avalon e o Chrysler 300.

Sob o capô, o novo Azera oferece uma nova versão do V6 3.0 litros com injeção direta que fornecerá 250 cavalos e 28,8 kgfm de torque. O motor é acoplado a caixa automática de seis velocidades da Hyundai e entrega uma enorme economia para um carro com motor desse porte.

Materiais de boa qualidade enchem a cabine e o ajuste e acabamento são respeitáveis. A ergonomia funciona bem e os botões, e outros controles estão bem colocados no painel.

Um sistema de navegação padrão ajuda a mantê-lo no caminho certo enquanto o sistema de som Logic-7 Surround Infinity 550-watt opcional com 14 alto-falantes e um subwoofer de oito polegadas ajuda a passar o tempo.

Os passageiros do banco traseiro desfrutam muito de espaço para as pernas – dois centímetros a mais do que o Sonata e dois centímetros a menos do que o Genesis.

Uma tela protetora opcional e as cortinas laterais manuais ajudam a manter os passageiros do banco traseiro mais frescos em dias muito quentes. O assento de couro é um equipamento padrão no modelo de 2012 até 2017.

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Hyundai Azera no Brasil

Desde que chegou ao Brasil em 2007, o modelo teve boas vendas devido ao seu generoso pacote de opcionais e motor V6. Com preços iniciando na casa dos R$80 mil, o Hyundai Azera
teve seu momento de glória até meados de 2011, quando chegou na versão atualizada.

O modelo começou a ter seu declínio instaurado, por conta dos constantes aumentos de preços e da invasão de SUVs que tinham para todos os gostos e bolsos. Existem ainda modelos à venda no país, mas são modelos de 2016 que não foram vendidos à época do lançamento.

O modelo pode ser encontrado em pouquíssimos estoques da Hyundai com preços que podem ser negociados na casa dos R$ 145 mil, embora o modelo apareça tabelado no site com o valor de
R$ 175 mil.

Apesar de ter o mesmo visual de 2016, o Azera vendido aqui já não é mais importado nem nos Estados Unidos, somente na Coreia do Sul e outros países que tem a versão mais nova que lembra o Dodge Charger por conta das suas lanternas traseiras inteiriças.

Hyundai Azera 2017 – presente

Agora em sua sexta geração, o Hyundai Azera sai de cena no mercado americano e dá espaço para uma nova gama de luxo chamada Genesis, que conta com alguns modelos que ocupam o topo de linha dos sedans da Hyundai.

Seria mais ou menos como se a AMG ou a M decidissem criar e vender seus sedans independentemente de suas marcas mães – Mercedes-Benz e BMW respectivamente.

Se para a geração anterior, a linguagem de design Fluidic Sculpture funcionava, para o novo Grandeur, a marca decidiu pegar o caminho inverso e ser mais concisa no design, deixando mais como se fosse um Sonata que tomou Whey Protein.

Hyundai Azera: anos, versões, motor, consumo, manutenção, equipamentos

Comparado ao seu antecessor, o recém-chegado é um exercício muito mais interessante no estilo.

A parte traseira claramente inspirada no Dodge Charger graças às lanternas traseiras LED, enquanto o painel dianteiro nos faz lembrar que a marca está fazendo com sua marca de luxo autônoma.

O design da cabine, por outro lado, continua como de costume para o fabricante sul-coreano. Deve-se notar que apenas o motor de 2.4 litros é combinado com um novo câmbio automático de seis velocidades.

As variantes de 3.0 e 2.2 litros, por sua vez, são dotadas de um novo câmbio de 8 velocidades projetado para que se tenha economia de combustível como ideia principal. Como seu predecessor, o sedan de tamanho médio da sexta geração é de tração dianteira por natureza.

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Mesmo ao lado do sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 8 polegadas com o espelhamento do smartphone Apple CarPlay, a Hyundai integrou um relógio redondo para lembrar ao proprietário e seus passageiros que este não é o seu Hyundai comum.

O volante de quatro raios, no entanto, é um detalhe que apenas pessoas idosas poderiam apreciar com o tempo. Mas, novamente, o Hyundai Grandeur não tem nenhuma credencial esportiva. O menos excitante nesse novo modelo, é o combo de transmissão do motor, que é bom para 190 cavalos e 24,57 kgfm, números que não são exatamente grandes para um sedan de tamanho médio.

O V6 opcional de 3.0 litros, entretanto, eleva a parada para 266 cavalos e 23,14 kgfm de torque. O modelo também está disponível com um  novo motor a diesel CRDi de 2.2 litros. O motor que queima de óleo traz 202 cavalos e 33,14 kgfm de torque.

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Sem previsão aparente para o mercado brasileiro – o modelo deixou a terra das bananas em meados de 2014 – o novo Grandeur fica restrito apenas para mercados europeu e asiático.

O gigante mercado norte americano como já citado acima, agora conta com a linha Genesis, que tem mais opções de veículos e prometem bater de frente contra a invasão alemã em solo americano.

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E para falar bem a verdade, meio que a Hyundai desistiu de emplacar sedans médio e grande no nosso mercado, uma vez que a opção mais cara fica a cargo do Elantra que tem preços iniciando em R$ 87 mil reais.

O modelo disputa mercado com players de peso como Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta – que deve ter uma nova geração apresentada até o Salão do Automóvel de São Paulo em novembro deste ano de 2018.

Então cara Hyundai, se alguém do marketing ou de áreas executivas lerem esse texto, por favor tragam o novo Grandeur!

Hyundai Grandeur 1986 – 1992

O Hyundai Azera se chamava Hyundai Grandeur nas primeiras gerações.

Antes das Olimpíadas realizadas em Seul em 1988, o mercado de carros de luxo era dominado apenas pela Daewoo Motors e pela Royale Series.

Já a partir de outubro de 1978, a Hyundai construiu seu primeiro carro de luxo, o Ford Granada Mark II, na Coréia, mas a competição com a Daewoo / Royale parecia que já havia terminado.

Como a Hyundai estava querendo entrar no mercado de carros de luxo, tentou ela mesmo fabricar seu próprio sedan, que se tornaria futuramente o Azera.

Diante da forte concorrência da marca muito mais poderosa da Daewoo Motors, a Hyundai abandonou a tentativa de projetar seu próprio Azera e, em vez disso, pegou emprestou a plataforma, tecnologia e configuração interna da Mitsubishi Motors para criar a primeira geração do Grandeur.

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Como a Hyundai era patrocinadora oficial das Olimpíadas de Seul em 1988, ela aproveitou o momento e apresentou às mídias especializadas e seus executivos de mais alto escalão que eles começariam a fabricar seu primeiro modelo de luxo o Grandeur (Azera).

Graças ao compartilhamento da plataforma e motores com a Mitsubishi, o Grandeur se tornou muito popular. Também chamado de ” Gak (ângulo) na língua local – Grandeur”, sucedeu o modelo Ford Granada Mark II.

Antes dos Jogos Olímpicos de 1988, a patrocinadora oficial Hyundai Motor co-desenvolveu com a Mitsubishi Motors of Japan e apresentou de forma oficial em julho de 1986.

O design ficou a cargo da equipe da Hyundai Motors, mas a configuração interna – motores e plataforma –  foram feitos pela Mitsubishi.

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Originalmente, apenas um motor de quatro cilindros de 2.0 litros e transmissão manual eram oferecidos, mas depois um motor de 2.4 litros, e mais tarde um motor V6 de 3.0 litros, acompanhado de uma transmissão automática passou a equipar o modelo.

O Grandeur tornou-se o sedan grande mais vendido da Coreia por uma margem bastante considerável. Também foi vendido no Japão como o Mitsubishi Debonair V, mas a o mercado mais exigente acabou por optar pelos nipônicos Toyota Crown, a Nissan Cedric / Gloria, a Mazda Luce, e a Honda Legend.

O Debonair era competitivo no disputadíssimo mercado japonês. O design da lanterna traseira foi mudado em 1989, e o ABS tornou-se disponível em 1991.

Ele era dotado de uma transmissão automática de 4 velocidades ou transmissão manual de 5 velocidades. Foi descontinuado em setembro de 1992, depois que 122.074 foram construídos.

Hyundai Grandeur 1992 – 1998

Para a segunda geração do Hyundai Grandeur, a marca usava agora a plataforma da terceira geração do Mitsubishi Debonair.

O “New Grandeur” veio em vários níveis de acabamento e apenas combinações de motor V6 (2.0 litros, 2.5 litros, 3.0 litros e 3.5 litros).

O novo modelo sul-coreano teve um enorme sucesso. No entanto, a recepção do mesmo modelo comercializado pela Mitsubishi no Japão foi superficial, levando a Mitsubishi a descontinuá-lo muito antes do que o esperado.

Os motores de 3.0 litros e 3.5 litros desenvolvidos pela Mitsubishi eram legados substanciais para a Hyundai, uma vez que na época, ela não tinha ainda o maquinário necessário para poder fabricar motores desse tamanho por conta própria.

Hyundai Azera: anos, versões, motor, consumo, manutenção, equipamentos

Após a descontinuação do Debonair no Japão, a parceria Hyundai – Mitsubishi levou à produção dos sedans de topo Hyundai Equus e Mitsubishi Dignity, e Hyundai Dynasty e Mitsubishi Proudia, ligeiramente maiores.

Embora não tenha sido exportado para fora do mercado doméstico, a segunda geração do Grandeur foi um sucesso no mercado doméstico coreano como o carro-chefe da linha Hyundai.

Este modelo tornou-se um símbolo de status na Coréia, já que muitos políticos e executivos de negócios e novos ricos usavam.

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Hyundai Grandeur 1999 – 2005

Na sua terceira encarnação, o modelo foi vendido nos EUA e também no japonês com nome de Hyundai XG.

Agora, com mais experiência e maquinário necessário, a Hyundai fabrica por conta própria o Grandeur – da base aos motores.

Agora dividindo plataforma e motores com o Kia Opirus – Kia Amanti na América do Norte, o novo sedan tinha as credenciais necessárias para ser exportado sem ter problemas com legislações locais, como as normas muito rigorosas do mercado norte americano, por exemplo.

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O modelo iniciou sua terceira geração com três versões e três motores diferentes. O primeiro chamado de XG250, de 1999, vinha com um motor 2.5 litros V6 com 165 cavalos, e atingia velocidade máxima de 204 km/h limitado eletronicamente.

Já a versão XG300, era equipada com motor 3.0 litros V6, com 181 cavalos e atingia a máxima de 214 km/h limitado eletronicamente. Por fim, a versão XG350, acompanhava um motor 3.5 litros de 194 cavalos, e tinha 38 kgfm de torque.

O ano de 2005, foi o último ano como XG350, uma vez que no ano seguinte ele seria agora conhecido mundialmente como Azera – exceto pela Coreia do Sul, onde continua sendo vendido sob o nome de Grandeur.

Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.