Hyundai Azera: anos, versões, motor, consumo, manutenção

Considerado por muitos como o sedan mais luxuoso da Hyundai aqui no Brasil, o Azera já completa 15 anos de seu lançamento no Brasil, agora em 2022.

A geração que mais marcou os brasileiros foi aquela que chegou em 2007, e se manteve até 2011.


Foram bons tempos, onde a Hyundai conseguia vender um carro importado, muito mais equipado, e com preço ainda melhor que muitos de seus concorrentes.

Desde que chegou ao Brasil em 2007, o modelo teve boas vendas devido ao seu generoso pacote de opcionais e motor V6. Ele foi um grande sucesso de mercado, pois não existiam modelos com tanta potência e conforto na mesma modesta faixa de preço.

Hyundai Azera North America2006–09

Vamos ler tudo sobre o Azera agora:

Hyundai Azera no Brasil

Imagine um carro com motor 3.3 V6 de fortes 245 cavalos, ar-condicionado digital dual zone, Sensor de Chuva e Crepuscular, Abertura do porta-malas pela chave, sensor de ré, controle de estabilidade ESP, freios com ABS e EBD e 10 airbags. Tudo isso custando pouco mais de 80.000 reais!

Sim, o Azera tinha preço na casa dos 80.000 reais, algo impensável nos dias de hoje. Com isso, o Hyundai Azera teve seu momento de glória até meados de 2011, quando chegou na versão atualizada, já modelo 2012.

Os proprietários relatavam preços acessíveis também de revisão nas concessionárias Hyundai, com preço de R$ 240 na revisão inicial de 2.500 km, R$ 420 na revisão de 10.000 km e R$ 900 na revisão de 20.000 km.

Front panel Hyundai Grandeur TG 2005 .2009

O modelo começou a ter seu declínio instaurado, por conta dos constantes aumentos de preços e da invasão de SUVs que tinham para todos os gostos e bolsos. Existem ainda modelos à venda no país, mas são modelos de 2016 que não foram vendidos à época do lançamento.

O modelo pode ser encontrado em pouquíssimos estoques da Hyundai com preços que podem ser negociados na casa dos R$ 145 mil, embora o modelo apareça tabelado no site com o valor de
R$ 175 mil.

Apesar de ter o mesmo visual de 2016, o Azera vendido aqui já não é mais importado nem nos Estados Unidos, somente na Coreia do Sul e outros países que tem a versão mais nova que lembra o Dodge Charger por conta das suas lanternas traseiras inteiriças.

Hyundai Grandeur TG 2011

Hyundai Azera 2006 – 2011

Um velho conhecido dos brasileiros, o Hyundai de primeira geração aqui, era na verdade a quarta geração do modelo que começou sua vida dividindo motores e plataforma com o Mitsubishi Debonair.

Agora vendido também no mercado norte americano, o modelo ganhava status e novos motores para poder se aliar as rígidas leis do consumidor daquela região.

Embalado com ainda mais recursos de luxo e segurança, o Azera retorna em 2007 para definir melhor como os consumidores norte-americanos – principalmente, pensam sobre os sedans Premium.

Com seu novo interior aprimorado, novos recursos de conveniência adicionais e tecnologias de segurança padrão, o Azera lançado na terra do Tio Sam em 2007, era uma alternativa luxuosa, e muito mais barata para os consumidores, que tinham antes apenas opções como o Lexus ES 350, Mercedes Benz E-Class e BMW 760i.

A Hyundai aprecia o poder de primeiras impressões, e um olhar mais atento no Azera de 2006, revela que ele é claramente um sedan extraordinário.

2011 Hyundai Azera North America

As proporções eram graciosas, propositais e aerodinamicamente eficientes para reduzir o ruído do vento, maximizar a estabilidade na estrada e criar uma cabine espaçosa e confortável para motorista e passageiros.

A engenharia aprimorada do Hyundai Azera (comportamento e consumo do Azera na cidade) de 2006, fornecia um alto nível de precisão durante todos os aspectos da condução, e era bem apoiada pelo Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) – padrão e casava com um Sistema de Controle de Tração (TCS) que fornece uma rede de segurança dinâmica importante.

Analisando continuamente a velocidade da estrada, direção de entrada, posição do acelerador, taxa de guinada lateral e outros fatores, como um microprocessador interno, que determina se o veículo está começando a sair das faixas, e automaticamente aciona os freios e reduz a potência do motor para ajudar o motorista a se manter dentro do caminho pretendido.

Na estrada, o Hyundai Azera 2006 oferecia um desempenho animado graças ao seu novo motor DOHC V6 de 3.8 litros, feito todo em alumínio, que oferece 263 cavalos de potência e 35,26 kgfm de torque.

Para maximizar o espalhamento de potência, o motor utiliza um sistema de variação contínua de válvulas (CVVT) e um sistema de admissão variável, que ajuda os cilindros a respirarem com eficiência tanto em baixa quanto em alta rotação.

autowp.ru hyundai azera 5

O motor usa um bloco de liga e cabeçotes de cilindro para eficiência leve e térmica, e possui correntes de distribuição sem manutenção programada (em vez das correias encontradas em muitos V6s, que devem ser substituídos em intervalos definidos).

Os engenheiros da Hyundai compararam alguns dos melhores carros da categoria antes de projetar o sistema de suspensão independente unibody nas quatro rodas da Azera.

A utilização de aço de alta resistência em áreas críticas no corpo único aumenta a rigidez e garante uma resistência formidável à flexão, melhorando as qualidades de condução e reduzindo os níveis de ruído no interior do veículo.

Para esta estrutura rígida é anexado uma suspensão dianteira de double-wishbone e sistema de suspensão traseira multi-link completo com amortecedores de gás-tubo gêmeo especialmente sintonizado e barras de estabilizador dianteiras e traseiras.

O corpo rígido permitiu que os engenheiros pudessem entregar um pacote muito mais dinâmico e de condução que deixou pouco compromete, a fase de ajuste de choque e bucha.

O resultado final é um Azera com direção e manuseio precisos e um passeio bem controlado e confortável.

Mantendo a ênfase da Hyundai no fornecimento de tecnologia de segurança líder, o Azera de 2007 possuía impressionantes recursos de segurança ativa e passiva para proteger seus ocupantes em caso de quaisquer tipos de colisão – ajudando a obter as melhores classificações de teste de colisão mais rígidos do mundo, para impactos frontais.

O Azera continua a estabelecer novos padrões, criando tecnologias de segurança ativa que salvaram vidas, como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), com o padrão TCS (Sistema de Controle de Tração).

Também era padrão no modelo de 2007, a suspensão traseira independente, na dianteira do tipo dupla com multi-link.

Freios a disco grandes nas quatro rodas e o Sistema de Travagem Anti-bloqueio (ABS) com Assistência à Travagem e Distribuição Electrónica de Travagem (EBD) eram itens de série do sedan coreano de luxo.

O Azera de 2007 oferecia itens de luxo e espaço que rivaliza com as melhores marcas concorrentes. Ele oferecia um interior com muito espaço para as pernas para dos passageiros do banco traseiro.

Os engenheiros da Hyundai, criaram soluções eficientes para maximizar o volume interior – com o 2007 Azera oferecendo mais espaço interno do que os sedans como o Toyota Avalon, Mercedes-Benz E-Class e o BMW 760i.

Veja também tudo sobre o Hyundai i30 da mesma época.

Hyundai Azera 2012 – 2017

Hyundai Azera 2013

Para a quinta geração do Azera/Grandeur, a Hyundai apresentou o modelo no Salão do Automóvel de Los Angeles, já como modelo 2012. A nova linguagem de design Fluidic Sculpture que o Azera adotou permite que o sedan de luxo seja mais longo, mais leve e mais baixo.

Com essas mudanças, o modelo oferece mais espaço para as pernas e mais conforto para os passageiros do banco da frente.  Em termos de dimensões, o Azera e o Sonata, passam a ter tamanhos semelhantes e a tração traseira veio emprestada do Hyundai Genesis.

Os concorrentes da Azera, agora incluem carros como o Ford Taurus, o Dodge Charger, Chevrolet Impala e carros de luxo (ou quase luxuosos) como o Buick LaCrosse, o Nissan Maxima, o Toyota Avalon e o Chrysler 300.

azera 2015 1

Sob o capô, o novo Azera oferece uma nova versão do V6 3.0 litros com injeção direta que fornecerá 250 cavalos e 28,8 kgfm de torque. O motor é acoplado a caixa automática de seis velocidades da Hyundai e entrega uma enorme economia para um carro com motor desse porte.

Materiais de boa qualidade enchem a cabine e o ajuste e acabamento são respeitáveis. A ergonomia funciona bem e os botões, e outros controles estão bem colocados no painel.

Um sistema de navegação padrão ajuda a mantê-lo no caminho certo enquanto o sistema de som Logic-7 Surround Infinity 550-watt opcional com 14 alto-falantes e um subwoofer de oito polegadas ajuda a passar o tempo.

2012–14 Hyundai Azera North America

Os passageiros do banco traseiro desfrutam muito de espaço para as pernas – dois centímetros a mais do que o Sonata e dois centímetros a menos do que o Genesis.

Uma tela protetora opcional e as cortinas laterais manuais ajudam a manter os passageiros do banco traseiro mais frescos em dias muito quentes. O assento de couro é um equipamento padrão no modelo de 2012 até 2017.

Front panel 2012–14 Hyundai Azera North America

Hyundai Azera 2017 – presente

Agora em sua sexta geração, o Hyundai Azera sai de cena no mercado americano e dá espaço para uma nova gama de luxo chamada Genesis, que conta com alguns modelos que ocupam o topo de linha dos sedans da Hyundai.

Seria mais ou menos como se a AMG ou a M decidissem criar e vender seus sedans independentemente de suas marcas mães – Mercedes-Benz e BMW respectivamente.

Se para a geração anterior, a linguagem de design Fluidic Sculpture funcionava, para o novo Grandeur, a marca decidiu pegar o caminho inverso e ser mais concisa no design, deixando mais como se fosse um Sonata que tomou Whey Protein.

Hyundai Grandeur 2016–18

Comparado ao seu antecessor, o recém-chegado é um exercício muito mais interessante no estilo.

A parte traseira claramente inspirada no Dodge Charger graças às lanternas traseiras LED, enquanto o painel dianteiro nos faz lembrar que a marca está fazendo com sua marca de luxo autônoma.

O design da cabine, por outro lado, continua como de costume para o fabricante sul-coreano. Deve-se notar que apenas o motor de 2.4 litros é combinado com um novo câmbio automático de seis velocidades.

As variantes de 3.0 e 2.2 litros, por sua vez, são dotadas de um novo câmbio de 8 velocidades projetado para que se tenha economia de combustível como ideia principal. Como seu predecessor, o sedan de tamanho médio da sexta geração é de tração dianteira por natureza.

Hyundai Grandeur 2016–18

Mesmo ao lado do sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 8 polegadas com o espelhamento do smartphone Apple CarPlay, a Hyundai integrou um relógio redondo para lembrar ao proprietário e seus passageiros que este não é o seu Hyundai comum.

O volante de quatro raios, no entanto, é um detalhe que apenas pessoas idosas poderiam apreciar com o tempo. Mas, novamente, o Hyundai Grandeur não tem nenhuma credencial esportiva. O menos excitante nesse novo modelo, é o combo de transmissão do motor, que é bom para 190 cavalos e 24,57 kgfm, números que não são exatamente grandes para um sedan de tamanho médio.

O V6 opcional de 3.0 litros, entretanto, eleva a parada para 266 cavalos e 23,14 kgfm de torque. O modelo também está disponível com um  novo motor a diesel CRDi de 2.2 litros. O motor que queima de óleo traz 202 cavalos e 33,14 kgfm de torque.

Dashboard Hyundai Grandeur

Sem previsão aparente para o mercado brasileiro – o modelo deixou a terra das bananas em meados de 2014 – o novo Grandeur fica restrito apenas para mercados europeu e asiático.

O gigante mercado norte americano como já citado acima, agora conta com a linha Genesis, que tem mais opções de veículos e prometem bater de frente contra a invasão alemã em solo americano.

2018 Genesis G80 Sport North America

E para falar bem a verdade, meio que a Hyundai desistiu de emplacar sedans médio e grande no nosso mercado, uma vez que a opção mais cara fica a cargo do Elantra que tem preços iniciando em R$ 87 mil reais.

O modelo disputa mercado com players de peso como Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta – que deve ter uma nova geração apresentada até o Salão do Automóvel de São Paulo em novembro deste ano de 2018.

Então cara Hyundai, se alguém do marketing ou de áreas executivas lerem esse texto, por favor tragam o novo Grandeur!

Autor: Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.