Baidu apresenta carro autônomo avançado na China

A Baidu, gigante chinesa de tecnologia, lançou um carro autônomo avançado em colaboração com a Geely, sendo este um produto de uma nova marca chamada Jidu.


O veículo, um crossover elétrico, é chamado Robo-01 e, apesar de parecer um conceito, a Baidu promete sua produção já em 2023.

Com condução autônoma de Nível 4, o Robo-01 custará 200.000 yuans com incentivos fiscais, algo em torno de US$ 30 mil.

Tendo processador Snapdragon 8295 da Qualcomm, o Jidu Robo-01 terá dois radares laser LiDAR e 12 câmeras de alta resolução, bem como 12 sensores ultrassônicos para monitorar o entorno do veículo.

Ele tem ainda radares de ondas milimétricas de longo alcance e uma plataforma online com imersão total na internet.

Por fora, com visual sofisticado e portas traseiras invertidas, o Jidu Robo-01 tem interior com imensa tela de 4K no painel frontal, tendo ainda assentos individuais e uma IA dedicada.

O ambiente foi projetado para prover entretenimento individual e apresenta ainda telas com elementos em 3D, bem como navegação de direção, entretenimento de jogos e escritório online.

Há também um sistema de som surround de efeito cinematográfico e climatização com filtragem de partículas menores que os de filtros PM 2.5, para conter até mesmo vírus.

Com volante em estilo manche, o Jidu Robo-01 tem ainda interação com reconhecimento de voz individual e poltronas com som, ventilação e apoios de pescoço envolventes.

A direção no modo autônomo se retrai e permite que o condutor relaxe vendo um filme ou trabalhando, independente das condições da via.

O Jidu Robo-01 tem ainda faróis interativos IA que transmitem informações aos pedestres e outros motoristas.

Contudo, boa parte da tecnologia embarcada precisará de autorização do governo chinês para poder funcionar legalmente.

Não foram revelados os detalhes técnicos do carro, que será produzido em Ningbo, num complexo construído em parceria com a Geely.

O foco inicial do produto será a China, onde o carro foi lançado numa plataforma da Baidu no metaverso.

Jidu Robo-01 – Galeria de fotos

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

Deixe um comentário