Baidu: Google chinês tem caminhão autônomo feito por Pininfarina

Baidu: Google chinês tem caminhão autônomo feito por Pininfarina

A polêmica Baidu, conhecida como “Google chinês”, agora quer ganhar também espaço nas rodovias após dominar a internet chinesa e instalar seu anti-vírus em metade do globo…

Com nome sugestivo, a Deepway — uma empresa da Baidu — apresentou o caminhão conceito Xingtu, um produto que a companhia promete alcançar o Nível 4 de condução autônoma.

Tendo coeficiente aerodinâmico de 0,35 de cx., igual ao de um automóvel de passeio, o Xingtu tem linhas futuristas e quer ser um rival direto do Tesla Semi.

Baidu: Google chinês tem caminhão autônomo feito por Pininfarina

Para vencê-lo, ele oferece capacidade para tracionar 49 toneladas de carga com um conjunto de baterias de lítio de 450 kWh. Contudo, isso só lhe permite rodar 300 km, bem menos que o proposto pela Tesla.

Ainda assim, a Baidu tem uma carta na manga e essa é o tempo de recarga completa da bateria, sendo esta de apenas uma hora. Ou seja, o motorista vai almoçar e o Xingtu estará pronto para continuar.

Então, com intervalos de uma hora, o motorista também é “forçado” a descansar. Mesmo assim, se o condutor estiver com pressa para cumprir o prazo, o Deepway Xingtu tem mais uma novidade.

Baidu: Google chinês tem caminhão autônomo feito por Pininfarina

O caminhão elétrico da Baidu tem um sistema de troca automática da bateria, que pode ser feita em apenas seis minutos. É só ir ao banheiro e voltar, pronto!

Além disso, o que já é uma enorme vantagem, mesmo se o Xingtu da vida real não for assim tão futurista visualmente, seu destaque é o pacote Highway Intelligence System.

Com um radar laser LiDAR, mais uma câmera térmica, cinco radares e 11 câmeras, o Deepway Xingtu pode rodar ao Nível 4 de automação, o que significa que o motorista dirige se quiser.

Baidu: Google chinês tem caminhão autônomo feito por Pininfarina

Nesse nível, o caminhão pode realizar uma viagem completamente sem auxílio do motorista, ainda que este possa ser alertado sobre algum erro ou situação no trajeto.

Desenhado por Pininfarina, o Xingtu mais parece um carro, porém, a Baidu não confirmou sua produção.

De qualquer forma, se comercializar o conceito de recarga rápida, troca de bateria e condução autônoma, já será um ganho enorme para os transportadores, desde que sem o tal anti-vírus…

Baidu Deepway Xingtu Concept – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.