Bancos ventilados: como funciona a tecnologia que traz conforto

Bancos ventilados: como funciona a tecnologia que traz conforto

O ar condicionado hoje em dia se tornou mais do que conforto, realmente uma necessidade em um país tropical como o nosso. Mas, além dele, outro recurso interessante tem chegado ao consumidor brasileiro a bordo de alguns modelos de luxo importados, o assento ventilado.


Essa tecnologia não é exatamente nova, mas por conta do custo, geralmente é oferecida somente em carros mais caros, especialmente do segmento premium. Antes, os bancos eram apenas aquecidos, mas passaram a contar também com ventilação.

De acordo com um estudo feito em 2006 pelo Departamento de Energia dos EUA, os bancos ventilados reduzem em 7,5% o uso do ar condicionado, contribuindo não só para o conforto a bordo, mas também em relação ao consumo e performance. Ele pode ser usado tanto para resfriar quanto para aquecer.

Bancos ventilados: como funciona a tecnologia que traz conforto

Em um estudo feito pelo CEA – Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP – os testes realizados em laboratório apontaram variação térmica de 3°C entre passageiros e assento ventilado, gerando assim uma grande melhora na percepção de conforto térmico do ocupante do veículo.

A ventilação também pode ser usada em conjunto com o aquecimento, mas recomenda-se não utilizá-la com temperatura interna abaixo de 5°C, por conta do arrefecimento demasiado do corpo do ocupante.

No entanto, além do conforto do passageiro e motorista, o banco ventilado pode ser usado em outra finalidade. A umidade presente no estofamento do veículo também pode ser eliminada com o uso da ventilação do assento.

Bancos ventilados: como funciona a tecnologia que traz conforto

Essa tecnologia, chamada Peltier, geralmente apresenta níveis de potência para ventilação (geralmente três níveis) ajustados pelo condutor de acordo com sua comodidade. Dois ventiladores (um no assento e outro no encosto) captam o ar exterior e o aquecem ou esfriam, distribuindo-o através de canaletas que terminam em canais porosos, que atravessam o estofamento.

Nos EUA, a oferta de modelos com bancos ventilados é grande, visto que ainda é o maior mercado premium do mundo, tais como Kia Forte, Kia Soul, Kia Optima, Ford Mustang, Chrysler 200, Hyundai Sonata, Dodge Charger, Jeep Cherokee, entre outros.

No Brasil, as opções existem em menor número, geralmente relacionadas com modelos topo de linha, especialmente das marcas de luxo. Alguns modelos perderam o item na mudança de geração, entre eles o Volkswagen Passat, que não dispunha desse item antes de sair de linha.

O modelo mais barato com esse item por aqui atualmente é o Hyundai Creta Prestige, que tem motor 2.0 e parte de R$ 121.590. Você pode conferir uma lista com os 10 veículos mais baratos com essa comodidade clicando aqui.

Audi A8, Bentley Continental GT e Flying Spur, BMW Série 7, Mercedes-Benz Classe S, Jaguar XJ, Lexus LS 460, Lexus ES 350, Lexus NX, Volvo XC90, Rolls-Royce Ghost e a gama Porsche, são alguns dos carros disponíveis no Brasil com esse recurso.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.