Bancos ventilados: como funciona a tecnologia

climate-seats

O ar condicionado hoje em dia se tornou mais do que conforto, realmente uma necessidade em um país tropical como o nosso.

Mas, além dele, outro recurso interessante tem chegado ao consumidor brasileiro a bordo de alguns modelos de luxo importados, o assento ventilado.

Essa tecnologia não é exatamente nova, mas por conta do custo, geralmente é oferecida somente em carros mais caros, especialmente do segmento premium. Antes, os bancos eram apenas aquecidos, mas passaram a contar também com ventilação.

De acordo com um estudo feito em 2006 pelo Departamento de Energia dos EUA, os bancos ventilados reduzem em 7,5% o uso do ar condicionado, contribuindo não só para o conforto a bordo, mas também em relação ao consumo e performance.

Ele pode ser usado tanto para resfriar quanto para aquecer.

Leia também: como usar o ar-condicionado do carro – dicas de uso

climate

Em um estudo feito pelo CEA – Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP – os testes realizados em laboratório apontaram variação térmica de 3°C entre passageiros e assento ventilado, gerando assim uma grande melhora na percepção de conforto térmico do ocupante do veículo.

A ventilação também pode ser usada em conjunto com o aquecimento, mas recomenda-se não utilizá-la com temperatura interna abaixo de 5°C, por conta do arrefecimento demasiado do corpo do ocupante.

No entanto, além do conforto do passageiro e motorista, o banco ventilado pode ser usado em outra finalidade. A umidade presente no estofamento do veículo também pode ser eliminada com o uso da ventilação do assento.

Como funcionam os bancos ventilados

A tecnologia de ventilação nos bancos funciona através da combinação de diferentes componentes que trabalham em conjunto para criar o fluxo de ar adequado.

O sistema é composto principalmente pelos orifícios presentes nos assentos, um motor responsável por movimentar o ar, sensores de temperatura e um controle eletrônico.

Os orifícios presentes nos assentos são estrategicamente posicionados para permitir a entrada e saída do ar. Quando o sistema é ativado, o motor é acionado para aspirar o ar externo e distribuí-lo através dos orifícios.

A velocidade do motor pode ser ajustada conforme as necessidades dos ocupantes. Os sensores de temperatura são responsáveis por monitorar a temperatura ambiente dentro do veículo.

Com base nessa informação, eles enviam sinais ao controle eletrônico, que regula a intensidade da ventilação.

Dessa forma, caso a temperatura esteja muito alta, o fluxo de ar será aumentado para proporcionar maior resfriamento.

bmw-seats-1

Benefícios dos bancos ventilados

Melhoria da circulação sanguínea ao evitar o acúmulo excessivo de calor na região das nádegas e costas dos ocupantes

A tecnologia de bancos ventilados traz consigo uma série de benefícios para os ocupantes do veículo, entre eles, a melhoria da circulação sanguínea. Quando ficamos sentados por longos períodos de tempo em um ambiente abafado e quente, como um carro fechado em dias ensolarados, tendemos a sentir desconforto e retenção de calor na região das nádegas e costas.

Os bancos ventilados funcionam como um sistema de refrigeração que impede o acúmulo excessivo de calor nessas áreas do corpo. Isso contribui para uma melhor circulação sanguínea, evitando problemas como formigamento ou fadiga muscular.

Prevenção de problemas dermatológicos causados pelo suor excessivo durante longas viagens ou em climas quentes

Outro benefício notável dos bancos ventilados é a prevenção de problemas dermatológicos decorrentes do suor excessivo durante longas viagens ou em climas quentes. Quando estamos sentados por muito tempo em ambientes abafados, nosso corpo tende a transpirar mais intensamente. O suor pode causar irritações na pele e até mesmo desencadear alergias ou infecções cutâneas.

Com os bancos ventilados, o fluxo constante de ar fresco ajuda a manter a região das nádegas e costas seca, reduzindo assim o risco de problemas dermatológicos. Além disso, a ventilação também evita a proliferação de bactérias e fungos, proporcionando maior higiene e conforto aos ocupantes do veículo.

Redução da fadiga durante a condução, graças ao conforto térmico proporcionado pelos bancos ventilados

A fadiga é um problema comum para muitos motoristas, especialmente em longas viagens ou em condições climáticas adversas. Os bancos ventilados desempenham um papel fundamental na redução da fadiga durante a condução, graças ao conforto térmico que oferecem.

Ao manter uma temperatura agradável nas áreas de contato com o corpo, eles evitam aquecimentos excessivos que poderiam causar desconforto e cansaço ao motorista.

Consequentemente, o condutor se mantém mais alerta e concentrado na estrada, minimizando os riscos de acidentes causados pela sonolência ou falta de atenção.

Assim, os bancos ventilados não apenas aumentam o prazer da experiência de dirigir como também contribuem para uma maior segurança nas viagens automobilísticas.

Carros com bancos ventilados

No Brasil, as opções existem em menor número, geralmente relacionadas com modelos topo de linha, especialmente das marcas de luxo. Alguns modelos perderam o item na mudança de geração, entre eles o Volkswagen Passat, que não dispunha desse item antes de sair de linha.

O modelo mais barato com esse item por aqui atualmente é o Hyundai Creta Prestige, que tem motor 2.0 e parte de R$ 121.590. Você pode conferir uma lista com os 10 veículos mais baratos com essa comodidade clicando aqui.

Audi A8, Bentley Continental GT e Flying Spur, BMW Série 7, Mercedes-Benz Classe S, Jaguar XJ, Lexus LS 460, Lexus ES 350, Lexus NX, Volvo XC90, Rolls-Royce Ghost e a gama Porsche, são alguns dos carros disponíveis no Brasil com esse recurso.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X