BMW Conversíveis Cupês Peruas Sedãs

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

O BMW 328i é uma versão intermediária do Série 3, modelo de tamanho médio da marca de luxo sediada na Baviera. Esta opção surgiu nos anos 90, quando a famosa geração E36 chegou ao Brasil e tornou o sedã alemão um dos mais cultuados no segmento premium no país.


Mas, o BMW 328i chegou apenas para consolidar o que o 325i havia feito inicialmente por aqui.

De lá para cá, essa versão passou a fazer parte do portfólio de produto da Série 3, embora não tenha sido renovada para a atual geração G20 que, por ora, a substituiu pelo 330i, recém-chegado ao mercado brasileiro através de pré-venda pelo preço inicial de R$ 269.950.

Em quatro gerações, o BMW 328i saltou de 190 para 241 cavalos, passando de um grande motor seis em linha aspirado para um compacto quatro cilindros turbinado.


O câmbio também evoluiu, indo de cinco para oito marchas, mas em todas as gerações e alterações, o modelo manteve a tração traseira, fielmente ligada ao DNA da BMW.

O BMW 328i foi oferecido em carrocerias sedã, cupê, conversível e perua, sendo que no Brasil, é possível encontrar unidades usadas no mercado com preços a partir de R$ 17.000, agradando tanto a entusiastas de carros antigos, quanto aqueles que apreciam um carro de luxo com bom desempenho e custo aceitável para a proposta, de forma geral.

BMW 328i (E36)

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

O BMW Série 3 é o sucesso da Série 02 “Neue Klass” de 1966, que salvou a BMW da falência e transformou a marca em premium. A primeira geração, a E21 de 1975, ia somente até a versão 323i. Feita até 1994, a clássica E30 de 1982 também não foi além do 325i. Com este, a E36 do começo dos anos 90 se iniciou, mas isso mudaria alguns anos depois.

A partir de 1995, o E36 ganhou o BMW 328i. Esta opção substituía o famoso 325i – que fizera sucesso no Brasil com unidades importadas dos EUA e da Alemanha – solidificando a estrada que o luxuoso abrira no reinício das importações brasileiras.

Esta geração foi muito feliz e é considerada por fãs e entusiastas como a melhor da história do Série 3.

Com um design sóbrio e ao mesmo tempo sofisticado, o BMW 328i era a expressão do luxo e da performance, já que em seu coração batia o enorme motor de seis cilindros em linha M52B28, um 2.8 com duplo comando de válvulas no cabeçote, entregando 193 cavalos a 5.300 rpm e 28,6 kgfm a 3.950 rpm.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

O propulsor a gasolina era montado junto com um câmbio automático de 5 marchas no Brasil, embora houvesse opção manual no exterior. Pesando 1.435 kg, o BMW 328i de 1995 voava baixo, indo de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e tendo máxima de 232 km/h. O consumo urbano era em média 7 km/l, enquanto o rodoviário era de 11 km/l.

A geração E36 exibia um layout realmente atraente e equilibrado. A frente era baixa e trazia um conjunto ótico de faróis duplos e grade dupla com arcos cromados. Esta era integrada ao desenho do capô, sendo assim pouco mais proeminente.

O para-choque era bem horizontalizado, tendo grade contínua na parte inferior, onde abrigava também dois vistosos faróis de neblina.

Com frente geralmente bem baixa, o BMW 328i E36 tinha saias de rodas envolventes, boa área envidraçada, maçanetas das portas embutidas e retrovisores retangulares de bom tamanho.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

A traseira tinha um porta-malas pouco saliente e lanternas quase quadradas, mas bem delineadas no conjunto. O para-choque seguia o mesmo estilo com acabamento cinza, como era característico de toda a base do sedã.

O escape duplo não tinha adornos e sua discrição só desaparecia ao som do belo ronco grave. As rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 205/60 R15 tinha desenho elegante, pouco esportivo, no entanto.

Com um dos interiores mais bem desenhados entre os carros de luxo, o BMW 328i tinha painel com difusores e console direcionados para o motorista, que apreciava um cluster analógico e clássico, bem amplo e visível.

Os hodômetros eram digitais. O volante de quatro raios tem desenho atraente e airbag.

O ar condicionado era automático e programável, enquanto o sistema de áudio era bem completo (e complexo) para a época. Uma característica marcante do BMW 328i era o túnel central com alavanca de câmbio em estilo manche, bem como comandos dos vidros elétricos no entorno da transmissão.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

Equipado com teto solar elétrico, o BMW 328i E36 era um carro com bancos em couro e muitas outras comodidades, mas com bom espaço para a categoria e um porta-malas com 435 litros. O tanque, por exemplo, era enorme: 65 litros.

O sedã media 4,433 m de comprimento, 1,698 m de largura, 1,393 m de altura e exatos 2,700 m de entre eixos.

O BMW 328i teve no exterior, problemas com alto teor de enxofre no combustível, que afetou duramente a vida útil dos primeiros motores M52. Em alguns mercados, o modelo cupê recebeu a designação 328is para ser mais exclusivo em relação ao sedã e perua, que eram mais populares. Aliás, a perua Touring gerou admiradores por aqui.

BMW 328i (E46)

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O sucesso da E36 fez com que a BMW lançasse em 1997 a geração E46, uma boa evolução que também foi bem recebida no Brasil. Com ela, manteve-se o BMW 328i, que ganhou contornos mais suaves em relação ao ainda bem retilíneo modelo anterior.

Um dos mais belos Série 3 já feitos, este modelo incorporou parte ínfima da tendência new age da época, que produziu modelos desastrosos em várias partes do mundo. O BMW 328i E46 tinha uma carroceria mais envolvente, reduzindo o arrasto aerodinâmico de 0,32 de cx do E36 para 0,31 de cx.

A frente ficou menos baixa visualmente, porém, mais curvada e com capô fundindo-se com a grade dupla clássica. Os faróis duplos ficavam ainda dentro de uma única lente, agora mais suavizada.

Chama atenção os piscas laranjas e independentes.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

O para-choque da BMW 328i tinha três níveis com protetor emborrachado, faróis de neblina e, mais abaixo, a grade contínua. A área envidraçada continuava grande e agora as linhas eram mais esguias, especialmente as colunas C, sempre bem vistosas e robustas, que desciam sobre uma traseira curta e suavemente inclinada para trás, dando fluidez ao conjunto.

Assim, a tampa do porta-malas ficava mais proeminente, bem como o topo das lanternas triangulares, que tinha prolongamentos no bagageiro, incluindo as luzes de ré. Nesta ainda ficava a placa em um local amplo e iluminado, devidamente.

O para-choque vinha com duas linhas de expressão e o escape duplo era ainda mais discreto.

As rodas de liga leve de sete raios eram quase universais e eram calçadas com pneus 205/55 R16. Por dentro, o BMW 328i agora tinha volante multifuncional com o mesmo estilo do anterior, mas com comandos de mídia e piloto automático.

Outro volante, de três raios, era oferecido no exterior.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

O painel deixou de ser tão exclusivo, seguindo tendência da época, mas com detalhes em madeira e materiais de primeira. O sistema de áudio com CD (6 discos) era embutido, enquanto o ar condicionado automático era outro destaque.

O cluster ganhara um econômetro, item que seguiria vários modelos da BMW nos anos seguintes. O console central tinha acabamento em madeira, tanto no automático quanto no manual.

Bancos elétricos com memória e teto solar elétrico eram alguns dos itens oferecidos no BMW 328i, que tinha 4,471 m de comprimento, 1,739 m de comprimento, 1,415 m em altura e 2,725 m de entre eixos. O porta-malas tinha 440 litros, 5 a mais que o E36 e o espaço interno ampliara pouco.

Pesando 1.430 kg, 5 kg a menos, o BMW 328i E46 vinha com o mesmo M52, só que na versão B28TU com 2.8 litros e os mesmos 193 cavalos, mas a 5.300 rpm.

O torque também era o mesmo: 28,6 kgfm, só que agora em rotação mais baixa, de 3.500 rpm.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

O câmbio permanecia em cinco marchas no automático, fazendo com que o bólido fosse de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos com máxima de 237 km/h. Perdeu-se em aceleração, mas ganhou-se em final, pouco.

O consumo piorou, fazendo média de 5,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. O tanque ficou 2 litros menor, armazenando 63 litros.

Lá fora, o BMW 328i foi vendido como 328Ci na versão cupê, mas felizmente não existiu na desastrosa variante hatch, que se seguiu ao Série 3 Compact do E36.

Com o novo motor M54 de seis cilindros e 3.0 litros, que chegou a 228 cavalos na época, a versão deixou de ser oferecida momentaneamente a partir de 2000.

BMW 328i (E90)

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Mas, o BMW 328i voltaria na geração E90. Essa chama atenção por um motivo básico, não foi vendida no mercado brasileiro. O modelo surgiu em 2005, mas só dois anos depois, lá fora, é que a versão desta matéria apareceu.

Com linhas bem envolventes, o luxuoso alemão ficou muito atraente em termos de estilo.

Ganhando faróis duplos de xênon com os famosos “angel eyes” de LED envolventes, assim como vincos bem suaves e contornos fluidos, criando um perfil bem aerodinâmico.

A grade dupla foi ampliada e voltou a fundir-se com o para-choque, agora com um “V” centralizado e grade inferior em três partes, devidamente com faróis de neblina.

Ainda com linha de cintura baixa e grande área envidraçada, o BMW 328i E90 perdeu-se no início do caminho. As lanternas traseiras antes da atualização eram de tamanho mal gosto, que simplesmente ofuscavam negativamente o conjunto da obra.

Sedã e perua chegavam a ser anedóticos com os “olhos” engraçados que formavam as lanternas.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

Cupé e conversível se salvaram com lanternas horizontais de design realmente moderno e que denotavam o nível da proposta do BMW 328i E90. Deve-se lembrar que o Série 3 cabrio dessa época é o único com teto rígido dobrável.

O facelift de meia vida do modelo trouxe um visual melhor.

Adotando faróis duplos maiores e com sobrancelhas elevadas, dando um olhar mais aguçado ao BMW 328i. O para-choque foi suavizado, mas as lanternas ganharam contornos mais adequados, entretanto, ainda muito distante do conjunto visto nos cupê e conversível, que acabaram mantendo o que já era bom.

Com tamanho que variava de 4,52 a 4,61 m de comprimento, assim como largura indo de 1,78 a 1,82 m, o BMW 328i chegou a ter de 1,38 a 1,42 m de altura, porém, sempre com 2,76 m de entre eixos.

Dotado de interior mais amplo, assim como porta-malas, o E90 também não foi tão bem no estilo interior.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

O painel com duas curvaturas para cluster e multimídia não agradam visualmente, embora a instrumentação clássica seja apreciável. O aplique prata no conjunto frontal reduziu a impressão de luxo que a E46 tinha.

O volante de três raios tinha bom aspecto, apesar do túnel e demais elementos parecerem muito mais funcionais do que elegantes.

Pode-se dizer que a E90 nasceu estilisticamente ruim e depois foi suavizada. Pelo menos na motorização, o BMW 328i evoluiu bem com o propulsor N52B30 com 3.0 litros e seis cilindros em linha.

Usado na versão entre 2007 e 2013, esse motor entregava normalmente 234 cavalos e 27,5 kgfm.

Último seis em linha do BMW 328i, o N52 fazia o bólido ir de 0 a 100 km/h em 7 segundos e ter máxima de mais de 240 km/h. O câmbio automático já era de seis marchas e a tração devidamente traseira.

E assim, a geração E90 findou em 2013 levando junto esta versão, mas a próxima renderia uma mudança significativa.

BMW 328i (F30)

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

Em 2013, a geração F30 surgiu como um excelente projeto. Dessa vez a Série 3 perdeu os conversível e cupê, que viraram Série 4. Entretanto, ganhou a fastback chamada Gran Turismo. Em todas, o BMW 328i esteve presente.

Além disso, foi a primeira vez que o modelo passou a ser feito em Araquari, Santa Catarina.

Além disso, foi o primeiro Série 3 Flex e o primeiro 328i sem motor de seis cilindros. Com um estilo muito superior ao anterior, este BMW ampliou ainda mais as fronteiras para a marca, sendo feito na Alemanha (duas fábricas), África do Sul, Brasil, China (em versão longa), Egito, Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Rússia.

Amplamente vendido no Brasil, o BMW 328i F30 foi bem-sucedido e ainda é emplacado por aqui, já que a geração G20 apenas começou a ter pré-venda, sendo inicialmente importada da Alemanha.

No mercado, o modelo parte de R$ 169.950, sendo que o 328i é o topo de linha com preço de R$ 259.950, no pacote M Sport. No mercado de usados, os preços começam em R$ 76.000.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

Geração bem pensada, a F30 aboliu o motor de seis cilindros até o BMW 328i, adotando em seu lugar um propulsor novo, o N20B20 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros e feito totalmente em alumínio, tendo turbocompressor com intercooler, injeção direta de combustível e tecnologia flex.

Inicialmente, o N20B20 do BMW 328i F30 entregava inicialmente 245 cavalos a 5.000 rpm e 35,7 kgfm a 1.250 rpm. Além disso, ele veio ainda com transmissão ZF 8HP de oito marchas, tendo também sistema Start&Stop, bem como a tração traseira.

Pesando 1.430 kg, o sedã de luxo alemão feito no Brasil vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e tem máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.

Não só potente, o N20B20 é também econômico, fazendo bons 9,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

A eficiência energética desse propulsor motivou a BMW a evoluir para o B48, um novo motor, ainda mais potente. Mas, o BMW 328i F30 evoluiu para a versão flex, cujo Start&Stop só é funcional com gasolina.

O desempenho não mudou, mas o consumo sim. Na média piorou, fazendo na gasolina 9,8 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. No etanol, 6,4 e 8,5 km/l, respectivamente.

Com coeficiente aerodinâmico de 0,29 de cx, o BMW 328i F30 mede 4,624 m de comprimento, 1,811 m de largura, 1,429 m de altura e 2,810 m de entre eixos.

Tendo 480 litros no porta-malas e mais 60 no tanque, o modelo tem ainda bom espaço interno e plataforma muito equilibrada e rígida.

Até 2015, o BMW 328i F30 foi vendido em sua versão padrão, mas a partir de 2016, ganhou o pacote M Sport, que deu um ar mais esportivo ao modelo, incorporando um kit aerodinâmico da divisão M com spoilers pronunciados, saias laterais e defletor de ar traseiro, assim como linhas mais expressivas.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

A suspensão ganhou um ajuste mais esportivo, enquanto as rodas de liga leve M Sport com aros 19 polegadas vêm com pneus 225/40 R19 na frente e 255/35 R19 atrás. Agora o peso já está em 1.455 kg com as alterações.

No visual, o BMW 328i tem um aspecto sofisticado na geração F30, ganhando faróis full LED duplos com luzes diurnas em LED, mais prolongamento integrado à grade dupla tradicional.

Fiel ao DNA, o sedã de luxo mantém uma área envidraçada muito boa, assim como queda suave na traseira e porta-malas curto.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão

As lanternas são bipartidas pela tampa do porta-malas e apresentam visual adequado, ainda não superando os cupê e conversível da geração E90. Capô longo e cabine recuada são características marcantes do BMW 328i.

Por dentro, o painel apresenta um visual esportivo, contando com cluster analógico de aspecto antiquado, mas agradável pela ligação com o passado. Ele é até moderno em relação ao X1, por exemplo, que é mais “old school”.

O desenho do conjunto frontal é leve e destaca a tela fixa da multimídia, tendo ainda materiais soft e aplique metálicos, tendo comandos de mídia e ar condicionado dual zone físicos, bem como botão de navegação do BMW ConnectedDrive no túnel central.

A alavanca tipo joystick é um charme a mais, enquanto o volante de três raios M com paddle shifts bem proeminentes, chama atenção pelo visual esportivo.

BMW 328i: confira os detalhes de todas as gerações da versão
Nota média 4.8 de 5 votos

  • th!nk.t4nk

    Uma coisa que nunca entendi, é porque os brasileiros falam dos BMW sempre pelo número específico da versão (ex: dizer 328i ao invés de simplesmente falar Série 3). Se referir à geração é normal (E90, F30, etc), mas não compreendo por que citar sempre o sub-modelo. Seria como o sujeito ter um Cruze e dizer sempre “tenho um LTZ” ou ter um Passat e dizer “tenho um Highline”. Enfim, é um fenômeno bem brasileiro, pois não ouço ninguém se referir ao 3er dessa forma em outros países.

    • Felipe Rocha de Assis

      Uai, serie 3 tem uma gama de modelos de carrros, 316,320,328,335. Se eu digo que tenho uma série 3 pra alguém como vão saber qual delas é? E referente ao passat, Highline é o pacote do carro apenas e não o nome do modelo.

      • leitor

        De certa forma está certo. Além de que é assim que a fábrica denomina.

        • 4lex5andro

          Que complicação; o nome do carro fica no capô. O que aparece lá: série 3 ou, por ex., 328i?

      • th!nk.t4nk

        O nome do carro é Série 3. Os números são sub-divisoes do modelo, referentes ao motor.

    • Charlis

      O nome real do carro aqui no Brasil é 320i, 328i, etc., e não Série 3.
      Assim que estava no documento da minha ex 320i.

      Mas, concordo, que isso é no mínimo confuso.
      Exemplo, quando eu estava pesquisando a minha para comprar, eu até enviei um e-mail na Webmotors, sugerindo uma alteração na pesquisa, no combo que lista os modelos, para ter um agrupamento para esses casos (exemplo, pesquisar por Serie 3, Serie 1 e afins).
      Isso também acontece com a Mercedes, por exemplo, C-Class aqui é C180, C200, C250, C300 e por ai vai.

      Anyway, eu também a chamo de Série 3, ou 3 Series, ou ainda quando a pessoa também entende do assunto, de F30.

      []s

      • th!nk.t4nk

        Realmente, de certo tem a ver com a história destes carros no Brasil. As pessoas viam na lataria esses números, e passaram a imaginar que era o nome do carro. Acabou pegando e virando mais uma jabuticaba.

    • afonso200

      Boa Noite, em 2012 tive uma Serie 3 335 (6 cilindros)….jamais falei que tinha uma serie 3, e sim uma BMW 335 pois queria referenciar a potencia e que sabiam que o motor era 6 cilindros.,,,,,importei independente ela da alemanha, era conversivel…..importei da alemanha pois queria alguns itens a mais, exclusividade

    • Danilo

      trabalho com carros aqui na Alemanha e pessoal fala tanto 3er ( “dráier BMV” falando em alemão) ou 325i, 320d etc
      Nos EUA, sempre ouvi falar 328i, 325i e por ai diante.
      mais isso da bmw é pq existem varios modelos 316, 320, 325 etc etc, dai a melhor forma as vezes de falar do carro é ja falar o modelo, evitando a segunda pergunta: Mas qual modelo? Entao ja manda um 328i e acabou.
      No caso da mercedes eh a mesma coisa. Voce fala ou uma C-Klasse ou C250, C200 etc. Mas no caso da C63, eles falam aqui que tem uma C63 AMG e não uma C-Klasse.
      No caso da Audi é a mais facil, so falar A4, A5, etc. Na Audi dificilmente voce fala ” Tenho um A4 2.0 TFSI” ou “A4 40 TFSI”, voce fala so A4.

      Enfim, isso é questão de gosto e costume. No Brasil desde que abriu importação e começou a ter um BOOM de carros importados a BMW 325i era o pica das galaxias em meados dos anos 90. Jornais e revistas todos colocavam BMW 325i, e não O Serie 3.
      Quando meu avô comprou a dele em 1994 dizia que tinha uma BMW ai perguntavam qual modelo e a resposta era 325i.

    • Elias

      Mimimi. Por acaso vc compra um GTI e fala que tem um golf?

    • Mr. Pereba

      Opção 1
      – Que carro você tem?
      – Uma série 3
      – Qual delas?
      – 328i.

      Opção 2
      Que carro você tem?
      – Uma 328i.
      FIM

  • Dreidecker

    E o mais lindo de todos: Gran Turismo Série 3 !

  • 4lex5andro

    O Bmw E36 veio ao Brasil na época de abertura de mercado, privatizações, plano real, ao lado de Alfa 164 e Volvo 960, eram as grandes novidades de luxo europeias que antes só ”rodavam” nas revistas.

    Foi oferecido no mercado brasileiro nas versões sedan e depois, hatch e estate. Belíssimo carro, design equilibrado, sóbrio e, até por isso, longevo.

  • Domenico Monteleone

    BMW é mestre em evoluir o interior sem mudar completamente a linhagem de design.

  • leitor

    Enquanto em algumas fábricas os carros passam do médio para um pouco mais bonitos, ainda assim quando acertam, a BMW passa de um lindão para mais fenomenal ainda. Parece que nesse segmento somente algumas da Alemanha (BMW, Audi e Mercedes) e Itália (Maserati) têm essa característica que vem de longe. Considerando super luxo (Bentley, Rolls Royce e Jaguar) e super esportivo (Porsche, Lamborghini e Ferrari) como outro segmento.

  • Charlis

    De longe, o melhor carro que já tivemos em casa, a 320i F30.
    Perfeito em todos os sentidos, principalmente para quem ainda aprecia dirigir (isso é raro hoje).
    E de brinde, foi o carro mais econômico que já tivemos aqui.
    Meu record, num trajeto de 60 km, andando a 100km/h, estrada plana, A/C desligado, foi 19km/l, marcado pelo CB.
    Mas fazer acima de 16km/l era muito comum, andando normalmente, A/C ligado.

    Uma pena que aqui no BR é um carro complicado de manter para a classe assalariada.
    Você liga ela, rezando, e já olhando para o painel, no countdown da revisão.
    Quando chega a hora, sabe que vai deixar perto de 2K, para trocar o óleo e filtros.
    Até existe exceções de CSS, mas são pouquíssimas.

    Para quem tem mais tempo, paciência e já está fora da garantia, ou até para as antigas, hoje é muito comum oficinas especializadas, e lojas que vendem tudo da BMW. Isso facilita muito as coisas.

    []s

    • GPE

      Reitero tudo q disse acima. A 100km/h fazer acima de 16.5km/l é normal.

  • Leonardo Nunes

    Carro maravilhoso, desde de garoto quis ter um, e sempre penso em adquirir um (usado lógico rsrs) quando falo em troca de carro, dado o preço proibitivo dos carros novos, mas no final das contas infelizmente o custo agregado desse carro vai bem além de “somente” (colocando ai mais de duas aspas rsrs) o valor, pois o seguro, principalmente manutenção e desvalorização acabam fazendo com a decisão pender pra outros modelos, e isso sem contar que em SP você acaba ficando mais visado com esse tipo de carro, mas um dia quem sabe….

  • Joãozinho

    A mais bonita é, seguramente, a E90

    • Guilherme Lima

      pra mim a carroceria mais linda da historia da marca.

  • Lorenzo Frigerio

    Só de bater o olho numa E90 a gente já sabe de onde vem o Cronos.

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