_Featured Avaliações BMW Cupês Esportivos

BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

bmw-640i-59-700x466 BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

O porta-luvas é espaçoso, iluminado, dividido em forma de prateleira e revestido com uma espécie de veludo. Coisa fina. Mas espere aí. Por que alguém começaria um texto descrevendo as propriedades de um porta-luvas? Simples. Porque, para esmiuçar todos os recursos de um carro como o BMW 640i Gran Coupé, é altamente recomendável ler o manual do proprietário. É isso o que fui buscar ali no compartimento. Claro que dá para entrar no carro e sair dirigindo, mas o motorista que fizer isso não vai aproveitar nem metade dos recursos do carro.



Na verdade eu não precisava ter aberto o porta-luvas. O manual está lá, impresso, até por uma questão de lei, mas é possível descobrir os segredos do primeiro cupê de quatro portas da BMW na própria tela do painel. Com 10,2 polegadas, ela é a maior que eu já vi dentro de um automóvel, e concentra tudo. Tem um guia rápido do automóvel, para os afoitos, o manual detalhado, GPS, HD de 12 GB, Internet, câmeras de ré e laterais, comandos de som, conexão Bluetooth, tudo.

Vamos andando que eu explico o resto. Taí um carro que não merece ficar muito tempo parado. O BMW 640i Gran Coupé é carro que não acaba mais. Literalmente! Com 5 metros de comprimento, o cupê de quatro portas é aquele tipo de automóvel que não passa despercebido de jeito nenhum. A frente é imensa, a traseira é curta, porém igualmente imponente. De lado, os destaques são as grandes rodas aro 19, o enorme entre-eixos (2,97 metros) e a baixa estatura (1,39 metro). Essas proporções evidenciam o perfil esportivo do carro. E não poderia ser diferente. O modelo veio para concorrer com nada menos que Porsche Panamera, Mercedes CLS e Audi A7 Sportback. Ícones de estilo e prestígio. Assim, a BMW teve de pôr todos os titulares em campo.

bmw-640i-54-700x466 BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

Motor 3.0 tem 320 cavalos

E eles estão lá. Andamos no 640i, a versão “downsizing” do cupê. Ele traz um eficiente motor de seis cilindros em linha, com injeção direta, 320 cavalos e 45,9 kgfm de torque. Esse motor nem precisaria de toda aquela frente, mas pense no estilo. Ou, se não no estilo, pense na versão 650i, com o 4.4 V8 de 450 cv e 66,3 kgfm de torque!

De volta ao 640i, embora seja a versão “mais fraca”, posso garantir que ele supre as necessidades básicas de um sujeito que gosta de acelerar. Falta estrada para ele, sobra acelerador. Com turbo TwinScroll, basta pisar de leve no pedal que o carro responde com um ronco forte e um pulo para a frente. Isso ocorre porque o torque máximo aparece já a 1.300 rpm, e permanece assim, estável, até 4.500 rpm. E olhe que eu ainda estou no modo Comfort! No console, há botões que permitem alterar o espírito do carro. Trata-se do sistema Driving Experience Control. Por meio dele, pode-se alternar entre os modos Comfort, Comfort+, Eco Pro, Sport e Sport+. No Eco Pro, parte do quadro de instrumentos assume coloração azulada. Mostra que você optou pela economia, e incentiva isso, informando quanto você está poupando de combustível.

bmw-640i-27-700x466 BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

O Comfort é um meio-termo, que já satisfaz, e o Sport deixa o carro mais nervoso, com direção (elétrica) mais firme, suspensão (Dynamic Damper Control) mais rígida e rotações mais elevadas. Nesse caso, os números tranquilizadores, em azul, do modo Eco Pro, transformam-se em vermelho, diabólicos. No modo Sport+, além de tudo isso, o controle de tração é desativado. Aí é com você, meu amigo. Direção direta, traseira arisca e respostas nervosas. Mas cuidado, porque seu patrimônio de R$ 400 mil (tá bom, é mais barato que isso, o preço oficial é R$ 399.950) está por um fio.

Não preciso dizer que deixei no modo Eco Pro apenas por alguns segundos, só para ver como funcionava, e depois naveguei pelas outras opções, mais gastadoras e mais divertidas. Afinal, o tempo disponível com o carro era escasso. Não havia muito tempo para economizar. Assim, eu precisava extrair o que o carro tinha de melhor. E, cá entre nós, acho que o comprador de um carro desses não vai usar muito o modo econômico. A menos que o combustível esteja no fim e o próximo posto seja longe. Só nessa condição, e olhe lá.

bmw-640i-1-700x466 BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

Jogo de botões

Botões: eles estão por toda parte. No volante, no console, no painel, no teto. Podem-se acionar as câmeras laterais, para facilitar manobras de estacionamento. Lembre-se que a dianteira é longa, e o auxílio é bem-vindo em vagas mais apertadas, até porque a ponta do capô é baixa, dificultando ao motorista saber exatamente onde o carro termina. Falando em câmeras, a traseira ainda tem a função “top view”, que permite uma visão de cima do carro, a tal “bird view”, visão do passarinho.

Manobrar o cupê, aliás, é algo muito fácil, porque o sistema de direção tem relação variável. Em baixa velocidade, basta um leve movimento no volante para um grande esterçamento de rodas. O sistema não é novo na BMW (apareceu no começo dos anos 2000), mas continua muito útil. Para se ter uma ideia, apesar do comprimento do carro, ele tem diâmetro de giro de apenas 11,9 metros.

bmw-640i-35-700x466 BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

Desempenho? A marca divulga 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, com máxima limitada a 250 km/h. Dá para brigar bem com a concorrência. E sem gastar demais. Na média, medimos 6,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Sem usar o Eco Pro (o que em tese melhoraria as médias), mas também sem fincar o pé (o que faria o tanque de 70 litros desaparecer num instante). O câmbio automático de oito marchas (isso mesmo, oito!) é dos bons, com trocas suaves e ótimo aproveitamento da força do motor. O belo volante de couro traz borboletas de bom tamanho, para trocas manuais. E agradeço aos céus o fato de a BMW ter abandonado aquela história de reduzir e acelerar dos dois lados. Era muito confuso.

As várias marchas também auxiliam na economia. Assim como o sistema start-stop, que desliga o motor em paradas, e o uso de materiais mais leves. A BMW relutou por muito tempo para não dar o braço a torcer para a rival Audi, mas o fato é que o Gran Coupé vem com portas, capô e suspensão de alumínio, além de fibra de vidro na tampa do porta-malas. Com isso, a carroceria ficou mais leve, com ganhos em dirigibilidade, economia e consumo.

bmw-640i-7-700x466 BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

Acelera rápido, freia rápido

Da mesma forma como é bom de acelerar, o cupê também para que é uma beleza. Basta relar no pedal que o carro de 1.750 kg estanca quase que instantaneamente, e com o mínimo movimento de carroceria. Nada de mergulhos indesejados. São quatro grandes discos ventilados, e além disso a frenagem é regenerativa, para aproveitar a energia e recarregar o sistema elétrico. Num veículo cheio de motores e sistemas consumindo eletricidade, isso é um bálsamo.

Os bancos têm ajustes elétricos para todas as posições, incluindo regulagens de apoios laterais, etc. Eles literalmente abraçam motorista e passageiro, e têm memória de usuário e aquecimento. Já que falei em bancos, não sei se você notou, mas nosso carro veio com couro marrom. Não achei feio, mas eu ficaria com um tom mais escuro. O acabamento é nota 10. As costuras vermelhas dão uma conotação esportiva chique ao cupê, que ainda traz detalhes de madeira no console.

bmw-640i-29-700x1050 BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

Também aproveitando que estou no capítulo bancos, a BMW define o carro como “4+1” lugares. Acho que na verdade são “5-1”, porque não há lugar para um quinto ocupante ali. Além de o assento traseiro ter dois lugares bem definidos, e rebaixados, o console central chega a encostar no banco. Mas quatro pessoas viajam com conforto, até porque há saídas de ar e regulagens de temperatura individuais para a traseira.

Bom de curvas

Disse que a carroceria praticamente não oscila nas frenagens. E o mesmo vale nas curvas. Os alemães conseguiram fazer uma suspensão firme o suficiente para manter o carro nivelado mesmo em curvas rápidas. Basta apontar a frente com um curto movimento de volante que o carro obedece prontamente, sem o menor desconforto para quem está no carro. Minha mulher costuma reclamar quando apronto dessas, e portanto é meu parâmetro para esse tipo de manobra. Como ela não disse nada, e os pneus também não deram um pio, julgo que o trabalho da engenharia está aprovado. E o curioso é que sobre piso irregular o Gran Coupé também permanece extremamente confortável e silencioso.

bmw-640i-58-700x466 BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

Minha mulher também não reclamou do porta-malas. Fizemos uma rápida viagem de fim de semana, e nessas ocasiões ela costuma levar metade da casa. Como não ficou nada para trás, acho que também nesse quesito a forma segue a função. Além de belo, o porta-malas é espaçoso. São 460 litros, mas lembre-se que estamos em um cupê de linhas esportivas. O design que começou bem lá na frente tem de manter a linha até o fim. E ele faz isso. Os destaques são as belas lanternas, a saída dupla de escape e os pneus bem largos.

Por causa da curvatura da carroceria, o teto solar só levanta a parte de trás, sem abrir, mas já ajuda. Ajuda, a propósito, é o que o motorista mais encontra no carro. As informações do velocímetro e do GPS são projetadas no para-brisa, via head up display. Com isso, não é preciso desviar a atenção. Mas pode-se desligar o recurso, por meio de um botão no lado esquerdo do painel. Ali também é possível ativar os sensores de faixas, que alertam o motorista se ele estiver desviando a trajetória sem sinalizar (o que pode ser indício de sonolência ou distração).

bmw-640i-44-700x466 BMW 640i Gran Coupé é grande no nome, no tamanho, na tecnologia, no prazer e no preço

No volante, é possível acionar o controle de velocidade ativo. Com ele ligado, o carro mantém a distância programada do veículo da frente. Aí, o BMW segue o tráfego sozinho. Freia se o carro da frente freia, acelera se ele acelera. É bom saber que ele quase dirige sem motorista, e que, se tudo der errado, há seis airbags ali para segurar as pontas. É bom saber, mas eu ainda prefiro dirigir um pouco, só para mostrar para ele quem é que manda. Mesmo que seja por um breve período. Até a próxima, 640i! Ei, BMW, tem um 650i aí?

BMW 640i Gran Coupé – Ficha técnica

Motor 3.0 L – 6 cilindros
320 hp de potência
450 Nm de torque
Cambio automático de 8 marchas com steptronic
Tração traseira
Aceleração 5,4 segundos (0-100 km/h)
Velocidade Máx. 250 (km/h)

Segurança

Controle automático de estabilidade e tração com ABS integrado
6 airbags
Pneus com tecnologia Run Flat

Principais Equipamentos
Sistema de navegação Professional
Teto solar elétrico em cristal
Ar condicionado automático de 4 zonas
Sistema de Conectividade completo c/ (USB, Bluetooth, Internet, BMW APPS)
Faróis de LED
Câmera traseira com Top View
Faróis de neblina em LED
Driving Experience Control com Eco Pró
Direção Adaptativa
Sistema de som Hi Fi c/ 7 alto falantes
Bancos com ajustes elétricos
Assistente de farol alto

Porta Malas 460 L
Revestimento Couro Dakota
Rodas de liga leve de Raios em W, estilo 423, aro 19

Fotos Fabio Aro

5.0

  • Alex

    Insuportávelmente PERFEITA!

    • pauloreis

      é por ai, carros alemães dessa categoria são INSUPORTÁVELMENTE perfeitos! Ótimo comentário!

      Chega a ser irritante mesmo! É tanto detalhes e cuidados, meu, pera lá! Como o camarada Hairton disse, "o seu patrimônio…". Esta ai um patrimônio sobre rodas que eu NÃO gostaria de ter… carro tem a função básica de ser um meio de transporte, lógico, seguro e tudo o mais, de qualquer forma, não precisa exagerar!

      • mcrabs

        Cara, se você pensa assim, você não deve gostar muito de carros. É claro que surgiram com essa função. Mas carros se tornaram um estilo de vida para apaixonados, senão nem teríamos o automobilismo como esporte. Se essa 640i custasse 10, 20% desse preço anunciado, provavelmente você não teria essa opinião.

  • fpfor

    Esse carro pra mim é o mais lindo da gama da BMW atual. Talvez seja superado quando o Série 4 for lançado…
    Coupes pra mim são sempre muito mais atraentes que Hatchs, Sedans, Wagons e SUVs…

    E olha, nessa configuração exatamente… Branca com couro marrom… que sonho!
    E vamos tentando ganhar na mega-sena… porque só assim… rsrs

    • Filipe Augustus

      Eu vi uma branca na rua, aqui perto de casa, muito parecida com essa, porem creio que as rodas eram da M6, estava muito linda, me chamou a atenção por ela ser grande e baixa ao mesmo tempo, tendo um perfil muito lindo e aerodinâmico.

    • Edson Roberto

      Como eu gosto de sedans "comuns", eu prefiro as Serie 5.

      Acho o porte e a forma musculosa com um toque mais elegante. Claro que uma Série 6 dessa iria me agradar em cheio, mas prefiro a Serie 5. Olha…. sobre os interiores…. confesso que vou na mesma opção que a sua!!! minh cara tbm!!! só mudaria a cor do exterior para azul que tbm é muito lindo.

      • Filipe Augustus

        Essas BMW são muito lindas, mais eu gostaria mesmo apesar de ser mais barata, uma M3 Touring, se é que vai existir nessa geração atual, mais tem uma que sempre vai ter um lugar na minha garagem, a M3 E36 conversível, amarela com a capota e o interior vinho bem escuro, eu vi uma assim uma vez quando era criança e essa combinação de cor é absurdamente linda O.O

  • Luana

    Simplesmente top!

    Vou comprar um azul pra usar de dia e um vermelho pra de noite.

  • João Lima

    Caramba! Que texto! Que fotos! Parabéns!

  • johnnyburanelo

    só queria um destes
    a stefani britto
    e uma casa em jurere
    é pedir demais???
    hahahah

    • sergiopsy

      A Stefani Britto dá um preju danado, olha só o que o pato enfrentou, kkkkkkkkkkkkk.

    • Fábio

      Eu queria um desses
      um rr phantom
      uma casa em monaco
      uma cobertura duplex na lagoa
      um iate em angra
      um helicoptero
      uma x5

      • mgbalbo

        Tá ostentando demais.

  • vini_B

    Me impressionei mais com o texto do que com o carro (no bom sentido), além das fotos que ficaram perfeitas…

    Esse é o carro perfeito pra mim e muitos por aí (se fosse a M6 seria melhor ainda), o que mais me impressiona é a arrancada dele (de 0-100 km/h no mesmo tempo que uma 335i, que por sinal é bem mais leve…).

    Enquanto a Mercedes-Benz, Audi, Aston Martin e Porsche investem na traseira caída, a BMW vai no sentido contrário, tudo empinadinho.

  • edmonn

    Faltou a foto do porta-luvas, hehe

  • Andrex2501

    Olha gosto é gosto! Cada um tem o seu, mas eu achei que esse estofamento marrom ficou perfeito!! Mto lindo mesmo.

    E oq dizer desse carro?? Que ele é perfeito?? Seria redundância. Digamos apenas que é um BMW, aliás, a nata do que a BMW é capaz de produzir!!

    Lindo, lindo, se aqui temos carroças, essa é de longe uma belíssima carruagem imperial empurrada por cavalos puro-sangue

  • Cassianoccm

    Essa é uma das melhores avaliações que já li, ninguém supera o Hairton

  • rodrigo_tm

    Gosto muito com o Hairton escreve os textos…fica realmente sensacional de ler e o carro ajuda tb. Quem não se sente inspirado depois de dirigir um carro desses??

  • Luan

    Realmente perfeito, mais no momento estou apaixonado pelos modelos coupe da cadillac *-*

  • Fábio

    Este carro e lindo! Comprar um com assentos em couro branco ou bege claro e a parte de cima marrom escuro, ia fazer um contraste chique! ! !

  • mgbalbo

    Essas fotos foram feitas para o Notícias Automotivas ? Estão impressionantes. Dá pra perceber cada detalhe. Capricharam mesmo, parabéns. Nem vou falar que só faltou aquela história dos vídeos. Ops já falei. :D

    • Sim, especialmente para nós… pelo Fábio Aro, na minha opinião o melhor fotógrafo automotivo do Brasil, tanto que por isso escolhemos ele rs.

  • carfan2014

    ÓTIMA AVALIAÇÃO!

    Uma grande pena ser tão caro assim aqui em terras brasileiras );

  • Gil

    Carro lindo mesmo, mas não consigo acha-lo Sedan Coupe, é muito grande, p/ mim esse carro deveria concorrer com o A8 e S Class e não com o A7 e CLS, mas é um carrão, mas acho a Série 5 mais bonita.

  • Brunocarro1998

    A BMW para mim é a melhor alemã que tem, sou apaixonado. Sério, depois aparece umas e outras por aí (diga-se Hyundai) e ainda querem se comparar a BMW? Aff, só em outra encarnação. Sobre a 640i, ao vivo ela tem um porte estupendo, parece que todos os carros a sua volta não existem, só dava para olhar para ela.

  • Cara quando eu li ali que era 400 mil reais eu quase sofro um infarto, ainda bem que é 399,950r$ ufaa …

  • marcosB

    Se tivesse essa grana toda, ficaria em dúvida entre esse carro e o Panamera!

  • Carro top demais, boa matéria, mas com vídeo ficaria ainda mais sensacional.

  • mjprio

    Muito bonita mesmo, mas o HD é de 12Gb mesmo? Meu Sd card que levo no carro tem 16 só de música? Acredito que deve ter 120 Gb, pois aí da pra levar filmes tb!!

  • Magnus Cordeiro

    Maravilhoso . . . . dessa nova geração da BMW , té de longe a mais fantástica!!!!confesso que agora eu , um grande fã da MB CLS , fiquei balançado!!!!!!

  • nicholasunited

    E desse tipo q de carro que a perfumaria toda agrada e encanta

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend