BMW Híbridos Lançamentos Tecnologia

BMW anuncia carregador sem fio para modelos híbridos

BMW anuncia carregador sem fio para modelos híbridos

A BMW i, divisão de elétricos da fabricante alemã, anunciou nesta semana a chegada de um novo carregador por indução para os carros da marca com tecnologia híbrida plug-in. Trata-se da primeira fabricante mundial de veículos a oferecer tal solução para seus automóveis. A novidade será produzida a partir de julho deste ano e faz parte da estratégia global “BMW Group Number One > Next”, com foco no desenvolvimento de tecnologias de carregamento que facilitam o uso cotidiano de carros elétricos.


O novo sistema de carregamento por indução da BMW, batizado de BMW Wireless Charging, inclui basicamente dois itens, um batizado de GroundPad e o outro de CarPad. O primeiro nada mais é que uma estação de carregamento indutivo que pode ser posicionada em garagens próprias ou ao ar livre, que promove a indução de energia elétrica a uma distância de oito centímetros. Já o CarPad é um componente secundário fixado na parte inferior do veículo, que induz a corrente elétrica que carregará a bateria do conjunto.

BMW anuncia carregador sem fio para modelos híbridos

O carregamento é feito de maneira simples. Para iniciar o processo, basta pressionar o botão start/stop do dispositivo. Quando a bateria estiver totalmente cheia, o sistema é desligado automaticamente. Fora isso, o conjunto suporta chuva ou neve e consegue se desligar na presença de objetos estranhos.


Segundo a marca, o sistema é dotado da mesma tecnologia de carregamento indutivo encontrada em smartphones e escovas de dente, por exemplo. O motorista consegue estacionar o carro da maneira correta para receber o carregamento por indução com o auxílio de uma câmera na tela da central multimídia. É possível desviar da posição ideal em até sete centímetros longitudinalmente e até 14 centímetros lateralmente.

BMW anuncia carregador sem fio para modelos híbridos

O BMW Wireless Charging pode ser encomendado por meio de leasing por proprietários do BMW 530e iPerformance inicialmente na Alemanha, mas já há planos de oferece-lo no Reino Unido, Estados Unidos, China e Japão. No caso do sedã híbrido, as baterias de alta tensão com potência de 3,2 kWh podem ser recarregadas em cerca de três horas e meia, com uma taxa de eficiência de 85 por cento.

BMW anuncia carregador sem fio para modelos híbridos

BMW anuncia carregador sem fio para modelos híbridos
Nota média 4 de 1 votos

  • Maycon Farias

    Venha futuro. Parabéns pela inovação.

  • CACHORRÃO

    Genial.
    Não vejo a hora de ter meu carro elétrico e “abastecê-lo” com a energia proveniente das placas solares.
    O Brasil tem muitos potenciais inexplorados (e ainda nem falei do nosso estoque de vento).

  • El Gato Negro

    A Alemanha com BMW elétrico sendo carregado por indução, e nós rezando para ter um litro de mijolina no tanque.
    Ê Braziu véio…

  • Louis

    No futuro, é possível que tenhamos estradas eletrificadas para carregamento por indução, com o carro em movimento.
    edit: “tenhamos” entenda-se nos países desenvolvidos, pois aqui acho impossível.

    • Alexandro Vieira Lopes

      tomara q algum dia a rodovia dos imigrantes (na descida aproveitando mais a energia dos carros) tenha isso, em SP!
      mas o pedagio será de 100 reais, opá na imigrantes já já chega em 100 reais, deve ser 1000 ahahahahah

  • Charlis

    7 x 1

  • Luis Burro

    Logo deverão ter estradas por indução,bem ao estilo de Top Gear ou River Raid.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email