BMW Eventos Lançamentos Motos

BMW apresenta head-up display e faróis a laser para motocicletas

bmw-motorrad-ces-2016-1-700x524 BMW apresenta head-up display e faróis a laser para motocicletas

A BMW Motorrad está mostrando aos visitantes da Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos, um novo conceito de capacete equipado com a tecnologia head-up display (HUD). O sistema já equipa os automóveis mais caros da montadora alemã, que inclusive foi a primeira fabricante europeia de automóveis a introduzir o equipamento como opcional nos carros.

O head-up display projeta informações sobre tráfego ou veículo diretamente no campo de visão do piloto. No capacete da BMW, o display oferece informações como pressão dos pneus, nível de óleo e de combustível, velocidade, marcha selecionada, limite de velocidade, reconhecimento de sinais de estrada e advertências de perigos iminentes.

O capacete é equipado ainda com duas câmeras, uma apontada para frente e localizada no interior do equipamento, capaz de gravar imagens da viagem, enquanto a outra, voltada para a parte traseira, poderia desempenhar a função de uma espécie de espelho retrovisor digital. Todas as funções são controladas através de um multicontrolador do lado esquerdo.

bmw-motorrad-ces-2016-19-700x525 BMW apresenta head-up display e faróis a laser para motocicletas

Outra atração da marca no evento é a touring conceitual K 1600 GTL, que inaugura entre as motocicletas a tecnologia de iluminação a laser, que na linha da BMW está disponível apenas para os luxuosos Série 7 e i8. O sistema é capaz de gerar uma luz especialmente brilhante e puramente branca e pode alcançar até 600 metros, ou seja, o dobro dos faróis convencionais.

De acordo com a BMW, esta tecnologia aumenta significativamente o alcance e a precisão de iluminação na estrada. Além disso, a tecnologia a laser tem vida útil mais longa.

De acordo com a BMW, pelo menos por enquanto, a tecnologia laser não deverá ser oferecida em motocicletas de produção. Porém, espera-se que as economias de escala resultantes da utilização em larga escala na indústria resulte em preços mais em conta. Logo, seria possível oferecer o sistema em motocicletas, a médio prazo.

Galeria de fotos das tecnologias da BMW Motorrad



  • Paulo

    Sei que a inovação tecnológica é importante. Mas julgo a motocicleta como uma máquina mais visceral, a interação do piloto com a máquina é muito mais pura que com o carro. Não gosto do fato de agregar componentes tecnológicos que não sejam para fins de segurança. Esse capacete mesmo tanta informação para que? A sensação na condução da motocicleta ta justamente no fato que está ligado, o piloto a máquina e ao espaço ao seu redor. Encher de aplicativos e outras coisas tira a essência de pilotar na minha opinião e experiencia.

    • Gustavo73

      Motos não são a minha praia. Mas essas como a da matéria sempre me pareceram diferentes da sua descrição e viceral e união homem máquina. Sempre me pareceram mais ums “cruzadores” andando nas estradas, em uma tocada bem diferente. Inclusive com capacetes com comunicação entre os dois ocupantes. Já o HUD sem dúvida pode ser uma distração para os motociclistas.

      • Paulo

        Verdade. Acho que minha colocação teve uma carga muito grande de emoção. Mas continuo não entendendo porque de tanta coisa. A moto para mim é uma relação mais intima então tais coisas acabam interferindo muito no como eu vejo a motocicleta e seu uso.

        • Gustavo73

          Entendo sua colocação, tenho amigos que gostam de motos. E vejo neles o que você falou com relação as motos, e justamente por isso nunca teriam uma como essa da matéria.
          Na infância e adolescência achobque tive uma relação parecida com as bicicletas. Andar dava uma sensação de liberdade e prazer bem legal. Podia ficar horas rodando sem me cansar. Talvez seja algo parecido com o qie vocês sentem.

          • Paulo

            Acertou companheiro é isso mesmo que você sentiu. Sensações são complicados de descrever. Mas e você nunca cogitou a possibilidade de ingressar as motos, não?

            • Gustavo73

              Talvez se na época tivesse alguém do meu meio que tivessem moto. Mas lá no início dos anos noventa não era algo tão comum. Hoje acho algumas lindas como a V-Rod, mas não é mais pra mim…

              • Paulo

                Cara não essa de “não é pra mim” se for idade, é irrelevante. Se o caso for família (filhos, esposas etc) usando-a com responsabilidade e prudencia não há problema. Pense a respeito. Abraços.

                • Gustavo73

                  Ou pouco de cada. Mas quem sabe um dia. Abraços

  • Bruno Silva

    Nunca gostei de moto, e principalmente depois que houveram 2 acidentes na minha família com motos nem cogito andar… Mas achei o head-up display legal, o problema é a distração, moto é muito mais atenção do que pilotar em si, ao menos no trânsito.


Send this to friend