BMW Elétricos Europa Mercado

BMW assusta funcionários para buscar motivação no mercado de carros elétricos

bmw-next-100-1 BMW assusta funcionários para buscar motivação no mercado de carros elétricos

A BMW está ficando para trás e reconhece isso. Seria estranho uma empresa dizer aos funcionários exatamente o contrário do que se costuma ouvir. Mas o fabricante bávaro foi claro ao “assustar” seus funcionários durante uma convenção, realizada em um aeroporto fechado, em Munique.



No evento, funcionários e diretores ficaram sentados enquanto uma animação em VR mostrava um sedã da Mercedes-Benz, um modelo da Porsche e um SUV da Jaguar. Isso sem contar o rosto de Elon Musk, numa clara referência à Tesla. A apresentação em realidade virtual lembrava um filme de terror e tinha mesmo a missão de assustar os presentes.

A mensagem era: “Estamos no meio de um assalto elétrico”. O apresentador concluiu: “Isso deve ser levado muito a sério.” O evento para os funcionários é uma forma de motiva-los para enfrentar a grande disputa no mercado de carros elétricos, uma vez que a BMW “estacionou” na evolução de suas tecnologias nesse segmento.

bmw-next-100-1 BMW assusta funcionários para buscar motivação no mercado de carros elétricos  bmw-i3-2017-1 BMW assusta funcionários para buscar motivação no mercado de carros elétricos

Em 2013, a BMW estreou com o i3, mas de lá para cá, apenas mostrou um conceito, o iNext, que não é para agora. Nesse meio tempo, a Mercedes sacou o Generation EQ, a Porsche com o Mission-E e a Jaguar exibindo o I-Pace. Todos já bem próximos da produção. No caso da marca de Munique, a promessa mais próxima é de um iNext em 2021, quando este será um topo de linha autônomo, embora a empresa revele planos para dois elétricos até 2020: MINI EV para 2019 e BMW X3 EV para 2020.

Não por acaso, a BMW exibiu o conceito para os funcionários durante o evento, junto com um Rolls-Royce com portas articuladas e um MINI que reflete as emoções do condutor através de luzes. O tempo de chegada do produto nem é o maior problema, mas o fato do iNext ser uma proposta mais de estilo e de tecnologias futuras, algo bem distante da realidade atual, diferindo muito dos conceitos apresentados pelos rivais citados, sem considerarmos a Tesla.

Depois do i3, a BMW apostou no híbrido i8 e começou a converter seus carros comuns em híbridos. A marca alemã aposta forte nos modelos da Série 5 e 7, além de outros produtos da gama com dupla motorização. Mesmo na condução autônoma, apesar do recente BMW Série 5 com sistema semiautônomo, os rivais já preparam algo mais próximo do Nível 4, tais como Tesla Model S e em breve o Mercedes Classe S.

bmw-next-100-1 BMW assusta funcionários para buscar motivação no mercado de carros elétricos  bmw-i3-2017-1 BMW assusta funcionários para buscar motivação no mercado de carros elétricos  bmw-530e-iperformance-6 BMW assusta funcionários para buscar motivação no mercado de carros elétricos

Analistas de mercado também criticam a postura da BMW diante da evolução do mercado de carros elétricos e autônomos. Comenta-se que a BMW “perdeu a sua liderança em inovação” e que está “ficando para trás em eletricidade”. Mesmo obtendo lucros e vendas recordes, a empresa ficou atrás da Mercedes-Benz em 2016.

No entanto, a questão envolve mais o futuro. Por isso, desde janeiro, eventos de treinamento já envolveram 14 mil funcionários da montadora, que representam 10% do quadro total. A missão para a BMW é virar o jogo em um mercado (de carros elétricos) que evolui praticamente de um dia para o outro.

Em nota, a BMW revela a produção de nove modelos elétricos ao redor do mundo e 62 mil unidades fabricadas em 2016, sendo o terceiro maior produtor mundial. A montadora prepara a planta de Dingolfing, onde o iNext será produzido junto com seus baterias. Ainda assim, essa planta fará também carros convencionais e híbridos plug-in. Em 2025, a empresa quer ter de 15% a 25% de participação de elétricos e híbridos nas vendas.

[Fonte: Bloomberg/BMW]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend