BMW Mercado Montadoras/Fábricas

BMW comemora 24 mil veículos produzidos em Santa Catarina

BMW Group - Planta Araquari-18

A BMW está comemorando 24.000 carros produzidos em sua fábrica de Araquari, cidade da região norte de Santa Catarina, próxima de Joinville. Às margens da rodovia BR-101, a planta da marca alemã é a 30ª unidade fabril do grupo em 14 países e a primeira na América do Sul.

Ocupando uma área de 1,5 milhão de m2, a planta da BMW possui 500 mil m2 de área pavimentada, onde são feitos os processos de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. A instalação possui também 21 mil m2 de área reservada para soldagem de carroceria, que possui duas linhas de manufatura, onde os veículos são pré-montados e soldados a laser.

BMW Group - Planta Araquari-40

Após esta etapa, a carroceria segue para a área de pintura, onde recebe tratamento de proteção contra corrosão, seladores, isolantes acústicos e pintura, cujo sistema de armazenamento e distribuição das tintas automotivas à base de água, utilizadas nesta fase, necessitam de 35 km de tubulações, além de 350 km de cabos de energia e de comunicação, instalados em uma área de 23 mil m2 divididos em três pavimentos. No fim da pintura, uma inspeção final minuciosa é feita para garantir a qualidade.

O veículo segue então para gravação do chassi, onde as portas são retiradas. Depois segue para instalação do chicote elétrico, revestimentos, bancos, painéis, entre outros itens presentes no interior do carro. Por fim, a carroceria é elevada por transportadores automatizados até o chamado casamento, onde a estrutura do automóvel recebe o conjunto de motriz, composto por motor/transmissão/eixo cardã/diferencial/semi-eixos.

BMW Group - Planta Araquari-99

Além disso, são adicionados no processo os freios e a suspensão completa com subframe dianteiro e o conjunto traseiro, praticamente completando o veículo. Para-choques e os faróis são adicionados. A partir daí, o veículo recebe também as rodas com pneus já montados e parte para a inspeção final, que realiza diversos testes, incluindo passagem pela pista de teste e exames de estanqueidade (simulação de chuva) para evitar o acesso de água ao habitáculo ou em partes vitais do veículo. A inspeção é feita por técnicos treinados por engenheiros alemães.

A fábrica de Araquari tem capacidade para 32 mil veículos/ano e recebeu investimentos de R$ 930 milhões, programados para até o fim de 2017. Atualmente o complexo industrial da BMW emprega 700 pessoas diretamente, fora mais 300 contratados recentemente para fabricação de veículos para exportação. A fábrica produz seis modelos, sendo eles os BMW Série 1, Série 3, X1, X3, MINI Countryman e, mais recentemente, o X4, cuja produção foi iniciada há um mês. Futuramente, a planta pode ainda receber outros modelos, sendo o i3 um dos mais prováveis.

BMW Group - Planta Araquari-22

Dos mencionados acima, o X1 terá um lote de 10 mil unidades fabricadas exclusivamente para atender o mercado norte-americano, já que o modelo não é fabricado em Spartanburg, Carolina do Sul, lar dos utilitários esportivos “X” da BMW. Além da produção de automóveis, propriamente dita, a fábrica de Araquari também participa de ações sociais e educacionais na cidade e região, atendendo 100 crianças em um centro focada nesses objetivos, sendo equipado com auditório de 110 lugares, quadra de vôlei, quadra de futebol, sala de jogos, refeitório e uma biblioteca.







Send this to friend