BMW Eventos Segurança Tecnologia

BMW Driver Training: Testando o pneu Pirelli Phantom a bordo do BMW 325i – Parte 3

bmw-drive-training-0031 BMW Driver Training: Testando o pneu Pirelli Phantom a bordo do BMW 325i – Parte 3

Vamos para a última parte das matérias sobre o teste dos pneus Pirelli Phantom montados no 325i do BMW Driver Training, dentro do Campo de Provas da Pirelli.



Como já falamos, depois da aula teórica, fomos para a pista ter um melhor contato com o carro e o circuito de provas. Cinco BMW 325i com dois convidados em cada carro recebiam orientações do piloto César Urnhani, em outro 325i.

No início, o treinamento tem como objetivo aprender a segurar da forma correta e eficiente o volante, evitando que os braços se cruzem, e apoiando bem as mãos em posição “quinze para as três”. Só assim para obter respostas rápidas e seguras na hora de executar as manobras.

Depois, uma seqüência de frenagens em pista seca com ABS ligado, mostrando os espaços onde o motorista toma a decisão de frear e o espaço percorrido antes da parada total do veículo.

Um pequeno aumento na velocidade significa um espaço bem maior que será percorrido pelo veículo, com ou sem ABS. Depois o teste foi com o ABS desligado, mostrando como esse dispositivo oferece controle total do veículo em frenagens bruscas.

bmw-drive-training-0282 BMW Driver Training: Testando o pneu Pirelli Phantom a bordo do BMW 325i – Parte 3

Logo após, com a pista molhada e em velocidades que variavam de 50 km/h a 70 km/h, foram feitas várias simulações de frenagens com travamento de roda e com o ABS ligado. Em frenagens com o ABS, consegue-se mudar a trajetória do veículo, evitando uma colisão.

No entanto, mesmo em pisos molhados com um veículo sem ABS, é possível desviar de um obstáculo mesmo com as rodas travadas, apenas deixando-as em linha reta e virando a direção quando o veículo tiver um ponto de fuga para evitar a fim de evitar a colisão.

Desvio de objeto fixo na pista foi feito com cones em disposição triangular. O objetivo era desviar para esquerda e para direita sem tocar no cone central à frente do veículo e nem nos laterais.

Um teste que foi bastante excitante foi a frenagem em pista com dois tipos de pavimentos paralelos. De um lado cimento. Do outro paralelepípedo. Com ABS, o 325i se manteve firme, bastando apenas uma pequena correção. Mas sem o ABS, viramos passageiros dentro do BMW, que em alguns casos (como o nosso) deu um giro de até 250º!

Outro teste realizado foi o controle do veículo em curvas com pista molhada, onde o veículo sai de traseira. Nesse ponto, César Urnhani foi insistente em orientar os alunos sobre a forma correta de se utilizar técnicas de drifting para recuperar a direção do veículo. Com o DTC (ESP) do BMW 325i ligado, foi possível controlar o giro em torno de cones em piso bastante molhado sem perda de controle.

bmw-drive-training-0471 BMW Driver Training: Testando o pneu Pirelli Phantom a bordo do BMW 325i – Parte 3

Outro teste, mas sem os convidados na direção, foi avaliar até que velocidade é possível manter o controle direcional do veículo com o pneu Pirelli Phantom. Com 7 mm de lâmina d´água, o BMW 325i com Pirelli Phantom manteve bom controle em velocidades de 60, 70 e 80 km/h. Não há como avaliar até que ponto um veículo, mesmo um BMW, pode manter o controle em pista encharcada.

De qualquer forma, a 100 km/h, o movimento do volante não foi mais correspondido pelo 325i. Nas fotos é possível ver a quantidade de água deslocada para fora da pista pelo 325i. Lembrando que os pneus Phantom do 325i eram de medida 225/45 R17. Ou seja, quanto mais largo, maior a capacidade de aquaplanar, mesmo tendo duas canaletas de vazão.

Por fim, o teste do slalom, onde os convidados deveriam percorrer o trecho proposto no menor tempo para concorrer ao Curso de Pilotagem Avançada do BMW Driver Training.

O melhor do ano ganhará o curso. O menor tempo entre os convidados foi de 24 segundos e 550 centésimos. O melhor tempo do ano é de 23 segundos e 005 milésimos. Também ficamos abaixo dessa marca, infelizmente. Mas nosso objetivo já estava cumprido!

bmw-drive-training-002 BMW Driver Training: Testando o pneu Pirelli Phantom a bordo do BMW 325i – Parte 3

BMW 325i

Depois de tudo isso, só nos resta falar um pouco sobre o BMW 325i. Embora o modelo vá ganhar em breve uma nova geração, o atual é um carro que possui um ótimo fôlego e muito conforto ao dirigir. Seu motor seis cilindros em linha 2.5 entrega 218 cv, que aparecem logo nos primeiros 3.000 rpm. Mas aos 7.000 rpm é possível fazer algumas manobras interessantes com o sedã alemão.

No entanto, isso é possível apenas com o DTC desligado. Mesmo assim, é melhor ter prudência em certas condições, para não perder o carro. Mesmo sem ABS, é difícil perder o controle do 325i, mesmo quando se pisa mais forte e ele sai de traseira, sendo logo corrigida de forma tranqüila e sem sustos.

A aceleração é um pouco lenta no modo automático, sendo necessário usar o modo seqüencial para extrair todo o potencial dos seis cilindros logo à frente do condutor. O silêncio a bordo é outro ponto forte do 325i, que mesmo em acelerações mais fortes, mantém um bom nível acústico no interior. A direção é leve e rápida, contribuindo muito para os bons resultados dos testes.

Por dentro, todos os comandos estão à mão, e os bancos possuem regulagem elétrica, sendo o do motorista com duas memórias. O acabamento interno é bom, embora o visual seja até um tanto simples.

Ar condicionado dual zone, transmissão automática de seis marchas com mudanças seqüenciais Steptronic (sem paddle shift), controle de cruzeiro, sensores de chuva e crepuscular, sistema de áudio Harman Kardon, teto solar elétrico, bancos em couro com aquecimento, volante multifuncional, Bluetooth, entre outros, fazem do 325i um belo exemplar sobre quatro rodas. Quer um desse? Então desembolse R$196.050.

Enfim, essa foi uma boa oportunidade para aprender mais sobre direção defensiva e controle de um veículo de bom desempenho, com pneus eficientes e em condições desfavoráveis, mantendo sempre o controle e a segurança.

Agradecemos ao Dr.Pirelli, ao piloto César e sua equipe, e a BMW pela oportunidade de fazermos parte deste importante treinamento de pilotagem, na mais completa pista de testes da América Latina.

  • vini_B

    msm com a nova geração á vista esse ainda da pro gosto, essa 325i ainda está bem atual diante dos seus concorrentes mais novos.

  • maquila

    Neste tipo de evento a BMW nem pensa em colocar as 320i com a porcaria da mecanica 2.0 completamente anemica

  • 3dimensional

    Farei este curso um dia com certeza!

  • Muito interessante a oportunidade de testar um carro nos limites sem se preocupar com a segurança.
    Num mundo perfeito, os motoristas deverias ter treinamento para saber como fazer em situações de extremo risco como a aquaplanagem, mas nem baliza os "novos" motoristas sabem fazer….

  • Jamal

    Testaram o pneu ou o carro?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend