BMW Europa Finanças Mercado Mercedes Benz

BMW e Mercedes podem compartilhar plataforma no futuro, dizem alemães

BMW e Mercedes podem compartilhar plataforma no futuro, dizem alemães

Os EUA ainda possuem suas Big Three, mas a Alemanha também tem seu trio, mas de luxo. Audi, BMW e Mercedes bem sempre estão em disputa para ver quem se sobressai. A rivalidade vem de muitas décadas e no caso das duas últimas, chegou a ser bem acirrada em certos períodos.


Mas, poderíamos imaginar BMW Série 1 e Mercedes Classe A sobre a mesma plataforma? Para os puristas isso não seria algo estranho, já que os dois carros não representam mais a essência de suas marcas devido à tração dianteira (o primeiro estreia este ano).

De qualquer, imaginar que BMW e Mercedes poderiam ir tão longe também é compartilhado por algumas fontes do jornal alemão Handelsblatt, que sugerem uma parceria entre as rivais do luxo nos próximos anos. Segundo o periódico germânico, as duas empresas estão trabalhando para fazer coisas juntas, mesmo que isso implique em questões legais.

BMW e Mercedes podem compartilhar plataforma no futuro, dizem alemães


A elevação constante dos custos e a busca por margens maiores, que no caso significam volumes maiores, são questões que estão fazendo com que BMW e Daimler comecem a se entender. Um dos objetivos é melhorar a lucratividade nos EUA e também reduzir os custos com aquisição de baterias de lítio para seus futuros elétricos.

Mas, o que realmente pode cortar bilhões de euros anualmente, segundo os alemães, é o compartilhamento de plataforma. Com as novas gerações da dupla de entrada de BMW e Mercedes, espera-se que o entendimento ocorra para as seguintes, após 2025.

Analistas de mercado entendem que a busca por mais dinheiro, fará com que as duas marcas engulam seus egos e deixem as rusgas para trás. Na condução autônoma e compartilhamento, ambas correm com parceiros americanos diferentes, mas mesmo assim, elas não poderão concorrer com Uber e Waymo, por serem pequenas.

BMW e Mercedes podem compartilhar plataforma no futuro, dizem alemães

Isso sem contar que o modelo de negócio na China, o maior mercado para elas, é diferente no que diz respeito à automação, deixando Europa e EUA com uma outra opção de tecnologia. Tudo isso gera custos e, sozinhas, elas poderão ficar para trás.

Mas, mesmo que BMW e Daimler apertem as mãos em todos os sentidos do negócio automóvel, as leis estarão de olho. A União Europeia já investigou ambas por conta de acordos suspeitos e sabe-se que a BMW teria recusado uma proposta da Mercedes para desenvolver filtros especiais para motores diesel.

O temor é que a UE veja como uma forma de bular as regras de mercado e as leis de emissão, mesmo tendo-se em conta que a Daimler teria sugerido outros fabricantes alemães suspeitos em casos de emissão ilegal, a fim de aliviar sua própria carga, o que poderia incorrer em multas para a BMW, embora esta tenha provado estar “limpa”. E então, teremos mais adiante uma plataforma UKL-MFA?

[Fonte: Handelsblatt]

 

BMW e Mercedes podem compartilhar plataforma no futuro, dizem alemães
Nota média 5 de 2 votos

  • Domenico Monteleone

    Pessoal fanboy vai arrancar os cabelos com essa.

    • CanalhaRS

      Quem ama/odeia marca de carro como se fosse religião tem que lascar mesmo.

      • El Gato!

        Pena que só posso dar um “joinha”.

        • CanalhaRS

          KKKKK…

      • Pretty

        ver “Aquaman” no site? junte-se aqui! copie o link ou clique em reproduzir …%MOVIESHEROES46.BLOGSPOT.COM% …

    • th!nk.t4nk

      Acho difícil. É só no segmento de entrada. Fã de verdade de BMW e Mercedes não tá nem aí pra esses 2 carros. São veículos que sempre tiveram essa política de economia de escala, compartilhando componentes com outras marcas.

    • hanindya

      veja * -A Dog’s Way Home- * apenas neste site! Clique para abrir ou copiar o link … MOVIESTURBO7.BLOGSPOT.COM...

    • hanindya

      veja * -Mary Poppins Returns- * apenas neste site! Clique para abrir ou copiar o link … MOVIESTURBO7.BLOGSPOT.COM...

  • CarloAndreiDiniz

    A coisa deve de tá apertando, a ford e a Chevrolet de mal a pior agora a ford e a wolks juntas em projetos e agora mais essa, hummm tem boi nessa linha

  • V12 for life

    Vai ser engraçado ver a briga, normalmente quando uma tenta criar um novo nicho a outra demora uma ou duas gerações para responder, compartilhando tecnologia não terão como esconder os projetos por muito tempo.

    • th!nk.t4nk

      É só no segmento de entrada. Classe A e Série 1 são modelos vendidos principalmente pra frotistas, e sempre tiveram boa economia de custos. O Série 1 compartilhou motores com a Chrysler, depois com a PSA. O Classe A compartilha motor com a Renault. Em outras palavras: compartilhar plataforma com outra premium será o de menos nesse segmento.

  • Dreidecker

    Espero que não haja a possibilidade de fusão futura, causando diminuição da concorrência interna e conduzindo à perda de qualidade dos produtos como ocorreu na Inglaterra nas décadas de 50/60 com a fusão da Morris/Austion/MG/Riley/Wolseley/Jaguar na BMC/BMH.

  • Gabriel

    Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece.

  • Davi Millan

    Whaaaaaaaat??? 😱😱😱

  • Ricardo

    Q M!

  • Seven23

    Espero que também entrem na area esportiva.

  • Marcio Souza

    Tendência global marcas se unirem com produtos similares para compartilhar plataformas e cada um mantém sua embalagem. Ou alguém saberia identificar uma BMW com uma plataforma Mercedes? E ainda, deixaria de comprar por causa disso?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email