BMW Europa Mercado Pickups

BMW estaria estudando picape com proposta diferente da Classe X

mercedes-benz-classe-x-pure-2018-2 BMW estaria estudando picape com proposta diferente da Classe X

De acordo com o site Auto Evolution, a BMW estaria considerando uma picape média, mas não para rivalizar com a Mercedes-Benz Classe X em termos gerais. Segundo Hendrik von Kunheim, vice-presidente sênior da BMW para Ásia, Austrália e África do Sul, o aspecto do produto da marca rival é “assustador”.



O executivo relata que a própria imprensa especializada critica a picape da Mercedes-Benz, comentando que há muito plástico, detalhes baratos e em sua essência não é um Mercedes, o que Kunheim lamenta, pois diz que a marca rival “cria carros fantásticos”. Ainda assim, a Classe X deve ganhar um bom espaço no mercado internacional pois, ao contrário do que se pensa, a marca de Stuttgart tem um DNA comercial que a BMW não tem.

Além disso, a origem Nissan é um fator determinante para a boa recepção da Classe X em muitos mercados, visto que a marca japonesa tem experiência de mais de 40 anos no segmento. Mas, então o que a BMW estaria planejando? De acordo com Kunheim, a marca de Munique estuda uma abordagem bem diferente para uma eventual picape, o luxo e a experiência ao conduzir.

Isso seria traduzido na construção de uma picape monobloco ao invés da tradicional união de chassi de longarinas com cabine-caçamba. Com corpo único, a picape BMW entregaria mais luxo, sofisticação e maior prazer ao dirigir, algo mais próximo de um automóvel do que a rusticidade de uma picape convencional. Daí vem a “decepção” do executivo da marca bávara em relação à Classe X, que se esperava ser de fato um Mercedes.

Kunheim teria indicado a plataforma do X5 como um alvo a ser estudado. A plataforma CLAR está ganhando cada vez mais espaço no lineup da BMW e deverá atender todos os modelos da marca desde o Novo X3 até o X7. Então, quanto mais modelos ela sustentar, melhor será sua rentabilidade no geral, reduzindo assim os custos de produção, o que é um fator importante quando se pensa em ter uma picape. Segundo o site Motoring, se o produto recebe sinal verde ainda este ano, terá seu lançamento mundial por volta de 2020.

A BMW nunca apostou no segmento de picapes, assim como a coreana Hyundai-Kia, por exemplo. Mas, nos dois casos, o foco em experiência ao volante semelhante à de um automóvel aparece como algo primordial. Por isso, ambas partirão para uma estrutura monobloco, do mesmo tipo da Fiat Toro, que hoje é líder de mercado no Brasil. A Honda também se utiliza dessa construção para ter sua picape Ridgeline no mercado americano. Então, se a equivalente da alemã surgir de fato sobre a CLAR, podemos até esperar por uma variante M.

[Fonte: Auto Evolution/Motoring]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend