BMW

BMW estuda abrir fábrica no Brasil

Segundo o site Valor Online, ao divulgar ontem os resultados financeiros da empresa, em Munique, o presidente mundial da BMW, Norbert Reithofer, informou que considera a possibilidade de abrir uma fábrica na América do Sul.

Ele não se referiu especificamente ao Brasil, mas fontes próximas à companhia acreditam que a melhor opção para instalar um projeto desse tipo seria o maior mercado da região.

A proposta em análise pela BMW rompe com a ideia de que o Brasil não pode ter fábricas de carros de luxo, um conceito que se formou a partir do fracasso dos projetos da Audi e da Mercedes, que investiram no país em meados da década de 90.





  • HaughtonLucas

    Quem venha mesmo

    • HCO

      É isso aí pessoal,vamos comprar BMW,quanto mais eles venderem maiores as chances dessa fábrica vir pro Brasil xD

      • ahsoliveira

        basta lançar um modelo da serie 1 por até 50.000,00 e vai vender que nem agua só pelos status da marca.
        BMW 114i, versão de entrada: 4 portas, 1.4 16v, vidros elétricos somente nas portas dianteiras, direção hidraulica( não eletrica), bancos de tecido, incriveis freios a disco nas 4 rodas sem abs.

        • classenetrafael

          Se tiver o logotipo da BMW e custar até 70K, vira lider do seguimento….

      • Hodney

        Vai ser um outro fracasso acontecido pelas duas conterrâneas. brasil é país para fabricar carroças e não carros.

        Se os BMWs feitos nos EUA não são lá essas coisas, imagine os do brasil!

        BMW verdadeiro para mim só os germânicos.

    • Athaide13

      Provavelmente quando eles analisarem, verão que nao compensa montar uma fabrica aqui no Brasil, sendo que se montarem a mesma fabrica na Argentina, paga-se menos impostos de fabricação, pois os nossos Hermanos estão aceitando fazer qualquer negocio para que tenham maior produção no pais.
      Agora se a BMW perceber mesmo, verá que nosso mercado é o mais promissor para alçar maiores vendas, ficando atras apenas da China provavelmente.
      Brasil se vende muito carro, agora nao adianta a BMW vir pra k com os mesmos preços produzindo aqui.

  • netto

    Opa! Tomara que abram aqui mesmo! Geração de empregos, quem sabe carros mais baratos… ( improvável. ) Dá-lhe BMW! :D

    • Fabaum_ITB

      Bem que poderiam ficar mais baratos mesmo, quem sabe assim forçava os nacionais a melhorarem os equipamentos ou os preços.

    • maquila

      sem chanse.. se vier, vai direto para o Mexico.

      • vinicarioca

        méxico é américa central amigo…

      • daviddiniz

        México: América do norte assim como EUA e Canadá.

        E Chance é COM C de Casa!

    • Hodney

      Engana-se achar q os carros serão mais baratos. Pelo contrário, o preço manterá no mesmo patamar do alemão e a qualidade irá cair. Lembrem-se que o brasil é conhecido por fazer economias "porcas" na qualidade.

      Jamais compraria um BMW, Mercede ou Audi brasileiro ou chinese, apesar de eu defender os carros chineses com marca própria.

  • dudumarin

    Opa, é uma boa notícia mesmo, mas creio que a fábrica será mais dedicada ao Série 1 e no máximo ao Série 3 (no caso, acho que o 320i, nada mais)
    E bem que a Audi poderia voltar né?

    • aleneo2

      se depender da VW nao volta nunca…

  • spok

    Com os ultimos carros pelados que a bmw esta lançando nao duvido nada mesmo.

    • gmuchiutti

      A BMW SEMPRE lançou carros pelados, só não chegavam aqui. Na europa são comuns versões tão peladas quanto e até menos potentes. Isso não é demérito, pois o carro continua tendo toda sua engenharia da BMW. A diferença é que brasileiro acostumou a ver BMW como marca de super luxo, coisa que ela não é, apenas tem modelos específicos pra isso. Se são caras aqui, mesmo peladas, é porque tem quem compre.

      • luidhi

        O que considero demérito é o preço colocado aqui.

        Sim, lá na europa BMW compete com Opel e VW em modelos menores.

        • gmuchiutti

          Exatamente, mas com as carroças que se vendem aqui, da até pra considerar uma série 1 como carro de luxo. Triste, mas é isso. E de tanto mistificarem a marca por aqui, a BMW ja é vendida como grife, então cobra caro por isso, infelizmente.

          • Alesr50

            Aqui até corolla é luxo.ahuauha…concordo contigo nos seus posts!! Aqui nego vangloria muita coisa!!

          • jkreutzfeld85

            Pelados? Talvez vc só conheça o 118, mas o 120 por exemplo tem tudo que se espera de um carro acima de 100 mil reais. Carroça parece um pouco de exagero. Talvez Mercedez seja realmente melhor mas tem gente que gosta de Fiat… Só comentando.

            • gmuchiutti

              Amigo, você REALMENTE não entendeu o que eu quis dizer. Eu conheço absolutamente toda a linha BMW, e BMW alguma, de época alguma, é uma carroça. Releia meus posts, por favor. Grande abraço!

            • cristian_sp

              Na boa, nem se espera pagar mais de 100k em um katch médio …….mas é assim com esse tipo de pensamento que se consegue vendê-los!!!

              e o 120 não é super super completo como vc está dizendo, basta passar em uma CC mostrar habilitação e fazer um TD ..rs….se ficar timido chame um amigo com um carro bacana para dar carona ….

              eles vão te tratar bem e tentar explicar muito bem pq conhecem o carro todos os detalhes e vc vai sair achando que não vale tudo isso ….

              faz o teste……..rs…. já fiz ….não vale….rs….

      • spok

        Sim mas la sao pelados e com preços pelados, carro de 100mil era para ter muitos mimos que eles tiram para vender no brasil.Aposto que mesmo com fabrica aqui o preço nao vai abaixar 1 real.

      • Romerovinicius

        Falou tudo, o brasileiro não sabe comprar carro, não é exigente, e os pobres mortais que entendem um pouco de carro sofrem com isso, pois tem que pagar um fortuna para ter um carro decente.

  • JulienAvril

    Seja bem vinda BMW..

  • danieldospassos

    Acho muito dificil isso acontecer, mais provavel que seja na Argentina onde os impostos são menores.

    • HCO

      BMW quer é matar a Cristina Kirchner depois que barraram a entrada de carros importados na Argentina

      • Rafaelrss

        Falando nela, essa moda de carros pelados ficar no brasil e de modelos mais qualificados ficar na argentina, eu tenho medo é que a BMW acabe indo para lá.

        Essa história babaca de deixar os pé de boi aqui no brasil, vai matar o desenvolvimento da industria nacional, pq carros mais elaborados envolve engenharia mais complexa, logo muito mais valorizada.

        Numa dessa o Brasil acaba perdendo grandes oportunidades como essa.

  • Rafaelrss

    Que venha logo!

    Quem sabe assim a Audi não se anime e reabra a linha do paraná… e a Mercdes estude alguma carro interessante para Minas Gerais….

    Isso que é o bom da concorrência.

    • O_Corsario

      Sim, se a BMW tivesse boas vendas, poderia iniciar uma "guerra premium" por aqui… rs

  • netto_57

    Opa, pra onde mando meu curriculo? rsrsrsr

  • millemiglia

    Seria interessante se viesse mesmo mas teria que ter preços mais em conta do que os importados e não cometer os mesmos erros da Mercedes e da Audi. O Classe A não convenceu porque seu preço era elevado demais para o tamanho do carro e brasileiro, naquela época (e atualmente ainda também), compra carro por metro… O Classe A era do tamanho de um Gol mas custava o valor de um Vectra e, por isso, encalhou. É verdade que nosso mercado amadureceu e hoje carros como o Mini Cooper ou Smart que tem preço alto e são pequenos fazem sucesso mas também devemos lembrar que são carros de nicho. Se a BMW fabricasse o 116 ou 118 aqui, o preço inicial deveria ser na casa de 60.000 ou pouco mais para que pudesse vender bem. Não adianta querer fabricar aqui e manter preço de importado.

  • riczanca

    Gostaria de ver alguns modelos da BMW, Audi e MB na faixa dos 60-100mil reais…

    Mas como a Audi descartou fazer o A1 por aqui não acredito que verei um Audi custando menos que os atuais 89mil..

  • luidhi

    Que eu saiba a Mercedes ainda fabrica o 200 em Juiz de Fora… não?

    • HCO

      A fábrica de Juiz de Fora foi totalmente modificada para fabricar caminhões
      Não se fabrica mais carros nela

      • luidhi

        Leia meu comentário abaixo, tirado do site da Mercedes…

        Isso eu lembro foi acordo com a prefeitura e o sindicato para não fechar a fábrica. Infelizmente, é para exportação.

  • luidhi

    Olha aí:
    http://www.daimler.com/dccom/0-5-8794-1-36889-1-0

    Location
    Mercedes-Benz do Brasil Ltda.
    Juiz de Fora plant
    Rodovia BR 040, Km 773 – CEP
    36092-900 Juiz de Fora
    Brazil
    Phone
    Phone: +55 32 3219-0000
    Production
    Mercedes-Benz CLC-Class
    Production location of the CLC-Class: The plant already produced the predecessor of the Mercedes-Benz CLC, the C-Class sports coupé. Since then, it has been the only plant to manufacture this class within the Mercedes-Benz production network.
    The plant builds the CLC-Class primarily for the European market.

    Facts & figures (as of 12/31/2009)
    Plant area
    2,800,000 square meters
    Built-on plant area
    93,670 square meters
    Number of employees (on site / from MBC)
    904
    Plant founded
    1999
    Annual production
    15,225
    Plant highlights, past and present
    1999
    Plant opens with the production of the A-Class (until 2005)
    2001
    CKD assembly of the C-Class until 2004
    2005
    Production of the C-Class until 2007
    2007
    Production of C-Class sports coupé begins
    2008
    Production launch of the new CLC-Class

  • RSM

    então é melhor que abra no méxico.

  • RSM

    po cara, eu não considero as tvs tão caras assim não, tá equiparado com o mercado externo se for olhar pros nossos impostos e pro de outros mercados sim.Ah e sony é uma b… Prefira samsung ou lg

  • RSM

    Baratear os carros não vai, mas é mais empregos pelo menos. E que a linha "I" seja fabricada aqui a preços mais baixos que o série 3 seria ótimo.

  • RafaMarinheiro

    Muito Bom, Noticia Five star…

  • gabrielthw

    Agora só monta caminhões

    • Pedromachado

      que seja muita bem vinda….e que as noticias assim venham cada vez mais…..afinal…já algum tempo..que so vem china…

  • kikofar

    As alemãs Mercedes e Audi foram prematuras e com muita sede ao pote. Chegaram numa época em que o mercado não ajudava, havia apenas o fato da desvalorização do real frente ao dólar no final dos 90 e,como cabe aos europeus, não foram agressivos em preços e na relação com o cliente. Lembro-me que entrar numa concessionária MB para ver um Classe A era "um favor", tal o atendimento com desdém que alguns colegas, amigos e parentes presenciaram. Além do mais, elas mantiveram preços nas alturas para A3 e Classe A, inclusive nas peças e revisões e seus carros viraram, de certa forma, micos no mercado de usados.

    Acredito também que se tivessem permanecido, estariam vendendo bem aqui no Brasil, fato que, inclusive, diminuiria o estigma para com outros importados das referidas marcas.

    • O_Corsario

      Mas em compensação, o A3 até hoje é lembrado com saudade, e onde vai não faz feio.
      Realmente, foi uma sequencia de bobagens que estragou o que poderia ter sido um grande salto para o Brasil.

  • gabrielthw

    A MB podia montar o Classe B e vender a preço de C4 Picasso!
    Venderia muito!

  • GUiGoBH

    O fracasso da Mercedes aqui se deve a própria Mercedes, que não teve visão e não soube investir aqui, fez um carrinho feio (Classe A) com o preço nas alturas e esperou que vendesse muito e depois só fez carros sem expressão. Que venha a BMW, mas que fabrique carros de verdade e não só os mais básicos!

    • ahsoliveira

      realmente! ela fabrica aqui aquela porcaria de CLC 180, que custa caro de mais tem acabamento muito simples e duas portas (visão esportivo) muito melhor comprar logo um civic si, algum kia ou hyundai na mesma faixa de preço

      • TheZondaS

        fabricava

  • skulla7x

    Hora certa de construir uma fábrica aqui! o mercado de luxo cresce a cada dia no Brasil.
    Se a Audi por exemplo, construisse uma fabrica aqui e fosse vender o A1 um pouquinho mais barato do que é vendido hoje, ia fazer um baita estrago.

  • Marcelmtm

    Até agora eu naum sei se essa é uma boa ou uma má notícia….

  • ThiagoLMC

    Se vier será muito bem vinda!

  • luizvidal

    CASO o brasil fosse o lugar escolhido para se criar a fabrica da bmw (que eu acho muito dificil), eles nao deveriam baixar nada o preço dos seus produtos, mas sim aumentar a qualidade deles e utilizar motores com maior litragem, porque esses motores utilizados pelos carros de entrada da bmw, audi e mercedes nao são muito convidativos pelo preço que se cobra.

  • bilharinho

    Eu acho mais fácil ir para a Argentina. Ultimamente os modelos de categorias superiores estão todos vindo de lá ou do México. Salvo algumas excessões como Corola e Civic.

  • meu proximo carro !!!! ¬¬ ahsuhaushau quem dera mais naum é impossivel :p

  • c061338

    o triste dessa história é que aqui instalada ela vai adotar o método tupiniquim de engambelar o consumidor brasileiro e seu apurado e específico gosto por carros velhos e defasados…

  • break0701

    Se eles nao continuarem com preços altos , como a hyudai deve fazer por aqui , mais seria legal , eles trouxessem um bmw por 50 á 60 mil como na europa , seria uma briga por aqui , mais é certo que isso nao vai acontecer , quando eles fizerem uma pesquisa de mercado hoje se encontra, 90 mil , a bmw passara a vender por 85 mil , se fizesse uma forma agressiva , mataria todos os concorrentes , devido a sua alta qualidade . Mais como as montadoras preferem vender menos e ganhar mesma coisa(o ganho é o mesmo , sao menos clientes para encomodar) , isso nao deve acontecer !

  • avot13

    e além disso o preço não muda em nada!!! continua com os preços de importação!!!

  • PKuster

    Sinceramente, não acredito que a BMW instale alguma fabrica no Brasil, não no momento. É fato que as grandes montadoras estão escolhendo o México e até a Argentina para fabricarem seu modelos médios/grandes e vende-los no Mercosul, ficando no Brasil a produção de carros menores – e defasados na sua quase totalidade. A sobrevalorização do Real e a burra e pesada carga fiscal brasileira contribeuem para isso, embora saibamos dos altíssimos lucros que essas montadoras, ainda assim, obtêm no Brasil – mas querem sempre mais e não abrem mão disso. A Audi esteve e já saiu, idem para a Mercedes, por que a BMW viria ? Se fabricasse por exemplo, um Série 1 pelado, seu preço ficaria certamenet na casa dos 100 K, ou mais. Para montar no formato CKD e exportar ? Difícil, muito difícil …

  • vincarv

    Espero muito que se a BMW vier para o Brasil, o preço da 120i caia e muito.
    assim terei o prazer de ter uma autêntica BMW.

  • AMHSatur

    O brasil não tem chances, o México, mesmo sendo da américa central, consegue agradar tanto gregos quanto troianos e vender aqui com redução de imposto.

    Até a fábrica dos motores Tritec (ex motor do mini) a Fiat comprou, não tem muito sentido a BMW querer voltar do zero agora

    • AF1979

      Vale lembrar que a BMW saltou fora da Tritec muito antes de ela ser comprada pela Fiat.

  • VictorBusnello

    Espero que a fábrica venha, mas não acho que vão reduzir os preços.

    e como falei no carplace, seria mto bom se montassem as series 1 e 3, e o X1.

  • mark_v10

    uau que boa noticia….ahh é verdade lembrei que estamos no brasil e aqui nada vEM a nosso favor X(

  • O_Corsario

    É mais problemas jurídicos porque a fábrica tem um monte de incentivos fiscais etc etc, ela não pode simplesmente sair.

  • O_Corsario

    Espero que, se vier, fique.
    Agora, tem uma coisa: será que ela iria fabricar "modelos de entrada" da BMW, como o i3? Ou alguma versão do Cooper? Se ela fizesse o Cooper aqui, o ONE poderia começar em uns R$50.000,00 talvez… Para um "compacto premium", não é um valor bizarro, levando em conta o mercado brasileiro. Se importado ele custa uns R$70.000,00…

  • PCaleman

    Ok, mas será que o padrão de qualidade da BMW continuará o mesmo? E outra coisa… como se sentirão os consumidores de modelos mais caros, um consumidor fiel ao ver os modelos da BMW, símbolo de exclusividade cada vez mais baratos.. e agora nacionais??? Isso também é de se pensar….

  • edsontak

    Se for para ter uma fábrica com projetos sustentáveis, tudo bem… o problema é vir com um projeto sem continuidade, como A3, Classe A. Acharia interessante trazer uma plataforma para X1, série 1, no máximo série 3 em CDK, diminuindo os preços em 20% ou mais. Aí seria jogo!

  • Claudio Scabuzzo

    En proporción a la población y al tamaño de la economía, Argentina es un mercado más interesante para BMW que Brasil.
    En 2010 las ventas de BMW Argentina fueron de 4.279 vehículos, la mitad de Brasil (9.886 unidades).

  • jttrainer

    a serie 1 precisa ficar entre os 75k , sejamos sinceros, ela nao tem itens suficientes para custar oq ela custa hj, e na minha opiniao, esse design dela ja passou a epoca, acho essa frente mto ''forçada''

  • REUSAN

    Mercedes elefante branco em Juiz de Fora em Minas.. a BMW vai seguir exemplo!

  • REUSAN

    Apesar q ela tinha uma parceria na Tritec motores saiu de fininho na hora q o bicho pegou!

  • scar_old

    O problema é que eles querem fabricar aqui e continuar com os mesmo preços praticados com a importação. Aí vai vender a mesma quantidade de carros o que inviabilizaria o investimento na fábrica. Sabe como é olho grande?

  • CanalhaRS

    Se a Audi e Mercedes tivessem investidos de verdade no Brasil, com uma gama de produtos atualizados teria feito sucesso. O problema é que cada uma lançou apenas um modelo e que nunca mais foi renovado e ficaram esperando sentadas por lucros gigantescos….

  • akrobatos

    Fazer carro de luxo no Brasil pode dar certo. Apenas que a fábrica não deve contar apenas com o mercado nacional, precisa ter foco mais exportador. E é preciso fabricar bens de luxo tradicional. O Classe A era uma inovação em luxo, o que sempre é um risco. Além disso, tinha design controverso e teve o lançamento prejudicado por falha no teste do alce. Foi isso que fez o carro não dar certo, não o fato de ser fabricado no Brasil. Tanto que o modelo ainda continua sendo fabricado mas completamente modificado – é outro carro. Se o problema fosse o Brasil, não haveria motivo para o carro mudar tanto.

  • johnnyburanelo

    legal, isso pq somos a 7 maior economia do mundo, apesar de 60 % do que ganhamos ficar na mao do governo q possui uma administraçao pública feudal e ineficiente

  • lucas_portela

    Não sei não, ja vi cada coisa que na hora é uma coisa mas na outra… toh bem na duvida se a fabrica vai rolar no brasil… mas estou na espectativa tambem principalmente por preços mais acessiveis…

  • Felipe_Henrique

    Taí uma notícia que me fez estampar um largo sorriso.
    Agora… os governos estaduais e prefeituras vão disputar quase que à tapa uma fábrica da BMW!

  • engineer

    A notícia é sobre a BMW e vem o povo falar em Audi. Esquece BMW, aqui é terra da Volks como se vê.

  • pablo

    Seria a melhor notícia do ano. Arrisco dizer da década. E a BMW, sabendo trabalhar, vai ter ótimos resultados, o que a Audi e MB não conseguiram por culpa própria.

  • JoseCaio

    O único fator positivo nessa notícia é que a reposição de peças vai ficar mais fácil de ser encontrada em todas as conssésionarias, já é né vai ficar aindaa mais.

    • gmuchiutti

      Pra quem paga 7.000 num módulo, 1500 num amortecedor, 3000 numa chave, 2.500 num farol…Nunca foi difícil encontrar peças.

  • AF1979

    Há dois cenários possíveis para essa fábrica:

    1) Cenário dos pesadelos: fazendo o futuro BMW de tração dianteira (e no máximo o Mini para maximizar a plataforma). Com isso, há o risco de ficar algo parecido com o que foi a vida do Classe A nacional (em que sempre ficou aquela sensação de que seria um senhor smart, mas em falta com o logotipo da Mercedes que ostenta na grade);

    2) Cenário dos sonhos: fabricando aqui o Série 1 F20 e o Série 3 F30 e retomando após mais de 15 a fabricação nacional de carros de tração traseira em grande estilo. Com isso, pegariam público que ficou sem opção após a descontinuação do Omega A e os preços estratosféricos do Omega australiano. Obviamente não seria uma substituição perfeita, uma vez que o F30 continuará sendo menor e menos espaçoso que um Omega A, mas aí o público iria por proximidade e preço razoável. Que façam também uma perua (afinal, muita gente ficou sem ter uma substituta para suas Caravans e Supremas).

    Caso a BMW resolva fabricar seus carros aqui, também tem de levar em consideração os seguintes detalhes:

    1) Ir além do simples CKD, começando já com bom grau de nacionalização, pois as pessoas que compram carros nacionais/Mercosul/mexicanos valorizam muito uma boa disponibilidade de peças a preço que não seja estratosférico. Isso é facilitado se pensarmos que boa parte dos fornecedores da BMW têm operação aqui (vide ZF);

    2) Também será uma boa jogar em cima de prazo de garantia, justamente pela tal característica dos compradores de carros nacionais/Mercosul/mexicanos (vide o crescimento de vendas da Renault com a garantia de 3 anos).

    O produto que eles vendem é bom (vide rankings da JD Power para a marca BMW), tem diferença substancial em relação à média (tração traseira, exceto no futuro BMW de tração dianteira) e nome mais que estabelecido. Portanto, é só mesmo a questão de quando venderão 80 mil unidades anuais.

  • 01luks

    Seja muiiito bem vinda! ;)

  • RenanBelisario

    Infelizmente a nossa realidade não é viável para tais montadoras!
    Os impostos aqui são bem mais do que uma facada no peito…
    É tanto imposto, que importar os carros esta saindo quase na mesma do que fabrica-los aqui,
    assim não há empresa que veja vantagens em nosso país!
    Mas se mesmo assim a BMW vier para ca, será um prazer termos modelos da marca com um toque nacional!

  • magnocrazy

    realmente seria uma boa.. tem que vir sim…

  • tone2011

    nao pode vir…si vier vao estragar os carros…pois tudo que e feito aqui nao presta ..assim como o propio povo feito aqui…o mau do brasil si chama brasileiro…..;)



Send this to friend