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BMW F 800: história, equipamentos, preços, motor, consumo

BMW F 800: história, equipamentos, preços, motor, consumo
BMW F 800

Uma das motocicletas mais vendidas da BMW Motorrad nos últimos anos, a BMW F 800 agrada aqueles que buscam por uma motocicleta versátil, mas sem perder a robustez e refinamento das bigtrails da marca e mantendo ainda a aptidão para o fora-de-estrada.

A F 800 chegou originalmente como a esportiva F 800 S, mas logo depois surgiu a bigtrail F 800 GS (a mais famosa da gama) e também a naked F 800 R.


Atualmente, a BMW F 800 está extinta da gama da marca. E

la foi substituída recentemente pela F 850 GS, que segue a mesma linha da anterior, mas agora com um motor maior e uma série de novas tecnologias.

Veja abaixo a história e os principais detalhes da F 800:


BMW F 800 – história

Lançamento da BMW F 800 S em 2006

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A primeira BMW F 800 a chegar ao Brasil foi a F 800 S. Como um misto de bigtrail, naked e carenada, a motocicleta começou a ser vendida por aqui em novembro de 2006.

O modelo tinha uma arquitetura inédita de motor, com dois cilindros paralelos. Esta motocicleta nasceu para atender os consumidores que pediam por uma moto mais potente que as de 650 cc.

Este motor dois cilindros da F 800 S rende 85 cv e 8,76 kgfm e está acoplado a um câmbio de seis marchas e transmissão final por correia dentada.

Ela vinha equipada ainda com painel de instrumentos digital e analógico, freio ABS, para-brisa, banco com ajuste de altura, rodas de liga-leve de 17 polegadas, entre outros. Seu preço inicial era de R$ 52,9 mil.

Nova bigtrail BMW F 800 GS em 2008

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Modelo mais conhecido da BMW no Brasil, a bigtrail F 800 GS chegou por aqui no fim de 2008. O modelo surgiu como uma opção ideal para o dia a dia, para viagens e até para o fora-de-estrada.

Se destacava pelo amplo conforto, com banco largo em duas alturas (850 mm e 880 mm), boa posição de pilotagem e recursos extras como o para-brisa.

Seguindo a linha da irmã maior F 1200 GS, a BMW F 800 GS 2009 reunia atributos de versatilidade para atrair os consumidores de motos bigtrail de outras marcas.

Um dos destaques era o motor de dois cilindros paralelos e 798 cm³, o mesmo da F 800 S 2006, com até 85 cv e 8,47 kgfm, combinado a um câmbio de seis marchas.

A versão de entrada da F 800 GS partia de R$ 51,9 mil. Todavia, a topo de linha F 800 GS Premium podia chegar a R$ 57,7 mil com recursos como freios ABS e aquecedor de manoplas.

Chegada da naked BMW F 800 R em 2010

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Apresentada no Salão Duas Rodas em outubro de 2009, a BMW F 800 R chegou ao mercado brasileiro em janeiro de 2010 para acirrar o segmento de nakeds até então dominado pelas japonesas, como a Honda CB 600F Hornet, Yamaha FZ6N e Suzuki Bandit 650.

Importada, a F 800 R chegou por a partir de R$ 45,9 mil na versão standard e R$ 51,9 mil no modelo mais completo, com itens do tipo aquecedor de manopla, computador de bordo e freios ABS.

O conjunto mecânico era o mesmo da F 800 GS, um dois cilindros paralelo, que neste caso rende 87 cv, a 8.000 rpm, e 8,77 kgfm, a 6.000 rpm – 80% deste torque está disponível já a partir de 3.000 rpm.

A motocicleta se destacava pela facilidade de pilotagem, devido ao quadro de dupla trave superior em alumínio, a baixa altura do assento de 800 mm e o motor bicilíndrico, além da suspensão capaz de entregar conforto e esportividade.

Início da produção brasileira da BMW F 800 GS em 2011

Foi em junho de 2011 que a BMW F 800 GS deixou de ser importada e passou a ser fabricada em Manaus (AM), mais precisamente numa linha de montagem em parceria com a Dafa.

A bigtrail (ou maxtrail) se tornou nacional a partir do regime CKD (Complete Knock Down), com peças importadas e montadas localmente.

A parceira da BMW Motorrad com a Dafra começou em dezembro de 2009 com a G 650 GS e, posteriormente, se estendeu com a naked F 800 R em abril de 2011.

Na época, toda a produção era feita pelos profissionais da Dafra, que foram treinados e qualificados pela BMW na Alemanha.

Com a linha nacional, a F 800 GS ficou mais barata.

Passou dos R$ 58,9 mil da F 800 GS Premium trazida da Alemanha para R$ 42,9 mil da F 800 GS produzida no Brasil.

Edição especial F 800 GS Trophy em 2012

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Moto mais vendida da BMW, a F 800 GS ganhou uma nova versão especial batizada de Trophy em março de 2012.

Com preço de R$ 43,9 mil, a nova configuração logo abocanhou 50% das vendas da bigtrail no mercado nacional e se diferenciava por alguns itens.

Entre as exclusividades, a F 800 GS Trophy contava com pintura especial nos tons azul, branco e preto. Contava ainda com protetores de motor e mão de série.

Havia ainda outro modelo especial, a F 800 GS Triple Black, com pintura totalmente na cor preta, por R$ 43,5 mil.

Nova linha da BMW F 800 GS em 2013

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No mês de abril de 2013, a BMW F 800 GS passou por pequenas alterações. Adotou um novo visual, marcado por aletas laterais mais compactas, defletores de ar frontais mais esguios, “bico” frontal redesenhado, setas e lanternas de LED com máscara fumê, entre outros.

A bigtrail adotou também novos comandos no guidão. A motorização, porém, não mudou, com o mesmo bilicilíndrico paralelo de 798 cm³ e 85 cv. Ela partia de R$ 42,9 mil.

Naked BMW F 800 R retocada e mais potente em 2015

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Apresentada no Salão de Milão de 2014, a BMW F 800 R renovada chegou ao Brasil em fevereiro de 2015. Com o mesmo conjunto da gama anterior, a naked recebeu um visual renovado e melhorias no motor, que passou dos 87 cv para 90 cavalos de potência a 8.000 rpm.

Na parte estética, a F 800 R abandonou o tradicional farol assimétrico na dianteira por uma peça convencional, que passou a ostentar um formato de diamante.

Adotou também carenagens mais envolventes no tanque de combustível, spoiler sob o motor e um novo painel de instrumentos. Além disso, a altura em relação ao solo foi reduzida em 10 mm, passando para 790 mm.

De série, a F 800 R contava com piscas em LED, freios ABS, controle da pressão dos pneus, tomada 12V, cavalete central, computador de bordo, manoplas com aquecimento, entre outros. Seu preço na época era de R$ 37,9 mil.

BMW F 800 GS com novos visual e recursos em 2016

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A BMW renovou a F 800 GS em abril de 2016, com mudanças no visual, que adotou novas carenagens, e a adoção de novos recursos.

A bigtrail/maxtrail passou a ser equipada com banco comfort, protetor de mãos e ajuste eletrônico de suspensão. Seu preço era de R$ 45,9 mil.

Linha 2017 da BMW F 800 GS mais equipada

Em abril de 2017, a BMW começou a vender a nova geração da F 800 GS no mercado nacional.

O modelo recebeu mudanças sutis no visual e novos equipamentos de série, como freios ABS, controle de tração e aquecedor de manoplas.

Na parte estética, adotou carenagens com grafismos diferentes, escapamento em aço inox e painel de instrumentos com elementos analógico e digital atualizado.

Passou a dispor também de modos de condução Chuva e Estrada, que atua juntamente com o controle de estabilidade e os freios ABS e ajusta a moto de acordo com o tipo de piso (seco ou molhado), garantindo mais controle e estabilidade ao piloto.

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Este recurso era uma exclusividade da F 800 GS com pacote Premium. Apesar da novidade, ela seguiu sendo vendida pelo mesmo preço de R$ 45,9 mil.

Contava ainda com imobilizador eletrônico, lanterna em LED, para-brisa elevado, protetores de cárter e mãos, amortecedor traseiro com ajuste de retorno e pré-carga, ajuste dos manetes, entre outros.

A BMW F 800 GS Adventure 2017, por R$ 50,9 mil, se diferenciava pelos dois modos de condução extras (Road e Rain), suportes para malas laterais e top case, tomada de 12V, entre outros.

O motor seguiu o mesmo bicilíndrico de 798 cm³, com 85 cv e 8,5 kgfm.

Nova BMW F 850 GS substitui a F 800 GS em 2018

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No fim de 2018, a F 800 GS deu adeus para dar lugar à nova BMW F 850 GS no mercado brasileiro.

Como o próprio nome indica, a motocicleta ganhou um inédito motor de 853 cm³ de dois cilindros paralelos, que agora rende 80 cv, a 6.250 rpm, e 9,18 kgfm de torque, a 6.250 rpm, combinado a um câmbio de seis marchas com embreagem deslizante.

Ela oferece ainda uma série de recursos inéditos, como o painel de instrumentos com tela TFT de 6,5 polegadas, que possibilita o acesso à navegação, reprodução de música e realizar chamadas telefônicas pelo smartphone via Bluetooth.

Dispõe também de computador de bordo, suspensão com ajuste eletrônico e modo de pilotagem Pro.

A F 850 GS parte de R$ 98.950, enquanto a topo de linha F 850 GS Adventure custa a partir de R$ 50.950.

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BMW F 800 – detalhes

Apesar dos faróis assimétricos que podem causar estranheza para alguns, a F 800 GS é aquele tipo de motocicleta que te encanta logo de cara pelo visual arrojado.

Além disso, ela tem disposição de sobra para topar qualquer parada e enfrentar qualquer tipo de terreno.

E ela só intimida no visual mesmo. Rodando, a F 800 GS demonstra ser uma motocicleta bastante fácil de pilotar e faz com que qualquer condutor se sinta à vontade na posição de pilotagem.

Ela dispõe de uma série de controles eletrônicos, como o controle de estabilidade e os modos de condução, que tornam a pilotagem muito mais convidativa, confortável e segura.

Os modelos mais novos dispõem ainda de itens como controle de tração, suspensão eletrônica, aquecedor de manopla e computador de bordo.

Dá para dizer que a F 800 GS é uma excelente moto para quem busca por uma primeira motocicleta BMW ou ainda para quem quer entrar no mundo de motocicletas de média e alta cilindrada.

BMW F 800 – equipamentos

BMW F 800 GS: equipada de série com controle automático de estabilidade, freios ABS, dois modos de condução (Rain e Road), manetes de embreagem e freio reguláveis, para-brisa elevado, pneus off-road, painel de instrumentos multifuncional (com itens como relógio digital e tela para os modos de condução), piscas e lanterna em LED e lente fumê, entre outros.

BMW F 800 GS Adventure: agrega itens como banco com o logotipo “GS” na parte traseira, rodas exclusivas, bagageiro traseiro, protetores de mão, suportes de malas laterais, barras de proteção do motor, entre outros.

BMW F 800 – preços

Confira abaixo os preços médios de toda a linha F 800 no mercado de usados segundo a Tabela Fipe:

  • F 800 GS: de R$ 21.150 (2008) a R$ 40.300 (2018)
  • F 800 GS Adventure: de R$ 34.000 (2014) a R$ 44.990 (2018)
  • F 800 GS Trophy ou Triple Black: R$ 27.890 (2012), R$ 29.700 (2013) e R$ 40.350 (2018)
  • F 800 R: de R$ 18.900 (2010) a R$ 31.860 (2017)
  • F 800 S: de R$ 17.350 (2007) a R$ 21.590 (2008)

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BMW F 800 – motor

A BMW F 800 GS é equipada com um motor bicilíndrico (dois cilindros paralelos) de quatro tempos e com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro e 798 cm³.

Este propulsor desenvolve 85 cavalos de potência, a 7.500 rpm, e 8,47 kgfm de torque, a 5.750 rpm.

Ele está combinado a um câmbio de seis marchas, com embreagem de múltiplos discos banhados a óleo, e transmissão final por corrente com O-Ring sem emenda.

Tal motor usado na F 800 GS, apesar de contar com dois cilindros em linha, apresenta baixo nível de vibração.

Isso porque ele usa um sistema antigo de “bieleta”, que os engenheiros da BMW reaproveitaram de motocicletas mais antigas da linha sem reduzir a potência final.

O conjunto inclui ainda bateria selada, que dispensa manutenção, suspensão dianteira com garfo telescópico invertido da marca WP com curso de 230 mm e suspensão traseira com balança de alumínio e amortecedor centralizado com curso de 215 mm, roda dianteira de 21 polegadas e roda traseira de 17 polegadas, freios ABS com discos duplos dianteiros de 300 mm e pinças flutuantes de dois pistões Brembo e disco único traseiro de 265 mm com pinça flutuante Brembo, entre outros.

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BMW F 800 – consumo

De acordo com dados da BMW Motorrad, a F 800 GS apresenta um consumo médio de 23,3 km/l em uma velocidade média de 90 km/h e 17,5 km/l viajando a 120 km/h.

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BMW F 800 – ficha técnica

Motor
TipoDOHC (Double Over Head Camshaft), 2 cilindros em linha, arrefecido a líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada853 cc
Potência máxima80 cv a 6.250 rpm
Torque máximo9,4 kgfm a 6.250 rpm
TransmissãoManual de 6 marchas com embreagem multidisco banhada a óleo, acionamento mecânico e função antideslizante
Sistema de partidaElétrico
Diâmetro x curso84 mm x 77 mm
Relação de compressão12,7:1
Sistema de alimentaçãoInjeção eletrônica
CombustívelGasolina
Sistema elétrico
IgniçãoEletrônica
Bateria12V – 10 Ah
FarolLED
Capacidades
Tanque de combustível/reserva15 litros
Óleo do motor2,8 litros
Dimensões
Comprimento x altura x altura do assento2.305 x 922 x 860 mm
Distância entre-eixos1.593 mm
Distância mínima do solo247 mm
Carga máxima445 kg
Peso seco229 kg
Chassi
TipoTubos de aço de seção regular
Suspensão dianteira/cursoGarfo telescópico invertido com 43 mm de diâmetro e 204 mm de curso
Suspensão traseira/cursoBalança de alumínio com amortecedor único e ajuste eletrônico de pré-carga da mola e 219 mm de curso
Freio dianteiro/diâmetroDuplo disco de 305 mm, acionamento hidráulico com cáliper duplo flutuante e ABS
Freio traseiro/diâmetroDisco simples de 265 mm, acionamento hidráulico com cáliper simples flutuante e ABS
Pneu dianteiro90/90 – R21
Pneu traseiro150/70 – R17

BMW F 800 – fotos

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Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Krlos Eduardo Lopes

    Não existe f1200gs, e sim r1200gs

  • Alejandro Torre

    A F 850 GS parte de R$ 98.950, enquanto a topo de linha F 850 GS Adventure custa a partir de R$ 50.950.

    Alguma coisa nao bate no texto valor de partida quase o dobro da topo….

    • fizeram uma baita confusão. Nem a R1200GS parte disso tudo. Esse é o preço da R1250 GS (modelo novo) Adventure mais equipada da gama.

      E não posso deixar de mencionar que a F750GS, apesar do “número diferente”, é a mesma moto, usa o mesmo motor, também é uma trail mas usa uma configuração mais para asfalto (rodas de liga leve, sendo a dianteira aro 19″ e pneus mistos com uma configuração mais on-road). A F750GS apesar do nome diferente nada mais é que uma versão da F850GS.

      Coisas da BMW. Essa nomenclatura dá uma baita confusão pra quem não é do meio motociclístico.

  • Jordan Azevedo

    A versão 2016, cor areia, é uma das motos mais lindas que já vi. Sonho de consumo.

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