BMW i3 Sedan é confirmado oficialmente com 285 cv

bmw 3 eletrico

A BMW oficialmente confirmou o lançamento do i3 Sedan na China. O sedã médio elétrico da marca alemã também compartilha a propulsão elétrica do iX3, modelo que já é vendido na Europa.


Chamado BMW i3 eDrive35L, o sedã é o primeiro Série 3 elétrico de produção seriada, um produto com bom potencial fora da China, ainda mais por ser o carro-chefe da BMW.

Em versão longa, com 11 cm a mais de comprimento, o BMW i3 eDrive35L amplia o espaço para as pernas no banco traseiro e mantém a tração traseira original do produto.

bmw 3 eletrico c

Seu motor elétrico é montado no eixo traseiro provendo 285 cavalos e 40,6 kgfm, indo assim de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.

Usando baterias de lítio de 70,3 kWh com 66,1 kWh líquidos, permitindo assim uma autonomia de 526 km no ciclo CLTC.

O consumo médio de energia é de 14,3 kWh/100 km ou 6,99 km/kWh, tendo recarga rápida de até 80% em 35 minutos num carregador de 95 kW ou 97 km em 10 minutos num carregador DC.

bmw 3 eletrico a

Bem equipado, o BMW i3 eDrive35L oferece rede 5G, Digital Key, sistema operacional completamente novo e outras funcionalidades.

Com o Série 3 elétrico, a BMW tem agora seis modelos movidos apenas por energia, incluindo os modelos i3, i4, iX e iX3, bem como o MINI Cooper SE.

Todos eles são ou serão oferecidos no Brasil, reforçando a ideia de que o Série 3 elétrico também chegará importado.

bmw 3 eletrico b

O modelo, fabricado em Araquari, norte de Santa Catarina, é o líder de vendas entre os sedãs do segmento premium e tem grande importância no mercado de luxo.

Contudo, diferente de outras praças, o BMW Série 3 dificilmente terá de imediato a produção de uma versão 100% elétrica no país, dado não haver uma política nacional que incentive tal desenvolvimento.

Com os custos elevados do processo, o setor adia ao máximo a mudança para a eletrificação plena, também por falta de infraestrutura de recarga no país.

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.