BMW Elétricos Europa SUVs

BMW iX1: SUV elétrico para brigar com Audi Q2 L e-tron e Mercedes EQB

BMW iX1: SUV elétrico para brigar com Audi Q2 L e-tron e Mercedes EQB

A BMW está preparando mais um modelo eletrificado no segmento de SUVs. Ele está sendo chamado de iX1 e será uma versão totalmente elétrica do atual utilitário esportivo de acesso da marca alemã, que aqui é produzido em Araquari, Santa Catarina. O modelo deverá bater de frente com o Audi Q2 L e-tron e o Mercedes-Benz EQB.


Na programação oficial, a BMW tem os modelos i4 e i-NEXT SUV na ordem do dia, assim como o já anunciado iX3. Isso sem contar os MINI Cooper SE e Rocketman SE. Um Rolls-Royce eletrificado também entra na conta do fabricante alemão. Isso tudo é até 2023, mas a empresa pretende lançar 12 modelos 100% elétricos nesse período.

O BMW iX1 aparece nessa nova ordem de eletrificação da marca, sendo um produto que deverá aparecer no mercado europeu e chinês por volta de 2022. Assim como a rival Daimler, a empresa de Munique já está desenvolvendo seu SUV de entrada 100% elétrico com mulas de testes claramente identificadas como sendo veículos eletrificados.

BMW iX1: SUV elétrico para brigar com Audi Q2 L e-tron e Mercedes EQB


Com versão elétrica da plataforma UKL, a mesma do MINI Cooper SE, o BMW iX1 deverá ter baterias de lítio de densidade bem superior às do pequeno inglês, cujo alcance chega a 270 km com células de 32,6 kWh. Além disso, o SUV deverá contar com tração nas quatro rodas, usando pelo menos dois motores elétricos.

Se o iX1 seguir o padrão dos carros elétricos alemães mais recentes, podemos imagina-lo com 102 cavalos no eixo dianteiro e 204 cavalos no traseiro, totalizando 306 cavalos. No caso das baterias, estas deverão ter no mínimo 60 kWh para prover autonomia entre 350 km e 400 km no ciclo WLTP.

No entanto, se for disputar força de igual para igual com o atual Audi Q2 L e-tron, vendido apenas na China, não precisará fazer muito, visto que o rival tem baterias de 38 kWh e autonomia de apenas 265 km no ciclo NEDC, o que deve dar menos de 200 km de alcance real.

[Fonte: Motor.es via Foro Coches Eléctricos]

 

BMW iX1: SUV elétrico para brigar com Audi Q2 L e-tron e Mercedes EQB
Nota média 5 de 1 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email