BMW Esportivos Europa Sedãs

BMW M5 Edition 35 Years é destaque na Europa

BMW M5 Edition 35 Years é destaque na Europa

O BMW M5 Edition 35 Years (Jahre para os alemães) chega ao mercado europeu para comemorar os 35 anos de lançamento desse icônico esportivo da marca bávara. De acordo com a empresa, ele foi o primeiro carro que uniu a esportividade de um carro de alta performance com o conforto e praticidade de um sedã.


Na época, a BMW adicionou um motor de seis cilindros em linha do M1 no Série 5, convertendo-o em M5. Atualmente, o propulsor do atual sedã esportivo é um V8 4.4 M TwinPower Turbo com nada menos que 634 cavalos e 76,2 kgfm no M5 Competition. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e de 0 a 200 em apenas 10,8 segundos.

BMW M5 Edition 35 Years é destaque na Europa

Com 350 exemplares, a Edition 35 Years será oferecida também fora da Europa. As vendas começarão em julho e o BMW M5 Edition 35 Years tem como diferencial a pintura exclusiva cinza metálico escurecido e rodas de liga leve aro 20 polegadas de raios em “Y” e com acabamento em cinza grafite.


O sedã de alta performance tem de série freios de carbono-cerâmica com pinças em preto brilhante, mas opcionalmente, oferece uma tonalidade dourada. Por dentro, as soleiras de alumínio vem com a inscrição “M5 Edition 35 Jahre” e quase a mesma no console central, mas numerada: “M5 Edition 35 Jahre 1/350”. O esportivo vem ainda com bancos bem envolventes com acabamento em couro, entre outros.

BMW M5 Edition 35 Years é destaque na Europa

Sem mais detalhes, a BMW resumiu a trajetória do emblemático M5, que chegou ao mercado mundial em 1984 com um seis em linha 3.0 de 286 cavalos, sendo 9 cavalos mais possante que o esportivo de motor central, o M1. Na ocasião, o produto foi extensamente modificado, recebendo alterações em especial na suspensão.

A BMW disse naqueles tempos:  “A suspensão deve ser sempre mais rápida do que o motor”. Além do conjunto devidamente equilibrado, o primeiro M5 tinha ainda freios reforçados, câmbio de cinco marchas reforçado e diferencial com bloqueio parcial de até 25%. 

BMW M5 Edition 35 Years – Galeria de fotos

Este texto lhe foi útil??

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • CanalhaRS

    Caranguinha invocada….hehehehe
    Vai valer milhões no futuro.

    • Luis Burro

      Vdd,tava justamente pensando nisto…compraria no minimo 3,dois pra guardar e outro pra usar sem dó!

    • Aguiar Romero

      Não creio que ele vá valer muito dinheiro no futuro, como carro de colecionador, mas acredito que ele possa manter o valor, ou desvalorizar um pouco.

  • Luis Burro

    Apesar do Série 5 e 7 terem praticamente a msma frente até q é bonita,o q me incomoda um pouco é este capô imenso!

    • Bruno Silva

      O que eu acho mais bonito nos BM kk

  • Domenico Monteleone

    Que carro de sonho

    • th!nk.t4nk

      E pensar que o M5 é carro da polícia rodoviária aqui na Bavaria. O melhor de tudo: andam sem nenhuma caracterização, então a pessoa só descobre que é a polícia quando acendem as luzes azuis e surge no vidro a frase “Bitte folgen” (por favor siga). Dá até gosto ser parado haha.

  • Felipe Borges

    Linda, mais pra mim a mais top de todas continua ser a E60

    • Dudu Pimentel

      Concordo cntg…logo dpois vem a geração anterior a essa e dpois vem a F10 (2ª e 3ª geração preferida, respectivamente).

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email