BMW Etc Montadoras/Fábricas

BMW tira de linha seu clássico motor 3.2 de seis cilindros, usado nas M3 anteriores

bmw-motor-3.2-seis-cilindros-m3 BMW tira de linha seu clássico motor 3.2 de seis cilindros, usado nas M3 anteriores







Aquele motor 3.2 de seis cilindros que era usado nas BMW M3 e também nas Z4 M, acaba de ser aposentado. O motor, conhecido como S54B32, tinha 343 cavalos. Mais de 100 por litro, sem turbo nem supercharger. Ele era bem conhecido por entregar ótimo torque em várias faixas de rotação.

Mesmo um certo motor sendo clássico e com muitas qualidades, em um momento ou outro virá outro modelo de motor, melhor, mais forte e mais econômico, para o substituir. Não tem jeito.

Mesmo este 3.2 tendo ganhado o prêmio International Engine of the Year em 2001 e também vencendo na categoria de 3 a 4 litros entre 2001 e 2006, agora as BMW M3 por exemplo usam um V8.

E na linha das Z4, ele será substituído por um 2.5 de 201 cavalos e um 3.0 twin-turbo de 302 cavalos.

[Fonte: carmagazine.co.uk]



  • jjaguar

    Pena! Um 6cc com um ronco lindíssimo, econômico (isto mesmo, quem já vu os testes até fica bobo de ver) e com um desempenho estrondoso! Fora a quantidade de rpm que fazia (8.000 rpm num bloco de 6cc não é para qualquer um, nem japonês conseguiu!). Mas os V8 aspirados na BMW estão com os dias contados. A tendência é usarem turbo e com menor tamanho para aumentarem a eficiência (economia e poluentes)!
    A Europa (nós vamos demorar muito ainda) está entrando em outra era. E a BMW larga na frente, com a linha de motores diesel e gasolina mais econômicos do mercado europeu!
    Viva o Brasil :water:

  • JBAFilho

    Vai deixar saudades. Não no Brasil, pois se por aqui passou, quase ninguém sabe e muito menos gente viu. Mas, em 2030 ele chega aqui como uma grande novidade.
    :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • ary

    pena!vai passar e nos ,ainda, maravilhados com vtech…tristes tropicos.aqui e dificil,para a maioria, ter acesso a um motor empolgante.

  • IGAUM

    Só um “aspas” nesse motor. O bloco nao é de liga. É de ferro. Se nao me engano, de onde tirei essa informação a Bmw disse na epoca que era por causa de vibraçoes.

    Excelente motor por sinal.

    Mas a Bimer nao da ponto sem nó. Podem esperar uma versão nervosa desse 3.0 twin turbo, ou mesmo…quem sabe, ma acho dificil, um Z4 M V8! ??? Com o bloco do M3, devidamente “amansado”.

    Vamos ver!

    :drinkk:


Send this to a friend