BMW Crossovers Linha 2018

BMW X1 2018: equipamentos, versões, motor, fotos, preços

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O BMW X1 2018 mantém o mesmo padrão da última atualização, sendo um SUV com motores 2.0 Turbo de 192 cv ou 231 cv, além de câmbio automático de oito marchas e tração dianteira ou integral. O modelo parte de R$ 184.950 e é feito em Araquari-SC, esperando agora pela chegada de um possível X1 xDrive40i M, que teria uma cavalaria bem maior que os atuais 231 cv.



O BMW X1 nasceu em 2009 como uma proposta de sport utility vehicle (SAV) na concepção da marca alemã, complementando a linha de utilitários esportivos da marca, que começou no final dos anos 90 com o X5, passando pelo X3 e depois pelo X6, todos estes de fabricação americana. Isso é um dos diferenciais do X1 em relação restante da gama, pois ele nunca foi fabricado nos EUA.

A primeira geração chegou a ser feita em Toluca, México, bem como Alemanha, China, Índia, Indonésia, Tailândia e Rússia. Conhecida como E84, essa geração do BMW X1 agregava a plataforma do BMW Série 1 da época, tendo assim motor e transmissão em longitudinal com eixo cardã e diferencial traseiro, provendo de forma nativa a tração nas rodas traseiras, mas com versão xDrive, que tem também força nas rodas dianteiras.

Com capô longo e túnel central interno elevado, o BMW X1 correspondia aos demais modelos da marca bávara em termos de dirigibilidade e performance, podendo assim receber motores de quatro ou seis cilindros em linha, aproveitando ao máximo a gama de powertrains da empresa, embora nunca tenha recebido um V8. Tecnicamente até seria possível, mas o custo seria elevado demais. Essa primazia ficou apenas para os grandes X5 e X6.

Foi um dos últimos BMW a ter motor aspirado, tendo sido equipado com o N46 2.0 e o N52 3.0, bem como transmissão manual ou automática de seis marchas. O X1 também teve o motor diesel N47 2.0 com uma ou duas turbinas. Próximo do fim, ganhou a caixa ZF 8HP de oito marchas. Em 2015, essa geração saiu de linha na gama da BMW, mas sua plataforma foi mantida pela joint-venture com a chinesa Brilliance, que criou um SUV elétrico baseado no X1 e exclusiva do mercado local.

Da água para o vinho, a nova geração do BMW X1 trocou a plataforma do Série 1, de tração traseira, pela UKL da MINI, que tem tração dianteira nativa com motor e câmbio transversais. Apesar do estilo ficar bem próximo do modelo antigo, o SUV ficou 2 cm mais curto e perdeu 9 cm de entre eixos. O espaço interno melhorou, mas a configuração FWD não agradou aos puristas, que viram uma perda do DNA da marca, algo já visto na minivan BMW Série 2 Active Tourer.

O túnel central foi rebaixado e a alavanca ficou bem grande, enquanto o cluster diminuiu de tamanho, mas ficou bem anos 70, tanto em grafismo como em volume, mas ainda assim é estranho para os mais jovens. Essa alteração de plataforma, no entanto, trouxe um problema.

Diferentemente do maior X3, o Novo X1 não pode levar um seis em linha no cofre. O motor 2.0 no SUV ficou limitado a 231 cv. Na gama BMW, a versão mais potente do B48 não passa de 252 cv. O crossover ganhou também o B38, um 1.5 de três cilindros, além do 2.0 diesel. A caixa automática agora só com oito marchas, além da manual de seis. Essa segunda geração também ganhou espaço no Brasil, passando a ser feita em Araquari-SC.

A plataforma UKL2 permitiu que o BMW X1 aumentasse de tamanho, ganhando este uma versão longa para o mercado chinês, passando a ter 2,78 m de entre-eixos (1 cm a mais que o E48) e 4,56 m de comprimento. Também na China, o BMW X1 Le surgiu como uma versão híbrida, sendo equipada com motor 1.5 Turbo e um motor elétrico de 95 cv, garantindo assim autonomia de 60 km no modo elétrico, além do carregamento externo da bateria. No geral, o modelo tem de 116 cv (1.5 diesel) até 231 cv (xDrive25, xDrive25d e xDrive25Le).

O modelo servirá da base para o BMW X2, que ficará acima do X1 e terá a mesma plataforma UKL2, mas será um pouco mais volumoso e agressivo, focando no consumidor jovem. Portanto, podemos esperar esse “super X1” mais caro. Ainda não se sabe se será fabricado no Brasil ou importado da Europa.

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BMW X1 2018 – detalhes

Embora com alguns centímetros a menos e com entre-eixos bem mais curto – ficando mais equilibrado em estilo, o BMW X1 2018 conseguiu preservar muito da identidade do antigo X1 E84. Faróis duplos Full LED com LEDs diurnos, chamam atenção assim como  os faróis de neblina elevados dotados de diodos emissores de luz. O para-choque vem com protetor central em cinza e a grade dupla cromada.

O BMW X1 2018 é visualmente mais baixo do que a realidade, tendo belas rodas de liga leve aro 18 ou 19 polegadas com pneus 225/50 R18 ou 225/45 R19. Os retrovisores possuem repetidores de direção e rebatimento elétrico. As lanternas são dotadas de LEDs e divididas pela tampa do porta-malas, cuja abertura tem acionamento elétrico nas versões X-Line e Sport. Há duas saídas de escape cromadas, bem como barras longitudinais e teto solar panorâmico.

Bem retrô, o cluster vem com velocímetro, nível de combustível, conta-giros e econômetro bem próximos, mas há um display multifuncional para o computador de bordo. O grafismo é clássico e com iluminação laranja.

O BMW X1 2018 tem poucos comandos físicos, focando quase tudo em uma tela elevada, mas ainda não sensível ao toque. Seu comando fica entre os assentos com  um comando com várias funcionalidades do BMW Connected Drive, incluindo navegação, serviços conectados e personalização da iluminação interna, podendo ser branca ou vermelha. Não há câmera de ré, apenas gráficos coloridos.

A alavanca de transmissão é elevada e apresenta posições de marcha iluminadas no pomo. Os modos de condução Sport, Comfort e Eco Pro estão no console central com os comandos dos freios de estacionamento eletrônico e controle de descida.

Ar-condicionado dual zone, comandos físicos da multimídia e botão de partida com desativação do Start&Stop são alguns outros itens presentes no interior, cujo desenho das portas é agradável, assim os detalhes em alumínio escovado na parte central do painel e o acabamento com matérias emborrachados.

O volante multifuncional em couro tem boa pegada e paddle shifts para trocas manuais. Os bancos apresentam ajustes elétricos de série e com duas memórias para o condutor, bem como são envolventes e seguram firme o corpo através das abas laterais ajustáveis eletricamente. Quem vai atrás tem ainda difusores de ar e conjunto completo de apoios, cintos e Isofix. Com 505 litros, o bagageiro tem excelente espaço e estepe fino. Abertura e fechamento automático pode ser feito tanto pelo interior, quanto pela chave ou maçaneta externa.

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BMW X1 2018 – novidades

O BMW X1 2018 mantém as características da nova geração, quando foi lançada no Brasil, onde também é fabricado, embora tenha recebido no final do ano passado alguns itens novos, entre eles, bancos elétricos com duas memórias para ajuste automático do assento do motorista e dos espelhos retrovisores. Estes foram incluídos na versão GP. O X1 Sport, por exemplo, ganhou bancos em couro Dakota e a paleta de cores de revestimento aumentou com preto, marrom mocca, bege, oyster e preto com costuras vermelhas.

O SUV ou SAV da marca alemã mantém três versões e motorização 2.0 TwinPower Turbo, mas com 192 cv ou 231 cv, ambas com câmbio automático de oito velocidades, mas só a segunda com tração nas quatro rodas.

A novidade mesmo é a exportação do BMW X1 para os EUA, onde o modelo não é feito, diferentemente dos irmãos maiores, todos fabricados em Spartanburg, Carolina do Norte. A filial brasileira assinou com a americana a transferência de 10 mil unidades, todas através do porto de Itajaí-SC. A planta catarinense está qualificada para exportar à qualquer país.

Espera-se por um versão mais potente do BMW X1, uma xDrive40i M. No entanto, isso seria impossível com o seis cilindros em linha 3.0 B58. A solução poderia ser a conversão do SUV esportivo em híbrido de alta performance. Se este utilizasse o motor elétrico de 95 cv da versão xDrive25Le chinesa, mais o motor B48 2.0 de 231 cv, o resultado seria 326 cv combinados.

Como uma opção, que poderia ou não agrega um plug-in, o BMW X1 xDrive40Le M poderia entregar performance com economia. Um degrau agora do M140i, o SUV elétrico poderia ainda contar com uma versão diesel com o mesmo motor B48 2.0 diesel de 231 cv usado atualmente. Nesse caso, adesignação poderia ser xDrive40d Le M ou simplesmente X1 Le M40d, da mesma forma que a versão a gasolina poderia ser X1 Le M40i. Isso abriria possibilidades para a Série 2 Active Tourer e para o X2, além do Série 1 Sedan.

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BMW X1 2018 – versões

  • BMW X1 sDrive20i GP 2018
  • BMW X1 sDrive20i X Line 2018
  • BMW X1 xDrive25i Sport 2018

BMW X1 2018 – equipamentos

  • BMW X1 sDrive20i GP 2018 – De série com motor BMW 2.0 TwinPower Turbo de 192 cv e 28,5 kgfm, bem como câmbio automático de oito velocidades e tração dianteira, mais faróis full LED, multimídia BMW ConnectedDrive, bancos dianteiros com ajustes elétricos e função de memória para motorista, rack de teto preto, rodas de liga leve de 18 polegadas, pneus 225/50 R18, acabamento interno em Oxide Silver Dark com detalhes em Preto High-Gloss, navegador GPS, pacote de luzes internas, entre outros.
  • BMW X1 sDrive20i X-Line 2018 – Itens acima, mais pacote X-Line, teto solar panorâmico, rack de teto em alumínio satinado, abertura e fechamento automático do porta-malas, rodas de liga leve de 18 polegadas exclusivas e acabamento interno em Black High-Gloss com detalhes em Pearl Chrome.
  • BMW X1 xDrive25i Sport 2018 – Itens acima, mas com motor BMW 2.0 TwinPower Turbo de 231 cv e 35,7 kgfm, mais tração integral xDrive, sistema de som Hi-Fi, acabamento interno em alumínio escovado com detalhes em Piano Black, rodas de liga leve de 19 polegadas, pneus 225/45 R19, pacote Sport Line e rack de teto em BMW Individual High-Gloss Shadow Line.

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BMW X1 2018 – preços

  • BMW X1 sDrive20i GP 2018 – R$ 184.950
  • BMW X1 sDrive20i X Line 2018 – R$ 199.950
  • BMW X1 xDrive25i Sport 2018 – R$ 224.950

BMW X1 2018 – motor

A BMW possui agora uma nova geração de motores chamada B. Essa linha inclui no X1 basicamente o motor B48 2.0 TwinPower Turbo, embora o modelo tenha opção do B38 1.5 TwinPower Turbo de 136 cv ou 116 cv no diesel. O primeiro motor, ele oferece uma resposta surpreendente, mesmo em baixos giros.

O propulsor é oferecido em duas versões no BMW X1 2018, sendo uma com 192 cv a 5.000 rpm e 28,5 kgfm a 1.250 rpm. A outra entrega 231 cv e 35,7 kgfm, respectivamente nas mesmas rotações da versão mais fraca. Ambos são flex, mas a primazia na eficiência é do derivado de petróleo, projeto original do motor. Esses propulsores possuem injeção direta de combustível e o controle variável das válvulas, incluindo o duplo-VANOS, além de turbocompressor com intercooler.

Com este B48, o BMW X1 2018 tem somente caixa de transmissão automática de oito marchas, desenvolvida pela japonesa Aisin e montada em transversal, assim como o motor. No X1 xDrive25i, ela provê também tração nas rodas traseiras através de diferencial dianteiro de acoplamento viscoso, eixo cardã e diferencial traseiro de deslizamento livre, que envia a energia para as rodas através de semieixos articulados.

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BMW X1 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • BMW X1 sDrive20i 2018 – 7,7 segundos e 225 km/h
  • BMW X1 xDrive25i 2018 – 6,5 segundos e 235 km/h

O BMW X1 2018 tem uma proposta voltada para o asfalto. O motor modular B48 2.0 TwinPower Turbo é elogiável, mesmo sendo flex, entregando 192 ou 231 cv a 5.000 rpm e 28,5 ou 35,7 kgfm a partir de 1.250 rpm, seja lá qual for o combustível.

Muito elástico e sempre tem todo o torque máximo de forma instantânea, o B48 tem funcionamento suave e respostas muito rápidas, mesmo no modo Eco Pro, que normalmente atenua bastante sua performance, garantindo tanto economia quanto o desempenho esperado. Rodando a 110 km/h, o ponteiro do BMW X1 2018 marca 2.000 rpm, o que é muito bom para conforto e economia, mas o SUV não é tão silencioso quanto se espera, reproduzindo muito ruído de atrito entre pneu e asfalto. Bom, pelo menos num nível inaceitável para um BMW.

No desempenho, o modo Eco Pro dá uma pequena retardada na resposta. No Comfort, o BMW X1 2018 responde mais prontamente e garante prazer ao dirigir, mas se a ideia é ter uma tocada esportiva, então a faixa vermelha no modo Sport não é problema. Tudo contribuído pelo excelente câmbio de oito marchas com engates suaves, rápidos e no tempo certo, praticamente imperceptíveis no dia a dia.

O conjunto – tanto com tração dianteira quanto nas quatro rodas – garante excelente distribuição de torque nas mais variadas situações, grudando o BMW X1 2018 no chão. Há um excelente equilíbrio dinâmico, reforçado pelo modo Sport em condução mais agressiva. A direção é muito leve e direta. O ajuste da suspensão é firme – especialmente no modo Sport – mas as estradas de terra não são seu forte.

BMW X1 2018 – consumo

Cidade

  • BMW X1 sDrive20i 2018 – 7,0 km/litro no etanol e 10,3 km/litro na gasolina
  • BMW X1 xDrive25i 2018 – 6,6 km/litro no etanol e 9,4 km/litro na gasolina

Estrada 

  • BMW X1 sDrive20i 2018 – 9,0 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina
  • BMW X1 xDrive25i 2018 – 8,1 km/litro no etanol e 11,5 km/litro na gasolina

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BMW X1 2018 – manutenção e revisão

A BMW não tem um programa de manutenção e revisão baseado em revisões pré-definidas, tais como a cada 10.000 km, por exemplo. Ela se baseia na tecnologia CBS (Condition Based Services), que vai a bordo dos automóveis. Com ela, a marca monitora de forma remota e constantemente o estado de alguns componentes, entre eles óleo de motor e fluidos dos veículos, informando com quatro semanas ou 2.000 quilômetros de antecedência, quando uma manutenção é necessária.

Os pacotes de manutenção da BMW são divididos em dois, podendo ser utilizados pelo cliente, exclusivamente, na primeira e na segunda manutenção, sendo estas indicadas pelo sistema CBS (Condition Based Service) no display central do veículo.

O pacote BMW Maintenance 1 inclui: substituição da quantidade de óleo recomendada pela BMW, troca de filtro de óleo, mão de obra e leitura da chave e reset do CBS. Preço: R$ 660,16.

O pacote BMW Maintenance 2 ActiveFlex (há outro para motores exclusivamente a gasolina) inclui: substituição da quantidade de óleo recomendada pela BMW, troca de filtro de óleo, troca do filtro de combustível, troca do microfiltro do ar-condicionado, substituição da bateria da chave, mão de obra, leitura da chave e reset do CBS. Preço: R$ 1809,73.

BMW X1 2018 – ficha técnica

Motor

sDrive20i

xDrive25i

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Turbo Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1998

1395

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

11:1

11:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 192 cv @ 5000 rpm / Etanol: 192 cv @ 5000

Gasolina: 231 cv @ 5000 rpm / Etanol: 231 cv @ 5000

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 28,5 kgfm @ 1.250 rpm / Etanol: 28,5 kgfm @ 1.250 rpm

Gasolina: 35,7 kgfm @ 1.250 rpm / Etanol: 35,7 kgfm @ 1.250 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 8 marchas

Automática 8 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco ventilado

Disco ventilado / Disco ventilado

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Liga Leve aro 19 polegadas

Pneus

225/50 R18

225/45 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4439

4439

Largura sem retrovisores (mm)

1821

1821

Altura (mm)

1612

1612

Distância entre os eixos (mm)

2670

2670

Capacidades

Porta-malas (litros)

505

505

Tanque (litros)

61

61

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

590

600

Peso em ordem de marcha (kg)

1485

1540

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

BMW X1 2018 – fotos

4.0

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