BMW Z4: desempenho, motores, versões, preços

O BMW Z4 é um roadster de fabricação austríaca e que já não é mais vendido oficialmente no Brasil, onde foi importado ainda como modelo 2022 e teve duas versões.


O conversível da marca alemã nasceu de um projeto conjunto com a Toyota, que deu origem ao atual Toyota Supra.

Este último compartilha a plataforma do Z4, assim como também motor, câmbio e parte da estrutura.

O Z4 é um produto que vem de uma linhagem que começou nos anos 80 com o BMW Z1, tendo como proposta ser um roadster pequeno, mesmo segmento do Mercedes-Benz SL, por exemplo.

Conhecida como geração G29, a atual base do Z4 surgiu em 2018, sendo produzida exclusivamente em Graz, Áustria, onde o carro é feito pela Magna Steyr. De lá também sai o Toyota Supra.

BMW Z4 – desenvolvimento

Desenhado por Calvin Lucas, o BMW Z4 atual tem a concepção clássica de motor e câmbio em longitudinal, com tração essencialmente traseira.

Equipado com motores B48 de quatro cilindros e B58 de seis cilindros em linha, o Z4 foi vendido no Brasil nas duas motorizações, nas versões sDrive 30i e M40i.

O primeiro, o Z4 sDrive 30i tinha motor 2.0 TwinPower Turbo com 258 cavalos e 40,8 kgfm, enquanto o Z4 M40i tinha proposta mais esportiva e seu B58 3.0 TwinPower Turbo tinha 340 cavalos e 51 kgfm.

Ambos eram equipados com transmissão automática ZF 8HP de oito velocidades, acoplada a um eixo cardã e com diferencial traseiro fixo na carroceria, ligando as rodas por semieixos.

Na Europa e outros lugares, a BMW oferece ainda câmbio manual de seis marchas como opção, tornando a condução mais purista.

Com 4,324 m de comprimento, 1,864 m de largura, 1,304 m de altura e 2,470 m de entre eixos, o Z4 tem apenas dois lugares, assim como duas portas.

Tendo 281 litros no porta-malas, com a capota levantada, o BMW Z4 precisa de poucos segundos para abaixar ou levantar a capota, fazendo isso até 50 km/h.

Pesando de 1.415 kg a 1.535 kg, o roadster da BMW vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos na versão sDrive 30i e 4,5 segundos na M40i.

A velocidade máxima é limitada nos dois casos, sendo sempre 250 km/h. Com consumo entre 9,0 km/l e 11,5 km/l, o Z4 aproveita a eficiência dos motores da BMW.

Eles apresentam tecnologias como injeção direta de combustível e turbo twin scroll, garantindo assim alto torque em baixa rotação e rapidez na resposta ao acelerador.

Isso sem contar que o câmbio de oito marchas aproveita muito desse torque em baixa, mantendo a rotação para baixo e não trocando marchas desnecessariamente.

Bem equipado, o BMW Z4 trazia conectividade avançada com assistente do motorista com IA, sendo acionada pela frase: “Olá, BMW”.

A Intelligent Personal Assistant vinha ainda com BMW Live Cockpit Professional, que incluía cluster digital com tela de 12,3 polegadas e multimídia iDrive com 10,25 polegadas.

Isso sem contar HUD e o Driving Assistant, alertando o motorista sobre o tráfego cruzado na traseira, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, etc.

Hia ainda estacionamento automático com o Parking Assistant e uma função diferenciada, a Reversing Assistant.

Ela permitia ao Z4 registrar os últimos 50 metros percorridos e, em caso de necessidade, podia retornar essa distância de marcha ré.

O teto de lona, que abria e fechava em 10 segundos, era somente da cor preta, sendo que na Europa existem outras tonalidades, como o marrom, por exemplo.

Sua chegada ao Brasil ocorreu em junho de 2019 e somente na versão sDrive 30i M Sport, que chegou custando R$ 309.950.

Em agosto do mesmo ano, a BMW trouxe o Z4 M40i, que trazia o desempenho do seis em linha e com preço sugerido de R$ 384.950.

Com elementos visuais mais expressivos que na sDrive 30i, a versão M40i tinha rodas aro 19 polegadas exclusivas.

Essa versão apresentava ainda seis cores especiais: Branco Alpino, Preto Safira, Prata Glacier, Azul Misano, Vermelho San Francisco e Cinza Frozen II.

Bancos M Sport, painel com revestimento Sensatec e guarnição em alumínio Tetragon faziam parte do pacote.

Junto à padronagem interna com quatro combinações de cores: Branco Ivory/Preto, Preto/Preto, Vermelho Magma/Preto e Cognac/Preto.

O pacote M Sport incluía volante M, cintos de segurança M Sport e bancos em couro Vernasca, nas cores descritas acima.

Além do ar condicionado dual zone e do sistema de circulação de ar quente com o teto aberto, o BMW Z4 M40i tinha também sistema de som Surround Harman Kardon com 12 alto-falantes e 365 watts.

Um recurso interessante no Z4 era o Comfort Access 2.0, que dava as boas-vindas ao motorista num raio de três metros, abrindo as portas a um metro e meio.

Coisas como comunicação wireless, conexão 4G por SIM Card para serviços remotos de manutenção e assistência, Wi-Fi, HD interno de 20 GB e navegador GPS inteligente com mapas em 3D eram encontrados no Z4.

O BMW Z4 M40i tinha ainda Launch Control, suspensão adaptativa M Sport e o diferencial M Sport, cujo bloqueio eletrônico podia ser de 0% a 100%.

Os freios da versão M40i eram da divisão M Sport, ou seja, mais potentes que na versão com motor 2.0 litros.

Antes de saírem de linha, as duas versões custavam R$ 441.215 e R$ 522.545, respectivamente sDrive 30i e M40i.

BMW Z4 – detalhes

O BMW Z4 tem capô longo, portas curtas, traseira truncada e capota em lona retrátil, basicamente. Na frente, a grade de duplo rim pode ser preta ou parcialmente cromada.

O capô é integral e tem vincos acentuados, enquanto os faróis full LED possuem projetores sobrepostos, luzes diurnas em LED e repetidores de direção em LED.

Já o para-choque tem spoilers nas laterais com entradas de ar falsas e dutos de ar para os freios, enquanto a parte central tem grade com duas entradas de ar em ângulo.

Sob o para-choque existem dois defletores de ar emborrachados. Nas laterais, saídas de ar laterais com acabamento em preto brilhante e vincos pronunciados.

As rodas de liga leve são M Sport com aro 19 polegadas, tendo pneus 225/45 R19 na frente e 255/40 R19 atrás, no caso do Z4 sDrive 30i M Sport.

Vincos acentuados surgem acima e abaixo das saídas de ar laterais, marcando a linha de cintura, que tem ainda maçanetas das portas abauladas, com retrovisores apoiados nas colunas A.

Estas colunas A são quase retas, curvando-se levemente sobre a cabine. Na traseira, as lanternas em LED possuem design fluido, que se conecta com as linhas da traseira, com tampa do bagageiro volumosa.

Nesse caso, ela sustenta a luz auxiliar de freio, além da nomenclatura do modelo. O para-choque traseiro tem saídas de ar nas laterais com refletores, sustentando ainda a placa mais acima.

A base do protetor é em preto brilhante com duas saídas de escape circulares no Z4 sDrive 30i e duas retangulares no M40i, que ainda tem difusor de ar entre as bocas do escapamento.

Por dentro, duas barras anticapotamento com elementos vazados são pintadas de preto brilhante (sDrive 30i) ou prata (M40i), tendo ainda tela anti-turbulência no meio delas.

O painel tem design moderno com revestimento soft costurado, tendo ainda base para o HUD colorido, assim como cluster num formato hexagonal com tela de 12,3 polegadas.

A instrumentação segue o mesmo estilo, com elementos que se moldam ao formato externo. Basicamente apresenta velocímetro e conta-giros em escala, assim como nível de combustível e temperatura da água.

No M40i apresenta ainda nível de potência e torque instantâneos em escalas internas. Também reproduz informações do iDrive, como navegação por GPS.

Ao centro, a multimídia iDrive tem tela de 10,25 polegadas e concentra todas as principais funcionalidades, incluindo navegação por GPS, câmera de ré, Apple CarPlay, espelhamento de smartphone, mídias, funcionalidade do carro, etc.

O túnel central tem botão de navegação, assim como alavanca de câmbio joystick com mudanças manuais. Os bancos são esportivos em couro com cintos M Sport. O porta-malas tem 281 litros.

BMW Z4 – versões

  • BMW Z4 sDrive 30i M Sport
  • BMW Z4 M40i

Equipamentos

BMW Z4 sDrive 30i M Sport – Motor 2.0 TwinPower Turbo e transmissão automática Steptronic de oito marchas, mais faróis full LED, luzes diurnas em LED, grade em duplo rim preta, spoiler, molduras pretas, rodas esportivas M Sport aro 19 polegadas.

Pneus 225/45 R19 na frente e 255/40 R19 atrás, direção eletro-hidráulica, ar condicionado dual zone, capota retrátil de acionamento elétrico, bancos esportivos com ajustes elétricos e aquecimento, lanternas em LED, vidro traseiro térmico, vidros verdes e para-brisa degradê.

Duas saídas de escape, luz de ré central e luz auxiliar de freio elevada, freios a disco ventilados nas quatro rodas, suspensão traseira multilink, retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico, alarme e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Duas barras anticapotamento em preto brilhante, tela anti-fluxo de ar, volante em couro M Sport, cluster digital configurável de 12,3 polegadas, multimídia iDrive de 10,25 polegadas, câmera de ré, sistema de som com alto-falantes e tweeters, e retrovisor eletrocrômico.

Acabamento com detalhes em alumínio, revestimento soft, paddle shifts, bancos em couro, vidros elétricos, travamento central elétrico, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, comandos de navegação e controle de cruzeiro adaptativo.

Sensor de chuva, sensor crepuscular, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, airbags frontais, airbags laterais, retrovisores com desembaçador e ajustes elétricos, porta-luvas iluminado e porta-copos coberto.

Apoio de braço central com porta-objetos, luzes de leitura em LED, iluminação interna em LED, para-sois com espelhos iluminados, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, pedais esportivos, alavanca de câmbio joystick e freio de estacionamento elétrico.

Conexão 4G via SIM Car, serviços de manutenção e assistência remotos, comandos de voz, USB, Apple CarPlay, projeção de smartphone iOS, HD interno de 20 GB, navegador GPS, Start&Stop, freios regenerativos, entre outros.

Alerta de tráfego traseiro, HUD, estacionamento automático e reversão de 50 metros em marcha ré.

Opcionais: Interior nas combinações Branco Ivory/Preto, Preto/Preto, Vermelho Magma/Preto e Cognac/Preto.

BMW Z4 M40i – Itens acima, mais motor 3.0 TwinPower Turbo, pneus 255/35 R19 na frente, 275/35 R19 atrás, grade dianteira com elementos cromados, para-choque traseiro com difusor de ar e saídas de escape retangulares.

Barras anticapotamento metalizadas, sistema de som Surround Harman Kardon com 12 alto-falantes e 365 watts, Launch Control, diferencial M, suspensão adaptativa M, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa e colisão, e alerta de ponto cego.

Freios M Sport, transmissão Steptronic Sport, Comfort Access 2.0, bancos em couro Vernasca, detalhes em alumínio Tetragon, bancos esportivos M Sport, navegador Professional, cintos de segurança M Sport e volante M revestido de couro.

Opcionais: Acabamento interno nas combinações Branco Ivory/Preto, Preto/Preto, Vermelho Magma/Preto e Cognac/Preto.

Preços

  • BMW Z4 sDrive 30i M Sport – R$ 441.215
  • BMW Z4 M40i – R$ 522.545

BMW Z4 – motor

O BMW Z4 tem dois motores e ambos foram oferecidos no Brasil. O conversível da marca de luxo alemã tinha os propulsores B48 e B58, ambos de conceito modular.

Construídos em alumínio, eles possuem cabeçotes com dois comandos variáveis do sistema Vanos e gerenciamento eletrônico de abertura e fechamento de válvulas, o Valvetronic.

Tendo injeção direta de combustível sob alta pressão, os modelos B48 e B58 do Z4 têm ainda recirculação dos gases de escape (EGR), bem como intercooler e turbocompressor twinscroll.

Este último é um turbo com câmara dupla, que funciona usando os gases de escape em separado nos cilindros, sendo dois para quatro cilindros e três para seis cilindros, em cada duto.

Assim, compensa-se o funcionamento dos cilindros, dividindo a carga para movimentar a turbina em regimes diferentes, reduzindo assim o turbo lag.

É por esse efeito que os motores da série B produzem alto torque em rotações muito baixas. Em modelos como o Série 3, por exemplo, o torque máximo chega a aparecer aos 1.250 rpm.

No B48 2.0 TwinPower Turbo de 258 cavalos a 5.000 rpm, o torque aparece em 1.550 rpm, enquanto o B58 3.0 TwinPower Turbo de 340 cavalos a 5.000 rpm, surge a 1.600 rpm.

O primeiro entrega ótimos 40,8 kgfm, com o segundo tendo 51 kgfm. Com toda essa força, o BMW Z4 rende muito bem em qualquer condição.

Já a transmissão automática ZF 8HP é mundialmente conhecida e explorada, sendo que na BMW, equipou desde um BMW 116i até o BMW 760i, entre outros.

Montada em longitudinal e volumosa, a caixa que recebe o nome Steptronic na BMW, tem oito velocidades e conversor de torque, além de modos Eco e Sport.

Tem mudanças manuais na alavanca de transmissão por joystick ou pelos paddle shifts no volante.

Trata-se de um câmbio altamente confiável e equipa inclusive picapes de porte médio com chassi de longarinas.

Conectado a ela, um eixo cardã ligado ao diferencial traseiro, que pode ter deslizamento limitado com bloqueio eletrônico (M40i), tendo como conexão com as rodas, semieixos com homocinéticas.

Desempenho

  • BMW Z4 sDrive 30i M Sport – 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e máxima de 250 km/h.
  • BMW Z4 M40i – 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e máxima de 250 km/h.

Consumo

  • BMW Z4 sDrive 30i M Sport – 9,8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada
  • BMW Z4 M40i – 9,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada

BMW Z4 – fotos

Autor: Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.

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