GM Hyundai Volkswagen

Bob Lutz diz que GM, Volkswagen e Hyundai são as três novas maiorais

Bob Lutz, o famoso executivo aposentado que foi anteriormente vice-presidente da GM, comentou essa semana com a revista alemã Manager Magazin que GM, Volkswagen e Hyundai são daqui pra frente as maiores montadoras do mundo.

Questionado sobre para onde ele acha que irá o futuro do segmento automotivo no mundo, ele disse que as três empresas citadas, dos EUA, Alemanha e Coréia, são agora as maiorais.

Mas então o que ele acha das japonesas? Segundo Lutz, Toyota e Honda perderam o foco, não tem mais aquela imagem de qualidade impecável, seus modelos não são particularmente bonitos e a dirigibilidade deles está bem abaixo das melhores marcas americanas e européias.

Lutz afirma que a GM não deixará fácil para Volkswagen e Hyundai, pois desde ter atingido o fundo do poço, a marca americana está investindo pesado em engenharia e competitividade.





  • erickluuh

    Hyundai e Kia não são como Renault e Nissan? Se a Hyundai um dia se tonar líder mundial, os números da Kia também vão contar… não é?

    Teve até uma história no Brasil que a Caoa se aproveitou de alguns dados de venda das duas marcas e só anunciou como Hyundai….

  • 72007998

    cara a gmb pode e muito ajudar a matriz… carros modernos de ultima geração, a gm é candidata sim, acredite. :)

    • Romulo_Max

      Só faltou dizer que além de modernos são baratos e bonitos!!!rsss

    • Diggo

      "carros modernos de ultima geração"

      Você estava sendo irônico, certo? pois nenhum se salva, os mais novos são importados.

      Malibu – EUA
      Ômega – Austrália
      Captiva – México
      Camaro – Canadá
      Cruze – CKD

    • Duda_li

      "Moderno"????

      Tanto quanto uma caixa de fósforo né?

      • CharlesAle

        E olha que fósforos tem preços condizentes com o produto!!!pois nunca vi ninguém reclamar do preço dos fósforos,ao contrários das sucatas superfaturadas da GM!!!!!!!

  • Antoniokings1

    Esqueceu também de Renault-Nissan que, atuando em conjunto,vai acabar sendo o maior.

    • Rmonteggia

      O cara é americano!! Eles só veem o lado deles, além disso puxou a Brasa pra GM de qual ele foi presidente! Como Renault-Nissan é uma aliança, são montadoras separadas, o capital é separado. Os coreanos estão crescendo muito nos EUA, mas os Europeus tem um pé atrás com eles.

  • danielcastelli

    Pra mim, são as três que deviam afundar primeiro…

    • Castle_Bravo

      Exatamente o que penso, poderiam afundar as três primeiro :P

  • RafaMarinheiro

    A GM tem muitas surpresas para o Brasil, aguardem B) ………..

    • Marquinhos

      a surpresa seria o preço catastrófico em carros caros e pelados made in Brazil?

      • zemarreta

        Ou uma versão Jurassic da Zafira com a cara do Agile?

        • Herumor_

          essa medonhice (uhuu) eu axo que a gente ainda vai ver eim!

      • Pedro Evandro

        Marquinhos:

        isso não seria uma surpresa.

  • AutomotiveEngg

    Com décadas de experiência, incluindo a presidência da GMB, Bob Lutz é autoridade no assunto, além de referência no mundo automotivo, e sabe o que está dizendo.

    Quanto às três maiores, o tempo dirá se sua previsão está correta, porém faz sentido destacar os fabricantes que ou explicitam publicamente planos e estratégias agressivos, ou vem apresentando competitividade que lhes credencie a ganhar posições no ranking mundial.

    Quanto às japonesas, são favas contadas que o impacto da aplicação pioneira dos princípios de qualidade e produção enxuta, preconizados por Deming e Juran já se esgotou ao longo de três décadas (1980-2010), e que os fabricantes que sobreviveram a tal impacto tendem a ter níveis de qualidade compatíveis com a exigência de mercado gerada deste o início de tal processo.

    Sem dispor de fatos novos conhecidos que lhes permitam se destacar e continuar crescendo sobre as fatias de mercado dos concorrentes, as japonesas terão, de agora em diante, muito trabalho para manter suas participações já conquistadas, sobretudo em mercados maduros, conforme indícios recentes já vinham sinalizando.

    • t75

      o Lutz deve estar sendo irônico..

      • AutomotiveEngg

        Ele até pode estar equivocado, como podem equivocar-se os mais sérios e conceituados profissionais.

        O fato inconteste, no entanto, é que ele não construiu sua reputação brincando em serviço!

        • t75

          não foi na gestão dele que a GM quebrou?

          • AutomotiveEngg

            Não.

            A GM inscreveu-se no "Chapter 11" sob a presidência de Richard Wagoner, que resistiu à proteção da lei de falências até o último momento, tendo sido demitido por ordem de Barack Obama, meses depois, quando a organização já havia sido majoritariamente estatizada.

            Graças à sua competência, após aposentadoria Bob Lutz retornou sob a presidência de Dan Akerson (a convite do próprio), como membro do conselho.

        • aprs

          Só que agora ele é aposentado e pode brincar à vontade. Outro dia li que a Toyota tinha voltado pro topo. Se nem a crise e tsunami tiram os caras do topo…

          • AutomotiveEngg

            1. Bob Lutz "desaposentou-se", há alguns meses;

            2. O ranking global de vendas de OEMs do segundo trimestre de 2011 não se encontra, ainda, disponível.
            Os dados conhecidos mais recentes (primeiro trimestre de 2011), são os seguintes:

            1º – GM – 3,29M
            2º – VW – 2,99M
            3º – TMC – 2,79M

            3. A Toyota já vinha apresentando importante queda de vendas anteriormente ao tsunami, que agravou ainda mais sua situação, mas que causou perdas de produção e de mercado também para todas as demais concorrentes, em virtude da paralisação de fornecedores japoneses.

            • aprs

              Tem o lance do pedal do Toyota. Você teria uma relação EUA x China nas vendas de GM e VW? O Japão como 3º mercado em dificuldade complica a vida de todas as marcas japonesas.

              Li na notícia da AE de 30/09 http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoe

              Não sei qual ranking você usa (ou se esse JATO é confiável), mas lá diz que a Toyota estava em 5º até maio. Rapidamente voltou pra 2º e agora só perde pra VW. No mês de agosto a Toyota ficou em primeiro.

  • jcesarcbr

    Esqueceram da FORD?

    • GAbRieLGUIMA

      Não, a Ford estacionou e ela se viu ultrapassada pelas outras.

    • Guilherme_M

      Ela pode ser maior nos EUA, mas a GM tem maior atuação em todo o globo, em países como Brasil, Argentina, China, e até na Austrália.

  • CanalhaRS

    Nos EUA eu apostaria minhas fichas na Ford e não na GM….
    Quanto a VW e Hyundai eu acredito que podem sim estar entre as maiores.

    • zemarreta

      Sim, a minha impressão é que lá ela até goza de maior reputação que a GM.

    • Rmonteggia

      O Bob puxou a brasa pro assado dele!!

  • LuisBurro

    A VW até entendo,mas a GM?

  • Castle_Bravo

    O pessoal subestima os japoneses, este ano tomaram um baque por centralizarem muita da produção no país de origem e o tsunami ter prejudicado a produção globalmente.

    Em 2012 a Toyota voltará com tudo, jogando pesado contra GM e a VW.

  • zemarreta

    Se a gestão da GM Mundial for parecida com a da GMB – leia-se, retiram de linha bons modelos da Opel por umas coisas com cara de trator desenhados seilaonde – o caminho dela é ladeira abaixo…

  • Pedro_Lourenco

    Vai dormir vovô.

  • Kenny_

    Não é lá muito confiavel a opinião desse indivíduo. Primeiro porque ele voltou a trabalhar na GM como conselheiro senior (pessoalmente eu acho que a Ford está com produtos muito melhores que a GM). Segundo porque ele desconsiderou a dupla Renault-Nissan (mencionou a Honda, a Honda é menor que a Nissan ou a Renault separadas, ela nunca figurou entre as maiores do mundo). E terceiro porque mesmo em época de transição das gerações de boa parte de sua linha e com os recentes empencilhos (tsunami e crise economica) a Toyota tem se segurado bem como uma das maiores do mundo. Se os modelos ainda não atualizados da Toyota não cairem até chegarem suas respectivas novas gerações dificilmente será desbancada.

  • Renan_Wolf

    Desculpe GM e Bob Lutz, mas dos EUA eu apostaria totalmente na FORD e um pouco na Dodge/Chrysler/Jeep, a GM já era a muito tempo, na Ásia, acho que a Hyundai já está perdendo a mão no design, enquanto a KIA continua detonando, e a VW lógico, é incrível fora do Brasil.

  • Rodrigo

    Quem é o maior calo da GM? As Japonesas.
    Qual é o carro mais vendido no mercado Norte Americano? Um Japonês.
    Tudo que um Estadunidense quer é eliminar sua maior preocupação, mesmo que seja dar um pouco mais força para os menores.
    Os Japoneses não são, e nunca tiveram a pretensão de ser os carros mais luxuosos ou querer equiparar-se com os luxuosos Americanos ou Europeus.
    Enquanto que, para um americano considerar um carro de verdade era ter a obrigação de ser produzido em Detroid, os japoneses viam montando seus veículos no navio. Produção baratada, enxuta e rápida.
    Não é porque o cara tem 80 anos de experiência que quer dizer que ele está sendo honesto e imparcial.
    Acredito sim no crescimento destas outras citadas, mas os Japoneses estão simplesmente no primeiro lugar no mercado norte americano. A GM sempre desdenhou as Fabricantes Nipônicas. E pelo que parece, não mudou nada.

    • GAbRieLGUIMA

      Mas ele citou a Hyundai, que é Coreana e sempre foi mais desdenhada que as Japas!

  • Diggo

    Não é atoa que na época dele a GM quase faliu…

    • rogeriulima

      Não é atoa que esse foi o cara que pra defender os carros beberrões que a GM fabricava/fabrica chegou a afirmar que aquecimento global era invenção de ecologista

      • aprs

        Esse aí é outro Bob :)

  • MuriloSoares

    Esse Bob Lutz, deveria ter se aposentado em todos os sentidos, GM maioral, nunca mesmo antes de quebrar…empresa velha, gente velha, pensamento velho, carros velhos!! têm alguns carros que se salvam

    • CanalhaRS

      Falou tudo Murilão!
      Essa besta quadrada aí foi um dos responsáveis por quase quebrar a GM, só investindo em SUV e carros pesados e beberrões, e quando a crise veio a marca estava com as calças na mão. Olha a porcaria que a GM virou aqui, sucatearam a unidade praticamente. Agora ficam lançando uma enganações horríveis e o povo aqui ainda bate palma, achando que marca está investindo no país…coitados….

  • epa

    Avante GM! trucida as concorrentes com seu Camaro e cia.

    • brasinteligente

      …Agile, Classic, Corsa, Montana, Cobalt. É brincadeira a GMB é perante a Hyundai tem comparação?

      • Herumor_

        GMB <- neh
        Sonic, Camaro, as camionetes muito feras que tem la e fora as marcas Opel e Vauxhall…

        mas o veio exagerou em dizer que serão essas as 3 maiores…

  • lndnfsu2

    acho que a Ford tem mais chances do que a GM… mas vamos ver

  • AF1979

    Mais moral que a Ford, mais por cima da carne seca do que a Toyota, mais rei na barriga do que a Honda. Eleita por Bob Lutz, ex-vice da GM, como uma das três futuras maiores marcas… do mundo. Hyundai…

  • fkas

    Eu ainda acho que o "fundo do poço" deles não chegou ainda…

  • BrunoMulsane

    E dai! Não gosto de nenhuma das 3!! Gosto de carros ford, honda e kia. Pra mim são as melhores.

    • AF1979

      Então você gosta de alguma forma da Hyundai, pois a Kia é do mesmo grupo.

      • BrunoMulsane

        Sei que são do mesmo grupo, mas o design é totalmente diferente. Gosto de carros agressivos, mas elegantes ao mesmo tempo. Os carros da hyundai faltam elegância. Por isso daqui um tempo se tornarão enjoativos e bregas.

  • AutomotiveEngg

    Enquanto isso:

    – Chrysler: +27%
    – Ford: +9%
    – GM: +20%
    – Honda: – 8%
    – Toyota: – 17,5%

    http://www.detnews.com/article/20111003/AUTO01/11

  • lucca

    Quero ver ele me explicar por que as três maiores (no mundo real, e não em sua cabeça) são Toyota, VW e Ford. Isso ele não comenta!

  • Cil

    Eu concordo com ele, afinal ele está falando de empresas que de fato investem em engenharia e competitividade.

    No caso da GMB, essa até pouco tempo atrás preferia ficar no conforto do fundo do poço mesmo, embora parece que agora quer andar pra frente… a VW brasileira? Ah… deixa pra lá!

  • Essa piada foi boa: GM maioral? Tá pergunta porque a presidente da GMB (Denise) saiu daqui?
    Ele só deve ter considerado as marcas em países de primeiro mundo né?

  • DiMais

    ok, ele sempre vai desconsiderar as japonesas.. deve ficar pelo fato de o governo ter salvo a empresa orgulho da nação, a Ford foi a única marca dos EUA que não precisou da ajuda de ninguém para sair da crise, as japonesas enfrentaram sérios problemas de qualidade com seus fornecedores e depois mais as catástrofes naturais e ainda assim se mantém por cima no ranking mundial.. claro que não se pode fechar os olhos para o crescimento da coreana e nem da ambição da VW em ser a Top1, mas daí o cara simplesmente ignorar a Toyota.. primeiro vá fazer um carro de passeio que venda mais que o japonês..

  • CharlesAle

    Coloco fé é na ford,que tem acertado o desenho dos carros,e do fiesta pra cá,tem lançado só belos carros,e com qualidade,a ford aprendeu bem com a crise que passou,e sabe que se o carro não tiver beleza e qualidade,não vende….época de fiesta tristonho já foi……….

    • BrunoMulsane

      Quem anda antes nos carros ford, com certeza vão ficar com a marca.



Send this to friend