Etc Governamental/Legal

Bolívia proibe importação de carros com mais de 5 anos de uso, para aliviar o trânsito

Mapa-Bolivia Bolívia proibe importação de carros com mais de 5 anos de uso, para aliviar o trânsito







A Bolívia está vendo uma explosão na compra de carros, nos últimos anos. Parece que por lá a classe trabalhadora também descobriu financiamentos e facilidade para comprar seus carros, como aqui no Brasil. Por isso, o governo teve que proibir a importação de carros com mais de cinco anos de uso.

O presidente boliviano tomou essa decisão para parar com a importação desenfreada de carros velhos do Japão. Como naquele país oriental eles não valem nada, chegam na Bolívia a preço de banana. Os carros então são transformados para ter a direção do lado esquerdo, e são vendidos. Aí a pessoa começa a usar ele como carro pessoal ou como taxi, lotando as ruas a cada dia mais.

Os mecânicos que fazem a transformação fizeram protestos juntamente com as lojas de carros usados que vendem eles, chegando até mesmo a fechar as ruas e tal. Mas não adiantou muito.

O bom é que essa medida faz com que a Bolívia fique mais alinhada com outros países da América do Sul, que até permitem importação de carros usados, mas os impostos são tão altos e a complicação é tão grande, que geralmente poucas pessoas o fazem.

[Fonte: CBS]



  • Thiago07

    Não sabia que os bolivianos tinham facilidades em importar carro do Japão, mesmo usados tem muito carro legal lá no Japão. Jah penso o cara importar skyline, nissan 180, nissan silvia….. :evil:

  • captor

    [Comentario #128133 sera citado aqui]

    Infelizmente aqui no Brasil não dá para fazer este tipo de importação, trabalho com Comércio Exterior e sei muito bem a dificuldade que é trazer um carro usado de outro país.

    A importação de veículos usados, de modo geral, não é autorizada pelo Decex. No entanto, excetuam-se dessa regra os veículos antigos, desde que com mais de trinta anos de fabricação, para fins culturais e de coleção, os importados sob a forma de doação, os havidos por herança aberta no exterior, pertencentes ao de cujus na data do óbito e os importados por missões diplomáticas, repartições consulares e representações de organismos internacionais.

  • nando_acf

    Antes importação de carro usado japonês, do que importação de carro “roubado” brasileiro feito pelo Paraguai, principal receptor de carros roubados da América Latina!!!

  • luky

    [Comentario #128143 sera citado aqui]

    Captor,

    Vc saberia nos informar a base legal disso??? Qual lei, decreto e/ou regulamento que trata do assunto???

    Grato,

  • Commando

    Se tiver um Honda NSX, ou Toyota Supra, ou Nissan Skyline a preço de banana estou fazendo minhas malas e indo para lá agora!!!!!! :whaaa: :whaaa: :whaaa: :whaaa:

    ps: brincadeira, claro


Send this to a friend