A eletrificação de veículos comerciais no Brasil está cada vez mais acelerada. Nesta semana, a JAC Motors lançou a van de passageiros iEV750 Vip por R$ 479.900 e a Citroën anunciou seu furgão ë-Jumpy ainda para 2021.
Contudo, a história não termina aí… A startup gaúcha Arrow Mobility fechou um contrato de venda de 100 vans elétricas Arrow One para a locadora Unidas.
O modelo será fabricado em Caxias do Sul e terá as primeiras unidades entregues ao cliente em outubro de 2022. Na Unidas, o foco dos veículos será a entrega de produtos de e-commerce.
A Unidas quer testar os veículos em ações como Black Friday e o Natal. Breno Davis Campolina, Head de Frotas da Unidas, disse à revista Exame:
“A Unidas tem estado na vanguarda da transformação sustentável do país e entendendo a nova realidade de entregas dentro dos centros urbanos, que aumentou consideravelmente, puxada em especial pela mudança de consumo dos brasileiros que passou a utilizar mais o e-commerce e acelerado pela pandemia, traz mais uma vez propostas inovadoras de mobilidade”.
Ele complementou: “Em parceria com a Arrow One ofereceremos diversos conceitos específicos e customizados para o comércio online, sendo 100% elétrico e com zero emissão de carbono, contribuindo para conscientização global de desenvolvimento sustentável”.
O Arrow One utiliza um conceito chamado “Walk-in-Van”, que dá acesso ao motorista à carga internamente. Além disso, o furgão de 17 m³ de volume interno, tem um sistema de carregamento diferente.
Chamado One Shot Loader, o sistema permite o carregamento de mercadorias de uma única vez para dentro do veículo.
Com poucas informações técnicas, sabe-se que o veículo, que lembra estilisticamente modelos como o Rivian da Amazon e o BrightDrop EV600, por exemplo, tem autonomia de 250 km.
A Unidas diz que ele é 50% mais produtivo e 70% inferior em custo energético numa comparação com um veículo diesel. O tempo de recarga é de 3 horas.
[Fonte: Exame]