Brasil: Arrow Mobility vende vans elétricas para locadora

A eletrificação de veículos comerciais no Brasil está cada vez mais acelerada. Nesta semana, a JAC Motors lançou a van de passageiros iEV750 Vip por R$ 479.900 e a Citroën anunciou seu furgão ë-Jumpy ainda para 2021.


Contudo, a história não termina aí… A startup gaúcha Arrow Mobility fechou um contrato de venda de 100 vans elétricas Arrow One para a locadora Unidas.

O modelo será fabricado em Caxias do Sul e terá as primeiras unidades entregues ao cliente em outubro de 2022. Na Unidas, o foco dos veículos será a entrega de produtos de e-commerce.

A Unidas quer testar os veículos em ações como Black Friday e o Natal. Breno Davis Campolina, Head de Frotas da Unidas, disse à revista Exame:

“A Unidas tem estado na vanguarda da transformação sustentável do país e entendendo a nova realidade de entregas dentro dos centros urbanos, que aumentou consideravelmente, puxada em especial pela mudança de consumo dos brasileiros que passou a utilizar mais o e-commerce e acelerado pela pandemia, traz mais uma vez propostas inovadoras de mobilidade”.

Ele complementou: “Em parceria com a Arrow One ofereceremos diversos conceitos específicos e customizados para o comércio online, sendo 100% elétrico e com zero emissão de carbono, contribuindo para conscientização global de desenvolvimento sustentável”.

O Arrow One utiliza um conceito chamado “Walk-in-Van”, que dá acesso ao motorista à carga internamente. Além disso, o furgão de 17 m³ de volume interno, tem um sistema de carregamento diferente.

Chamado One Shot Loader, o sistema permite o carregamento de mercadorias de uma única vez para dentro do veículo.

Com poucas informações técnicas, sabe-se que o veículo, que lembra estilisticamente modelos como o Rivian da Amazon e o BrightDrop EV600, por exemplo, tem autonomia de 250 km.

A Unidas diz que ele é 50% mais produtivo e 70% inferior em custo energético numa comparação com um veículo diesel. O tempo de recarga é de 3 horas.

[Fonte: Exame]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

Deixe um comentário