Brasil Finanças Governamental/Legal México Mercado

Brasil e México assinam livre comércio de veículos

Brasil e México assinam livre comércio de veículos

Brasil e México finalmente chegaram ao livre comércio no setor automotivo. Os dois países latinos eliminam as cotas, impostas desde 2003, através da assinatura de um acordo que elimina os limites de importação e exportação. O documento foi assinado nesta segunda (18), mas ainda não teve todos os detalhes revelados oficialmente pelo governo federal.


A Anfavea, entidade que reúne as principais montadoras do país, foi informada sobre o acordo de livre comércio entre os dois parceiros comerciais e confirmou o tratado. As montadoras estavam buscando impedir que isso acontecesse, pois alegavam que o comércio de veículos favoreceria os mexicanos. Além disso, também reclamavam das cláusulas de conteúdo local.

Agora, pelo que foi divulgado, o livre comércio entre Brasil e México atingirá imediatamente, a partir desta terça (19), automóveis e comerciais leves. Caminhões e ônibus passam a estar livres de cotas em 2020. Em relação ao conteúdo local, ficou acordado que o limite mínimo será de 40% para que os carros possam seguir para um dos dois lados sem imposto de importação.

Brasil e México assinam livre comércio de veículos


Renovado em 2015, o acordo comercial entre Brasil e México previa renovação a cada 12 meses, com o fim estabelecido para esta data. No período entre março de 2018 e março de 2019, a cota para cada lado era de US$ 1,704 bilhão. Ainda assim, o volume importado pelo Brasil ficou 14% abaixo da cota estabelecida.

De acordo com especialistas, a liberação de cotas só deverá ter impacto no comércio bilateral quando o mercado voltar a aquecer. Por enquanto, com as vendas ainda em recuperação, bem como a cotação do dólar na casa de R$ 3,79, não favorecem uma enxurrada de carros mexicanos, embora algumas marcas possam finalmente lançar novos produtos que são feitos no país latino, como no caso da Kia Motors, por exemplo. Pode ainda favorecer a entrada de marcas que fazem carros lá, como a Mazda.

Além do México, a Argentina é outro alvo do Brasil para abertura de mercado. O novo tratado deve pressionar os vizinhos para algo semelhante, pois exportam muitos veículos de alto valor agregado. O acordo prevê US$ 1,5 exportado pelo Brasil a cada US$ 1,00 comprado com os hermanos, como forma de compensar essa diferença de produto.

[Fonte: Estadão]

Brasil e México assinam livre comércio de veículos
Nota média 3.9 de 13 votos

  • Finalmente. Falta só fazer mais uns 20 acordos bilaterais de livre comércio, e aí vamos começar a parecer uma nação mais ou menos desenvolvida.

    • MarcBH

      O governo prometeu fazer uma abertura do mercado brasileiro em todas as áreas. O acordo com o México não é muita coisa, mas já é um ótimo começo. Acordos deste tipo associados com uma provável queda da cotação do dólar vão trazer muita coisa boa para o consumidor brasileiro.

      • TchauQueridos

        Ta trazendo muita coisa boa mesmo! Isenção de visto para Americanos sem contra partida…

        • Matafuego

          A contra partida é facilitar o turismo e a entrada de dólares no país

          • EDU

            Tomara pois o decreto do cancelamento de visto para esses paises vai causar um rombo de 60mi aos cofres com esta isencao

            • Matafuego

              Os 21 mil comissionados exonerados pelo governo já são suficientes para cobrir este “rombo” e ainda sobra dinheiro.

              • Louis

                Bolsonaro está fazendo muitas coisas boas, esses 21 mil exonerados deveria ser comemorado por todos. Mas a extrema imprensa só quer saber do Golden Shower.

                • Ivan Garcia Donoso

                  Vdd

                • MauroRF

                  Exatamente, Louis. Essa imprensa é nojenta e sem escrúpulo algum. Simplesmente um lixo, me dá asco.

                • durango

                  Quem gosta deste golden alguma coisa que vá nadar no rio tietê

              • R. Rover

                Estes cargos já estavam vagos.
                Conta outra.

                • Matafuego

                  Se não vão preenchê-los, é economia.

                  • Tibúrcio

                    Não dê atenção… o cara não tem o mínimo de senso.
                    Movido a mortadela.

                    • R. Rover

                      Um minions vivo?!?!?!
                      Ou morto-vivo?

                    • MauroRF

                      Esse cara é o Antônio, R Rover e EDU, acho que ele tem mais uns nicks por aqui. Já bloqueei todos eles, com essa raça não dá para ter diálogo, eles são cegos na ideologia deles. Destruíram o país e ainda acham que estão certos. Deveriam se matar logo.

                    • R. Rover

                      Deixe de mimimi
                      Tá vendo tundo indo ralo abaixo em menos de três meses?
                      Podes crer que vai piorar muito.
                      kkkkkk

                    • Ygor Soares

                      Seu cérebro já foi ralo abaixo a muito tempo!

                    • R. Rover

                      E o próximo passo é o esgoto.

                    • Evandro

                      Ralo abaixo onde acéfalo? Ah sim, na época do PT e todo o endividamento causado, que somos vítimas até hj td bem neh?

                • Evandro

                  Estavam vagos pq o PT não está no comando, se tivesse abririam mais vagas ainda….kkkk

            • Bruno_Mgá

              Não seja tão esquerdinha e pessimista amigo. Hoje o Brasil recebe 475mil turistas norte americanos, se com essa isenção de vistos a quantidade de turistas aumentar em 30%, com cada um gastando em média R$ 5mil do país, teremos um faturamento de R$ 712 Milhões.
              Agora some mais turistas Canadenses, Japoneses e Australianos. Podemos chegar fácil a um acréscimo de um R$ 1 bi.

            • Leonardo Seixas

              Meu amigo onde vc tirou esse valor?

            • Evandro

              Rombo? Pelo amor neh….

          • R. Rover

            E um monte de pedófilos, assassinos, traficantes e etc.

            • Matafuego

              Claro, esses criminosos não terão que passar na migração dos países de origem nem na migração do Brasil, não é mesmo? O fato da Argentina não exigir meu visto não significa que, caso eu tenha cometido um crime e seja procurado, não serei preso na origem ou no destino.

              • R. Rover

                Pois então, é só abolir para todos os países.

                • Matafuego

                  Claro. Vamos começar com a Venezuela e receber todos os “turistas” fugidos do socialismo do século XXI. Quase não temos problemas com a assistência para o nosso próprio povo, vamos ver se a gente quebra o SUS de vez.

                  Americanos, australianos e canadenses não vão vir fugidos de seus países para aproveitar os maravilhosos direitos que a CLT nos dá. Vão vir para cá a passeio e deixar divisas aqui.

                  Vocês de esquerda vivem em dissonância cognitiva.

                  • R. Rover

                    Vão começar deportando as centenas de milhares de imigrantes brasileiros que lavam latrina em Miami, que o Presidente chamou de vagabundos.

                    • Matafuego

                      Vão mesmo? Vc conversou com o Trump sobre esse assunto quando? Hoje? O presidente os chamou de vagabundos? Não vi nenhuma entrevista em que ele disse ipsis litteris essa palavra.

          • Raul Pereira

            Concordo. Inclusive, há alguns anos atrás tivemos vários problemas com o visto Brasileiro para Americanos, e a entrada de Brasileiros lá só não aconteceu porque o processo não andou aqui.

        • 4lex5andro

          Se eles não fazem questão de turistas br e reais, problema deles, o setor hoteleiro do Brasil e agregados (quiosques, locadoras de carros, ag de turismo), agradecem, que venham muitos dólares.

          • MarcBH

            O fluxo de turistas brasileiros para os EUA já é gigantesco. E a aprovação dos pedidos de vistos feitos por brasileiros é mais de 90%.

            • Chap

              Tá enganado, fera. No ano passado (2018), os EUA recusaram 25% das solicitações brasileiras pelo visto. Em outros anos, a recusa chegou a ser de apenas 3%.

              • leitor

                Contando que em tempo de crise no Brasil o número de solicitações aumenta, eles suspeitam mais ainda. Que venham bem muitos americanos fazer turismo aqui.

              • Unknown

                Para eles é mais importante controlar quem entra no País deles do que o retorno econômico… Eles não precisam abrir as pernas, que nem o governo brasileiro está fazendo pois os recursos provenientes do turista brasileiro não fazem nem cócegas diante da monstruosidade da economia deles.

                • Matafuego

                  Tem muita gente que é a favor da imigração ilegal para os EUA que está criticando a política de abolição de vistos de turismo no Brasil. Vai entender.

              • Iran Borges

                Eles recusaram porque esses 25% eram petistas querendo fugir com medo do bonoro kkkk
                Os EUA não são trouxas

                • Filipe Augustus

                  Eu tbm se fosse presidente de um país não ia querer petistas no meu país! UHuahuhauhauhuauau

                • Antonio

                  Au au au
                  Vira latas!
                  kkkkkk

                  • Iran Borges

                    Quer um ossinho an-totó-nio?

                    • R. Rover

                      Sabe-se lá quantos têm enterrados em Rio das Pedras?
                      Quero não!

                    • MauroRF

                      kkkkkkkkk

                  • Louis

                    Vira latas? KKKKK ainda bem que você usa a bandeira do Brasil no avatar, senão eu iria te chamar de hipócrita…

                    • R. Rover

                      E chique. Olha a estirpe!

                • Junoba

                  Petistas ?? É sério isso oque eu li ? Infantilidade e amadorismo tomou conta dos comentários…

              • Joãozinho

                Depois do “malandragem EUA” a reprovação vai aumentar ainda mais.
                Um brasileiro-mirim querendo pagar de malandro na Capital Mundial dos Malandros… É de chorar de rir

              • Germano Hueberth Jorge Holanda

                Tirei o meu e de minha família em 2018 e realmente foi bem difícil mas a alehacao do consul e que tem muita gente querendo migrar ilegalmente.

              • Ivan Garcia Donoso

                Pq os rejeitados não tinham residencia fixa e empregos, eu vou para lá todos os anos desde 1998 e nunca tive um visto negado ou fui barrado e, muito peli contrário, sou melhor tratado lá do que aqui

                • Chap

                  Eu conheço quem é empresário, com posses/bens e que teve visto negado no ano passado. Levou toda documentação possível e sequer pediram para checar as informações. Você tá por fora dos critérios deles. E outra, uma vez que você recebe o visto, dificilmente será negado na hora de renovar se você se comportou realmente como turista durante esses 20 anos que você diz ir lá.

          • Deadlock

            O visto é importante para os Estados Unidos para que mais gente não vá para lá para viver como clandestino. E tem também a questão da segurança.

          • Junoba

            Você acha mesmo que americano quer fazer turismo no Brasil ? Ir para o Rio e ser assaltado com fuzil na cara ? Ir para as praias do Nordeste, onde Fortaleza, Natal, Maceió, Aracaju e Recife lideram como uma das cidades mais violentas do mundo ??

            • MauroRF

              Uma coisa que acontece muito e não sei se você sabe é o “turismo-saúde”: tá cheio de americano (e europeu também) vindo se tratar nos hospitais tops de São Paulo porque, para eles, mesmo pagando passagem e hospedagem por aqui, sai muito mais barato do que nos EUA. Tenho uma amiga que trabalha no São Luiz e que recebe vários gringos lá, inclusive ela foi contratada com salário acima da média justamente por falar inglês e atender esse povo.

              Dentistas também, há muitos gringos que vêm se tratar com dentistas renomados daqui pagando bem menos. Se a entrada dessa gente for facilitada, melhor para nós.

              O turismo de negócios pode melhorar também, assim como programas de intercâmbio. Não é só de turismo de passeio que dá para ganhar grana.

            • Joãozinho

              Os gringos vêm muito pro Rio, ficam na Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, e tchau.
              Nessas áreas tem assalto? Tem, mas se for pegar os números específicos dos bairros, são bem civilizados.

        • MarcBH

          Trazer turistas ricos para o Brasil é muito bom na minha opinião. Vai gerar empregos e renda em território brasileiro.

          • JOSE DO EGITO

            Com certeza Bolsonaro esta no caminho certo abrir o mercado,facilitar o turismo ,agora a bricadeira ta ficando boa

            • Chap

              Pessoas dos EUA não têm interesse pelo Brasil a não ser pelo turismo sexual ou de entorpecentes. Famílias vão para Europa.

              • leitor

                Fez a fama e agora rola na cama. Que desfaça então. Prendam esses turistas. O país tem muita coisa bonita, precisa mostrar, não é só mulher pelada. Outros países têm mulheres atraentes, muita prostituição mas não é isso que mostram.

              • Mr. Pennybags

                Fonte: Comic Sans

              • Rbs

                Tu ta achando pouco . . tudo coisa boa turismo sexual e entorpecentes! Cerveja gelada e mulher gostosa na praia, pra que melhor?

              • MarcBH

                Quanta abobrinha.

                • Chap

                  Bom são as suas abobrinhas! Rs.

              • R. Rover

                Espero que não venha um maluco desses que provocam chacinas.
                Já temos desses minions suficientes aqui.

                • Eduardo 1981

                  Tu defende a turminha dos esquerdopatas, mas usa avatar símbolo do capitalismo. Que lindo não? Hiprocrisia é pouco para vocês. Socialismo para os outros, capitalismo pra mim.

        • Emilio

          @TchauQueridos, honestamente, vc achou essa iniciativa ruim? O problema do visto pra brasileiro é que, com todas as regras tem gente imigrando ilegalmente, imagine tudo liberado?

          Minha empresa tem vários parceiros tecnologicos norte-americanos, é uma dor de cabeça enorme pra eles virem pra cá por causa do visto. São poucos os consulados brasileiros nos EUA.

          Tenho uns amigos que desistiram de vir pra cá porque, além do valor da viagem, teriam que gastar um bom dinheiro e tempo com deslocamento e taxas do visto brasileiro.

          • TchauQueridos

            Sim com certeza!
            A mesma burocracia e os gastos dos brasileiros para tirar visto para os EUA.

          • SDS SP

            Além do visto, a barreira do idioma é uma reclamação constante dos gringos.

        • Sonfav

          kkkkkkkkkkkkkk

          Rapaz… a vida é assim… quem pode mais chora menos.

          Aprende.

        • Rbs

          Eu to achando que TchauQueridos já caiu foi fora!!

        • gustavo

          Deveria ter feito a muito tempo, nao faz sentido termos um potencial grande para turismo e ficarmos fechado para o turismo por questão de “orgulho” “soberania” e todo esse blá blá de gente atrasada, só o turismo no Brasil pode empregar muito pai de familia, que só querem mesmo é manter o sustento da familia, e sair do desemprego.

        • Guilherme Gimenes

          qual o problema? EUA possuem centenas de milhares de brasileiros, legais e ilegais. Me diz quantos americanos vc conhece no brasil, principalmente ilegais? Precisamos dos dólares deles, precisamos esquentar o turismo.. entao achei correta a atitude. Mesmo que milhares de brasileiros so vao aos EUA para turismo, ainda assim outros milhares vao para ficar … entao nao tem pq sairmos dessa lista de paises que precisam de visto pra ir pra la. sejamos otimistas, mas acima de tudo, REALISTAS.

          • TchauQueridos

            Sim sejamos realistas!
            Só ver em que posição das cidades mais visitadas por turistas no mundo estão as cidades brasileiras.
            Achar que Americano vai virar turista no brasil por causa de visto é insanidade…

            • Louis

              Trump acabou de dizer que pode facilitar a emissão de vistos para brasileiros. Ou seja, mais uma bola dentro do Bolsonaro kkkkkk Chola
              Eu estou indo para lá descansar um pouco no primeiro mundo daqui alguns meses hihihihhih

              • Junoba

                Só pra quem é burguês, pois o pobre vai ter que trabalhar com serviço braçal no sol até os 65 anos.

                • Joãozinho

                  Basta vc ser um burguês também, invista R$ 1500 na bolsa e fique rico.
                  É só se esforçar muito, ter seu mérito, e se filiar a alguma religião da prosperidade

                  • Chap

                    Kkkkk é verdade esse bilhete.
                    Ass: Bettina.

              • R. Rover

                Esse declaração dele foi no momento do org@smo.
                Bobinho.

            • Antonio Falm

              Concordo. Não virão fazer turismo só por causa do visto. Tem que haver mudanças em infra-estrutura, segurança, profissionalização da área, criação de programas e corredores de turismo. E ainda passamos a imagem de subserviência, o que é cada vez mais uma verdade.

        • Djalma

          Americano tá pouco se lixando se vai precisar de visto ou não para entrar aqui. Pelo meno agora tem um motivo para o governo brasileiro ficar cutucando os gringos com a contrapartida, já que hoje é praticamente impossível para 80% dos brasileiros visitar os EUA, e outra, se ele liberarem os vistos para os brazucas, só no primeiro ano saem uns 10 milhões.

        • AT87

          pra que tu quer contra partida cara??? que tipo de doença é essa que um mendigo quer escolher a esmola?? juro por deus, esse nacionalismo retardado é uma praga.

        • Ivan Garcia Donoso

          Se fizer contra partida o Brasil inteiro se muda para lá, agora pergunto: que americano se mudaria para cá ?
          Precisa ter senso…

          • Ivan Garcia Donoso

            Por outro lado alavanca o turismo aqui

        • Gran RS 78

          E qual é o problema? Foi liberado para turistas e negócios por até 90 dias. Haitianos, Angolanos, Venezuelanos entram sem precisar de visto no Brasil, e olha que a grande maioria são pobres, portanto não irão fazer a nossa economia girar. Vc liberando a entrada para turistas de países como Japão, Austrália, Canada e EUA, eles irão gastar seus dinheiros no Brasil, ajudando o turismo por aqui, e isso faz girar a economia no nosso país.

        • Joãozinho

          Tem que liberar a entrada sim.
          Quero que encha de americano aqui pra cortar minha grama e limpar o banheiro por 10,00 pila a hora!

        • Evandro

          E desde qdo o Bolsonaro fez essa isenção apostando na reciprocidade? Americano no Brasil eh bom para nossa economia, brasileiro com livre entrada nos EUA vai virar uma zona…

        • adalberto ozelim

          Tu acha que algum Norte vai entrar como turista, e ficar trabalhando ilegal no Brasil, ou ao contrário ?

    • Castle_Bravo

      Sem reforma tributária, trabalhista e fiscal, seremos um país sem empregos se apenas abrirmos o comércio.

      • Allysson Santos

        Calma jovem, estão trabalhando em todas as frentes. Assista o discurso do Guedes na posse do presidente do Banco Central e vai entender, tem no youtube.

        Guedes falou ontem no discurso nos EUA que hoje o Brasil tem entre 40 e 50 impostos, mas que ao fim do governo espera ter reduzido isso para 5 a 7 impostos.

        Não é algo simples de se fazer, são várias disputas ocorrendo ao mesmo tempo.

        • Jr

          Sim, você ouviu a parte do discurso dele ontem quando disse que o Brasil estava lá para abrir o seu mercado unilateralmente, ou seja, não vai pedir nada em troca

          • Eng Turbo

            Sim, essa foi uma das melhores partes!! Espero que ocorra o quanto antes. Costurar um acordo bilateral é o que trava tudo, basta liberar de vez….o mercado se adequa

        • SDS SP

          Corporativismo de varios setores será um grande problema.

      • Mr. Pennybags

        precisamso de mais uma reforma trabalhista urgente. A CLT é ESCABROSA!

        • Joãozinho

          Já houve uma reforma muito significativa, dizem que as ações trabalhistas caíram pela metade.

    • Raimundo A.

      Está excelente! Acordos feitos a toque de caixa. Produtores de leite estão se queixando da liberação de produtos vindos de fora. Liberam o visto para estrangeiros de alguns países de língua inglesa, principalmente os EUA, e os ót***** daqui continuam pagando e muitos devem ter apoiado o excelentíssimo.
      As entidades de autos daqui não verem com bons olhos o livre comércio soa estranho porque ou estão defendendo lucros altos e cobrança majorada dos poucos importados que trazem, talvez porque liberando quem não produz nada aqui poderá vir com preço agressivo derrubando a produção local cujos custos o governo ainda não tratou de baixar. Derrubar preço por livre concorrência tem um limite e prova disso são produtos importados da China com alta taxação e ainda tem preço muito mais em conta. A China não tem alta carga tributária daqui e produz em patamar muito superior ao nosso para reduzir o custo.

      Eu só espero que certos setores daqui quando começarem a reclamar que vão fechar as portas porque o governo não beneficia o mercado interna forçando concorrência desleal, a culpa seja de outros governos.

      • Nicholas Jensen

        As entidades de comercio daqui que não aceitaram o acordo são aquelas que não possuem montadoras no México ou até mesmo no Brasil, pois os carros de lá irão ficar mais em conta aqui, e vale para quem exporta carros para o México também. Então, para quem não tem beneficio na jogada não é interessante. Veja que a matéria não cita quais marcas não concordaram com o acordo.

    • Millea

      se você quiser ver o filme “Captain Marvel” da mais alta qualidade (1080p HD 2019)
      todos os filmes disponíveis neste site, completos com a linguagem !!

      copie aqui: TOPSERIES01.BLOGSPOT.COM

      • Louis

        Por quê a laranja se chama laranja, e o limão não se chama verde?

    • Domenico Monteleone

      Calma, esses acordos não são simples de se costurar, temos anos pela frente até arrumar a casa.

    • G E O

      Para parecermos uma nação desenvolvida, precisamos de no mínimo ruas e estradas decentes.

    • Cyberjesus

      Vcs são muito inocentes, redução de imposto no Brasil significa apenas maior margem de lucro para empresas, ou vcs acham que os preços do veículos importados do MX vão ter uma redução? kkkkkkkk

  • R. Rover

    Isso é mole. Quero ver fazer com a China.
    Em um ano, todas as nossas montadoras vão fechar.

    • 4lex5andro

      Sim, tal como na Austrália e no Chile, ”pobres” países…

      • MKB

        O Peru também não possuí nenhuma indústria automobilística, “pobre” país.
        A diferença é que no chile e no peru nunca ouve uma indústria automobilística expressiva, então pra eles se assim continuar, que seja. A indústria na Austrália está definhando, isso sim é um problema pra eles.

        Não tem nenhuma marca chinesa que opere nos EUA também. Quero ver eles abrirem esse comércio.

        • 4lex5andro

          O porquê da resposta foi do Rover afirmar que ”em um ano as ‘nossas’ montadoras iriam fechar”.

          Pois isso não é uma certeza e não tem correlação necessária, e segundo pois, ter montadoras de autos não é sinônimo ou requisito de um país ser desenvolvido.

          • Antonio

            As empresas de lá são as mesmíssimas das de cá.
            Logo, não é uma decisão difícil de tomar, né?!?!?

      • th!nk.t4nk

        Austrália e Chile são países pequenos que enriqueceram com commodities, mas há um bom tempo aplicam muitos recursos em pesquisa e desenvolvimento. O Brasil é o completo oposto: enorme e ainda altamente dependentes de produtos de baixo valor agregado. São comparaçoes bem ruins quando se fala de “países dependentes de commodities que deram certo”.

        • Antonio

          Perfetio th!nk.
          Essas análises rasas de pessoas que não entendem da complexidade da economia torna tudo muito fácil.

        • Jr

          Desculpa a minha ignorância, mas em que o Chile aplica em pesquisas e desenvolvimento, os produtos mais exportados pelo Chile são metais( principalmente cobre) vinhos, peixes e frutos do mar e papel e celulose

          • th!nk.t4nk

            O Chile tem algumas das melhores universidades da América do Sul, com diversos centros de pesquisa renomados. Tá certo que comparado à Austrália tem um degrau significativo, mas proporcionalmente à população o Chile bota mais dinheiro em pesquisa que o Brasil ainda. Aliás, podemos citar o próprio exemplo do vinho: foi muita grana ali em desenvolvimento com ajuda do estado. Em contrapartida podemos dizer que o Brasil também investe forte na parte agrícola, mas por ser 10x maior teria de fazer muito mais em outros setores pra tentar se equiparar. Quando o país é grande, o negócio complica mesmo, tem que atuar em múltiplas frentes (e nao colocar todas as fichas em commodities).

        • SDS SP

          Precisamos de competitividade e essa competitividade só vem com aumento de produtividade que por sua vez, deve precedida por reformas estruturais. Sem isso, pode colocar 100% PIB em pesquisa e desenvolvimento que não vai rolar nada.

          Um bom começo é facilitar a vida de quem quer abrir uma birosca na esquina onde em países como Chile, Austrália e Nova Zelândia é muito mais fácil do que aqui.
          Aqui em SP, tem empresas de ônibus coletivos querendo ferrar com o Uber. Como é que isso aqui vai dar certo desse jeito?

      • Antonio

        Tirando o fato que temos mais desempregados que a população do Chile e mais miseráveis que o dobro da população da Austrália, está tudo ok.

        • Felipe Gomes

          Treze anos de PT!! Nada de educação e saúde. Dura realidade. Acho muito tempo sem avanço. Dizer que o pobre agora anda de avião ( não é mais verdade) é muito pouco.

    • V12 for life

      Nem precisa ser com a China, faz anos que a Europa ta louca pra fazer um acordo desse com o Brasil, o que já traria carros sem precisar depena-los a preços razoáveis.

      • Chap

        Não é bem assim (“Europa tá louca”), não. Tanto Brasil quanto Europa querem, cada um visando seus interesses, porém ambos não estão dispostos a ceder certas coisas e então segue travado.

        • Allysson Santos

          A questão é: Até “ontem”,o Brasil estava negociando visando o interesse do povo, dos trabalhadores ou dos sindicatos? Tem muita diferença negociar priorizando entre esses três…

          Vamos ver como as coisas vão fluir daqui pra frente.

          • R. Rover

            Alusson.
            Vc chegou agora e já quer sentar na janela?
            Sua análise é muito infantil e não agrega nada ao debate.

            • Allysson Santos

              Argumentos por favor, por que a análise é infantil?

              Se debate há décadas, mas não chegam a lugar nenhum. Isso acontece na área automotiva, militar, reformas tributária, da previdência, administrativa…

              Agora vamos ver como é um governo que decide.

              • R. Rover

                Quando começa a falar de sindicatos e blá, blá e blá, tá na cara.
                É minion.

    • leitor

      A crise está pegando as montadoras em muitos países, desenvolvidos ou não.

      • R. Rover

        Essa é uma realidade.

      • T1000

        Nossa que dó estou das montadoras

    • zekinha71

      Mas a Gurgel já fechou faz décadas.

  • JOSE DO EGITO

    Ja é um bom começo,agora e buscar outros paises e outros produtos tambem ,chega de miseria e subprodutos!

  • Dick Buck

    Será que agora com esse novo acordo a novela do Kia Rio finalmente vai acabar?

    • th!nk.t4nk

      Plot-twist: demorou tanto esse acordo, que agora hatches e sedãs estão em baixa. Resultado: vem mais SUVs, isso sim.

      • 4lex5andro

        POis é, o mercado mundial, não só brasileiro, está num momento de predomínio dos SUV.

    • Marcelo Alves

      Novela? Essa história do Kio Rio no Brasil vai virar é lenda, rsrsrs.

  • alemigav

    E que venha a Mazda mesmo.

    • Eng Turbo

      Grandes chances agora

      • 4lex5andro

        Não só a Mazda, mas Kia Ceed e Rio.

        Cerato em 2010 era o terceiro médio mais vendido, só atrás de Corolla e Civic, mas como era importado foi atropelado pelo ”inovar”auto, em benefício das montadoras locais.

        De similar modo, o ótimo i30 da Hyundai, nunca mais teve o mesmo exito após o aumento de impostos sobre os importados.

        • Emilio

          INOVAR foi a maior c@gada de todos os tempos…

    • Bruno Alessandri

      Realmente seria um grande avanço para nós. Dá uma olha no CX-30.

      • th!nk.t4nk

        Show mesmo é o CX-50. Não sei se é feito lá, mas esse é interessante (sempre muito elogiado pela dinâmica).

  • TheuAMG

    Será q a Kia agora resolve trazer o Rio? As promessas da Kia são iguais as de alguns políticos, não valem nada. Sempre prometendo e prometendo.

    • V12 for life

      Agora não tem mais desculpas, porém algum SUV pode virar prioridade.

    • cepereira2006

      O Rio virá logo depois do motor turbo na Sportage.

  • Hector Bonilla

    Que legal, agora poderemos pagar R$ 70.000,00 em veículos que para os mexicanos custam o equivalente a R$ 30.000,00.

    • Hector Bonilla

      Um Virtus Highline custa R$ 49.000 para os mexicanos. Alguém acredita que chegará aqui por esse preço mais o frete?

      • Junoba

        Nunca. Nem se o governo zerar os impostos…

      • SDS SP

        Mas aqui tem os impostos e sabemos que podem chegar quase na metade do valor do carro.

    • Matafuego

      Tivemos um mini-sopro de concorrência antes dessa história de cotas de importação, que foi um choro das montadoras aqui instaladas. A Ford reduziu o preço do Fiesta Rocam por causa do JAC J3 e vendeu bastante. O Cerato começou a incomodar os sedãs médios, que tiveram seus preços reduzidos também.

      A tendência é que aconteça a mesma coisa. Podemos não pagar tão barato quanto os mexicanos, mas provavelmente pagaremos menos do que pagamos hoje.

      • beto

        Você acredita mesmo que provavelmente pagaremos menos?

        • Matafuego

          Acredito no “menos”. Não no “muito menos”.

          • fschulz84

            Eu já acredito que talvez, mesmo que não seja menos, provavelmente não será abusivamente mais do que os reajustes recorrentes.

            • Matafuego

              Sim, alguma coisa vai mudar. Deixar do jeito que está é que não vai mudar nada.

      • Hector Bonilla

        O livre comércio será benéfico, principalmente em se tratando de nível de tecnologia que irá melhorar, mas a ganância das montadoras é absurda. Quem não lembra do Camaro que custava R$ 75 mil no México e era vendido aqui por R$ 200 mil em 2013.

        • Matafuego

          Mas o Camaro não era fabricado nos EUA? O México tem acordo de livre comércio com os EUA, nós não. Aqui, além do carro importando ter que pagar os impostos “normais”, toma uma pancada de 30% de II.

          O preço também se justifica pelo posicionamento do carro. O México tem muito mais opções de carro de imagem por causa do livre comércio com os EUA. Quem é o Camaro na fila do pão? Não tem como a GM cobrar o mesmo no México, não ia vender nada.

      • Junoba

        Não acredito que os preços irão reduzir. O dólar cai a cada dia, as vendas sobem, e mesmo assim os preços continuam a aumentar.

        • Matafuego

          Se deixarem a concorrência acontecer de fato (como está parecendo), os preços vão baixar, não tenha dúvidas.

      • Jefferson A.

        ford reduziu o do fiesta por causa do j3? duvido muito, ate hj nunca vi um j3 aqui na minha cidade, acho mais fácil ser pelo fato dele ser descontinuado. na verdade ate hj não vejo jac em lugar nenhum somente na olx sendo vendido a preço de banana.

        • Matafuego

          Na época, com certeza. Aliás, isso era muito discutido aqui no NA. Não lembra do Fasutão como garoto propaganda? A abertura quase simultânea de muitas concessionárias da marca? Hoje virou mico, mas na época fez um bom barulho.

    • Debraido

      Más você não está considerando certas isenções de impostos para exportação. O Virtus sai daqui a preço de custo.

  • 4lex5andro

    Grande e esperada notícia, mesmo com a cláusula de conteúdo nacional, já é um avanço e tanto… Não por acaso os line up das montadoras nacionais começaram a ficar desatualizados desde 2003.

    (…) algumas marcas possam finalmente lançar novos produtos que são feitos no país latino, como no caso da Kia Motors, por exemplo. Pode ainda favorecer a entrada de marcas que fazem carros lá, como a Mazda.(…)

    Domingo bem que podia ter outra eleição só pra poder votar 17 de novo.

    • Ronaldo

      Isso ai, dessa culpa eu carrego..
      Hoje teremos um encontro do Trump e Bolsonaro e muita coisa boa esta por vir

  • Ronaldo

    Essa culpa eu carrego, da pra apertar 17 denovo ???

    • Junoba

      BolsoMilícia é um traidor. Entregou a base de Alcântara para o EUA. Lambe botas dos Yankees.

      • Cardoso (não aquele)

        Que base de alcântara? Aquele descampado que não tem nada ao redor? Ele deu uma utilidade praquele lugar.

      • Felipe Gomes

        Parceria é a alma do negócio! Ganhamos em conhecimento operacional. Compartilhar para crescer. É bom para todos. Melhor que deixar parado. Depois da explosão e perda da metade da equipe , tudo é bem vindo.

  • PortnoyLima

    VEM MAZDA!

    Miata
    Is
    Always
    The
    Answer

  • Eng Turbo

    So pra complementar a noticia:
    Conteudo local – na teoria cada pais deveria ter no minimo 40% de componentes locais, porém isso não acontece no Mexico, pois ele importa o conteudo, altera uma etiqueta, embalagem, parafuso, etc…. e o considera 100% local. Qual o problema disso? Nenhum, porém aqui nós não conseguimos isso, pois as regras obrigam a manter o conteudo locar “de verdade”, o que tira a nossa competitividade, pois tudo aqui é mais caro. No Mexico é possivel importar o conteudo da Asia, montar o veiculo em solo mexicano e vender como “local”, o que agrega muito valor e da margem de competitividade internacional. Note que o Mexico é um dos maiores produtores de veiculos do mundo!!

  • Fanjos

    Grande dia!

    • V12 for life

      Agora temos um pingo de esperança.

      • Fanjos

        Deve ter muito comuna chorando em posição fetal com tanta opressão dos últimos dias

        • Gabriel

          Se não fosse pra ver comuna chorando e/ou caindo do helicóptero não teria votado no 17 kkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Fanjos

            Exatamente, me alimento dessas lagrimas.
            Alias queria saber se já começou a caçada aos gays, negros, pobres em campos de concentração? Não era isso que a esquerda falava que iria acontecer? Que estranho estar demorando né.
            Alias agora esta super divertido ver os gordões esquerdistas delirando e rasgando o #$ de raiva de ver o Bonoro fazendo altos tratados internacionais principalmente com o EUA e escorraçando os países dos vermes comunistas, todo dia parece um sonho kkkkkkkk

            • Mr. Pennybags

              e as suásticas que sumiram! rs

              • Fanjos

                Mas as jubartes continuaram!

            • MauroRF

              Também estou esperando essa caçada! Os esquerdistas piram!

              • R. Rover

                Caçada mesmo tem em Rio das Pedras.
                Lá em complicado.

        • MauroRF

          Hahahahahahaha.

        • R. Rover

          Chorando? Estão rindo.
          E já comprando os rojões para comemorar.
          Segundo Olavo, não dura seis meses.
          A propósito;
          O Governo de esquerda do México adorou.

  • V12 for life

    Os carros não vao ficar baratos, mas espero que ao menos os aumentos sejam menos frequentes.

    • 4lex5andro

      Mesmo que os preços não caiam imediatamente, só de trazer mais concorrência, já é um avanço, não deixa o mercado cativo somente dos – em sua imensa maioria defasados – produtos nacionais.

      • Emilio

        É o que eu penso…

  • Bruno Alessandri

    Ótimo, boa oportunidade para a fiat trazer o 500X que, ao que tudo indica, seria bem aceito por aqui.

  • Domenico Monteleone

    Será que agora o Kia Rio finalmente chega?

  • Gabriel

    Se a ANFAVEA está reclamando, isso deve ser otimo pro consumidor kkkkkkk

    • Fanjos

      Isso é regra

  • klaus

    próxima matéria do NA: “Veja os carros mexicanos que podem desembarcar no Brasil”

    • Cardoso (não aquele)

      Exatamente isso por favor

  • Contador

    Será o fim dos refugos que nos oferecem?

    • Fanjos

      O principio do fim no maximo

  • Sonfav

    Aos que acham que isso trará alguma competição extra que fará os preços diminuírem…

    Recomendo uma boa cama e alguns bons passatempos, para não se entediarem muito durante a espera.

  • Lucas de Lucca

    Ué, mas segundo alguns “entendedores” o “Bozo” não ia vetar? Sabem demais mesmo.

    • Mr. Pennybags

      Qdo fala Bozo eu já sei q toma gardenal.

      • Lucas de Lucca

        Eu coloquei entre aspas justamente pra ironizar o pessoal que chama o Presidente assim…

        • Dod 2019 New Era

          Eu chamo de Bolsodecocô e cadela do Trump. Os bebedores de mijo vão espumar, nem lerei.

        • Junoba

          Você quis dizer, o chefe da milícia, né ?

          • Lucas de Lucca

            Para de ser bobo cara. Você acha mesmo que o Bolsonaro ia mandar executar uma desconhecida que ninguém sabia que existia? Iludido. Essa mulher só está aí na mídia porque a imprensa é esquerdista como sempre foi e faz de tudo para minar o governo. Aí bobo igual você cai na conversa fiada. Mas olha, melhor ir se acalmando pois por pelo menos 4 anos vai ser governado pelo Bolso e se Deus quiser será o melhor presidente da história e ficará por 8 anos. Aceita, relaxa e no pior dos casos chora na cama encolhido.

            • Fernando Gabriel

              Se estão minando, é porque tem traço mal resolvido na história. Você realmente engoliu a história do empréstimo ao Queiroz, que pagou com um Cheque na conta da primeira dama? Engoliu a história que ele não conversou com o Ministro dele e depois foi vergonhosamente desmascarado? Ou que ele queria aprovar uma lei para vetar o acesso a alguns gastos do governo por ser muito honesto? Entendo que a vontade de acreditar seja imensa, mas não podemos esquecer dos últimos governos e fechar os olhos como burro de carga que nada ve dos lados.

          • MauroRF

            Junoba, você é inteligente para não cair nesse papo de milícia. Isso é falácia, cara.

            • R. Rover

              Não é falácia. É milícia.
              E dizem que a imprensa tem muita munição.
              O alvo é o ‘Son nº 1’
              Aguarde os próximos capítulos.

              • cepereira2006

                Será que os sons do cachaceiro seriam melhores?

            • SDS SP

              Lembro bem que não faz muito tempo que o Junoba só faltava beijar os sapatos do Bolsonaro e do Trump, mas agora parece ter mudado de ideia.

              Em tempo, apesar de ter votado no capitão, é sempre bom ser cético com políticos. Já quebrei a cara outras vezes e não pode ser diferente agora.

              • R. Rover

                E parece que esse fenômeno está ocorrendo com milhões de brasileiros nos quatro cantos do País.
                Em isso em fantásticos dois meses e meio.
                kkkkkkk

    • Cyberjesus

      Agradeça a Paulo Guedes, o Bozo é muito burro e não entende nada de economia e qualquer outra coisa, é uma marionete

  • leitor

    Até parece que as montadoras não são as mesmas.

  • Cardoso (não aquele)

    Parece bom demais pra ser verdade. Qual é a pegadinha? Importadores independentes vão poder trazer carros para cá? Porque se depender só das montadoras da ANFAVEA vai continuar na mesma.

  • fsjal

    Ótima notícia. Agora falta o resto do mundo

  • Milton Fabiano Camargo

    Será que viveremos período parecido ao visto nos anos 90?

  • Victor

    Que lindo. Quem se importa com a desindustrialização quando se pode ter carros mais baratos? Quem se importa com o desemprego quando se pode ter um Kia Rio?

    • Joãozinho

      No Brasil tem indústria çim.
      Laranjas, asinha de frango e soja. Pode confiar!
      Ah, temos o NIÓBIO também, he, he, he, he!

    • Joãozinho

      No Brasil tem indústria çim.
      Exportamos asinha de frango, soja, suco de laranja, cebola…
      AH! Temos o nióbio também

      • Cardoso (não aquele)

        Essas indústrias de que você ri não precisam da MÃE ESTADO pra se sustentar. Enquanto isso, o contribuinte trouxa sustenta os VAGABUNDOS dos sindicatos automobilisticos.

        Agora com competição vão precisar começar a trabalhar.

    • Anderson

      Engraçado sabe o que é cara? Desde 2003 não deu pra melhorar a competitividade e a produtividade? Você acha que realmente a solução é o protecionismo? Eu acho muito melhor por essas montadoras pra correr atrás do prejuízo do que eu pagar pelo prejuízo!

    • Matafuego

      A desindustrialização brasileira começou na década de 80 e não diminuiu nos 16 anos de PT. Bom mesmo é ficar dando dinheiro do pagador de impostos para empresas amigas do governo – e além de tudo, pagar caro pelos produtos.

      • Joãozinho

        Rectius: começou no final da década de 70

    • Zé Mundico

      Tá, e você quer bancar o emprego de alguns e a lucro de outros com os seus impostos?

      • Fernando Gabriel

        Falou tudo agora. O problema é exatamente os impostos. Sem uma reforma tributária eficiente, nenhuma empresa tupiniquim ganha dinheiro, ela só troca dinheiro.

  • Joãozinho

    Foi pra isso que eu votei em branco no segundo turno!

    • Zé Mundico

      Então não reclame de nada….rsrsrs

  • Jefferson BC

    Será que eu estou vendo o fim do monopólio histórico no Brasil? Que honra presenciar isso…nossa indústria sempre foi fechada, assim como o resto do país, se não fosse o COLLOR ainda estaríamos de fusca e similares, graças a coragem dele demos um saltos. Chega de privilegiar empresas…o BNDES é a mãe da elite brasileira, os caras na última década ficaram ainda mais ricos graça ao governo brasileiro, cheio de monopólio, crédito fácil, linhas do governo, subsídios e até alguns estados dando dinheiro e terrenos para montadoras. É O FIM…enquanto 60 milhões recebe Bolsa Família. Nossa economia foi transformada em uma piada, pena que a maioria do povo é zumbi e sequer percebe o esquema montado.

    • Junoba

      O monopólio no mercado automotivo brasileiro é muito maior que nós pensamos. A máfia ocorre desde que entramos na Auto Escola, na compra de peças de reposição, nos juros para financiamento, na indústria da multa…

  • Joãozinho

    Eu acho que tinha que abrir o mercado para a China. Entulhar aqui daqueles carros chineses: SAIC, Dongfeng, Brilliance, BAIC, Changan, FAW, BYD, Great Wall, e por aí vai.
    Aposto que ia puxar pra baixo os preços dos carros “tradicionais”, pois boa parte do povo (+ pobre) ia migrar para essas lasanhas e as marcas principais iriam amargar uma crise nunca vista antes.

  • afonso200

    Kia traga o Kia RIO, logo

    • Marcelo Ecosta

      Desde que mudando o nome para o de qualquer outra capital brasileira hehehe

      • Fernando Gabriel

        Pense na economia de letras, sem Rio, pode ser Itú.

  • Dod 2019 New Era

    Que notícia boa, agora poderemos ter o Kia Rio e mais alguns trambolhos da Nissan…quem sabe não voltam a fabricar o Tsuru, seria um sopro de renovação para o segmento dos sedas médios!

    Livre acordo com a Europa que é bom, nada. Ah, esqueci que lá ninguém leva a sério o Mijair. A cadelinha do Trump tem que fazer acordo com as peniqueiras dos EUA mesmo.

    • R. Rover

      Mijair.
      kkkkkk
      Golden Shower.
      kkkkkkk

  • Moisés Nunes

    Acho justo esse acordo. As montadoras nacionais vivem de subsídios mas basta uma ordem da matriz para fecharem fábrica como a Ford ou ficarem ameçando como a Chevrolet. Que venham mais acordos como esses.

    • Fernando Gabriel

      Claro, seria ótimo fechar todas e vender só carro vindo da Argentina e México, afinal a taxa de desemprego é baixíssima…

  • marcosCAR

    Se os preços continuarem na mesma média, não adianta nada. Teremos talvez um pouco mais de variedade, mas com valores exorbitantes. Vamos aguardar e ao mesmo tempo duvidar. Canja de galinha…

    • Jr

      É isso que vai acontecer, as antigas vão chamar as novinhas para conversar, vão dizer, você chegou agora e não vai sentar na janelinha não, se tentar, nos derrubamos nossos preços, pois temos mais concessionarias, faremos da sua vida um inferno até tornar o mercado inviável para você, quando você começar a ter prejuízo voltamos a subir nossos preços

  • Júnior Nascimento

    A ANFAVEA não curtiu, mas isso vai ter um efeito ótimo para baratear os preços dos automóveis no Brasil.
    Quanto mais barato chegarem veículos do exterior, mas vai forçar o mercado local a adequar seus preços.
    Talvez não vejamos nada a curto prazo, mas com certeza vai fazer uma diferença enorme a médio e longo prazos.

    • V12 for life

      Não acredito que ficarão mais baratos, afinal a carga tributária ainda é alta, e a desconhecida margem de lucro deve ser mais ainda, porém ao menos os aumentos serão menores ou em intervalos maiores, o que já é bom para o consumidor.

  • Fernando Sampaio

    Tomara que a Kia volte com tudo *-*
    E duvido a VW conseguir segurar os preços que pratica hoje.

  • Gabriel Torque

    Podia trazer o tiguan normal a 100k e abaixar o preço do jetta pra 80

    • Zé Mundico

      De ilusão também se vive

  • MIN💀S

    E tem gente que critica o Bolsonaro por ele estar cumprindo promessas de campanha!

    • Rogério R P Jessy

      Isso faz parte do Rota 2030, anterior a Bolsonaro.

      • MIN💀S

        Mas as montadoras queriam prorrogar como fizeram anteriormente.
        E a Dilma abriu as pernas!

    • Junoba

      Poucas promessas foram compridas. Uma delas era reduzir o Imposto de Renda. Ele falou ao quatro cantos sobre Nióbio e Grafeno, e agora não falou mais nada.

      • MIN💀S

        Com 70 dias de governo, até a está indo bem!

      • MauroRF

        Sim, não foram compridas mesmo, foram curtas, rsrsrs.

      • Diego G. de Lima

        A do imposto foi comprido? 🤔

      • Fernando Gabriel

        Ele anda muito ocupado, no Twitter.

    • Fernando Gabriel

      Muita calma nessa hora. Sem reforma tributária, vai ser praticamente nula a chance de baratear algo.

  • Ricardo

    Quero ver isso ser repassado aos consumidores. Duvido!

  • Eduardo 1981

    KIA pira!

  • Eduardo 1981

    Fusion vai baixar de preço? Seriam ótimo tê-lo nos valores “antigos” de 1 mês atrás.

    • Junoba

      Fusion vai sair de linha em breve.

      • Eduardo 1981

        Sei disso. o que me referia era se a Ford não iria fazer como bem fez a VW em relação ao FOX. Este último, hoje tem excelente custo x benefício. O Fusion também o tinha até os preços subirem. Agora que não terá alta taxação, não seria ruim tê-lo novamente a preço convidativo. Mais vendas para a Ford e para os revendedores.

  • Ivan Garcia Donoso

    Isso a imprensa não mostra, parabéns a N.A. !!

  • Léo Faria

    Algumas reportagens dizem que esse acordo é de 2002

  • Raul Pereira

    Engraçado, Anfavea como sempre defendendo ter a única fatia do bolo. Agora que engulam essa e se cocem para que seus produtos sejam competitivos. Um primeiro passo ao caminho de um mercado aberto e mais ‘justo’. Espero que os impactos favoreçam os consumidores, também

  • Miguel

    Mais um “sindicato” que poderia acabar: a ANFAVEA…

  • Rogério R.

    Eu acho que quem irá sair ganhando nessa é a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, pois muitos modelos da aliança são fabricados somente aqui e exportados para lá e vice-versa.

  • th!nk.t4nk

    Tô impressionado com a quantidade de comentários nessa matéria! Essa é uma daquelas decisoes que com o tempo vai se mostrar muito acertada ou muito errada. Não tem meio-termo!!

  • Bruno Gomes

    O medo das montadoras era de termos inúmeros carros com qualidade superior aos fabricados por aqui (marcas tradicionais). Vimos a diferença na qualidade de veículos montados no México que abastecem também o mercado Estadunidense e o nosso mercado, com os que passaram a ter fabricação local.
    Fora que agora possibilita a maior concorrência e claro uma maior oferta de produtos. O que falta é redução no valor final do produto. Inviável continuar com populares beirando os 80000 independente do conteúdo ofertado. Tomara que a KIA traga o Rio, Cerato e Soul com preços competitivos como em 2012 e a ford insista na nova geração do Fiesta que vindo sem o PowerShift e com ampla oferta de versões tem tudo pra balançar a área dos compactos.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    São as mesmas empresas que fabricam aqui e no México. Elas apenas redividirão a produção carros e componentes entre os fois países. Não veremos diferenças significativas nos preços.

    Ja as empresas que estão presentes no México mas ausentes aqui primeiro precisarão formar rede de distribuicão.

    Mas espero que as fabricantes melhorem a cadeia de suprimetos para facilitar o acesso a de peças de manutenção e reparo para os carros vindos do México

    • Ducar Carros

      Creio que os preços dos carros feitos lá e vendidos aqui podem cair um pouco, pois os preços eram fixados de forma a limitar as vendas dos carros às cotas disponíveis. Sem cota alguma, a lógica passa a ser apenas margem de lucro (no caso das montadoras daqui, também evitar o canibalismo dentro da marca).

      De qualquer forma, se as importações crescerem muito, com certeza as cotas voltam.

  • Caue Fonseca

    Daria para banir uma boa parte de Haters a partir da discussão abaixo.

  • Cyberjesus

    Ou seja, as fabricantes terão maior margem de lucro, já que não vão repassar essa redução de imposto para os brasileiros

  • Eduardo Campos

    Puxando sardinha pro governo atual, NA?

    Nenhum acordo novo foi assinado ontem.

    Desde 2015 estava prevista essa abertura.
    (DECRETO Nº 8.419, DE 18 DE MARÇO DE 2015)

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email