_Destaque África América Latina Australia Brasil EUA Europa Hatches India Japão Oriente Médio Preços Rússia Segurança Volkswagen

Brasil está entre os mercados com maior custo de propriedade de veículo, segundo ingleses

novo-golf-nacional-4

A consultoria britânica CarFinance247 fez um comparativo de preços e custos em alguns mercados ao redor do mundo, tomando como base o Volkswagen Golf 1.4 TSI. Foram avaliados preço sugerido, custo com combustível, custo médio do seguro e PIB per capita do país.

No primeiro quesito, o Brasil apresenta o Golf mais caro, tendo seu preço sugerido de R$ 95.670, que é o da versão Highline manual, usada pela consultoria inglesa. O país também tem um dos seguros mais caros, assim como combustível.

Apenas no PIB per capita o Brasil fica bem abaixo, quase se igualando ao da Venezuela. Neste, estranhamente o preço da gasolina está bem alto. Abaixo, listamos os países considerados pela pesquisa e com conversão direta para a moeda local, igualmente utilizada no estudo, exceto o PIB, convertido do dólar.

Preço
1) Brasil – R$ 95.670
2) Reino Unido – R$ 81.014
3) Japão – R$ 78.600
4) Alemanha – R$ 74.754
5) Venezuela – R$ 72.760
6) África do Sul – R$ 70.380
7) Emirados Árabes Unidos – R$ 70.117
8) EUA – R$ 64.358
9) Rússia – R$ 62.324
10) Austrália – R$ 61.610
11) Índia – R$ 37.750*

Custo combustível em litros (gasolina)
1) Reino Unido – R$ 4,64
2) Alemanha – R$ 4,63
3) Japão – R$ 3,93
4) Brasil – R$ 3,68
5) Índia – R$ 3,13
6) Austrália – R$ 2,95
7) África do Sul – R$ 2,85
8) Venezuela – R$ 1,91
9) Rússia – R$ 1,86
10) Emirados Árabes Unidos – R$ 1,37
11) EUA – R$ 1,37
Custo médio do seguro
1) Alemanha – R$ 5.068
2) Brasil – R$ 3.824
3) Reino Unido – R$ 3.045
4) EUA – R$ 2.893
5) Austrália – R$ 2.809
6) Emirados Árabes Unidos – R$ 1.723
7) África do Sul – R$ 1.052
8) Índia – R$ 961
9) Japão – R$ 835
10) Venezuela – R$ 816
11) Rússia – R$ 172
PIB per capita
1) Emirados Árabes Unidos – R$ 224.056
2) EUA – R$ 178.117
3) Alemanha – R$ 150.784
4) Austrália – R$ 145.190
5) Reino Unido – R$ 131.536
6) Japão – R$ 119.054
7) Rússia – R$ 77.999
8) Brasil – R$ 48.995
9) Venezuela – R$ 45.981
10) África do Sul – R$ 41.996
11) Índia – R$ 19.421

(*) Modelo equivalente ao Golf 1.4

[Fonte: Auto Express/CarFinance247]

Agradecimentos ao Filipe Melo.





  • não tinha percebido ainda

    • Maycon Farias

      Kkkkkkkk.

    • [CAP] Odirley

      Esperando os posts dizendo que Golf é carro para quem tem dinheiro e que o restante não deveria comentar e…

  • Ângelo Coppo

    “11) Índia – R$ 37.750*”

    • c_eduardo

      uaheuaheuaehaue eu ri.

  • Matheus

    Faltou o custo com os impostos sobre propriedade (IPVA, no Brasil) e taxas…

    • deve ficar pior ainda, 4% do valor no ipva acho que em nenhum pais do mundo se alcança esse nível de extorsão

      • Marcio Santos

        O normal é pagar uma taxa para rodar independente do valor do carro, nos EUA fica na média U$50 anuais, na Inglaterra paga-se de acordo com o consumo do carro, se estiver entre os mais econômicos não tem custo anual.

  • MIN💀S

    Onde está a novidade????…….

  • Felipe

    Sério que precisaram fazer um estudo pra identificar isto?!

    • Zoran Borut

      Eles não moram aqui… nem pretendem, pelo visto.

  • Rodrigo

    Se esse estudo incluisse também o valor dos impostos pagos proporcionais ao preço do carro (o que no Brasil deve representar uns 50% brincando) ia ser bastante interessante.
    Ia ter gente mordendo o cotovelo de tanta raiva.

  • Rodrigo

    Curiosidade:
    Como um Golf na Venezuela custa pouco mais de R$72 mil se lá um Siena custa mais de R$100 mil? Tá estranho isso…

    • Zoran Borut

      No site da VW nem consta o modelo, só a SpaceFox e a Amarok. Também não há anúncios de Golf VII à venda por lá. Não entendi.

      • Rodrigo

        Eu nem chequei o site antes pra confirmar, só me chamou a atenção o baixo preço mesmo.

      • PauloHCM

        Talvez na época da pesquisa tivesse. Eles não fizeram isso olhando no Google por 10 minutos…

    • Tosoobservando

      Sera que o estudo nao foi antes destas ultimas proibições e quebradeiras por la, afinal a Venezuela ja foi um dos países mais abertos da America Latina.

      • Rodrigo

        Na época que Venezuela era um país digno (leia-se antes do Chavez) não existia Golf 7.

  • Eng Turbo

    PIB, renda per capta, etc……essa conta deve ser feita com “Salário Médio x Valor do bem”
    Ou seja, quantos salários custa tal coisa

    • th!nk.t4nk

      Não necessariamente. O custo sozinho do produto também é importante, já que define a competitividade pra exportar. Outra coisa é que muita gente recebe salário em um país, mas mora em outro (ou faz compra em outros). Na Europa isso é super comum, já que as fronteiras são muito próximas. Por fim, em paises como a Alemanha você deixa quase metade do seu salário bruto pro governo, logo de cara.

      • Alligator

        nossos carros custam são bem baratos em outros países como exemplo o México

    • Alligator

      exato os salários são muito maiores no Japão do que nos EUA

      • Eng Turbo

        Eu sempre uso como exemplo o Corolla, porém o modelo completo, pra não gerar muitas distorções:
        Brazil Corolla +-100k (salário Médio 2k) = 50 salários
        EUA Corolla +- 20k (salário Médio 3,5k) = 6 salários

        Resultado: Comparando os EUA com o Brazil, nosso carro custa 8x mais que o Americano, simples assim.
        Curiosidade a parte, essa conta de 8x mais, vale pra MUITAS outras coisas, faça o teste.
        Att

        • th!nk.t4nk

          Lembrando que EUA é ponto totalmente fora da curva. Não é um bom exemplo (generalista) pra esse tipo de comparação.

        • Fanjos

          EUA Superior!

    • saosao

      Se vc usar o salário mínimo na conta, tem que descontar o IR de cada país.
      Na Inglaterra, se não me engano, o teto é de 45%, aqui no Brasil é menor, etc.

  • Vitor Amaral

    Vamos fazer uma conta de papel de pão.

    Supondo um caso bem realístico de um pai/mãe de família que queria comprar um sedan médio de valor de R$80mil dando 50% de entrada e o resto financiado em 36x, vamos levantar os gastos com o veículo considerando como se eles fossem mensais:

    Parcela carro = R$1.111,00
    Seguro = R$2.500,00 / 12 = R$208,00
    IPVA (SP) = R$3.200,00 / 12 = R$266,00
    Gasolina razoáveis R$400,00 mensais
    Lavagem/estacionamento etc = R$100,00

    Apenas nessa conta simples, seria como se a pessoa tivesse um gasto fixo de R$2.100,00 por mês com o carro.

    Considerando que essa pessoa não é maluca de ter esse gasto como mais de 30% da sua renda líquida mensal, nos leva a um salário de R$9mil bruto. Agora vocês me digam, qual é a porcentagem da população que dispõe de um salário como este? 1%, 2%?

    É muito fácil calcular como é proibitivo ter um carro bom neste país.

    • Alberto Prado

      Agora me diz outra coisa. Qual a porcentagem de pessoas que não tem essa renda mas tem um sedã médio na garagem no Brasil? Hahahahaha. BR é ridículo em vários sentidos.

      • Leandro

        Exato, muita gente quer viver de aparência.. Um ano depois anuncia o carro dizendo “passo financiamento” e coloca que a desculpa é para comprar um imóvel. Esses anúncios cujo motivo é “comprar imóvel” lê-se “não tô conseguindo pagar a prestação”.

        • Edson Fernandes

          E são prestações bem altas diga-se de passagem.

          E eu quase embalei “numa prestação” dessas em uma troca que não se concretizou. Nossa, eu até hoje agradeço imensamente não ter dado certo.

        • sepchampions

          Já vi anúncio de repasse de C4L com prestação de 2,100, ia dar mais de 80k no final. Como alguém pode fazer um financiamento desse??

          • Acho que a pessoa já faz “na maldade” no sentido de saber que não vai conseguir pagar, e vai usando o carro até ver onde consegue.

      • Eng Turbo

        Alberto, algo curioso que notei nos últimos anos no ambiente de trabalho:
        Pessoas com salário acima de 10k com carro de até 50k
        Pessoas com salário abaixo de 10k com carros acima de 90k
        Nota-se que os salarios altos são de pessoas com mais experiencia, e por isso pararam de gastar dinheiro com carro, preferem viver em uma bela (e cara) casa do que ter um carro de alto valor. Por outro lado, os mais novos, se deslumbram com o salário e compram carros impraticáveis (MBB, Audi, BMW, etc) pra usarem diariamente pro deslocamento ao trabalho.
        A maturidade (quando chega de verdade) é algo realmente curioso.

        Att

    • delvane sousa

      Por isso que os ditos populares sempre vão vender bem. Por pura falta de condição financeira da população.

      • Edson Fernandes

        Prefiro pensar que é por falta de educação financeira.

    • Zoran Borut

      Basta ver o total de veículos vendidos anualmente no Brasil e ver qual porcentagem da população compra carros novos. Lembrando que uma grande parcela das vendas vai para frota, e outra grande parcela compra mais de um carro.

    • T1000

      Você esqueceu de incluir a depreciação do carro. Isso também entra no custo de propriedade. Vai aumentar mais uns R$400~500 nesse custo mensal.

  • Louis

    Só olhando no Pib per capita dá para tirar a resposta do porque é tão difícil ter um carro por aqui.
    País é pouco produtivo, pouco eficiente > população pobre. C’est fini.

  • Mr. Car

    Na boa? Não preciso de um inglês para me contar algo que eu já sei há “trocentos” anos, he, he!

  • Maycon Farias

    Eu deveria ter nascido no EUA ou Rússia, Mas de preferência no EUA que é mais quentinho kkkk

    • Diogo Oliveira

      Eu preferia estar no Canadá ou no Reino Unido. De preferência o Reino Unido que tem uma enorme variedade de carros japoneses (inclusive o Skyline GTR R34 que é ilegal nos estados unidos)

      • saosao

        Para mim, Canadá estaria ótimo. Países ricos da Europa também. Mas Aruba já estaria maravilhoso também! saudade daquela ilha!

      • Mas se todos os brasileiros vivessem no Canadá e os Canadenses no Brasil isso não inverteria a situação. Tipo o Brasil ficaria uma maravilha e o Canadá ficaria como o Brasil. Vejo muito brasileiro comentando que gostaria de morar em outro país, mas será que a população do outro país gostaria de ter brasileiros morando com eles?

        • DinhoRoxxx

          Depende muito do brasileiro, eu me lembro de ter visto a um tempo atrás que Nova Iorque, na época tinha problema com brasileiros, principalmente por não respeitar o silêncio entre outras coisas, por isso estavam com alguns policiais brasileiros para lidar com essa gente.

          No Japão sei também que existem problemas com os descendentes de japoneses que moraram no Brasil.

          Em muitos jogos online que joguei brasileiro é extremamente mal visto, teve alguns jogos que tiveram que cortar o IP do Brasil por problema com jogadores.

          Mas ainda existem alguns poucos brasileiros que são bem educados e não levam a serio a Lei de Gerson, o que torna quase impraticável viver nesse país, que mais parece uma guerra de rasteira.

          Acredito que para esse tipo de brasileiro será melhor recebido pela população estrangeira.

      • Maycon Farias

        Mas e o frio ? Kkk nem por uma Ferrari viveria em algum lugar gelado.

        • Diogo Oliveira

          Eu tentaria morar na cidade mais quente ou ”menos fria” desses países. Não gosto nem um pouco de calor.

          • Maycon Farias

            Eu amo calor. No verão quase não ligo meu ar do carro, kkkk

  • Ricardo

    Ou seja, se fazer uma proporção preço do carro e PIB, no Brasil os carros são umas 5x mais caros que no resto do mundo!

    • th!nk.t4nk

      Na verdade é o contrário: o carro custa quase o mesmo. O salário médio que é BEM menor.

  • Diogo Oliveira

    Ué? Cade a novidade?

  • Hygor Mayrink

    Enquanto no Reino unido eles compram Aston Martin Vantage usado por 30k, nós aqui pagamos 100k num golfzinho… o coracao chega a apertar kkkkk

  • CanalhaRS

    Nós fomos o primeiro??? Brasil! Brasil! Ráááá! Rááááá! Ráááá!
    (obrigado Kiko)

  • Alguém sabe informar porque na Alemanha o seguro possui um custo tão alto? Creio que tenha poucos roubos e estradas são perfeitas. Seria pelo não limite de velocidade nas autobahns? Também achei estranho nosso PIB ser igual ao da Venezuela.

    • Alligator

      essa analise de PIB per capita é um pouco superficial

    • th!nk.t4nk

      Não é pelo custo de reparo, e nem do seu veículo em si. É porque as indenizaçoes a terceiros são absurdamente altas na Alemanha. Qualquer acidente na Autobahn pode levar a perda total do Porsche de quem você acertar, fora a indenização por danos físicos (milionárias).

      • isso mesmo
        o seguro contra terceiros é obrigatório e o valor minimo que pode ser contratado para indenizar alguém em caso de morte é bem mais de um milhão de euros
        enquanto aqui ninguém se preocupa com um seguro de responsabilidade civil e o dpvat paga se não erro 15 ou 20 mil R$ em caso de morte, uma piada

  • Murilo Soares de O. Filho

    Nada que ninguém não saiba, porém é mais um a provar o quanto somos….enfim. Montadora gananciosa + governo ladrão= a povo estúpido que continua comprando.

  • TijucaBH

    Vou mudar pra Africa do Sul!!!! rsrsrs

  • Ricardo

    Vou me mudar para a Rússia! Olha o preço do seguro!!!

    • Zoran Borut

      Olha os vídeos russos de acidentes antes, hehehe!

    • sepchampions

      Fiquei curioso pra saber a cobertura dele. Deve ser só dos “cabelinhos” do pneu

  • Freaky Boss

    Maior custo de quase tudo né moçada, vamos cair na real. Antes fosse só de propriedade de veículo!!

  • saosao

    Vejo muitos comentários criticando a pesquisa britânica. Mas eu acho mesmo é que é mimimi porque a pesquisa foi feita com um Golf e não com um Corolla KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • LondrinaMatsuri

    e o Corolla?

  • na pratica no Brasil com uma renda de R$ 48.995 um cara mal pode comprar e manter um mobi…

  • Marcio Santos

    Adoraria pagar 2.68 na gasolina, aqui no rs estou pagando mais de R$4.
    Faltou incluir o nosso ipva, nos EUA existe uma taxa única para todos os carros até algo como 1500kg de U$46 anuais, em carros mais pesados passa para pouco mais de U$50, na Inglaterra paga-se pelo consumo do carro, se estiver entre os mais econômicos não se paga nada.

    • na Alemanha e na Itália se paga uma cota baseada na potencia do motor
      tem modos melhores pra cobrar o ipva que não seja o valor do carro

  • Ecko Bravo EB

    Capazzz! Olha que eu nunca havia percebido isso, foi preciso uma consultoria britânica pra me abrir os olhos!

  • [CAP] Odirley

    Esperando os posts dizendo que Golf é carro para quem tem dinheiro e que o restante não deveria comentar e…

  • erick

    Proximo de 36% do valor de um carro será de impostos.
    No caso do Golf (hatch de luxo) – R$ 34.441,20.
    No caso do Siena (carro popular) – R$ 12.000,00
    Fora seguro, gasolina (quase 4 reais o litro), IPVA, manutencao…

  • sanjogar

    No Uruguai, o Golf 1.4 custa U$S 33 900 , que, na taxa de câmbio de hoje , o equivalente a cerca de R $ 100 852.

    O litro de gasolina custa U$S 1,43 por litro o equivalente a R $ 4,50.

    • Fanjos

      Os uruguaios recebem em HuEais? Acho que não, então a conta certa é quanto que dá esse valor em dólar na moeda deles e qual a média salarial deles

  • Ricardo

    O ideal era ter o valor da renda per capta média não o PIB médio, já que a maior parte da população nem vê a cor do PIB do Brasil, que não é pequeno.

  • Eduardo Andrade

    Russia e EUA me parecem os paraisos em se tratando de gearhead, por esse estudo; carro, gasolina e seguro baixos e salario anuais maiores que no Brasil (Russia 1,5 vezes mais e os EUA 3,5 vezes mais)



Send this to friend