Elétricos Híbridos Mercado Montadoras/Fábricas

Brasil não tem demanda para investimento em carros elétricos, segundo as montadoras.

brasil-nao-tem-demanda-para-investimento-em-carros-eletricos-segundo-montadoras Brasil não tem demanda para investimento em carros elétricos, segundo as montadoras.







Além do baixo custo, já comentado aqui no NA, os carros elétricos são outra tendência que tem crescido muito nos mercados automotivos mais desenvolvidos.

Segundo as montadoras nacionais, o mercado nacional não teria demanda para absorver um número considerável de carros elétricos, que compensasse o investimento em tecnologia nessa área, aliado ao alto preço que tal tecnologia agrega ao produto final, mesmo nos principais mercados mundiais.

Por isso, esperar por carros elétricos vindos de nossas montadoras, levará um bom tempo. Segundo a GM, a marca não precisaria investir em tecnologia, pois a matriz já faz isso e seria mais fácil adaptação para nosso mercado.

Mas a empresa não acredita que o mercado necessite de tais veículos neste momento. A Renault pensa da mesma forma e não tem planos de investir, ao contrário de outros países, em carros elétricos em nosso país. Mas, se o mercado aceitar tais modelos, a mesma não teria problemas em fazê-los aqui.

A tendência maior é em relação aos híbridos, que aliam o desempenho dos motores a combustão, com a economia de baterias de energia elétrica. Nos mercados internacionais, o maior destaque fica para este tipo de veículo.

Assim, modelos elétricos que não passam dos 200km de autonomia, poderiam como híbridos, alcançar marcas de 1.000km ou até mais!

Para as montadoras, não há necessidade de tais veículos aqui, incluindo os híbridos, devido ao país ter a tecnologia flexível de combustível, que permite maior redução de emissões de poluentes, mas nos grandes centros a poluição só aumenta. O que fazer?

Recentemente um fabricante chinês, a Fang Neng, prometeu fazer modelos de carros elétricos no país. Mas, mesmo antes de cumprir-se tal promessa, alguns fabricantes nacionais de motonetas e bicicletas elétricas, já conquistam um minúsculo pedaço do mercado de duas rodas com veículos com emissão zero.

Fonte: Hoje em Dia.



  • Gustavo Souza

    Moriah!
    Desencana cara!

    Brasil é um pais pobre, com povo pobre, que paga imposto de rico e se acham de classe media!

    Carros eletricos é apenas um, das varias alternativas energeticas para carros no futuro proximo.

    O Brasil ta bem servido com os Flex, que cumprem o papel de ser ecologicamente corretos, e de baixo custo, muito bem!

    Os hibridos atuais são apenas uma farsa para reduzir a culpa das pessoas de causarem “aquecimento global” e desastres como o Katrinao ou o Tsnunami na Asia.

    Eu como Brasileiro não quero carro eletrico, nem carro a diesel, nem carro luxuoso. Quero carro bom, moderno e BARATO!

  • LFSP2

    [Comentario #101088 sera citado aqui]

    Flex pode ate´ser uma boa tecnologia, só que carro flex, por não ter taxa de compressão ideal nem para álcool nem para gasolina ele não rende o suficente e acaba bebendo mais, se tiver taxa de comrpessão variável de acordo com a mistura de combustível aí eles ficarão mais econômicos
    Não é porque somos pobres que não devemos ter os híbridos, isso é um pensamento derrotista, agora vc quer carro bom, moderno e barato, se o país tiver mais opções aí vai ficar mais fácil você ter seu carro bom, moderno e barato, enquanto você ficar com essa mentalidade, você e o país vão ter de pagar 23 mil num carro com um projeto de 30 anos(mille) e mais de 40 mil num museu ambulante de 50 anos de idade(Kombi)
    Já viu a lista dos carros maiseconômicos do mundo, tudo diesel e híbrido, dos dez mais econômicos só o Picanto é vendido aqui, enquanto você continuar com esse preconceito os carros do país continurão defasados
    Então para com essa mentalidade derrotista e brasilóide

  • tiago brito

    [Comentario #101088 sera citado aqui]

    sai deus e mais vai morrer pra la zica :pao: :pao:

  • max

    [Comentario #101088 sera citado aqui]

    É por causa de pessoas como você que o Brasil não vai pra frente!!!

    Tem mais é que vir logo esses carros elétricos, e o governo tem que fazer uma campanha pra redução de impostos e taxas, ae eu ainda morro feliz!!!

  • erom

    Esse povinho ignorante deveria ser condenado a andar de Gol ou Mille pelo resto da vida…

  • Leopoldo Motta

    Quando estas gerações de carros elétricos/híbridos que estão aparecendo agora virarem lixo tecnológico, serão então “adaptadas” parao o país. Nada mais lógico e recorrente. É sempre assim. Já passou da hora da conscientização do custo brasil e seus politicóides parasitas pendurados; só assim os preços dos veículos se tornarão mais justos e os investimentos em novas tecnologias poderão serem feitos de maneira mais segura.

  • Gustavo Souza

    VAI PRA FRENTE BRASIL!!!

    Brasil é pais pobre cambada!!!
    Não é o pre-sal que vai deixar a gente rico.

    Pobre compra o que pode, e não o que quer!

    Carro eletrico é pra quem quer!

    Achar que carro eletrico e hibrido são maravilhas é idolatrar falsos idolos.

    E por fim. Tem otimos carros vendidos no Brasil. MAS brasileiro so PODE comprar gol, celta, palio, uno, corsa. Então, a não ser que vc consiga produzir carro eletrico por menos de 50 mil reais, entao não vai ser vendido num pais POBRE!

  • lacerdanetto

    Tão cedo os carros elétricos e movidos à hidrogênio viram para o Brasil.
    Não pelo fato de investimento, mas pelo de que o governo não quer que o petróleo fique em baixa. Com isso tão cedo esses carros viram para cá.

  • Vou dar apenas um exemplo desse tema na cidade de São Paulo e metropolitana: Metra(EMTU). Híbridos diesel-eletricos, alcool anidro, elétricos e hidrogenio, alguns dos combustiveis usados por essa empresa. :clapp:

  • jjaguar

    Só fala de carro diesel (como se fosse ainda a época das D20 e F1000) quem nunca andou em um!!! :espar:

    Viajo com alguma frequencia a Portugal e Espanha, onde tenho familiares e SEMPRE alugo carros a diesel lá (nas duas últimas viagens foram Renault Megane 1.5 dci 100cv e na Citroën C4 1.6 hdi 92 cv) e sinto muito mais prazer em dirigir um diesel do que um gasolina (devido ao alto torque do turbo diesel em baixo giro), além de estar com consumos de 21 kml na autoestrada entre 120-130 kmh.
    Além de tudo, com a adoção do commonrail e do filtro de partículas, hoje um diesel POLUi MENOS que um similar a gasolina. Na própria argentina (entre nos sites com final .com.ar das montadoras) já há motores similares aos europeus (diferente do que já foi falado aqui), só que na Europa a gama de potência num mesmo motor é muito mais variada do que na Argentina.
    Vamos nos informar melhor para não falar asneiras. Que venha (finalmente) os diesel de passeio e quem quiser comprar, abra o cheque. Quem não quiser, fique com os defasados a gasolina que imperam no mercado!

  • heliofig

    Duvido que o Civic Hybrid não teria mercado aqui…

  • rdish

    Devo lembrá-los de algumas coisas:

    1) Salvo engano, a maioria dos que postam aqui são brasileiros. Portanto, quando quiser ofender o Brasil, culpando o país pelos problemas, lembre-se que você é parte dele e, portanto, parte do problema;

    2) O custo dos carros no Brasil é alto porque temos uma carga tributária muito alta e porque os juros são altíssimos, o que aumenta o custo de investimento em novas linhas, mais modernas, de fabricação de carros, e as encarece. Como resultado, as montadoras acabam optando pelos projetos mais antigos adaptados, como o ‘206 e meio’. Isso só muda com vontade política. Então, é culpa também do eleitor brasileiro, que não elege políticos com essa linha econômica mais ousada, e tampouco cobram por essas mudanças. Não se eximam da culpa por se acharem mais ‘esclarecidos’…
    3)PAREM DE FALAR ESSAS M**DAS, como ‘Ah Brasil é isso, ah Brasil é aquilo’. A única coisa de que reclamo do Brasil é o seu COMPLEXO DE INFERIORIDADE. O brasileiro reclama, reclama, reclama, mas não final, é só choro. Quem reclama deveria lutar, fazer algo, em prol de uma mudança que resolva o problema. Encher o saco pra falar que não tem o carro igual ao do europeu, mas não fazer nada de concreto para mudar tudo isso, não dá em nada, apenas aumenta o estresse de quem escreve e de quem lê. Antes de escreverem essas asneiras, lembrem-se que vocês TAMBÉM SÃO BRASILEIROS (pelo menos, a maioria…) e que, portanto, são parte do problema. Façam uma autoanálise antes de lançarem uma afirmação que acaba significando, também um insulto aos colegas de site, ao dono do site, e a você mesmo. O brasileiro precisa chorar menos, se fazer menos de coitadinho, e lutar mais.
    Desculpa ai se ofendi alguém. Mas ninguém me pediu desculpas quando insultam brasileiro. E eu o sou. Assim como vocês.

  • tonywalker

    Deixa a Honda e a Toyota começar a entrar com carros hibridos aqui e a a chinezada com os elétricos que quero ver a “falta de demanda”

    É por isso que to adorando ver a GM e a Ford no vermelho, quase indo a falência. Por esse pensamento ridículo que terceiro mundo engole qualquer coisa.

  • Gustavo Souza

    [Comentario #101156 sera citado aqui]

    Quem ofendeu Brasileiro aqui cara?!?!?!

    Desde quando ser POBRE é insulto?

    Ser pobre é uma condição, é um fato. Não gostou??? Então faça vc, senhor alta-estima, alguma coisa! Me ajude! Pq eu faço algo sim. Estudo, faço bem meu trabalho e trabalhando com pobre, tento ao maximo orientar eles. Mas é dificil! Pobre costuma ser ignorante. E sem inteligencia e conteudo costuma ser facil ser manipulado. Como medico que atendo pobre em Brasilia, eu vejo uma população inviezada, pobres mais “esclarecidos”, com alguns anos de escolaridade, com alguns objetivos pequenos na vida. Mas mais ainda no sertão brasileiro, onde não tem faculdade, onde não tem escola de segundo grau de facil acesso, a maioria da populaão é pobre e BURRA!

    Essa população não compra carro. Não se importa se a ambulancia que a leva ao hospital anda com gasolina, alcool, diesesl, eletricidade. E quem compra gol, celta, uno, palio… não tem dinheiro pra comprar mais do que isso! Portanto não financia desenvolvimento de tecnologias como os carros eletricos! Diabos! Quem compra civic por 70, corolla por 80 ou mesmo fusion por 90, quer conforto, não vai andar num carro menor, menos confortavel so pra financiar desenvolvimento de baterias para carro!

    Não vamos viver de utopia e idealismo! O Brasil é um país bom de morar, mas tem problema pra caramba. Não é fechando os olhos que a gente vai arrumar ele. E se vc acha que so falando vc ajuda a resolver alguma coisa, então tá errado! FAÇA ALGO OU cale a boca para não atrapalhar quem ta fazendo!

  • rodrigospr1

    O brasil nao tem demanda para produzir carro eletrico?????

    entao quem tem? israel (eles ja tem carro eletrico)?

  • Gustavo Souza

    [Comentario #101182 sera citado aqui]

    Sim… Israel tem demanda! é um pais que de fronteira a fronteira vc não anda 400 km, tem uma população rica, e tem apoio do governo pra essa açao, pois tem interesses em diminuir a dependencia do petroleo e não tem outras alternativas energetica mais em conta. Para Israel, carro eletrico é POLITICO!

  • rdish

    Gustavo, você não entendeu nada do que falei, caso contrário não me passaria esse sermão.

    A crítica que fiz são aos caras que comentam aqui, reclamando de coisas do tipo ‘isso só acontece no Brasil’, ou ‘lá fora é assim e no Brasil é açado’. Estes ficam o dia inteiro invejando as coisas de fora, mas não páram pra pensar no porquê das coisas serem diferentes.

    Esquecem da nossa enorme carga tributária.

    Esquecem do baixo poder aquisitivo do nosso povo (eu incluso, tenho um carro ano 2000 e não tenho condições de trocá-lo por um novo).

    Esquecem de nossa alta taxa de juros.

    E de vários outros problemas do nosso país que poderiam ter destino diferente se OS PRÓPRIOS RECLAMANTES tomassem atitudes cidadãs, como por exemplo, o voto consciente.

    Ao invés disso, essas pessoas reclamam do próprio país, mas em terceira pessoa. Tipo, o problema é do país, não dele. Mas ele faz parte do povo desse país. E ai?

    Enfim, só quis dizer que é BURRICE acreditar que os projetos antigos de carros e preços altos são culpa única e exclusivamente das montadoras, como se elas fossem um bando de incompetentes e aqui no blog só houvessem experts no assunto. Quer queira, quer não, somos apenas pitaqueiros que gostam e entendem UM POUCO de carro. Uns mais, uns menos, como eu. As pessoas tem de pôr na balança os outros fatores, principalmente aqueles que tem mais a ver com eles. Talvez assim as pessoas entendessem o que está acontecendo, e fizessem algo concreto a respeito, que não seja a choradeira…

  • Gustavo Souza

    [Comentario #101235 sera citado aqui]

    Cara… tudo que vc falou são SINTOMAS de um problema! A origem de tudo é uma coisa soh! FALTA DE EDUCAÇÃO, de estudo mesmo… aliado a pobreza!

    Então falar que o juros é alto, que o governo é corrupto, que o povo não sabe comprar carro, que a carga de imposto é estupidadmente alta, que a violencia tá de muito grande, que o povo não sabe votar, isso tudo é CHOVER NO MOLHADO!

    Quando se é pobre e burro é isso que acontece! Todo mundo quer tirar vantagem!

    Temos é que formar cidadãos! Como??? TODO MUNDO TEM QUE TER SEGUNDO GRAU COMPLETO!

    Mas brasileiro é preguisoço… gosta de carnaval… acha que com 15 anos vai ganhar masi trabalhando apenas, do que estudar, ou ainda trabalhar e estudar!

    Então nos encontramos nessa situaçao! Brasileiro não vai saber reclamar de carro caro! Acha que boicote arruma isso? VAMO SONEGAR ENTAO!!! como ja li algumas vezes nos comentarios desse blog. Pior ainda, ja vi cara querendo arranhar carros novos para os fabricantes reduzirem preços…

    E por fim chegamos no assunto desse post. Como num pais desses, podemos exigir de um fabricante o investimento pra vender carros eletricos aqui??? É OBVIO QUE OS CARAS NÃO TERÃO RETORNO! É perda de tempo!

    Enquanto essa cambada de brasileiro não começar a estudar, vamo continuar nessa medra!

  • V8

    já estou cuidando da parte de estudar :ok2:

  • tonywalker

    Petrobrás quer equiparar o Diesel produzido aqui ao Diesel produzido na Europa, sem a quantidade extra de enxofre que o nacional possue. Já comentaram sobre acabar com a lei que proibe o diesel em carros de passeio (é um começo).

    De resto, quero ver a Toyota lançar o Prius aqui via México mesmo para ver as outras montadoras correrem atrás, como sempre fazem!

    :banana: :banana: :banana: :zzz:

  • KamatsuKyoto

    Hahaha! Conta outra! É obvio que isso é mais um monopólio mandando e desmandando no país (dos combustíveis)…


Send this to a friend