_Destaque Brasil Hatches Mercado Montadoras/Fábricas Toyota

Brasil: Novos Yaris e Vios começam a ser feitos pela Toyota em agosto de 2018

Toyota-Yaris-2017-1 Brasil: Novos Yaris e Vios começam a ser feitos pela Toyota em agosto de 2018

Nascido em 1999, o Toyota Yaris – junto com o sedã Vitz – foram a porta de entrada da marca japonesa durante anos, mas nunca foram vistos no mercado brasileiro, exceto por quem visitar a fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo-SP, onde unidades da primeira geração são usados como carros de apoio interno.



Mas as coisas devem mudar a partir de 1 de agosto de 2018, quando a Toyota começa a montar uma nova geração dos modelos Yaris e Vios – nome da atual versão sedã – em Indaiatuba-SP, onde hoje é fabricado apenas o sedã Corolla. O motivo da escolha é simples, o trio terá a mesma plataforma nas próximas gerações: TNGA. A informação é do jornalista Fernando Calmon, da coluna Alta Roda para o site UOL.

toyota-yaris-buenos-aires-NA-1 Brasil: Novos Yaris e Vios começam a ser feitos pela Toyota em agosto de 2018

Essa base global da Toyota finalmente chegará ao Corolla e também aos compactos Yaris e Vios. Até agora, a dupla asiática tomou – pelo menos no caso do primeiro deles – duas direções. Na França, a empresa fabrica o Novo Yaris da geração XP130, assim como também no Japão. Este existe desde 2010 e já passou da hora de mudar de geração, apesar do esforço em atualizações visuais.

Já a geração XP150, que envolve as variantes hatch e sedã com os nomes acima, é uma proposta de baixo custo para mercados emergentes, sendo produzidos na China, Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Taiwan. É essa geração que foi vista no Salão de Buenos Aires e é comercializada no país vizinho. Agora, com a TNGA, a dupla deverá ser unificada novamente sobre a arquitetura modular dessa nova geração de plataforma.

toyota-vios-2017-tailandia-27 Brasil: Novos Yaris e Vios começam a ser feitos pela Toyota em agosto de 2018

A ideia é que os Novos Yaris e Vios venham para substituir os atuais Etios e Etios Sedan por volta de 2019, evitando assim uma segunda geração do compacto de entrada, mas se as vendas forem mantidas no ritmo atual, provavelmente as duas famílias deverão compartilhar espaço nos show rooms das revendas brasileiras por mais algum tempo. A Toyota estaria mirando os atuais produtos da Honda, no caso Fit e City, o que significa dizer que terão preços bem mais altos que os do Etios, nivelando assim como os rivais feitos em Sumaré-SP.

Com a plataforma TNGA – que hoje o consumidor brasileiro só tem acesso através do Novo Prius, os Novos Yaris e Vios ganharão muito em diversas áreas, especialmente em tecnologia embarcada. Eles deverão ser maiores por conta dessa base, que até agora tem no C-HR seu menor entre eixos: 2,64 m. Então, podemos esperar um pouco menos no caso do Yaris, mas para o Vios já seria um número bom, visto que a dupla atual tem 2,55 m. Motores? Um novo propulsor turbo será feito em Porto Feliz-SP em 2019, atendendo também ao Corolla.

[Fonte: UOL/Fernando Calmon/Alta Roda]

 

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend